Ir para conteúdo

Curso de afiação


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Seria interessante se o curso pudesse ser condensado apenas na parte referente à afiação artesanal com o uso de pedras, sem o concurso de máquinas.
Pelo que pude entender, este curso tem características profissionalizantes e dirigido aos que pretendem se dedicar à afiação de laminas e também tesouras e alicates de corte em geral com o uso de esmeris e politrizes.
Mas, certamente é muito interessante !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Há cerca de quinze anos participei de um curso em Itajuba MG, ministrado por um instrutor de São Paulo chamado Flavio, que na época era considerado uma das autoridades nesta área.
O curso foi restrito sobre aspectos teóricos e práticos da afiação artesanal feita com pedras, naturais, industrializadas, diamantadas e pastas de polimento sem utilização de máquinas.
O curso completo de 1 dia custaria hoje o equivalente a R$150,00/R$200,00.

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Perguntei sobre preço do curso, pois eu dou curso de montagem de varas, inclusive de fly e tenkara e estava querendo fazer uma comparação de valores, apesar de não ter nada a ver uma coisa com a outra.

Abraços.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Há cerca de quinze anos participei de um curso em Itajuba MG, ministrado por um instrutor de São Paulo chamado Flavio, que na época era considerado uma das autoridades nesta área.

O curso foi restrito sobre aspectos teóricos e práticos da afiação artesanal feita com pedras, naturais, industrializadas, diamantadas e pastas de polimento sem utilização de máquinas.

O curso completo de 1 dia custaria hoje o equivalente a R$150,00/R$200,00.

Abraços

Odimir

Ainda tem os contatos dessa pessoa?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em 3 dias cheios já se consegue fazer um bom curso de montagem, menos do que isto acho que seria deficiente e não abrangeria o necessário . Mas para trabalhos artísticos decorativos como trançados fechados em linha e outros, necessitamos no mínimo uma semana de curso. Até porque são cursos quase que totalmente práticos.

Abraços.

Jorge

Editado por Jorge Pozzobon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Perguntei sobre preço do curso, pois eu dou curso de montagem de varas, inclusive de fly e tenkara e estava querendo fazer uma comparação de valores, apesar de não ter nada a ver uma coisa com a outra.

Abraços.

Jorge

:):):)

Jorge,

Embora também não seja uma referência exata, nosso amigo Marco Aurélio está oferecendo um curso de atados por R$600,00 com 16 horas de duração.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ainda tem os contatos dessa pessoa?

Abraços!

:):):)

Ola Alexandre,

Não tenho o contato no momento mas vou obter com a Silvana, que também é cuteleira e organizadora da Mostra Paulista de Cutelaria que ocorreu nos dias 27 e 28 deste mês, e postarei aqui.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

MauOld, de início siga as dicas do Sr.Odimir.

Não entendo nada sobre afiação e consegui bons resultados com minhas facas, inclusive com uma Zakharov que tem fama de ter aço super duro.

Também tenho interesse no curso :ph34r:

Carlos,

O grande problema é conseguir acertar o ângulo correto para não detonar o perfil (sei lá se essa é a nomenclatura correta) de corte dado à lâmina pelo fabricante.

Sr. Odimir,

Como não tenho fé de que conseguirei ter precisão manual suficiente, pergunto-lhe sobre aparelhos de afiação que vi na net. Vi que você já disse ter usado vários, mas que nenhum teria sido satisfatório.

Pergunto-lhe sobre aqueles manuais, que apenas acertam a angulação desejada, como os (quase) idênticos da Sharpening System da Lansky, da Gatco, da Smith. Já usou algum?

Abraços!

Editado por Alexandre Sinigallia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Carlos,

O grande problema é conseguir acertar o ângulo correto para não detonar o perfil (sei lá se essa é a nomenclatura correta) de corte dado à lâmina pelo fabricante.

Sr. Odimir,

Como não tenho fé de que conseguirei ter precisão manual suficiente, pergunto-lhe sobre aparelhos de afiação que vi na net. Vi que você já disse ter usado vários, mas que nenhum teria sido satisfatório.

