Ir para conteúdo

Adams wet


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Muito boas. Não seria essa a famosa Timberline?

:):):)

Ola Mauricio,

Embora existam algumas semelhanças na aparência são moscas distintas.

A primeira Timberline desenvolvida por Randall Kaufmann era uma ninfa com cauda de moose body hair, wing case usando penas escuras de ringneck pheasant tail e algumas fibras destas penas como apêndices laterais.

As cores do corpo eram variadas, o arame do ribbing era de cobre, e o fio de atado marron.

A Timberline emerger era uma variação contemporânea da Timberline na qual foi suprimido o wing case e acrescentados um colar (beard) inferior atado com pena de galo marron e também um par de asas curtas de penas de galinha grizzly.

As cores do corpo também eram variadas, e as mais usuais eram tan, marron e oliva.

Posteriormente, o próprio Randall Kaufmann introduziu modificações, substituindo a cauda de moose body hair por fibras de penas (ringneck fluff ou marabou), o copper wire por gold wire, e o colar (beard) e fio de atado que passaram a acompanhar a mesma cor do corpo.

Também passou a utilizar anzol mais longo (2XL).

Dentre estas variações, a que de alguma forma pode lembrar a Adams wet, é a Timberline emerger gray.

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa é a mosca que mais uso na patagônia! Inclusive as fontinallis do corcovado saíram com ela!

Muito bem atadas!

:):):)

Ola Tcheigor, obrigado !

Esta é uma excelente referência, pois embora não tenha tido muita sorte com as fontinallis, sou um perseguidor desta espécie.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

na minha total falta de atenção à nomes e aparencia de moscas eu também tinha esta como Timberline

:):):)

Russllon,

A Timberline gray é a mais parecida, mas existem diferenças em alguns materiais e principalmente nas proporções das asas, cauda e hackle.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

São bem parecidas mesmo, mas a Timberline que eu conheço tem cauda da marabou cinza e o hackle é de galo, como em uma dry. :)

:):):)

O hackle da Adams é composto por penas de galinha marron e grizzly, e também é completo, envolvendo toda a mosca.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Veneno puro! :ph34r:

Semelhança com a Timberline tem, mas essa é muito mais bonita e mais fácil de atar (vejo assim). ;)

Também estou com o Tcheigor, com essa mosca na fly box, a pescaria é certa na Patagônia. :okok:

Mandou muito bem seu Odimir. :ok:

No fundo no fundo é a logo de nosso fórum. :cool:

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Veneno puro! :ph34r:

Semelhança com a Timberline tem, mas essa é muito mais bonita e mais fácil de atar (vejo assim). ;)

Também estou com o Tcheigor, com essa mosca na fly box, a pescaria é certa na Patagônia. :okok:

Mandou muito bem seu Odimir. :ok:

No fundo no fundo é a logo de nosso fórum. :cool:

T+ :)

:):):)

ola Fausto, obrigado pelos comentários !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Temos um amigo em comum que adoraria uma coleção dessas moscas. :whistle:

Tanto que vou atar várias para ele levar para a Patagônia ano que vem. :cool:

Pergunta seu Odimir:

O Hackle foi feito como?

São duas penas de galo, uma grizzly e uma brown?

Fez o mesmo para o tail?

Imagem009.jpg

Sim gostei tanto que vou me aventurar nesse atado. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Fausto,

Na cauda usei fibras de penas de galinha marrom e grizzly em proporções iguais misturadas.
Para o hackle, preparei penas de galinha marrom e grizzly, removendo as fibras das partes dianteira e traseira das penas, deixando apenas fibras para envolver o colar com pouco mais de uma volta completa.
Primeiro enrolei a pena marrom e em seguida a grizzly.
Como dubbing usei Opossum gray e o ribbing de arame de latão.
Foram atadas em anzóis Mustad 3906 e 7957B (um pouco mais pesado e longo) nas numerações #8 e #10.

Grande abraço
Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É isso aí Beto, seguiu a receita do livro The Fly-Tying Bible ao pé da letra. :ok:

Rq8uxeQ.png

oLqimGM.png

Também prefiro as cerdas viradas somente para baixo imitando perninhas ao invés de um hakcle completo e essa mosca é fundamental para pescar trutas na Patagônia. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É só colocar uma beadhead, agora... :laugh:

Mas tem, eu atei algumas MRD com bead head e funcionaram bem. :yes:

Jost tu está no nível "emerger" meu camarada. :cool2:

Tu já quer enfiar a emerger para o fundo? :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas tem, eu atei algumas MRD com bead head e funcionaram bem. :yes:

Não desvirtua a receita original! :p

A ficha, à la The Fly-Tying Bible está na "abertura" do meu caderno de notas de atado:

IMG_3265.JPG

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É só colocar uma beadhead, agora... :laugh:

:):):)

Jost,

Penso que não seria má idéia ter algumas na caixa atadas com bead head no tórax como lastro para prospectar alguns poções mais fundos.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isca lindíssima!! Seria usada apenas para pescaria de trutas?

