Ir para conteúdo

Ninfas - Copper John


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Para mim seria a "temida" Copper John, não temida em usar, mas sim em atar, pois a danada é cruel com os novatos como eu. :D

Não é um atado minimalista, não tem como, é um atado que requer diversos passos e nem sempre simples como outras receitas, isso sem falar no material, que certamente o atador tem que estar bem preparado, por isso que investir no material correto poupa tempo. ;)

Receita padrão

copper_john_foto_01.jpg

Zebra Copper John

copper_john_foto_02.jpg

Material:

Anzol: Orvis 1542 #14(Tradicional Nymph Hook)

Linha: UNI-Thread 8/0 Black

Cauda: Goose Biot

Abdômen: Ultra Wire - SM

Tórax: Peacock Herl

Cabeça: Bead Head 3 mm

Wing Case: Scud Shellback e Mirage Tinsel

Legs: Partridge hackle barbs (fibras da pena de perdiz)

Difícil dizer o que é fácil de atar nessa mosca, mas até mesmo a cauda tem que ser montada com atenção para evitar que fique fora de posição, comprimento ou desalinhada, é um exercício muito bom para quem está começando aprender a montar o tail. Até mesmo fazer o shape com a linha de atado antes de enrolar o fio de cobre tem seus momentos de atenção.

Outra dificuldade que passei era quanto a cola que seria usada para cobrir o Wing Case e por falta de material adequado, sempre me afastei de tentar atar essa mosca. Agora não tem problema, ao menos tudo indica que não terei mais problema quanto a isso, pois estou usando uma cola chamada Liquid Fusion Clear Urethane Glue.

Estudei a receita no livro The Benchside Introduction to Fly Tying que me foi presenteado pelo Jost. :ok:

Esse livro é fantástico para quem está começando e as receitas estão muito bem explicadas com dicas sempre bem vindas para qualquer iniciante no atado, aprendi uma muito boa quanta a fazer o tórax com Peacock Herl.

Será um série de atado das Copper John e aos poucos vou mostrando para os amigos. :yes:

T+ :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha Boss! :)

Essa dica da cola foi 10. :okok:

Apesar de não ser uma mosca fácil é uma das que mais gosto de atar. Salvou minha vida na última pescaria que fiz em um poço grande e fundo, chegava rápido onde devia e foi bem produtiva.

FRG_D1_07.JPG

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto excelente é assim que os novatos ficam ferras para atar as próprias moscas feito com capricho, com esta resina se faz moscas belíssimas . :yes:

As minhas já estão na caixa principal e na reserva, vamos que vamos atando e voando.

Esta ótima parabéns. :bs-aplauder:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O primeiro lote ficou pronto. :)

copper_john_foto_03.jpg

copper_john_foto_04.jpg

O segundo lote vai ficar melhor, mas não vou atar agora. ;)

Agora é hora de estudar começar a atar uma coleção de American Pheasant Tail com bead head. :graduado:

T+ :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Administrador

Não sei o que tem de tão atraente para as trutas nessa versão com abdômen vermelho, mas a danada fez diferença em novembro quando estive na Patagônia. :yes:

Estávamos flotando o Caleufú e em determinado ponto do segundo dia o Alejandro parou o bote para fazermos um vadeio básico, coloquei uma BHPTFB (Bead Head Pheasant Tail Flash Back) para iniciar a pescaria nesse ponto e eu esperava um resultado melhor naquele momento, daí então coloquei a Copper John vermelha e a história mudou. Seja como for, sempre é bom ter na caixa de mosca essa versão da Copper John. :ok:

Vou atar algumas agora. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Outra dificuldade que passei era quanto a cola que seria usada para cobrir o Wing Case e por falta de material adequado, sempre me afastei de tentar atar essa mosca. Agora não tem problema, ao menos tudo indica que não terei mais problema quanto a isso, pois estou usando uma cola chamada Liquid Fusion Clear Urethane Glue.

Parabéns pela criatividade, Fausto. A técnica de usar cola prá ressaltar "wing cases" não foi inventada mas foi popularizada por Mike Mercer sob o nome de "Poxybacks", por que ele recomenda usar cola epoxy. Em "Creative Fly Tying", Mercer gasta pelo menos meia página explicando a dificuldade que ele teve prá achar a cola certa, blah, blah,..., o ilustra a relevância que pequenos detalhes como este podem ter.

Editado por Carlos Mitidieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atei mais algumas Cooper John e assim que terminar a coleção eu mostro os "monstrinhos". :happy:

Essa resina de uretano que estou usando (LIQUID FUSION) seca bastante ao longo de um dia e perde o efeito "bolha" mostrado nas primeira fotos, por isso que sou generoso na aplicação da resina e deixo a mosca secar, daí então a bolha diminui seu volume, mas mantém o brilho. Nesse caso é bem prático fazer uso dessa resina, pois não preciso fazer misturas. Seja como for para mim essa mosca é mais uma ninfa atractor do que qualquer outra coisa e esse brilho atrai bastante as trutas. :ok:

2L35F0FC.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É aquela coisa de confiar na mosca... :dry: nunca peguei nada na Patagônia utilizando isca com hot-spot de arame ou dubbing. Zero. Somente peguei uma aqui ou ali com hot-head (beadhead laranja berrante).

Isso não inclui as wets laranjas, nas quais eu fiz o corpo inteiramente de fio hot orange, mas aí nem considero hotspot mais.

Daí que meu atado é quase que inteiramente em cores neutras e mais para escuras que claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se quiser tenho azul. :p

Tu é implicante viu! :happy:

Pode ser, trás pra mim nesse sábado e vou em atar algumas mesclada com fio prata que tenho aqui, vai dar uma combinação "eletrizante". :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quatro delas estão atadas em anzol curvo e as outras quatro em anzol de haste reta. Faço o atado assim por etapa para ganhar padronização, mas como pode ver o camarada aqui tem muito que praticar para dizer que estão padronizadas. Achei bem legal o lance do tail ficar empinado, mas veja que uma delas está quase reto e somente outras três fiz assim. Como diria o Beto Saldanha: "Até parece que a truta vê isso" :D

No fundo é frescura pura. :laugh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Fausto, esta atando como fosse fabrica isto é bom é um sistema que fica perfeitas as moscas.

O Fausto sim estão patronizadas com perfeição. :yes:

Gostei vai enfrente que as moscas vão voar nas bocas das trutas. :pipe:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estão ótimas! Qual a resina que tu usastes? Vermelha e chartreuse funcionam super bem também. Abração!

Resina de urtano LIQUID FUSION. Estou na rua respondendo por celular e estou sem recurso para colocar a imagem aqui, mas pode ver na primeira página do tópico. ;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.