Ir para conteúdo

4º Workshop de Atado Mosqueiros do Rio


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Celio, como é de vaga por ai?

não é tão fácil, inclusive pq as obras de expansão do metrô estão ocupando muitas ruas nas redondezas, mas em dia com tempo ruim, sem praia, é capaz de ser menos complicado estacionar perto

Avalie se não é uma boa vc atravessar de barca e pegar o metro no Centro. Parando na estação de Ipanema (e saindo na rua Jangadeiros/General Osório), vc estará a uns 30 metros da minha portaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Combinei com o Henrique chegar na General Osório às 8:30 e assim tomamos um cafezinho básico aguardando o horário. ;)

Tomem café no Terzetto, exatamente em frente à estação da Gal. Osório. Ou podem ir indo lá pra casa se quiserem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é tão fácil, inclusive pq as obras de expansão do metrô estão ocupando muitas ruas nas redondezas, mas em dia com tempo ruim, sem praia, é capaz de ser menos complicado estacionar perto

Avalie se não é uma boa vc atravessar de barca e pegar o metro no Centro. Parando na estação de Ipanema (e saindo na rua Jangadeiros/General Osório), vc estará a uns 30 metros da minha portaria

Entendi... Vou pensar no que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Henrique anote aí: Cafezinho no Terzetto! :D

Não vou caminhar tanto quanto gostaria, mas daqui da minha casa até a estação Uruguai são 3 Km ida e volta. :)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Henrique anote aí: Cafezinho no Terzetto! :D

Não vou caminhar tanto quanto gostaria, mas daqui da minha casa até a estação Uruguai são 3 Km ida e volta. :)

T+

Tentarei acompanhar os senhores nesse cafezinho.

Célio, ainda tem morsa sobrando aí? menos um peso para levar.

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Henrique anote aí: Cafezinho no Terzetto! :D

Não vou caminhar tanto quanto gostaria, mas daqui da minha casa até a estação Uruguai são 3 Km ida e volta. :)

T+

Fausto e Beto

Temos 2 opções para o café: (i) aquele bar da esquina que você mencionou hoje lá no Hajime, chama-se BIG NECTAR. (ii) Ou então o Terzetto, conforme o Célio indicou. No caso da primeira opção saia na escada rolante à direita. Se for o Terzetto , saia na última escada rolante. EU ESTAREI ESPERANDO NESTA, aí decidimos.

Abrçs.,

Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

E vcs não sabem da maior. De tarde vai ter festa no meu play. Acho que sobra tempo suficiente pra o ws, mas se precisar a gente sobe aqui pra casa e dá sequencia sem problema :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pequeno grande homem Fausto que horas você vai ligar, encontrar no metro. :mestre:

Deixe seu celular ligado e esteja pronto a partir das 07:50. ;)

Henrique nos comunicamos lá mesmo na praça para nos encontrarmos. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Deixe seu celular ligado e esteja pronto a partir das 07:50. ;)

Henrique nos comunicamos lá mesmo na praça para nos encontrarmos. :ok:

T+ :)

Falou !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Celio! :okok:

Tu foi um grande amigo e anfitrião! :ok:

Nos receber da forma que você fez é de fato uma prova de grande amizade e consideração. ;)

Em nome de todos mais uma vez muito obrigado. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado Celio! :okok:

Tu foi um grande amigo e anfitrião! :ok:

Nos receber da forma que você fez é de fato uma prova de grande amizade e consideração. ;)

Em nome de todos mais uma vez muito obrigado. :ok:

Imagina, meu caríssimo

Receber vocês foi um grande prazer

Dia excepcional!

Depois que vocês sairam, fotografei 3 moscas que atei. Depois baixo e posto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado Celio! :okok:

Tu foi um grande amigo e anfitrião! :ok:

Nos receber da forma que você fez é de fato uma prova de grande amizade e consideração. ;)

Em nome de todos mais uma vez muito obrigado. :ok:

Imagina, meu caríssimo

Receber vocês foi um grande prazer

Dia excepcional!

