Ir para conteúdo

Micro Fishing


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Tem duas semanas que tenho estudado bastante essa questão e estou cheio de dúvidas. :happy:

http://www.tenkarabum.com/micro-fishing.html

Como muitos amigos sabem eu adoro pescar lambaris e desde então fiquei pesquisando o assunto na Internet até que encontrei esse site TenkaraBum (se bem que anteriormente o Blatt já havia me indicado). Comprei alguns materiais e estou aguardando que cheguem (espero que cheguem). Assim que chegar vou pescar lambaris e assim começar uma nova maneira de praticar a pesca de peixes pequenos.

Pelo que pude entender, ou melhor, que estou tentando entender, os micro peixes são chamados de Tanago lá no Japão e a prática de sua pesca é algo cheio de técnicas e materiais apropriados. Como aqui não temos essa cultura, acho que será legal mostrar um pouco do que vou começar a praticar e assim motivar mais alguns amigos a pesca de nossos vorazes lambaris, mas com um material mais apropriado, pois pesquei de Fly #2 e a brincadeira ainda não está boa, ainda é um conjunto muito pesado para um peixe tão pequeno, ao menos os lambaris daqui dos afluentes do rio São João.

Para falar a verdade, não vejo necessidade alguma em ter um conjunto de Fly para pescar lambaris, pois de Tenkara é muito mais divertida a pescaria. :ok:

Comprei uma varinha bem econômica apenas para ver como é na prática essa pescaria e se gostar, vou investir em outras.

kosasa-bluegill.jpg

Shimotsuke Kosasa 210

Length extended: 6' 11"
Length collapsed: 16 3/4"
Sections: 7
Weight: 2.0 oz

É uma varinha com 56 gramas e feita de fibra de vidro, e indicada para a criançada começar a praticar a pesca, daí então se algum dos amigos já teve essa experiência, participe desse tópico e assim vai me ajudar a pesquisar e aprender mais sobre o assunto. ;)

O pessoal exagera bastante nessa questão de micro fishing e estão se divertindo bastante.

micro-fish-brown-trout-2.jpg

Pretendo fazer muitas fotografias assim para mostrar aos amigos.

duskystripe-shiner-2.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, o Chris Stewart na minha opinião eh a maior autoridade em micro-fishing fora do Japão.

Sobre tuas compras fique certo de que vão chegar.

Sobre a pesca dos muito pequenos (lambarís e congêneres), mesmo uma vara tenkara as vezes pode ser ainda muito forte pra eles... No Japão, além das tanago rod existem tambem as varas seiryu que podem ser usadas pra pescar os pequenos.

O diferencial maior que noto entre as seiryu e as tanago está no tamanho, sendo as tanago bem mais curtas (2 metros pra baixo) e as seiryu mais longas (de 1.8 a 3.9 metros). Outro diferencial importante e que normalmente as tanago sao usadas com isca natural e as seiryu alem do engodo natural tbm se usam com moscas e portanto usadas pra praticar a técnica tenkara...

Aqui no Brasil lembro que quem gosta muito dessa brincadeira de microfishing (com isca natural e também moscas) é o Medeiros (AL) e o Costa... acho que em breve eles devem dar as caras aqui pra tw dar umas dicas.

Boa sorte e muita diversão na tua empreitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Antônio comprei no site TekaraBum por USD 32 + USD 11 de frete internacional.

Paguei via PayPal e para isso tem que criar uma conta.

http://www.tenkarabum.com/shimotsuke-kosasa.html

Valeu Blatt! :ok:

Estou animado com esse esse mundo micro fishing e espero fazer muitas pescarias assim para relatar por aqui. :yes:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, eu desde muleque sempre curtí os pequenos peixes e ricahos do Paraná.

Hoje mesmo residindo num ambiente totalmente diferente procuro adapatar

minhas preferencias da infância a ele.

Micro fishing é um caminho sem volta, uma viagem só

de ida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto... "Se o peixe não cresce, o material diminui."

A frase da minha vida!

KKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E por falar nisso, aceitando o "desafio" do amigo Sérgio Augusto, quando me presenteou com esse anzol e prestigiando a mosca Yellow Micro Gold Head do amigo Luca:

DSCN6558.jpg

O palito e a régua são reais, não é montagem! :p

DSCN6559.jpg

Comparada a um grão de arroz.

Essa é sua Boss ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba! :eek:

Agora não tem jeito, tenho que comprar uma trapizonga daquelas que os ourívers usam para enxergar melhor. :D

Vou comprar tippet 8x, pois será o único a passar no olho desse anzol. :happy:

Valeu André! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Além da lente, acho melhor você pensar também naqueles adaptadores pra atar midges, fixar um anzol desse tamanho nos mordentes (pinça) de uma morsa normal não é fácil e atar também fica mais difícil. Um adaptador com pinça bem fina acho que vai ajudar pacas! ;)

32_midge_in_vise.jpg

hmh-micro-jaw-fly-tying-vise.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ah sim, sem dúvidas, mas pela apresentação. :)

Mais um item aí pra lista, ontem quando fui testar o diâmetro do olho do anzol, precisei da lente, mas levar aquele trambolho pra pescaria não dá, então...

