Ir para conteúdo

Opinel


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Estava muito afim mesmo, mas muito afim mesmo e comprei neste domingo de manhã na Patagônia. :okok:

000648_-_N_08_1500.jpg?v=1396391931

Exatamente esse modelo e também #8. :ok:

Agora meu próximo pic-nic na Patagônia Argentina será feito no maior estilo. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Opinel é show! Comprei alguns em Paris. Lá é incrivelmente barato. Esse modelo, tradicional, custa 11 euros. Comprei um 8 serie especial, com uns coelhos gravados com pirografo na madeira e bainha em couro, um 8 moderno, daqueles de sobrevivência com cabo em plástico, um 8 fileteira com cabo em ébano e um 12 tradicional, com lâmina em aço carbono. Os demais têm lâmina em inox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É pra descascar laranja? rs.

Faca de pic-nic corta quase tudo, menos lata, pois aí seria brincadeira. :laugh:

(não escrevi brincadeira, escrevi (s-a-c-a-n-a-g-e-m).

Esse administrador... :nana:

Opinel é show! Comprei alguns em Paris. Lá é incrivelmente barato. Esse modelo, tradicional, custa 11 euros. Comprei um 8 serie especial, com uns coelhos gravados com pirografo na madeira e bainha em couro, um 8 moderno, daqueles de sobrevivência com cabo em plástico, um 8 fileteira com cabo em ébano e um 12 tradicional, com lâmina em aço carbono. Os demais têm lâmina em inox

Escolhi esse pela cor do cabo e custou AR$ 315 (pesos argentinos) que correspondeu a próximo de USD$ 24 dólares. Escolhi lâmina em aço inox por indicação e vi modelos com cabo claro por AR$ 265 (pesos argentinos). Já o modelos de sobrevivência estava bem caro, creio que custava AR$ 650 (pesos argentinos). :)

Ou pra limpar as unhas? kkkk

Poxa Marcão vou levar toalha quadriculada para o pic-nic, vinho, taças de cristal, pão e presunto cru e tu me vem com essa. :happy:

Valeu pessoal! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, bonito e com preço justo. :ok:

Esse do vídeo é em aço carbono:

Comprei em aço inox para evitar ferrugem.

É uma lâmina clássica para campistas e também para levar aos pic-nic. :yes:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Fausto,

Parabéns pela aquisição,

Um modelo muito estiloso embora de linhas e concepções bastante simples, com sistema de trava original e exclusivo.
A lamina provavelmente de aço suéco Sandvik e vazada integralmente, é perfeita para muitos trabalhos, especialmente o de cortar frios e frutas nas jornadas patagônicas .... :graduado:
Some-se a isto sua excelente capacidade de afiação e retenção de corte e também a leveza que o recomendam para estar presente em qualquer bolsa ou mochila de pesca.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boss pra março coloquei um deste na minha lista do que comprar. É só vc me mostrar onde se encontra.

Fácil meu amigo, vamos na mesma loja que comprei chamada AUTRIA, mas antes vamos procurar em outros locais, primeiro em Bariloche e depois em SMAndes mesmo. :ok:

Valeu amigos! :okok:

Também fiquei bem satisfeito com a aquisição. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Também sou fanzaço das Opinel (apesar de sua simplicidade, ou talvez por causa disso, entre os 100 objetos de design do mundo segundo o Museu Albert e Victoria de Londres).

Tenho um idêntico e mais uns outros 5. Depois posto as fotos.

Pra mim, é o melhor custo-benefício do mercado, sejam as inox, sejam as carbono. Fora que dá pra customizar.