Que nada essa mosca pega bem outros peixes. ;)

Só me refiro o tempo todo as trutas, porque só penso em pescar trutas. :D

Tenho essa mesma isca atada em anzol #20 e meto ferro nos lambaris com ela, se bem que lambari come o que jogar na cara dele, não tem essa se "escolher" o que comer, o bichinho é um predador de primeira linha. :okok:

Já as trutas são seletivas e tem momentos que tu esfrega na cara delas tudo quanto é tipo de mosca e elas não comem, até tu acertar a mosca certa e ser feliz. Creio que isso é que torna a pesca das trutas algo tão fascinante nos levando a estudar entomologia e leitura dos rios, tanto que hoje reli a matéria Fishing Under the Hatch de Dave Hughes na revista Fly Rod&Reel. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Odimir Gaspar,

Como sempre o meu amigo bem detalhista atou uma mosca matadeira. Essa mosca aí foi responsável pela minha primeira truta em São José dos Ausentes.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que nada essa mosca pega bem outros peixes. ;)

Só me refiro o tempo todo as trutas, porque só penso em pescar trutas. :D

Tenho essa mesma isca atada em anzol #20 e meto ferro nos lambaris com ela, se bem que lambari come o que jogar na cara dele, não tem essa se "escolher" o que comer, o bichinho é um predador de primeira linha. :okok:

Já as trutas são seletivas e tem momentos que tu esfrega na cara delas tudo quanto é tipo de mosca e elas não comem, até tu acertar a mosca certa e ser feliz. Creio que isso é que torna a pesca das trutas algo tão fascinante nos levando a estudar entomologia e leitura dos rios, tanto que hoje reli a matéria Fishing Under the Hatch de Dave Hughes na revista Fly Rod&Reel. ;)

T+ :)

Hahahahahahah ta mais que certo, isso é bom, estimula e é um baita de um hobby. Infelizmente ainda não tive a felicidade de pescar truta no fly, menos ainda na patagonia, mas ainda realizo esse sonho.

Muito obrigado pelas informações

quais outros peixes ela serviria?

Abração amigo Fausto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nunca usei essa mosca para pescar outros peixes a não ser trutas e agora com a versão atada em anzol #20 para pescar lambaris. ;)

Mas como disse antes, não vai fazer diferença nenhuma com o lambaris, talvez aumente o número de capturas por não usar um hackle.

Talvez para pescar tilápias, mas confesso que para tilápias prefiro uma mosca terrestrial ou attractor. As moscas que estou atando serão usadas nas trutas patagônicas com certeza. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Grande Odimir Gaspar,

Como sempre o meu amigo bem detalhista atou uma mosca matadeira. Essa mosca aí foi responsável pela minha primeira truta em São José dos Ausentes.

Abraços

:):):)

Grande Mario,

Eu nunca atei uma Adams wet antes.

Mas parece que o nível de aprovação dos que já experimentaram é grande !

Certamente estaremos juntos quando eu for testa-las... :)

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Essa mosca aí é muito eficiente. O Fausto vai pegar muitos lambaris com ela. Eu já pesquei lambaris com uma bem tica. É ótima mesmo.

É Odimir, acho que as Trutas Chilenas vão gostar sim rsrsrsrs.....Vou atar uns scuds hot orange, que foi a cor que mais peixes atraiu....

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa mosca aí é muito eficiente. O Fausto vai pegar muitos lambaris com ela. Eu já pesquei lambaris com uma bem tica. É ótima mesmo.

É Odimir, acho que as Trutas Chilenas vão gostar sim rsrsrsrs.....Vou atar uns scuds hot orange, que foi a cor que mais peixes atraiu....

:):):)

Mario,

Certamente vamos aproveitar a proliferação e eclosão dos scuds nesta época, mas penso em lançar uma destas no Arroyo de los Elfos, na saída do Misterioso.

