Ir para conteúdo

Conhecendo Lages-SC


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá amigos como estão?

Sempre que via fotos ou ouvia falar de Lages tinha vontade de conhecer, mas por falta de oportunidade (e esforço confesso) ainda não conhecia. Surgiu uma oportunidade esse mês para uma empreitada para aquelas bandas juntamente com os amigos, Alex, Durregae e Cido, todos aqui de Curitiba.

A programação era dois dias de pescaria (sexta e sábado)... O Durragae e o Alex saíram de Curitiba na quinta de tarde, já eu e o Cido saímos 23:50h. Viajamos a noite toda e chegamos em Lages por volta das 06:00h e passamos para pegar o nosso amigo e guia Ricardo Becker (Tio Rica).

De lá seguimos direto para a pousada em Painel onde encontramos os dois que já estavam lá desde a noite de quinta.

DSC_0001.jpg

Após o café da manhã, fomos direto para o primeiro ponto de pesca no Rio Caveiras.

DSC_0004.jpg

Um panorama da situação do rio e de pesca... De acordo com o Tio Rica, o rio estava baixo e isso dificulta bastante a pescaria, os peixes ficam mais seletivos e mais vagarosos, ficando apenas esperando a isca passar na "cara" sem se movimentar muito para se alimentar. Isso somado ao calor que estava fazendo com muito sol, deixou a pescaria bem técnica e difícil, mas estávamos lá pra isso... Vamos à batalha...

Pessoal arrumando as tralhas:

DSC_0029.jpg

DSC_0030.jpg

Logo eu e o Cido descemos ao rio... Nos primeiros minutos o Cido engata a primeira da pescaria:

DSC_0031.jpg

DSC_0033.jpg

Trutinha bem briguenta:

DSC_0034.jpg

DSC_0037.jpg

Logo ela estava na mão do parceiro...

DSC_0043.jpg

Contrariando o que estávamos achando logo de cara pois o Cido pegou uma com menos de 5min, a pescaria estava realmente difícil, conforme o Tio Rica havia comentado... Peixes bem manhosos e difíceis.

Eu mudo de estratégia e uso a LA ROULETTE (czech nimph) para colocar as ninfas na "toca da raposa"... E surtiu resultado:

DSC_0048.jpg

Assim fomos vadeando pelo rio e conhecendo as tão famosas paisagens de Lages que tanto sonhava estar pelas fotos que via.

DSC_0051.jpg

DSC_0052.jpg

DSC_0059.jpg

Cido registrando umas imagens enquanto eu "Rouletava".

DSC01045.jpg

Não deu outra:

DSC_0066.jpg

Não resistiu à ninfa.

DSC_0070.jpg

Segue o baile e o Cido fazendo também suas capturas:

DSC01027.jpg

DSC01028.jpg

DSC01033.jpg

DSC01037.jpg

Durragae fazendo também suas capturas:

10710821_800329936691082_518065114194523

10653686_800329786691097_158337926103817

10392591_800329853357757_122340136568264

E engata uma trutona de respeito:

10710535_800329543357788_755804900043377

O Cido encontra comigo em um ponto mais acima e dá tempo de registrar mais uma truta que peguei:

DSC_0076.jpg

Sempre soltando...

DSC_0078.jpg

Subo sozinho ainda mais o rio e já no finalzinho da tarde percebo as danadas comendo na superfície, não hesito e lanço uma seca. Para variar um pouco:

DSC_0085.jpg

A ELK HAIR CADDIS no detalhe:

DSC_0086.jpg

Finalizamos o dia por aí mesmo, algumas capturas mas nada de extraordinário, penamos bastante para achar os peixes.

Após o churrasco na pousada todos foram pro berço e sabadão cedo já fomos pra "batalha novamente"...

Aprontando tudo e prontos pro embate.

DSC_0093.jpg

O Cido começa o dia ninfando na saída de uma corredeira:

DSC_0100.jpg

DSC_0102.jpg

DSC_0107.jpg

Após uma pancada na minha ninfa a trutona nem deu as caras e estourou meu tippet sem nenhuma cerimônia, depois disso resolvemos mudar de ponto.

O que surtiu resultado, engato a primeira do dia:

DSC01046.jpg

DSC_0111.jpg

Sempre soltando moço.

DSC_0114.jpg

Estava mais difícil que na sexta, peixes ainda mais chatos e poucas capturas pela manhã... Voltamos pra base, não sem antes tentar uns casts no poço da cachoeira:

DSC01063.jpg

Bela paisagem, vadear num lugar desses nem precisa de peixe:

DSC_0115.jpg

O pessoal no almoço:

DSC_0120.jpg

Depois de comer, o Tio Rica sobe o rio comigo para tentarmos mais alguns peixes...

DSC_0126.jpg

E nada de nada... Fiquei insistindo a tarde inteira... Nessa altura o Durregae e o Alex já tinham arrumado tudo e estavam na estrada voltando para Curitiba, o Cido estava só curtindo uma soneca.

Fui varrendo cada canto do rio para ver se alguma truta sem almoço resolvia comer... Sem chance.

Lá pelas 15:30h começou a armar um temporal de dar medo, eu resolvi insistir mais um pouco, afinal estava na Patagônia Brasileira e queria aproveitar.