Depois que vocês sairam, fotografei 3 moscas que atei. Depois baixo e posto

Quero me juntar ao Fausto para agradecer ao Célio a gentileza de nos acolher em sua casa, para o Workshop. Foi um dia bem proveitoso, acho mesmo que chegamos até a abusar da hospitalidade do Célio. Meus agradecimentos extensivos aos demais participantes: Fausto, André, Vitinho, Beto e Jost.

Grande abraço à todos.

Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado, Henrique

Legal também saber que você e o Beto são vizinhos de bem perto

Fotos de algumas das moscas que atamos:

bendback:

BEND_BACK.jpg

EP Peanut Butter

EP_PEANUT.jpg

Lefty Deceiver

LEFTY.jpg

Editado por Celio
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Faço coro e agradeço de coração Celio, além do objetivo de trocarmos algumas técnicas e macetes para a montagem das moscas, os workshops nos presenteiam com muito mais, a conversa que temos e o estreitamento dos laços de amizade é muito mais valioso, não tem preço. :okok:

Sempre que nos encontramos sinto como se tivéssemos feito uma pescaria, a sensação de companheirismo e o espírito colaborativo virtual da nossa comunidade se materializa de forma pessoal e mais intimista.

Obrigado também a todos os que participam e ao Boss, por manter essa iniciativa. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O grupo reunido. :)

Workshop-20140525-01.png

Workshop-20140525-02.jpg

Choveu o dia inteiro, algumas vezes dava uma parada, mas depois começava a chuva novamente. Me encontrei com o Henrique na estação do Metrô e fomos para o café da manhã ali perto da estação mesmo. O André Ribeiro chegou em seguida, bem como o Jost e o Beto. Nosso anfitrião vei nos receber e seguimos para sua casa.

Bem diferente de um curso de atado, no Workshop nos reunimos para que posamos trocar experiências, técnicas e conhecer novos materiais de atado e dessa forma fica livre como serão as sequências de atado, e durante a manhã resolvemos atar streamers. Eu queria de qualquer maneira ver a dificuldade de atar o tal mini streamer para as trutas, e confesso que ainda não estou satisfeito com os resultados, deve ter algum material melhor para fazer uso e chegar no resultado que espero.

Depois vem mais fotografias por aí. :)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nóis mostra as vitória e também as derrota! :wallbash:

Minhas "tentativas" frustradas de atar wets:

DSCN6898.JPG

Gray Dabbler

Como não havia material na cor (marrom fogo) pra atar a Fiery Brown Dabbler, tentei fazer uma Gray Dabbler, mosca não trivial mesmo a variante do McPhail. Guardei tanto espaço do olho do anzol que a cabeça ficou enorme. :bag:

DSCN6895.JPG

Wet Genérica

Minha primeira tentativa de fazer uma asa de wet usando pedaços de penas, acabou ficando curta e acho que rígida demais, deveria ter optado por tirar um pedaço da parte de cima. :mellow:

Bom mesmo foi ver o Celio atando. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Comprei penas em pares para isso André e te entrego assim que chegar. ;)

Hen Pheasant Wing Feathers.

Depois mostro meus atados de nosso Workshop e como você disse, seja na vitória ou na derrota. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

DSCN6895.JPG

Wet Genérica

Minha primeira tentativa de fazer uma asa de wet usando pedaços de penas, acabou ficando curta e acho que rígida demais, deveria ter optado por tirar um pedaço da parte de cima. :mellow:

Vc tinha que dar o shape a pena antes de atar, esse trabalho é bem chato, é um puxa dali, estica daqui e as fibras se soltam. O ideal é tentar dar o shape antes de cortar a pena. Tirando a questão do shape, acho que a técnica de fixação da asa ficou boa, deu uma dobradinha, mas talvez seja pelo excesso de material, ou por ausência de força nos dedos que seguram a pena na hora da fixação.

