Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Quando o caboclo não tem nada pra fazer...o resultado é só arte
Pra quem não entendeu, aguarde cenas dos próximos capítulos :p
trapizonga_zps4306032e.jpg
Este é versão Ogro Alemão filho de Hulk e Frankenstein. Se funcionar quem sabe rola a versão Anita.

Editado por Fausto
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Moderadores,

Tem como organizar meu post?

(Visualizo sem definição de parágrafos e somente link da foto; quando sigo para edição, os parágrafos são definidos, mas sem chance para colar a foto).

Firewall ou Bios ?

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Enfim, o negócio ficou feio pra kcildis, mas firme como um mamute.

Não sei se terá novas versões...

Regulagem variável, com marcação nos ângulos 17°, 20° e 25°.

Fizemos um teste, o bagulho quebra um galhão.

(teoricamente é a mesma dificuldade segurar uma lâmina em 17° ou na horizontal, mas isso é teórico; bem mais fácil pros "zóio" colocar a faquinha na horizontal)

Trapizonga2_zpsc14865a0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Carlos,

Ainda não entendi qual modo de operação, e se a finalidade é afiação de facas convencionais

ou facas industriais.
Em minha empresa fabricamos alguns modelos de facas e lâminas industriais, e os dispositivos que desenvolvemos são adaptados às nossa afiadoras universais e retíficas planas.

Pode nos explicar melhor ?

Abraços

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Faca convencional, Sr. Odimir.

A trapizonga está longe de ter uma precisão para indústria.

Inicialmente, eram apenas três regulagens (17°, 20° e 25°), mas com 44" do 2° tempo um japa avisou que com lâmina oriental o ângulo pode variar (menor que 15°).

O jeito foi fazer um rasgo no guia...

Necessariamente é:

1) Acomoda a pedra;

2) Regula a mesa superior para que fique no ângulo desejado;

3) Mãos à obra.

Simples :)

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Hmmmm...entendi !!! :graduado:

A faca sempre trabalhará em um mesmo plano vertical.
A pedra é que mudará sua angulação conforme seja o tipo ou angulo da lâmina.
Parabéns ! :bs-aplauder:

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu ainda não entendi. :huh:

A faca vai correr em um trilho a 90º e a pedra inclinada? Mas como a faca vai atacar a superfície da lâmina? :mellow:

:):):)

André,

A pedra fica estacionária e presa ao suporte oblíquo que estará ajustado e fixo no angulo desejado.

A lamina segura com uma ou duas mãos, fará uma trajetória descendente em um plano vertical contra a superfície da pedra estacionária.

A guia da lamina são as próprias mãos, assumindo-se ser mais fácil e seguro orientar o movimento em um plano vertical definido e constante.

Grande abraço

Odimir

Este é o conceito :

Imagem021.jpg

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ah, entendi, obrigado mestre Odimir.

Havia entendido que esse "Jig" ia acertar tudo, mas já é uma grande adianto. :ok:

Seria o ideal, mas tira o tesão da brincadeira.

Como o Sr.Odimir já comentou, existem máquinas que fazem o serviço sozinhas. Tive a oportuinidade de ver uma trabalhando em uma faca de picador de toras. Interessante.

Meu intuiro era reduzir "um pouco" o erro no ângulo.

Na verdade, isso é coisa de gente que não tem nada pra fazer e tá só na vagabundagem. :bag:

Concordo com o Jost em outro tópico: Bastar treinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim, sem dúvida, mas por mais que eu tentasse, não conseguia amolar corretamente meus formões e a única maneira foi apelar pra uma dessas maravilhosas trapizongas, muito parecida com a sua, que resolveu o problema. :ok:

03E42.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Seria o ideal, mas tira o tesão da brincadeira.

Como o Sr.Odimir já comentou, existem máquinas que fazem o serviço sozinhas. Tive a oportuinidade de ver uma trabalhando em uma faca de picador de toras. Interessante.

Meu intuiro era reduzir "um pouco" o erro no ângulo.

Na verdade, isso é coisa de gente que não tem nada pra fazer e tá só na vagabundagem. :bag:

Concordo com o Jost em outro tópico: Bastar treinar.

:):):)

Carlos,

O conceito é muito bom e certamente é de grande valia como auxilio na manutenção dos ângulos de corte durante as afiações.

Se estiver na vagabundagem, poderemos contratar teus préstimos na G-Tech ou então vamos pescar matrinxãs no Velho Chico que com certeza ganharemos mais..... :laugh:

Grande abraço e parabéns pela conclusão da trapizonga !

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:):):)

Carlos,

O conceito é muito bom e certamente é de grande valia como auxilio na manutenção dos ângulos de corte durante as afiações.