Parabéns, Fausto. Mas se prepare, pois quem tem uma, sempre quer outra(s) mais!:

C'est ça la France

(Marc Lavoine)

Ça boit le petit noir ou le petit vin blanc
Ça cherche la bagarre et du boulot souvent
Ça lève le poing, ça bouge, ça manifestationne
Ça sort tous les samedis dépenser son pognon

C'est ça la France
Du chili dans les gamelles et du vin dans les bidons
C'est ça la France
Du laguiole à l'OPINEL, partager les saucissons
C'est ça la France
On est tous des frères selon les déclarations
Enfin, je pense, faut jamais les oublier
Les trois qui terminent en Té

Ça fait de l'huile d'olive et du couscous poulet
Ça trinque à la pétanque, au comptoir, chez marseille
Ça Brassens à tout va, c'est beau les seins d'une fille
Ça camembert, le chinois, ça frise à la bastille

C'est ça la France
Du chili dans les gamelles et du vin dans les bidons
C'est ça la France
Du laguiole à l'opinel, partager les saucissons
C'est ça la France
On est tous des frères selon les déclarations
Enfin, je pense, faut jamais les oublier
Les trois qui terminent en Té

Ça avale son vichy et ça Dreyfus la joie
Jean Moulin Rouge aussi, Pierre Bérégovoy
Sa liberté de la presse, c'est pas qu'une impression
Le plus souvent ça O.S. chez renault, chez citron

C'est ça la France
Du chili dans les gamelles et du vin dans les bidons
C'est ça la France
Du laguiole à l'opinel, partager les saucissons
C'est ça la France
On est tous des frères selon les déclarations
Enfin, je pense, faut jamais les oublier
Les trois qui terminent en Té

Ça flique quand même pas mal, ça repasse à tabac
Ça chauffe un peu dans les bals, je rentre à la casbah
Ça bouche sur les périphs, ça rôde encore la nuit
Ça fait des hiéroglyphes et ça fait des petits

C'est ça la France
Du chili dans les gamelles et du vin dans les bidons
C'est ça la France
Du laguiole à l'opinel, partager les saucissons
C'est ça la France
On est tous des frères selon les déclarations
Enfin, je pense, faut jamais les oublier
Les trois qui terminent en Té

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

vou contar uma história curiosa.

eu tenho um opinel.

eu simplesmente ACHEI ele no chão na rua onde moro.

sai do carro e chutei!!

não sabia nem do que se tratava, depois que entrei na net e pesquisei a respeito.

hj ele mora dentro do carro e é muito bem usado nos lanches das pescarias :)

ô sorte! rs

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Patrono

Eu trouxe do Ushuaia um n°8 de carbono esse ano, 260 pesos.

Aproveito o tópico para uma pergunta: Quem já usa a mais tempo enfrentou dificuldade de fechar e abrir a lâmina após molhar o cabo da faca?

Isso aconteceu na minha, funcionava macio lá na patagônia e depois de dois dias em casa já começou a ficar difícil abrir (isso sem lavar, só com a humidade do ar já inchou a madeira)

Li em fóruns estrangeiros sobre o assunto algumas observações negativas a esse respeito, de que é uma faca que não pode ser muito molhada pois além de ficar suscetível à ferrugem (no caso das de carbono) o cabo também absorve a água e dificulta a articulação da lâmina. Um dos usuários do fórum sugeria aplicar vaselina na articulação para evitar isso, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Comprei hoje um 10 para fazer par com meu 7, vai que preciso de uma lâmina maior. :whistle:

attachicon.gifimage.jpeg

Eita desculpa esfarrapada! :D

Vai dar para cortar muito bem uma baita bisnaga e um belo pedaço de salame!!! :okok:

Eu trouxe do Ushuaia um n°8 de carbono esse ano, 260 pesos.

Aproveito o tópico para uma pergunta: Quem já usa a mais tempo enfrentou dificuldade de fechar e abrir a lâmina após molhar o cabo da faca?

