Ir para conteúdo

Tippet x Tamanho da mosca - Que número?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

amigos..

estou montando uma planilha para comparação das especificações dos anzóis com dois critérios:

  1. tamanho da haste
  2. tamanho do gap

pois bem...

agora a coisa azedou porque as especificações são iguais para números diferentes....

se vc atou uma dry com tiemco TMC 101 VOCÊ ATOU UMA DRY #16 ...

se você atou a mesma dry em um marine sports 4330 você atou uma dry #12

ambos anzóis são idênticos em medidas......

quer ver outra...todos iguais.... variação mínima no gap apenas....

  • Tiemco TMC 101 # 12
  • TIEMCO TMC 100 #12
  • GAMAKATSU P10 TRAD DRY #16
  • GAMAKATSU S10 SD #18
  • MUSTAD 1608 #10

claro que tem a diferença do material de construção bla bla bla....

mas e ai?

sei que tipett para # 10 é Beeeeem diferente de um # 18......

qual é o número da sua mosca pra vc amarrar em um tipett adequado?

Editado por FelipeCFM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que será difícil obter algum critério comparativo, ainda mais se tentar comparar anzóis supostamente construídos pra finalidades diferentes.

O marine sports 4330, presumo ser um anzol feito pra ser usado na pesca de praia (arremesso), com iscas naturais, já o tiemco 101 se destina à confecção de moscas, logo, é normal assumirmos que devam ter especificações diferentes, voltadas para suas finalidades.

Até mesmo anzóis destinados ao mesmo fim apresentarão diferenças, inclusive anzóis do mesmo fabricante. As numerações não seguem um padrão, veja o exemplo abaixo de comparação de algumas marcas, voltadas para fly em anzóis classificados por seus fabricantes como #20:

straight+shank+20%27s.JPG

Note que os tiemco 101 e 501 são praticamente iguais salvo as próprias diferenças de especificações (o primeiro tem comprimento de haste padrão e o segundo mais curto 1x). O daiichi 1190 é supostamente igual ao tmc 101 (na verdade seria comparável ao tmc 100 com olhal virado pra baixo) mas reparando com mais cuidado, dá pra notar que as curvas dos gaps são ligeiramente diferentes. Acho ainda que por um ser barbless e o outro não já apresentariam diferenças.

Resumindo, penso que cada detalhe poderá corresponder a pequenas diferenças nessas partes: gap e haste.

Quanto à relação tippet x tamanho de anzol, segue uma tabela da orvis: http://howtoflyfish.orvis.com/choosing-equipment/equipment-articles/474-how-to-choose-the-right-tippet-size

Mas dependendo da mosca, acho que essa relação pode mudar. Não creio que um tippet ajustado para uma zebra midge seja igualmente ideal para uma stimulator, mesmo que estejam atadas em anzóis de mesmo tamanho. :hum:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quanto à relação tippet x tamanho de anzol, segue uma tabela da orvis: http://howtoflyfish.orvis.com/choosing-equipment/equipment-articles/474-how-to-choose-the-right-tippet-size

isso mesmo que me motivou a fazer este post. pois a linha de raciocínio que usei foi essa: eu não consigo comprar um anzol partridge mas sabendo suas medidas poderia achar um próximo em medidas e treinar atados nele nas proporções...derepente até usar-los... quem nunca atou em um chinu ou marine sports crystal?

mas ai me ocorreu que esta diferença de números e de valores influenciariam na escolha do tipett para dry fly...

no exmplo que citei se eu atar uma royal wulff seguindo a numeração de fábrica eu teria:

  • Tiemco TMC 101 # 12 -----------4x
  • TIEMCO TMC 100 #12 ---------4x
  • GAMAKATSU P10 TRAD DRY #16 ------- 4x ou 5x ou 6x
  • GAMAKATSU S10 SD #18 ------------------ tipet 7x ou 6x u 5x
  • MUSTAD 1608 #10 -------------------------tipet 3,5

entendeu o dilema? acho que dizer :

tudo bem.. marine sports não foi feito para o fly.. eu até concordo mas quando observo estas diferenças entre anzois exclusivos de fly fico muito confuso,

pois me pergunto?

