Ir para conteúdo

Canivete Mauser modelo M-2 (Solingen)


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Amigos,

Quando decidi me desfazer de minha coleção de facas e canivetes com cerca de 200 peças, optei por ficar com algumas destas lâminas para meu próprio uso.
O critério de escolha não foi baseado na seleção das consideradas melhores ou mesmo mais bonitas, mas sim nas que tivessem um caráter utilitário ou mesmo afetivo e me agradassem.
Dentre estas lâminas selecionei um canivete Mauser modelo M-2 de fabricação alemã (Solingen), por ser um excelente canivete utilitário e estar associado a marcantes lembranças de minha primeira excursão de pesca no Chile, na qual me acompanhou prestando valiosos serviços.
Possuo este canivete há cerca de 20 anos....

Características :

- Comprimento da lâmina : 8 cm.
- Comprimento total aberto : 18 cm.
- Acabamento da lâmina : escovado em cinta abrasiva (satin finish).
- Sistema de fechamento e trava : "lock back".

- Talas da empunhadura : madeira de tília (que até hoje guardam olor agradável e característico).

- Guardas e rebites das talas : fabricados em liga nickel silver (um tipo de alpaca).

- Lâmina : aço inoxidável AISI 440 C com dureza 54/56 HRC.

O material AISI 440 C, trata-se de um aço inoxidável martensítico (temperável) de especificação norte americana.
Este aço pode alcançar elevada dureza pós têmpera e revenimento alcançando 58/60 pontos na escala Rockwell C.
É utilizado em várias aplicações industriais como rolamentos especiais, assentos de válvulas, e também como "aço-ferramenta" na fabricação de ferramentas de estampagem e matrizes de conformação de latas e embalagens para o setor farmacêutico e alimentício, entre outras tantas aplicações.
Nesta categoria de especificações encontram-se também os aços AISI 440 A e 440B, também utilizáveis em cutelaria e fabricação de instrumentos cirúrgicos.
Contudo, o aço AISI 440 C é o que apresenta o mais elevado teor de carbono em sua composição química, sendo também o que alcança maior dureza pós têmpera.
Este aço propicia excelentes lâminas com alta dureza, tenacidade, ótima retificabilidade, facilidade de afiação, facilidade de polimento com alto brilho, e elevada retenção de corte.

Composição química (%) :

- Carbono : 0,95 - 1,20
- Cromo : 16 -18

- Manganês : 1,0

- Silício : 1,0
- Fósforo : 0,040

- Enxofre : 0,030
- Molibdênio : 0,75

Aproveitei o "pique" da criação do sub fórum de Cutelaria para revitalizar algumas destas peças.
A bainha deste canivete foi feita por mim em couro e costurada à mão com barbante de celeiro constituído por fibras de rami torcidas e enceradas.

Grande abraço

Odimir

Seguem algumas fotos :

Imagem010.jpg

Imagem012.jpg

Imagem014.jpg

Imagem016.jpg

Imagem017.jpg

Imagem018.jpg



  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Lindão e pelos comentários deve ser muito bom.

Alemão tem jeito pra coisa, "o povinho que faz uns trem organizado".

Sou fã.

Muito legal os comentários sobre dureza e comparativos de aços. (lembrei das aulas de Metalografia e CM...Chiaverini, Colpaert, Van Vlack... :mestre: )

Logo logo teremos um banco de dados bem bacana e isso com certeza auxiliará e muito na aquisição de novas lâminas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Lindão mestre! :)

Quando eu era moleque tinha uma pequena coleção, nada muito sofisticado, mas eu adorava canivetes. Sempre que viajava com meu pai, era o que eu pesia de presente.

Hoje ainda guardo o primeiro Victorinox que ganhei e uma outra peça que era do meu avô, vou tentar descobrir mais informações sobre ela e coloco umas fotos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Boa ideia seu Odimir! :okok:

Foi ótimo você ter essa iniciativa, pois em muitos casos não é o valor do material que vem em primeiro lugar, mas sim o valor pessoal ( :ok:). Espero que motive outros amigos a mostrar suas lâminas sem nenhum preconceito é claro. ;)

Para informar os amigos, ainda são encontrados canivetes assim à venda? :mellow:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Lindão mestre! :)

Quando eu era moleque tinha uma pequena coleção, nada muito sofisticado, mas eu adorava canivetes. Sempre que viajava com meu pai, era o que eu pesia de presente.

Hoje ainda guardo o primeiro Victorinox que ganhei e uma outra peça que era do meu avô, vou tentar descobrir mais informações sobre ela e coloco umas fotos. ;)

:):):)

André,

Muito boa ideia !

Espero que como você outros membros também se animem a postar suas lâminas e comentários pois desta forma

vamos adquirindo uma visão mais ampla deste fascinante universo !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.