Isso aconteceu na minha, funcionava macio lá na patagônia e depois de dois dias em casa já começou a ficar difícil abrir (isso sem lavar, só com a humidade do ar já inchou a madeira)

Li em fóruns estrangeiros sobre o assunto algumas observações negativas a esse respeito, de que é uma faca que não pode ser muito molhada pois além de ficar suscetível à ferrugem (no caso das de carbono) o cabo também absorve a água e dificulta a articulação da lâmina. Um dos usuários do fórum sugeria aplicar vaselina na articulação para evitar isso, o que acham?

Uso o meu #8 e #10 sempre e até o momento não está acontecendo nada disso, se bem que os dois que tenho são de aço inox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu trouxe do Ushuaia um n°8 de carbono esse ano, 260 pesos.

Aproveito o tópico para uma pergunta: Quem já usa a mais tempo enfrentou dificuldade de fechar e abrir a lâmina após molhar o cabo da faca?

Isso aconteceu na minha, funcionava macio lá na patagônia e depois de dois dias em casa já começou a ficar difícil abrir (isso sem lavar, só com a humidade do ar já inchou a madeira)

Li em fóruns estrangeiros sobre o assunto algumas observações negativas a esse respeito, de que é uma faca que não pode ser muito molhada pois além de ficar suscetível à ferrugem (no caso das de carbono) o cabo também absorve a água e dificulta a articulação da lâmina. Um dos usuários do fórum sugeria aplicar vaselina na articulação para evitar isso, o que acham?

:):):)

Ola Tcheigor,

Já tive canivetes Opinel de aço carbono em uso e não notei o problema.

No passado usei vaselina para proteger algumas ferramentas manuais como serrotes, formões, goivas, raspilhas e como resultado foram atacadas por forte oxidação sob a camada de vaselina.

Penso que uma gota de lubrificante tipo WD-40 de tempos em tempos possa resolver o inconveniente.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Com

Eu trouxe do Ushuaia um n°8 de carbono esse ano, 260 pesos.

Aproveito o tópico para uma pergunta: Quem já usa a mais tempo enfrentou dificuldade de fechar e abrir a lâmina após molhar o cabo da faca?

Isso aconteceu na minha, funcionava macio lá na patagônia e depois de dois dias em casa já começou a ficar difícil abrir (isso sem lavar, só com a humidade do ar já inchou a madeira)

Li em fóruns estrangeiros sobre o assunto algumas observações negativas a esse respeito, de que é uma faca que não pode ser muito molhada pois além de ficar suscetível à ferrugem (no caso das de carbono) o cabo também absorve a água e dificulta a articulação da lâmina. Um dos usuários do fórum sugeria aplicar vaselina na articulação para evitar isso, o que acham?

Junto com os meus canivetes, eu comprei dois pros meus filhos, versões infantis do nº 8, com lâmina de ponta arredondada e cabo em madeira pintado. Ambos vieram com a articulação da lâmina exageradamente apertada. Primeiro, eu dei uma "amaciada" abrindo e fechando as lâminas várias vezes seguidas. Um deles ainda ficou um pouco duro e aí eu pinguei um pouco de óleo mineral Singer e ficou legal.

Fora isso, já usei o nº 12 para churrasco várias vezes, e mesmo em contato com a umidade da carne e das sucessivas lavadas, a madeira nunca inchou.

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Então acho que fui sorteado mesmo, meu cabo deve ter pego uma parte da madeira com uma densidade diferente ou até um tratamento falho ma madeira que está permitindo absorver umidade, pois ele era macio até chegar aqui em Porto Alegre.

Usar vaselina está descartado, obrigado pelo alerta Odimir!

Célio, já tentei movimentar bastante e não mudou muito, melhora um pouco na hora, mas no dia seginte tá ruim de novo. Vou pingar um óleo e ver como se comporta.