Outra coisa importante é perceber que a ponta da pena da asa oferece um material mais duro e dificil de trabalhar, quanto mais para trás (mais próximo da parte da pena que se fixa no corpo do animal), mais fino e macio ficam as barbas da pena o efeito estético também muda muito entre as partes. Em relação a diferença na prática não posso falar nada pq nunca li nada sobre isso e nunca pesquei com uma mosca dessas.

Eu tenho atado na orelhada, usando pena de papagaio, vou começar a estudar quais tipos de pena são mais adequadas para fazer essas asas e as técnicas que são utilizadas nesse tipo de atado. Vamos trocando idéia.

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Engraçado, depois que usei justamente a parte de baixo (mais próxima ao corpo) achei mais dura comparando com a parte da ponta, mas pode ter sido por conta do tipo de pena, a parte de fora daquela pena é tão dura que dá pra usar as fibras como biots. :wacko:

O que eu fiz foi cortar as partes, juntar (tentando posicioná-las de modo a ficarem o mais simétrico possível) e depois de posicionadas, com uma volta "frouxa" do fio de atado definir onde seria o ponto de fixação, depois dos ajustes, tensionar o fio, mantendo os dedos que estão segurando as "asas" unidos para que as fibras "assentem" uma por cima da outra (mas não fui muito feliz, e ficou aquela dobra). :blush:

Orelhada quem fez fui eu! :bag:

As suas, pelo menos as que eu vi, estão é muito boas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André depois me mostra na prática assim que as penas que comprei chegarem, mas nesse caso não teria que usar menos fibras?

Vamos praticar num anzol #12 para não dificultar muito nossa aprendizagem, depois partimos para um anzol menor. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim, posso ter exagerado na quantidade de fibras, tentei manter a mesma largura do gap.

Esse anzol é #12, vou tentar fazer um teste com aquelas outras penas de peru, são penas menores, com fibras mais finas e mais macias (eu acho). :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

post-474-0-29239900-1401140585_thumb.jpg

Essa é uma pena de asa, que é a pena que eu uso, na ponta é mais dura, na base é mais macia, na parte de baixo fica o biot.

Eu não dou volta frouxa, já na primeira volta, pressiono bem as penas, junto com a linha entre os dedos e vou puxando o fio de atado até estar bem apertado, depois permaneço segurando as asinhas enquanto vou enrolando o fio para fixar. É importante pressionar com vontade o material entre os dedos para que as barbas assentem umas sobre as outras, sem escapolirem para os lados. Depois corto em ângulo para fazer a cabeça cônica. Por esse meio é difícil de explicar o processo, mas é um movimento muito simples.

Esse vídeo é bem legal

No vídeo ele dá uma volta completa e puxa para cima o fio de atado, isso evita a rotação do material. Se vc reparar bem uma asa ficou mais volumosa que a outra, mas o efeito ficou perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que peru não é uma boa :hum: Acabei de ver um vídeo do Mc Phail que usa peru para fazer essas asas.

Chuta uma pomba na rua e pega uma pena de cada asa, nem ata mosca com isso, so fica treinando em um anzol nu a colocação da asa.

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O preço foi muito em conta para as penas de faisão fêmea que comprei ontem e se não ficar bem legal para montar as asas das wet flies, vai servir como wing case mesmo ou outros usos. ;)

Depois do almoço fiquei no atado dessa Spider.

WET-20140524-01.jpg

Anzol Tiemco TMC 3761 #14, hackle uma pena de um cape de uma Hungarian Partridge que comprei pelo eBay, abdômen fio de floss amarelo, tórax duas fibras trançadas de pavão e o rib fio de cobre preto.