qual anzol eles usaram para determinar o número do tipett......mesmas medidas e tipets diferentes ou apenas o diãmetro do tipet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

penso que, o tamanho e a bitola do tippet, não depende só do tamanho da mosca. existem outras variáveis que determinam seu tamanho, como a espécie de peixe, tipo de água ( suja ou cristalina, rápida ou parada). portanto, o tamanho da mosca é mais um componente inicial para escolha do tippet. acredito que, com a prática, as tentativas e o tempo, o pescador vai se adaptando em como usar os materiais.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

penso que, o tamanho e a bitola do tippet, não depende só do tamanho da mosca. existem outras variáveis que determinam seu tamanho, como a espécie de peixe, tipo de água ( suja ou cristalina, rápida ou parada). portanto, o tamanho da mosca é mais um componente inicial para escolha do tipeet. acredito que, com a prática, as tentativas e o tempo, o pescador vai se adaptando em como usar os materiais.

pra mim faz muito mais sentido isso marcelo... o conjunto.. bitola do tipet + resistência da linha + tamanho do anzol.... acho que os números finais vieram de analises destes três fatores :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Os diversos tipo de anzóis são desenvolvidos par atenderem diversas necessidades nos diversos tipos de atados que encontramos, sejam ninfas, moscas úmidas, secas e emergentes, scuds, streamers e outras.
Outras variáveis além do comprimento e gap podem ser observadas, como diâmetro e material do arame, tipo de acabamento, geometria da curva e da haste, posição e tamanho do olho do anzól e também o tipo ou mesmo ausência de farpa.
Alguns anzóis possuem geometria bastante especializada, como por exemplo o C16-B da Gamakatsu para o atado de emergentes.
No caso de moscas secas existem anzóis projetados para os diversos estilos de atado como moscas clássicas no estilo Catskill, tórax, no hackle, comparadun, atractors, e outras.

E é primariamente com este propósito que os anzóis devem ser selecionados.
As tabelas relacionando o tamanho dos anzóis com o diâmetro dos tippets são meramente indicativas e servem como referência, mas a seleção do tipo de líder, comprimento, e tippet devem ser selecionados pelo pescador de forma a bem apresentarem sua moscas e cumprirem sua função de retenção após captura do peixe.
Note que existe uma grande diferença em lançar uma mosca densamente atada com EVA, asas de ethafoam e moose hair, brilhos de sob asa, e outra leve convencional com corpo de dubbing e hackle com pena de galo, ainda que atadas com anzóis de mesma especificação e tamanho.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
qual é o número da sua mosca pra vc amarrar em um tippet adequado?

Nesse caso eu escolho primeiro a mosca que pretendo usar e depois em função dessa escolha eu seleciono o tippet mais adequado. Não escolho o tippet primeiro para depois escolher a mosca. Se participei errado é porque entendi errado. :innocent:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nesse caso eu escolho primeiro a mosca que pretendo usar e depois em função dessa escolha eu seleciono o tippet mais adequado. Não escolho o tippet primeiro para depois escolher a mosca. Se participei errado é porque entendi errado. :innocent:

:):):)

Também entendo assim !

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Uso mais ou menos assim:

Mosca 6 ou 8 = tippet 0,25

Mosca 4 ou 2 = tippet 0,30

Mosca 1 ou 1/0 = tippet 0,35

Não é regra e tb varia de peixe pra peixe.

Neste caso nao estou considerando shock tippet, ok? Somente tippet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Moderador

:):):)

Procurando um link para passar a um amigo iniciante, encontrei estas matérias relacionadas com a numeração das linhas de mosca x tamanho das moscas e também bitóla dos tippets x tamanho dos anzóis, que posto aqui pois podem ser de alguma utilidade.

http://www.orvis.com/s/choosing-a-fly-line-orvis-fly-fishing/2107

http://howtoflyfish.orvis.com/choosing-equipment/equipment-articles/474-how-to-choose-the-right-tippet-size

Abraços

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

E tem mais uma consideração importante na hora de selecionar tippet, na pesca de truta. Com água acima de 18 °C (baixa concentração de oxigênio), o drill tem que durar o mínimo possível, sob pena da truta morrer algumas horas depois. Nestas condicões, e dependendo das condições da pescaria, tippet mínimo 0,18.