Ourives.jpg

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:cool2:

Fausto, comprei (também no site TenkaraBum) o acessório da foto abaixo.

Imprescindível pra quem passou dos 40 e pesca com iscas minúsculas

e tippets do 5X pra baixo.

Uso inclusive na hora de atar alguma micro-mosca ou pra ficar mais atento

ao fino detalhe.

-> http://www.tenkarabum.com/tenkarabum-store-streamside-tools.html

flip-focal-25.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok:

Beto, seria uma idéa perfeita se eu curtisse ficar em casa, o que infelizmente não é o meu caso kkkkkkk !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para o lado de vargem grande tinha uns espadas selvagens que chegavam perto dos dez centimetros. Quando eu estava pescando lambari, com isca natural, as vezes fisgava eles, no anzol #14!

São assim:

9150-004-4B9D94A6.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meus amigos mosqueiros - desculpem a minha intromissão no assunto -

Faz já um tempinho que venho utilizando a Tenkara

e as minhas varinhas assim como os da Gi (minha esposa) e um ainda que foi de presente para o amigo Feijão

eu adquiri com o Jorge Pozzobon e, posso garantir que é material de primeira qualidade e com preços adequados a realidade tupiniquim.

E não estou utilizando sómente para lambaris ou peixes deste porte, aliás minha intenção é de pegar os maiores kkkkkkkk claro dentro do limite do tippet fusível utilizado...

segue o link do Pozzobon

http://www.rodsbyjorge.com.br/

até

Editado por Mauro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Fausto

A primeira de 2,10 pode dar uma boa tenkara sim, podes testar com as linhas que te mandei na mini tenkara

A Hunter da Albatroz eu conheço também deve dar para usar as mesmas linhas é uma lambarizeira.

Por aqui estou tentando viabilizar com uns linguiçeiros um teste das tenkara na pesca de peixe rei de água doce, por aqui tem em tudo que é represa, só que não tão grandes como os pejerrey argentinos, estou vendo se consigo e depois posto os resultados ou a falta deles. Não sei que moscas usar, estou pesquisando.

Abraços

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho uma varinha Albatroz Hunter 180 dessa da foto, já tinha pensado em testá-la como Tenkara no meu quintal para ver o resultado, pelo jeito já vou testar a Albatroz direto no rio...é só sobrar um tempo. :ok:

Também tenho outa varinha semelhante a Albatroz Hunter 180 só que de outra marca, essa eu já tinha ideia que daria uma boa Tenkara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Administrador

Os camaradas vão em busca de micro fishing mesmo. :D

Já conhecia esse site e de fato fiquei surpreso com as técnicas aplicadas e no canal deles do YouTube tem muita coisa também, mas te confesso que eles vão além do que imaginava desse micro mundo da pesca. Outra coisa que me surpreendeu também são as varas que eles usam, imensas para pescar micro peixes, isso sem contar que para eles vale tudo e não somente usar iscas imitando insetos.

Os camarada vão até Nova Zelândia para praticar o micro fishing. :ohmy:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas eles usam isca natural, aí perde a graça.

Nem todos :D :

Although I haven’t done much micro fishing in the Piedmont region yet, I have done some micro fishing in the Appalachian Mountains of North Carolina, Tennessee, and Georgia. While Tenkara fly fishing the Tellico River just across the board from North Carolina in Tennessee, specifically in front of the Southern Appalachian Brook Trout Hatchery, I have caught Warpaint Shiners and a Yellowfin Shiner. I also caught an undescribed subspecies of the Rosyside Dace. Both were caught minutes apart on a size 20 brown colored nymph.

smokydace.jpg

Yellowfin Shiner (Notropis lutipinnis)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nossa, que tamanho de peixes e moscas! Do pó vieste, ao pó voltarás... Começamos nossa vida pescatícia com varinhas de mão e olha aí, depois dos 40 com as danadas na mão de novo...hehehe.... Faustinho, e quem diria que há dez anos atrás nem suspeitássemos de tanto, quando a bordo da Pocotó, hein?

Abração.

Editado por Fred Mancen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É verdade Fred, dentro da traineira Pocotó eu jamais imaginei que seria administrador de um fórum sobre pesca com mosca e me redimiria de todos os meus pecados! :laugh:

Brincadeiras à parte, é certo que tenho boas lembranças de tantas pescarias que já fiz em minha vida, seja de "linguiça", bait ou Fly Fishing ( ;)) e hoje para mim é grande uma curtição ir em busca dos pequenos no mundo Tenkara, mas até o momento não vou entrar tanto assim no mundo micro fishing, ainda mais agora que tentei colocar um lambari dentro de um tanque de micro fishing e não coube. :happy:

Então, quando quiser ir pescar lambaris é só falar. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.