Ir para conteúdo

Opinel


Postagens Recomendadas

  • Moderador
5 horas atrás, Jost disse:

Nesse caso o melhor a fazer é lavar e secar imediatamente, com um sopro de ar, por exemplo, e não usar lubrificante. Eu faço isso com o meu.

Sim, vai se formar um pouco de ferrugem ali no pino de pivotagem da lâmina, mas se o uso for relativamente constante, essa quantidade de ferrugem vai se estabilizar e você não terá problemas com gosto ruim de lubrificantes no alimento.

Se algum dia for deixar o canivete de lado por um tempo, aí vale dar uma lubrificada de leve.

Dificilmente lubrifico lâminas de uso continuo, mas tomo muito cuidado na limpeza, secagem e principalmente armazenagem.
Certos ambiente úmidos e embalagens como sacos plásticos, por exemplo, condensam umidade e a oxidação é fatal.
 

Abaixo uma foto de uma lâmina japonesa que comprei no Empório Artistico Michelangelo, nos idos de 1960, para apontar meus lápizes de crayon e sanguina, com os quais gostava de desenhar.
Nunca viu lubrificante...
Mostra também um canivete no qual fiz um polimento na lâmina usando uma sequência de lixamento com o propósito de minimizar o processo de oxidação.
Isto foi feito em meados da década de 70, e só lubrifico o pivô.

 

dbloop 136.jpg

 

 

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Uma vez comprei uns formões de torneamento nos USA e eles vieram embalados num belo estojo/bolso de couro que podia ser preso à cintura durante o uso.

Qual não foi minha surpresa, quando uma vez os deixei de lado por um tempo, ao retirá-los de dentro do estojo e vê-los completamente oxidados onde o couro entrou em contato com a lâmina... um duro aprendizado com o ácido tânico usado na curtição do couro :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.