Obs: corta demais essa em aço carbono! Fiquei fá da marca mesmo com esse problema de abertura/fechamento. Tanto que eu já estou mantendo ela aberta, colada na barra magnética da cozinha pra ficar à mão.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Pessoal, uma ajuda:

meu opinel Nº8 inox esta cego cego cego...

entreguei a um conhecido para dar fio e ele disse que o fez em uma pedra MAS quenão tinha conseguido grandes resultados, que inox é dificil de afiar etc etc..

alguma sugestão para dar fio nele?

entregar em uma loja para o sujeitro fazer isso num esmeril é um pecado ou ta valendo?

Muito obrigado, um abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Dummar,

Os canivetes Opinel de aço inoxidável são fabricados com uma série especial de aços produzidos pela empresa sueca Sandvik, com excelente afiabilidade e retenção de corte.
Esmeril só deve ser usado por pessoal realmente muito experiente, de outra forma corre-se o risco de danificar irremediavelmente a lâmina.
O ideal é que seja afiado em uma sequência de pedras de afiar manualmente, usando água ou óleo, quais sejam os tipos de pedras.
Pena que estejamos distantes, de outra forma não gastaria mais que cinco minutos para afiar teu canivete de forma que pudesse até mesmo se barbear com ele.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...
  • Patrono
3 horas atrás, Carlos Gomes disse:

Ganhei um Opinel n.9 Carbono

Simples e funcional.

Vou seguir a dica do Sr.Odimir e borrifar WD-40.

 

Show de canivete.

 

Não é boa ideia usar WD - não proteje nada - use oleo singer ou se encontrar - oleo de peixe

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que a recomendação do WD40 era apenas para lubrificar o pivô da lâmina e facilitar a abertura/fechamento, não era pra proteger a superfície.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O problema do WD40 e outros desengripantes similares é que eles são corrosivos.

O desengripamento não acontece pela lubrificação, mas sim pela corrosão da ferrugem.

Lubrificação é óleo Singer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Beto Saldanha disse:

Não é boa ideia usar WD - não proteje nada - use oleo singer ou se encontrar - oleo de peixe


Não é bem assim...
O WD-40 e outros óleos similares como o OM-1 da Starret, White Lube, etc.., oferecem sim boa proteção contra a corrosão.
Tenho usado durante décadas para proteção de ferramentas e instrumentos de medição de uso ocasional que permaneçam estocadas, e até mesmo de blocos padrões de tolerancias micro milesimais, que não podem de forma alguma se oxidarem sob risco de se danificarem irremediavelmente.
Tenho vários jogos de formões e goivas de entalhe da marca Marples (ingleses) guardados intocados por uma década, e se mantem perfeitos como novos por receberem proteção de um desses óleos.
Óleo lubrificante para máquinas do tipo Singer também é uma ótima opção.
Óleo de peixe, até onde sei é indicado para amaciamento e proteção de arreios, selas e artigos de couro, bastante usado nos paóis de armas do exército.
Já utilizei em coldres e bainhas de facas, mas abandonei seu uso por conta do cheiro, para mim intolerável...

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Testei uma dúzia de óleos desengripantes e o único que não oxidou minhas ferramentas de aço foi o Starrett M1. Todos os outros detonaram o aço.

Peli sim, pelo não, usaria Singer. Se for viscoso demais para o gosto do cliente, pode diluir 50/50 com óleo de banana, encontrado em farmácias, e pincelar. Uso uma mistura 1% de Singer em óleo de banana para minhas armas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Eu tenho óleos do tipo OM-1 que alem de lubrificantes e protetores também tem caracteristicas desingripantes, assim como tenho óleos especificamente desingripantes como o LPS D da ITW Chemical Products Ltda.
Estes últimos, não tenho usado como proteção anti-ferrugem.
A propósito, mostro um formão inglês da marca William Greeves que adquiri na década de 70, e tinha guardado até recentemente quando encabei e coloquei em uso.
Estava protegido por um destes óleos em aerosol e simplesmente limpei com um pano embebido em aguarráz.
Pode-se notar que está bem conservado.