Nestas condições, há relato na literatura (Guenter Feuerstein, Erfolgreich Nymphenfischen auf Salmoniden) sobre se afinar a ponta de uma tippet 0,22 com uma gilete pra poder amarrar uma ninfa atada em anzol #22.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

E por outro lado, usar uma tipppet bem mais fina do que seria em princípio indicado para uma certo número de anzol (em nome do "balanço"), é algumas vezes necessário pro sucesso:

1) Ninfando em água muito rápida, o tippet mais fino atrasa menos a chegada da ninfa na zona. E cada segundo na zona conta.

2) Com hatch de mosca grande (por exemplo Ephemera danica) e peixe ressabiado (chalk stream!!), tem que usar um tippet ultra fino (0,12 ou até 0,10), mesmo considerando o risco de peixe grande.

IMHO, manter o balanço entre bitola de tippet e tamanho de anzol é secundário no universo dos salmonídeos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

E tem mais uma consideração importante na hora de selecionar tippet, na pesca de truta. Com água acima de 18 °C (baixa concentração de oxigênio), o drill tem que durar o mínimo possível, sob pena da truta morrer algumas horas depois. Nestas condicões, e dependendo das condições da pescaria, tippet mínimo 0,18.

Nestas condições, há relato na literatura (Guenter Feuerstein, Erfolgreich Nymphenfischen auf Salmoniden) sobre se afinar a ponta de uma tippet 0,22 com uma gilete pra poder amarrar uma ninfa atada em anzol #22.

:):):)

Esta é uma consideração importante visto que de maneira geral, com pequenas variações entre as espécies, os requerimentos de oxigênio dissolvido na água se situam entre 4 ppm e 12 ppm (partes por milhão).

O valor mais baixo torna-se realmente muito crítico quando a temperatura da água atinge 25*C.

Já vivenciei situação em dia de verão muito caloroso na qual as trutas "adernavam" logo após a soltura.

Abreviei o tempo de combate e liberei a próxima truta ainda dentro da água e o resultado foi o mesmo, quando me dei conta do que acontecia abortando a pescaria.

Muitos mosqueiros ainda associam o conceito de "esportividade" relacionado ao uso de equipamento de numeração baixa e tippets delicados.

Para mim esportividade significa pescar e soltar o peixe em perfeitas condições, com altas chances de sobrevivência.

Abraços

Odimir

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

E por outro lado, usar uma tipppet bem mais fina do que seria em princípio indicado para uma certo número de anzol (em nome do "balanço"), é algumas vezes necessário pro sucesso:

1) Ninfando em água muito rápida, o tippet mais fino atrasa menos a chegada da ninfa na zona. E cada segundo na zona conta.

2) Com hatch de mosca grande (por exemplo Ephemera danica) e peixe ressabiado (chalk stream!!), tem que usar um tippet ultra fino (0,12 ou até 0,10), mesmo considerando o risco de peixe grande.

IMHO, manter o balanço entre bitola de tippet e tamanho de anzol é secundário no universo dos salmonídeos.

:):):)

Existem situações particulares que exigem ajustes igualmente particulares.

De modo geral penso que o balanço entre tippet e tamanho/volume da mosca é um fator importante e representa um compromisso na facilidade e precisão no casteio, especialmente utilizando linhas de numeração baixa, onde este ajuste se torna mais critico.

Dentro de certos limites isto pode ser ajustado mudando-se a configuração do líder, alterando os comprimentos das partes componentes, but, secção intermediária, tippet.

Abraços

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Felipe,

Utilizar um tippet muito fino é uma medida que nada tem a ver com esportividade e preservação.. Esportividade é saber encontrar uma solução equilibrada entre a saúde do peixe que se pretende pescar x espessura mínima ou máxima do tippet x saber não prolongar demais a briga x manusear com cuidado o peixe depois da luta.

Vejo vídeos de pescadores que depois de terem lutado com um belo exemplar, ficam exibindo o peixe em plena agonia sem se preocupar em deixá-lo nágua para se recuperar, respirar e descansar. Uma pena!

