Ir para conteúdo

Qual é o teu nipper preferido?


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

O meu nipper preferido é o Anglers Image japonês.
Construído em aço inoxidável, corta monofilamentos de fluorcarbono e tippets finíssimos com a mesma facilidade.
Possui uma agulha retrátil, muito útil para desfazer nós de vento.

Uso tanto em pescarias de água doce como salgada, e tem resistido à oxidação.

Também gosto do Abel Perfect Tool, porque incorpora várias ferramentas de utilidade nas pescarias, e sempre vai junto com outro nipper.

Grande abraço

Odimir

Imagem050.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Já eu uso o TRIM mesmo e nunca experimentei outro. Testo na unha do dedão do pé, se cortar tá aprovado. :okok:

o problema é que o bicho exige força, a mola é forte demais e por ele ser curto a alavanca fica pequena.

mas uma agulha fininha junto vinha bem mesmo!

:yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não é propriamente meu preferido, mesmo porque antes desse só usava cortadores de unha e tesourinhas, agora uso um nipper da Loon, que vem com uma ponta seca e uma ferramenta de nó. Gosto bastante. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O preferido não sei ainda. Sei de um que não recomendo. É um azul da Fishpond. Ele corta tippet mas o principal problema é a posição da lâmina, retraída em uns 2 a 3 mm sendo bem difícil cortar rente excesso de linha após a feitura de um nó. Eu ganhei dois de brinde e usei bastante. Creio que perdem o fio bem rápido.

fishpond-aussie-nippers.jpg

Não testei na unha do dedão...

Na Patagônia, estou quase alinhado com o André, nipper da Dr Slick com limpa olho de anzol e auxilio para nó do prego (demora um tanto para se aprender a usar...)

Editado por Neumann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

No princípio usava um TRIM, o qual sempre apresentou ótima razão custo/benefício. Demora pra oxidar e pode-se cortar quase tudo, até as unhas !
Depois adquiri uns xing-ling pretinhos em Buenos aires os quais eram esteticamente mais bonitos que os TRIMs. Aí resolvi "sofisticar" e comprei um TIEMCO de cerâmica, o qual ficou cego e, acho, até que fez dentes. Decepção total !
Agora tenho um TIEMCO inox (por enquanto sem reclamações), o qual está sempre pendurado ao lado duma ferramenta (com um "ganchinho" SENSACIONAL), para desfazer quaisquer nós de vento.
Acho mesmo que o TRIM é a melhor opção, sei lá.

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não é propriamente meu preferido, mesmo porque antes desse só usava cortadores de unha e tesourinhas, agora uso um nipper da Loon, que vem com uma ponta seca e uma ferramenta de nó. Gosto bastante. :)

Tô fechado com o André, pra linhas mais grossas tenho usado um alicate para fios em tamanho mini, ferramenta de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

lembrando que muitas vezes acabo usando o próprio alicate como nipper, especialmente na pesca no mar ou doce média/pesada, onde normalmente as moscas são atadas ao tippet com loops

O alicate da Abel corta qualquer tippet e bem rente :)

Editado por Celio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O problema é que o nipper Abel é um investimento. :(

Por isso prefiro a compra de um nipper Shimano. ;)

É realmente carinho, um luxo na verdade, mas o lado bom é que, além de ótimo em sua tarefa, aparentemente é indestrutível, podendo inclusive trocar as lâminas (não sei a que valor). E ainda o meu, como os de muitos dos nossos amigos mosqueiros, tem o logo da FSB, que merece todas nossas homenagens :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Também considero o nipper Abel, uma ferramenta fantástica.
Adquiri dois e um foi presenteado a um amigo do coração !

As laminas intercambiáveis são fabricadas com um aço CPM S 35 VN, produzido pela Crucible, tratados com dureza de 58-60 Rockwell C.
Estes aços exigem tratamento térmico com faixas de temperatura muito precisas, e por isto são tratados normalmente em modernos fornos à vácuo.
Este é um aço inoxidável de última geração obtido por processo conhecido como VIM-VAR (Vacuum Inner Melted - Vacuum Arc Remelted)..filezão !

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

As laminas intercambiáveis são fabricadas com um aço CPM S 35 VN, produzido pela Crucible, tratados com dureza de 58-60 Rockwell C.

Odimir

Legal, mestre Odimir. É a mesma origem daquele aço CPM s30v que a spyderco usa em algumas de suas laminas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu uma vez tava na FSB física, fiz que não vi e coloquei um Abel no bolo de coisa pra comprar. Depois fiquei achando aquele carretel de linha UNI 8/0 meio caro, mas aí já tinha pago... sabe como é.

Agora o tal Abel me acompanha pra todo lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Legal, mestre Odimir. É a mesma origem daquele aço CPM s30v que a spyderco usa em algumas de suas laminas?

Celio,

Os aços identificados pela sigla CPM (Crucible Particle Metallurgy ), são os obtidos por estes modernos processos de fabricação.

Este aço CPM S 30V, é considerado um dos aços top de linha nas aplicações de cutelaria.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Tenho esse nipper e uso em minhas pescarias quando embarcado, pois é bruto, fácil de ser localizado e corta muito bem, mas acho seu tamanho um pouco exagerado. Como dizem por aí: "é pau para toda obra" :okok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho esse nipper e uso em minhas pescarias quando embarcado, pois é bruto, fácil de ser localizado e corta muito bem, mas acho seu tamanho um pouco exagerado. Como dizem por aí: "é pau para toda obra" :okok:

T+ :)

Concordo com você Fausto, é pau pra toda obra, agora se colocar numa pescaria de água salgada, talvez não aguente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.