 

dbloop 032.jpg

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A minha experiência com WD foi dolorosa – fiquei uns 3 meses sem usar meu gabarito para aplainar bambu cheio de WD – enferrujou todo – tive o maior trabalho para limpar . Comentando com o Jost ele me deu uma explicação ( ele é químico) não me lembro qual foi – só nunca mais usei o dito.Tenho usado um óleo protetor da Tapmatic , não sei o nome é muito antigo e não da para ler o rótulo. O resultado é excelente e olha que moro de frente para o mar. Falei do óleo de peixe porque meu tio ( era presidente da  CBC – devia entender do assunto) usava nas armas que ficavam guardadas no sitio de meu pai – eram impecáveis, mas você tem toda razão – cheira muito mal.

Vou saber sobre o WD com o Jost e te falo. Nem preciso mais - ele já se manisfestou.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nesse caso o melhor a fazer é lavar e secar imediatamente, com um sopro de ar, por exemplo, e não usar lubrificante. Eu faço isso com o meu.

Sim, vai se formar um pouco de ferrugem ali no pino de pivotagem da lâmina, mas se o uso for relativamente constante, essa quantidade de ferrugem vai se estabilizar e você não terá problemas com gosto ruim de lubrificantes no alimento.

Se algum dia for deixar o canivete de lado por um tempo, aí vale dar uma lubrificada de leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Coisas maravilhosas do nosso fórum... 

 Começamos falando de um canivete de descascar laranjas e limpar unhas (heheheh), passamos por noções de aviação de lâminas e  chegamos numa aula de anticorrosivos e lubrificantes. 

 Estas são as coisas que fazem todo o trabalho/custo de manter o fórum no ar valerem a pena. 

 Parabéns a todos. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
57 minutos atrás, Carlos Gomes disse:

Depois dessa aula...só me resta agradecer.

Muito obrigado Sr.Odimir, Beto e Jost.

O único B.O. é que a lâmina seria utilizada para cortar alimentos ?

Por isso que sempre dou preferência pra lâminas de aço inox. :) 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Carlos, uma opção boa é oxidar sua lâmina. Pode até criar efeitos decorativos. Fiz isso em duas e não há sinal de ferrugem. Se bem que não as tenho usado com frutas nem lavado-as muito.

Se vc jogar no youtube vai achar. São oxidações simplórias (espetar a lâmina em batata, maçã, deixar de molho na mostarda etc) e pode ser que os doutos digam ser ineficaz; mas nessas não tive problemas. Acho que alguma proteção (mesmo que leve) cria. Se não criar, fica bonita pra caramba! hahahaha

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
1 hora atrás, Alexandre Sinigallia disse:

Carlos, uma opção boa é oxidar sua lâmina. Pode até criar efeitos decorativos. Fiz isso em duas e não há sinal de ferrugem. Se bem que não as tenho usado com frutas nem lavado-as muito.

Se vc jogar no youtube vai achar. São oxidações simplórias (espetar a lâmina em batata, maçã, deixar de molho na mostarda etc) e pode ser que os doutos digam ser ineficaz; mas nessas não tive problemas. Acho que alguma proteção (mesmo que leve) cria. Se não criar, fica bonita pra caramba! hahahaha

Valeu, Alexandre.:ok:

 

Vou procurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, André Ribeiro disse:

Por isso que sempre dou preferência pra lâminas de aço inox. :) 

Nesse aspecto, lâminas de aço inox tem suas vantagens.
Aços modernos de última geração obtidos por processo Vim -Var (vacuum inner melted-vacuum arc remelted) e tratados termicamente a vacuo, oferecem durezas próximas ao carboneto de tungstênio com tenacidade elevada, e embora não sejam própriamente inoxidáveis, tem elevada resistencia à oxidação e corrosão.
Contudo, quando a caracteristica habilidade para cortar e retenção de corte sejam fatores primordiais, nada substitui o aço carbono, principalmente os ligados como aço para molas SAE 5160 ou para rolamentos, SAE 52100;.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.