Muitos peixes que são liberados morrem ou adquirem lesões no cérebro pela falta de oxigênio prolongada.

Para saber os limites de resistência de um peixe experimente correr até cansar. Depois pare, enfie a sua cabeça dentro d'Água e veja quanto tempo você aguenta ficar assim. Simples de entender.

Depois que brigo com o meu peixe, deixo-o dentro d'Água por vários minutos até que percebo que ele ficou descansado. Depois, somente depois faço fotos. Nos intervalos entre as fotos, coloco-o na água, mais fotos, coloco-o na água.

Tem que ser um minutinho só fora d'Água.

Nada de deixá-lo sofrer.

Precisamos divulgar sempre isto, pois muitas vezes os pescadores fazem isto por pura ignorância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outro detalhe, tem anzóis que o olho pode ser, mas estreito como pode ser bem mas aberto com o mesmo tamanho.

Isto vai de acordo com o fabricante, amigo você já percebeu que os anzóis tem formatos diferentes e tamanhos diferentes e com isto moscas diferentes.

Realmente se observar tamanho do inseto que o peixe esta comendo é assim que você tem o tamanho do anzol ideal de cada inseto.

Já a maioria dos anzóis para moscas são achatados e com isto da mais resistência na captura.

Os tipos de anzóis para mar ou água dose são redondos mas não quer dizer que também tem outros modelos destes mesmos anzóis redondo e achatados.

A escolha de um anzol vai depender da mosca que o atador vai atar.

Os fabricantes de anzóis procura fabricar anzóis de acordo com o inseto sinal que uma ninfa tem haste longa e uma Mayfly a curva mas aberta e sim por diante.

O tippet depende da espécie do peixe, do tamanho do inseto, situações do rio e de outros fatores do momento.

Você sabe o motivo dos anzóis para atar maioria o olho para baixo, se da o nome de ancora isto é facilitar a entrada paralela da linha no olho do anzol.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

IMHO, manter o balanço entre bitola de tippet e tamanho de anzol é secundário no universo dos salmonídeos.

Nos vadeios da Patagônia, uso desde stone em anzol #8 até midge em anzol #18 todas em tippet 4X e as trutas parecem não dar a mínima para a relação entre mosca e tippet. Para diminuir a visibilidade, utilizo sempre tippet de fluorocarbono, cujo índice de refração faz com que a linha quase desapareça dentro da água. No mais, é sempre 4X.

Aliás, 4X, no meu caso, parece ser o melhor compromisso entre leveza e pouca visibilidade do tippet versus quantidade de nós de vento! Se eu passo para um tippet 5X ou 6X, o modo como eu monto meus líderes e arremesso ficam subitamente incompatíveis com o tippet e vira tudo uma cagada na hora de arremessar. :bag::facepalm:

Como pego um montão de peixes com 4X, nem paro para pensar no assunto e tenho tippet 5X apenas para uma eventualidade.

Evidente que essa fórmula maluca dá certo pq as águas patagônicas são levemente turvas e mexidas. Se fossem muito límpidas, provavelmente não pegaria nada e teria que me readaptar.

Para mim, essa relação tippetXmosca é um daqueles casos de refinamento excessivo que compromete a praticidade da pesca. Ficar trocando de tippet na beira do rio compromete 40% do seu tempo de pesca e isso, pra mim, é perda de tempo. (ok, 40% foi liberdade poética, mas fica a ideia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aliás, 4X, no meu caso, parece ser o melhor compromisso entre leveza e pouca visibilidade do tippet versus quantidade de nós de vento! Se eu passo para um tippet 5X ou 6X, o modo como eu monto meus líderes e arremesso ficam subitamente incompatíveis com o tippet e vira tudo uma cagada na hora de arremessar. :bag::facepalm:

Não sei se o mesmo problema a que você se refere, mas mosca grande (danica) faz uma maçaroca de tippet fino, inevitavelmente. Ano passado experimentei um "anti-twist-swivel" no hatch de danica que funcionou. Olha só:

http://www.jsonsweden.com/en/jsons-fly-fishing-fly-tying-products/anti-twist-swivels/

https://www.youtube.com/watch?v=DShAUodus6M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.