Pimpolho essa e mais algumas são para sua fly box 2015. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu não dou volta frouxa, já na primeira volta, pressiono bem as penas, junto com a linha entre os dedos e vou puxando o fio de atado até estar bem apertado, depois permaneço segurando as asinhas enquanto vou enrolando o fio para fixar. É importante pressionar com vontade o material entre os dedos para que as barbas assentem umas sobre as outras, sem escapolirem para os lados. Depois corto em ângulo para fazer a cabeça cônica. Por esse meio é difícil de explicar o processo, mas é um movimento muito simples.

Esse vídeo é bem legal

No vídeo ele dá uma volta completa e puxa para cima o fio de atado, isso evita a rotação do material. Se vc reparar bem uma asa ficou mais volumosa que a outra, mas o efeito ficou perfeito.

Foi mais ou menos o que eu tentei fazer, faltou foi catiguria. :bag:

Muito bom o vídeo, vou olhar com detalhes e tentar novamente. ;)

Acho que peru não é uma boa :hum: Acabei de ver um vídeo do Mc Phail que usa peru para fazer essas asas.

Chuta uma pomba na rua e pega uma pena de cada asa, nem ata mosca com isso, so fica treinando em um anzol nu a colocação da asa.

Naquele tópico das wets, citei que em um site que tem muitas receitas de wets o sujeito usa tudo que é tipo de pena, inclusive peru.

Apesar de não ter chutado nenhuma (ainda :whistle:) tenho umas penas de pombo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O preço foi muito em conta para as penas de faisão fêmea que comprei ontem e se não ficar bem legal para montar as asas das wet flies, vai servir como wing case mesmo ou outros usos. ;)

Depois do almoço fiquei no atado dessa Spider.

WET-20140524-01.jpg

Anzol Tiemco TMC 3761 #14, hackle uma pena de um cape de uma Hungarian Partridge que comprei pelo eBay, abdômen fio de floss amarelo, tórax duas fibras trançadas de pavão e o rib fio de cobre preto.

Pimpolho essa e mais algumas são para sua fly box 2015. :ok:

T+ :)

Aí hein Boss, "amarelou"!!! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ainda estou estudando o uso do floss. :D

Mas logo volto para as fibras de Pheasant Tail para o abdômen segmentando com esse fio preto. Vamos ver como vai ficar. ;)

Atei 4 dessas para o Pimpolho, duas em anzol #12 e duas em anzol #14. Agora vou atar com variações de material e cores do fio de floss. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tentei comprar ontem e o frete (handling) estava bem acima do que estava acostumado a pagar. :(

Me cobraram U$ 24 de handling e antes pagava U$ 5.90 por livro. Esse livro com frete ficava por U$ 40.00 e estou buscando outras opções de compra. ;)

É um ótimo livro e gostaria também de ter ele em PDF para consultas no computador.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Possível é, o problema agora é o custo para enviar os livros para cá. :(

Isso sem contar que posso ser taxado pelo Receita Federal, pois embora sejam livros, já houve caso de um dos amigos ser taxado, o que é um absurdo. :ko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kd as fotos das outras moscas atadas???

Vcs tão produzindo muito pouco... acho que tá sobrando papo e faltando trabalho! :bad:

posta aí...

Pior que foi isso mesmo, muito papo e pouco atado. Sem falar nas três horas de almoço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Kd as fotos das outras moscas atadas???

Vcs tão produzindo muito pouco... acho que tá sobrando papo e faltando trabalho! :bad:

posta aí...

a quantidade deu lugar à qualidade :whistle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O objetivo não é produção em massa e sim trocar técnicas, dicas e macetes pra certas moscas.

Demora-se mais que o tempo normal pra atar, as vezes atamos a 4 mãos, as vezes "seguindo o mestre", as vezes um passo a passo em vídeo, em fotos. De forma geral, o objetivo final que é trocar conhecimento é alcançado. ;)

Além do mais, o nível das moscas e qualidade final são altíssimos, não atamos moscas de 5 minutos! :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.