Ir para conteúdo

Prospecção pescativa RJ_MG


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Ola amigos aqui vai um breve relato, com algumas informações básicas de uma prospecção que fiz em uma minima parte do lago da hidroelétrica de Simplício, mais conhecida como represa de Chiador, que fica na divisa dos estados de Minas e Rio.

Como Chegar:

Partindo do Rio de Janeiro siga em direção a Juiz de Fora, após passar a entrada para a cidade de Três Rios pode ser vista uma instalação da Nestle, algumas centenas de metros após esta instalação existe uma saída a direita, que não é sinalizada, e nela que vc deve entrar. Desça, atravesse a linha de trem e vire a esquerda. Siga por cerca de 20 km por uma estrada asfaltada, onde os 5 primeiros quilômetros estão muito ruins, atenção pois é uma estrada bem estreita e com com quebra-molas não sinalizados, vc passará por um distrito chamado Penha Longa.

Após o fim deste distrito localizei 3 entradas, todas a direita do motorista, que levam a pontos diferentes do lago, todos de estrada de chão com condições variando de mais ou menos a muito ruim :wacko2::wacko2: , aqui em minas chamamos de estadas de leite, pois só mesmo os caminhões de leite conseguem percorre-las. nelas se percorre de 3 a 5 km até se localizar o lago. Um carro de passeio normal passa com muito cuidado. num sedam mais baixo nem pensar, num 4x4 e fichinha. Se tiver chovido só o 4x4.

Na duvida faça como eu pare e converse com os locais peça informação.

Pesquei entre 8:30 e 15 hs, com uma cochilo de 1 h no horário de sol mais forte. Minha impressão é que é um lugar muito promissor, no lago formou-se muitos paliteiros, estruturas submersas, grande bambuzais dentro da água, muitos fundos de grotas, isso quando não estão associados dois destes. Pude perceber muitos alevinos principalmente de lambaris e tucunarés.

Onde encontra-se com o leito do rio existe uma pequena correnteza, o vento não é constante, mas esta presente e em muitos momentos tive que esperar passar pra poder fazer o cast.

A pesca.

Por não conhecer levei minha sage bass bluegill, usei streamers de 5 a 10 cm, em anzóis #2 e #4 sendo os mais efetivos os que tinham a cor branca. Capturei 8 tricks que não passaram de 25 cm e uma traira que não quis posar pra foto. tive mais ações mas nada que pudesse justificar um peixe maior. Embora enquanto batia um fundo de grota com estruturas pude ver a explosão de uma peixe maior bem na beira, provavelmente se alimentando.

Impressão final.

É um local que merece outras investidas, tem muito potencial para o desenvolvimento dos peixes e para a pesca em si. Isso se os exterminadores não acabarem com tudo antes. Se bem que a represa possui uma enorme quantidade de vegetação flutuante o que pode servir de refugio e berçário.

Já estou planejando uma segunda ida no início de Dezembro, amigos quem quiser alguma outra informação, que eu esqueci de colocar e só perguntar.

Algumas fotos.

A nau pronta pra ir pra água.

v4v14x.jpg

O ponto de desembarque já com algumas estruturas a frente.

2n7kxgm.jpg

Mais algumas estruturas.

9sv0gn.jpg

Paradinha pro almoço! Mas já mirando o próximo ponto.

2li7a06.jpg

O padrão do dia.

2u53muw.jpg

Mais um.

5xpe75.jpg

Todos de volta pra água.

ipcavl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pimpolho, muito bacana seu relato.

Sem dúvidas vale uma boa investida por lá.

Perguntas:

O local re pareceu seguro?

Vc navegou muito durante sua expedição?

Abração

Rafael falar em segurança é complicado né, o carro ficou bem próximo ao local que desembarquei, haviam outros carros próximos. Mas o risco existe, não percebi nada que possa aumentar este risco não.

Honestamente não tenho a mínima idéia do quanto eu remei, pois como haviam muitos pontos a serem batidos a descida foi bem lenta e com idas e vindas aos pontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo Pimpolho e os carrapatos deram as caras ai em você?

Por que nos amigos de caiaque que foram ai todo mundo pegou carrapatos hehehe.

Vlw bela pescaria!

Amigo não sei se foi o lugar que fiquei, ou o fato de ter chovido recente, mais graças ao bom Deus não me deparei com eles não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo JF, como no momento estou usando um tablet, pois meu pc, esta em manutenção, estou sem recursos para lhe disponibilizar os links e tudo mais. A hidrelétrica de Simplício ficou pronta a mais ou menos 3 anos, foi feita pelo consórcio de furnas. Uma busca rápida no Google e você verá até o vídeo oficial feito pela empresa.

Sobre o tucunaré se não me engano foi uma iniciativa da própria empresa em fazer a soltura. Tanto é que foi escolhido o Azul, por sua adequação a águas mais frias.

Espero ter ajudado ao amigo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lago muito bonito e parece bem promissor.

É muito legal quando se acha um lugar novo para pescar.

Faz tempo que não consigo fazer novas prospecções mas quando se acha um novo point é recompensador. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Felipe até onde sei não há lugar ou pessoa que possa alugar um barco para pescadores na região não. Posso até tentar ver com uns conhecidos da cidade de Três Rios, mas duvido muito. estou planejando um retorno pra lá agora na primeira quinzena de Dezembro, mas ainda sem data, pois tenho que conciliar n fatores pra determinar uma data.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boss com certeza te conto tudo.

Mas esta se criando uma grande mística com relação ao acesso a esta represa, que é difícil, e sei lá mas o que. O que na verdade em minha opinião nada mais é do que uma forma de espantar quem queira se aventurar por lá, criando-se um lugar de uma meia dúzia.

O acesso ao lago é tranquilo com poucos km de estrada de chão muitos pontos de acesso.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pimpolho tu disse tudo, há pessoas que querem a informação, mas informar... :frusty:

O pior talvez nem seja isso, creio que o pior que essas pessoas buscam a informação, aprendem e depois levam pessoas que matam tudo só para garantir a amizade (se é que podemos chamar isso de amizade, pois está mais para interesse). Nem dizendo que há onças na região afasta esse tipo de gente. :laugh:

Dizer que tem malária, febre amarela, febre maculosa talvez ajude. :devil2:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu não posto publicamente os locais onde pesco, evito tirar fotos que mostrem muita paisagem porque facilita a identificação dos locais.

Só digo onde pesco p/ amigos que sei que não matam peixes.

Já quiseram "pescar" comigo, os caras matam tudo, usam tarrafas p/ pegar lambaris p/ isca, simplesmente respondo que não vou poder pescar, penso que é a melhor reposta, a cultura de dizimar os peixes em nossos rios e mares é antiga e ainda está muito enraizada, muita gente não entende e acham um absurdo eu devolver todos os peixes que pesco e se assustam qd digo que só uso anzóis sem farpa ou com farpa amassada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O grande problema é que em muitas das vezes os matadores são os primeiros a descobrir e conhecer os locais. Aí não há mais nada o que fazer para evitar sua presença.

São uma praga e os "amigos" contam uns para os outros até que o ciclo se repita, e ainda usam argumentos diferentes para justificar a matança, argumentos que não quero comentar, pois são um "bando" de filhos da... :censored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Posso estar enganado, mas esses Tucunas parecem cichla monoculus (tucunaré popoca) os mais comuns nas represas do sudeste são os kelberi.

Não tenho certeza, mas parecem bem com os popocas...

Bela empreitada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.