No último ponto debaixo de chuva, coloco muita fé nos casts e, para minha felicidade, sou presenteado com uma bela truta que peguei na pâncora.

DSC_0143.jpg

Soltando:

DSC_0147.jpg

DSC_0152.jpg

Mais uma vez a insistência valeu muito a pena e aos 48 do segundo tempo, pego meu troféu. Nada demais para a região, mas nas circunstâncias da pescaria, fiquei muito feliz.

Resolvo voltar pra encontrar com o Cido e voltamos para Curitiba.

Gostaria de agradecer demais aos amigos presentes na empreitada. Cido, Durregae, Alex, Tio Rica, Nelson e Vito (apareceram no almoço de sábado).

Recomendo demais o serviço de guia do Ricardo Becker que, mesmo na dificuldade, nos colocou de frente com os peixes.

Lages é simplesmente demais, seja pela estrutura (nunca ví estrutura assim aqui no Brasil), seja pelo belíssimo rio Caveiras (tem muitos outros rios truteiros na região), seja pelas paisagens lindas da nossa serra Catarinense e principalmente pelas amizades à beira do rio.

Parabenizo todos os envolvidos com o Projeto ROTA DA TRUTA que tem feito a diferença na preservação dos rios da região, são atitudes como essa que estamos precisando aqui no Brasil, esse projeto é o começo e exemplo de uma gestão piscícola mais consciente e duradoura.

Agora só resta a vontade de voltar em breve.

Abração amigos.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal, gostei do relato, das fotos, da região e fico feliz de saber que a natureza e vocês pescadores passarão mais uma aventura excelente. parabéns a todos vocês.

E também parabenizo todos os envolvidos com o Projeto ROTA DA TRUTA. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Sem dúvidas um lindo lugar no qual se pode praticar excelente pesca com mosca !
Parabéns pelo relato e pelo compartilhamento, bem como a todos os componentes do grupo pela excelente pescaria !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom! :okok:

Gosto dos relatos das pescarias de trutas da região e satisfeito em saber do resultado dessa pescaria. :ok:

T+ :)

Maravilha Fausto. Essa região é demais mesmo.

Abraços.

Que bacana, o relato ficou excelente. As fotos ficaram muito bonitas!

abraço

Valeu Evandro.

;)

Show Salatti, baita relato e lindas fotos! Aumentou a saudade que estou sentindo de lá! :)

Abraço,

Sandro Hoff

Grande Sandro. Mal saímos de lá e já queremos voltar né?

Brigadão, abraços.

Que show salati, belas trutas. O lugar é muito legal mesmo, e outros rios da região estao despontando com boa pesca.

Valeu Jamanta... Fiquei bem empolgado em saber que a região é tão legal e está bem avançada no turismo de pesca. Ainda tem muito a fazer, mas o começo já foi feito.

Abração.

Muito legal, gostei do relato, das fotos, da região e fico feliz de saber que a natureza e vocês pescadores passarão mais uma aventura excelente. parabéns a todos vocês.

E também parabenizo todos os envolvidos com o Projeto ROTA DA TRUTA. :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Valeu Marcelo. A ROTA DA TRUTA merece todos as congratulações possíveis.

Belas fotos, bela narrativa e bom rever alguns amigos com que já fizemos algumas lá pelo Rio Caveiras.

Abraços

Valeu Jorge...

Parabéns pelo relato e pela pescaria.

Brigadão cara.

O homem da truta.

Beleza de pescaria Salatti.

Abraço.

Grande Beto.

Agradeço o "homem da truta" mas nem é nada disso, só gosto de estar na água com os amigos e se saírem uns peixinhos melhor ainda né?

Pena que no final das contas não conseguimos armar a nossa na Bocaina né cara? Mas de toda forma o mundo dá voltas e quem sabe um dia teremos a possibilidade de pescarmos juntos.

Abração cara.

Bela Pescaria,

Gostei do relato e das fotos e peixes.

Boas pescarias,

Daniel

Valeu Daniel.

Linda pescaria...belissimas imagens.

Obrigado por compartilhar

;) Obrigado Massao.

:):):)

Sem dúvidas um lindo lugar no qual se pode praticar excelente pesca com mosca !

Parabéns pelo relato e pelo compartilhamento, bem como a todos os componentes do grupo pela excelente pescaria !

Grande abraço

Odimir

Lindo lugar, excelente rio e excelente pesca mesmo. Em breve voltarei.

Abração mestre Odimir.

Bela pescaria Salatti , parabéns !

Valeu Lorenzi.

Baita pescada, parabéns!

Obrigado cara.

Parabéns aos mosqueiros! Show de pescaria !

Show Narciso, valeu pelas palavras.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de pescaria!

Parabéns pelas capturas e pelas belíssimas fotos!

Na próxima quinta-feira irei conhecer o Rio Caveiras, acompanhado do Ricardo Becker... espero ter boas ações e trazer um bom relato para os amigos.

Mais uma vez, parabéns!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Legal! :okok:

Mete ferro nelas garoto e siga em frente praticando, pescar trutas é muito bom e tem muita aventura pela frente. A maior aventura é ir para a Patagônia e daí não tem volta. :D

T+ :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.