Se estiver na vagabundagem, poderemos contratar teus préstimos na G-Tech ou então vamos pescar matrinxãs no Velho Chico que com certeza ganharemos mais..... :laugh:

Grande abraço e parabéns pela conclusão da trapizonga !

Odimir

O senhor está em Minas, correto ?!

Talvez eu faça SP-Cuiabá em abril de carro (MG seria caminho, pois quero passar em Uberlândia).

Seria um imenso prazer conhecê-lo.

Abração,

Carlos

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu comprei os meus jigs de afiação de formões e plainas na Lee Valley canadense... affes lojinha miserável de bonita :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O senhor está em Minas, correto ?!

Talvez eu faça SP-Cuiabá em abril de carro (MG seria caminho, pois quero passar em Uberlândia).

Seria um imenso prazer conhecê-lo.

Abração,

Carlos

:):):)

Carlos,

Caso tenha a oportunidade de fazer um "pit stop" em Varginha será um enorme prazer recebe-lo.

Moro a apenas 8 Km da represa de Furnas, a 5 Km do rio Verde , e a 20 Km do rio Sapucaí, e embora estes locais não representem mais verdadeiros paraísos de pesca como outrora, sempre é possível "chicotear" alguns streamers !

Se tiver disponibilidade de tempo poderemos dar uma esticada até o Velho Chico.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu comprei os meus jigs de afiação de formões e plainas na Lee Valley canadense... affes lojinha miserável de bonita :)

:):):)

Jost,

Há bom tempo não tenho adquirido ferramentas manuais de qualidade, e esta loja certamente não oferece ferramentas tão maravilhosas e refinadas como a quinze anos atrás.

Me refiro à Garret Wade, onde ainda se encontram boas ferramentas e materiais para afiação.

http://www.garrettwade.com/sharpening-and-grinding/c/12400/

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:):):)

Jost,

Há bom tempo não tenho adquirido ferramentas manuais de qualidade, e esta loja certamente não oferece ferramentas tão maravilhosas e refinadas como a quinze anos atrás.

Me refiro à Garret Wade, onde ainda se encontram boas ferramentas e materiais para afiação.

http://www.garrettwade.com/sharpening-and-grinding/c/12400/

Grande abraço

Odimir

Bem interessante esta loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

:):):)

E o que mais me surpreendeu foi a disponibilidade de plainas manuais do tipo "block" das marcas Stanley e Lie Nielsen, que são usadas na fabricação de blanks de varas de bambu.
As únicas que encontrei no Brasil foram na Casa Paulo Weigand (SP) da marca inglesa Record, há cerca de quinze anos atrás.

http://www.toolsbr.com.br/secao/861949/PLAINAS

Grande abraço

Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Patrono

Enfim, ontem foi dia de seguir a dica do Sr.Odimir.

foto3_zps532fb0a9.jpg

Peguei as facas mais mequetrefes e fui pra bancada.

Na sequência arkansas soft, hard e pra finalizar o estropo.

Duas facas ficaram no ponto de cortar cabelo do braço. Yes!!!

As outras ficaram meia boca... :mellow: (será a dureza do aço ???)

Senti falta de uma pedra antes da soft (talvez seja a pecinha...falta "catiguria")

Enfim, a tal da Arkansas é bacana mesmo.

Valeu pela dica, Sr.Odimir

Editado por Carlos Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Carlos,

Mesmo um aço de qualidade inferior que nem mesmo seja indicado para cutelaria tem condições de apresentar um gume cortante como navalha quando corretamente afiado.
Quando isto não acontece, é porque houve falha em alguma etapa do processo de afiação, geralmente ocorrida durante o desbaste inicial.
Pessoalmente faço o desbaste inicial com uma pedra industrializada macia com dupla face (grossa/média), lubrificando com água abundante.
Se a dureza da faca permitir, costumo também fazer o desbaste prendendo esta em uma morsa e usando uma lima do tipo mursa da K&F conhecida como "lima para enxada", que na minha opinião é a que melhor funciona para esta aplicação.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Lima ou pedra e chaira, afio minhas facas assim há 8 anos, problema é que come as facas..

:):):)

João,

Todo processo de afiação por ser abrasivo, necessariamente remove material da lamina provocando o desgaste.

A afiação com chairas convencionais proporciona um corte bastante bom para aplicações utilitárias de cozinha e uso geral, mas não é possível obter um gume extra fino com corte de navalha, como os obtidos com pedras especializadas.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Com toda certeza Seu Odimir, mas uma faca convencional consegue ficar afiada como uma navalha?

:):):)

João,

Qualquer faca convencional ou mesmo qualquer lamina de aço de qualquer qualidade poderão adquirir gumes cortantes como navalha, desde que afiadas de maneira apropriada.

A diferença estará por conta da durabilidade do gume e retenção do corte.

Quando vier em casa traga uma de suas facas para afiarmos.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.