Pergunto-lhe sobre aqueles manuais, que apenas acertam a angulação desejada, como os (quase) idênticos da Sharpening System da Lansky, da Gatco, da Smith. Já usou algum?

Abraços!

Faz uma "trapizonga" , muito mais fácil de acertar o ângulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Faz uma "trapizonga" , muito mais fácil de acertar o ângulo

Eu vi a trapizonga que vc fez. É, basicamente, a mesma proposta, com a diferença que a sua a lâmina fica na mão e ataca a pedra, sendo que nas que mencionei é o contrário.

A sua parece ser tremendamente mais firme, mas deve custar (pra quem não tem no mínimo uma serralheria) mais cara, não? Fora que acertar o ângulo sem um equipamento Starrett como aquele seu fica bem trabalhoso, né?

Abraços!

PS: A, a sua ficou top, bem legal. Parabéns!

Editado por Alexandre Sinigallia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu vi a trapizonga que vc fez. É, basicamente, a mesma proposta, com a diferença que a sua a lâmina fica na mão e ataca a pedra, sendo que nas que mencionei é o contrário.

A sua parece ser tremendamente mais firme, mas deve custar (pra quem não tem no mínimo uma serralheria) mais cara, não? Fora que acertar o ângulo sem um equipamento Starrett como aquele seu fica bem trabalhoso, né?

Abraços!

PS: A, a sua ficou top, bem legal. Parabéns!

Ela ficou é feia pacas e muito mal acabada. Mas funciona e realmente é muito firme.

Sobre o transferidor de ângulo não precisa (usei pq tenho aqui na fábrica). Só usei ele pra fazer as marcações e agora trabalho apenas com essas.

O velho Pitágoras da conta do recado.

Acredito que R$100 tá de bom preço. (incluso material)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Pessoal,

Seguem os telefones para contato com o instrutor de afiação que me foram passados

pela Silvana Mouzinho que também é cuteleira e me informou que em termos de afiação

o Flavio Duprat é a sua melhor referência !

Flavio Duprat

(11) 5517-6334

(11) 99295-1143

O Flavio costuma ter pedras naturais e industrializadas para venda e acredito ser a pessoa

mais indicada para indicar algum dispositivo de auxilio para afiação, visto que não me adaptei

com nenhum e faço minhas afiações de maneira inteiramente manual.

Coincidentemente neste final de semana afiei algumas laminas utilizando tão somente as pedras

cerâmicas de um destes dispositivos da Spyderco chamado "The Triangle Sharpmaker", que são

excepcionalmente boas para o acabamento final.
Este dispositivo se compõe de uma base que aloja 2 batões cerâmicos triangulares de grana média

ou 2 bastões de grana fina.
Estes bastões cerâmicos podem ser dispostos de forma a gerarem gumes de 20* para uso geral ou

ainda com angulo de 12* para afiação de tesouras.
Também podem ser dispostos em posição plana para afiação de formões ou afiação livre manual.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Pessoal,

Seguem os telefones para contato com o instrutor de afiação que me foram passados

pela Silvana Mouzinho que também é cuteleira e me informou que em termos de afiação

o Flavio Duprat é a sua melhor referência !

Flavio Duprat

(11) 5517-6334

(11) 99295-1143

O Flavio costuma ter pedras naturais e industrializadas para venda e acredito ser a pessoa

mais indicada para indicar algum dispositivo de auxilio para afiação, visto que não me adaptei

com nenhum e faço minhas afiações de maneira inteiramente manual.

Coincidentemente neste final de semana afiei algumas laminas utilizando tão somente as pedras

cerâmicas de um destes dispositivos da Spyderco chamado "The Triangle Sharpmaker", que são

excepcionalmente boas para o acabamento final.

Este dispositivo se compõe de uma base que aloja 2 batões cerâmicos triangulares de grana média

ou 2 bastões de grana fina.

Estes bastões cerâmicos podem ser dispostos de forma a gerarem gumes de 20* para uso geral ou

ainda com angulo de 12* para afiação de tesouras.

Também podem ser dispostos em posição plana para afiação de formões ou afiação livre manual.

Grande abraço

Odimir

Muitíssimo obrigado, Odimir!

Certamente entrarei em contato com ele.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.