Até comprei uma Sage TXL-F de 7´10" pensando nisto.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

sou fã tbem

Na real, nas fontinalis elas atacam muito na emergencia de mayfly,,, funcionando inclusive uma adans classica que se encharcou ... pesquei muito fontinalis assim, derivava como seca... deixava encharcar e dava alguns toquinhos para ela deslizar na perpendicular ... e pau. Faz o movimento bem parecido com o da timberline, pois aqueleas azinhas grizzles que são o gatilho.

concordo com o Odimir, esta mosca não é timberline como feita inicialmente ... POIS a receita classica é diferente.

POREM, temos que levar em consideração que o gregorio popularizou a timberline no brasil naquela receita dele que realmente parece com esta do odmir. e todo mundo passou a comprar do gregorio e atar naquele formato, sem saber, que aquela não era a timberline como atada pela primeira vez.

Para ser bem sincero mesmo, atei as duas. A classica e a do gregorio e botei no game para ver quem ganhava. Dei 10 x 0 para o do gregorio.

Baita mosca, tem que ter na caixa

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Mosqueiro

Pra mim também a versão do Gregório da Timberline é a melhor, é a versão que ato e com a qual pesco.

sou fã tbem

Na real, nas fontinalis elas atacam muito na emergencia de mayfly,,, funcionando inclusive uma adans classica que se encharcou ... pesquei muito fontinalis assim, derivava como seca... deixava encharcar e dava alguns toquinhos para ela deslizar na perpendicular ... e pau. Faz o movimento bem parecido com o da timberline, pois aqueleas azinhas grizzles que são o gatilho.

concordo com o Odimir, esta mosca não é timberline como feita inicialmente ... POIS a receita classica é diferente.

POREM, temos que levar em consideração que o gregorio popularizou a timberline no brasil naquela receita dele que realmente parece com esta do odmir. e todo mundo passou a comprar do gregorio e atar naquele formato, sem saber, que aquela não era a timberline como atada pela primeira vez.

Para ser bem sincero mesmo, atei as duas. A classica e a do gregorio e botei no game para ver quem ganhava. Dei 10 x 0 para o do gregorio.

Baita mosca, tem que ter na caixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pra mim também a versão do Gregório da Timberline é a melhor, é a versão que ato e com a qual pesco.

:):):)

A versão da Timberline emerger atada e popularizada pelo Gregório, se diferencia da última versão apresentada por Randall Kaufmann no livro Tying Nimphs editado em 1995 apenas pela cauda.

Randall Kaufmann : cauda de fibras de marabou

Greg´s : cauda de fibras de galo marron.

Fizemos excelentes capturas na temporada passada com Timberlines Gregorianas no final do Collon Cura no seu encontro com a represa.

Abraços

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Desceu em um dia seu Odimir ou acampou nesse trecho do Collon Cura até a represa?

O Beto Saldanha tem me sugerido descer esse trecho faz tempo e está na hora de fazer isso. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Fausto,

Tínhamos um dia disponível e aceitamos a sugestão do Alejandro para pescarmos neste local.
Também por sugestão iniciamos a pescaria usando streamers branquinhos, mas neste dia entravam muitas percas entremeadas com poucas trutas, mesmo fazendo recolhimento rápido.
Percebemos então que as trutas estavam comendo na superfície e passamos a usar Adams parachute e Timberlines e a pescaria ficou mais seletiva, com bons resultados.
Mais no final da tarde voltamos a usar streamers.
Tenho amigos que fizeram excelentes pescarias neste trecho.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Moderador

:):):)

O tópico foi atualizado repondo fotos de meus arquivos em substituição às fotos do Photobucket.

Abaixo algumas Timberline emergers atadas no final de semana para reposição.
A fileira da esquerda mostra algumas variações de emergentes flutuantes que já me propiciaram muitas capturas.
Todas atadas em anzóis Mustad 9671 #16.

008.JPG.45b46cfb7b42784d7afaba51ddf8d16e.JPG

Abração
 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Fausto disse:

Essas da versão flutuantes, o Wing Case é de que mestre? 


:):):)

O wing case é feito com styropor flexível de células pequenas  fechadas.
A ideia é que além de funcionar como elemento de flutuação, este material emite um "halo"' muito parecido com o brilho emitido pelas naturais no momento da ruptura do wing case, conforme observado por Gary LaFontaine e replicado em sua famosa "Halo Emerger´´.
Este ''halo" é um gatilho disparador de ataques e Gary e sua equipe observaram que as trutas se focam nele entre as muitas moscas que estejam na superfície.
Sobre o wing case ato algumas fibras de "Ice Wing Fiber" pérola com reflexo azulado "UV"
Anteriormente usava "Para Post Wing" tratado com Water Shed da Hareline que também funciona bem.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.