Ir para conteúdo

Tenkara na Patagônia 2014


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Como muitos que acompanham diariamente os assuntos aqui tratados em nossa reservada comunidade, planejei fazer essa pescaria de fevereiro/março na Patagônia Argentina no esquema da pesca com vara de mão chamada Tenkara e foi dito e feito, reservei varios dias de pesca para serem feitos assim e aprender mais sobre as técnicas usadas, bem como suas dificuldades. :ph34r:

Digo dificuldades porque tive a satisfação de ter uma grande truta marrom na ponta da linha por longuíssimos 8 ou 10 segundos tentando ela até que ela resolveu dizer adeus e partir o tippet 5x levando minha mosca MRD (wet fly). :rolleyes:

Foram os 10 segundos de maior dúvida sobre o que fazer, pois no começo ela aceitou a peleia numa boa, mas depois disse assim: "Vou parar de brincar com esse gordo e ver se ele sabe correr rio acima" :D

Estranho ver um sujeito na região com material que não seja de Fly Fishing, tanto que fui algumas vezes observado por outros pescadores que acharam tudo muito estranho, ao ponto de um grupo deles se aproximar de mim e conversamos um bons momentos sobre o tipo de pescaria que estava fazendo. Interessante mesmo é observarem a linha trançada e o casteio com suas limitações de alcance. Lembrando que estamos falando de rios patagônicos que muitas vezes são largos e precisamos fazer arremessos mais longos para apresentar a mosca, mas com Tenkara não tem isso, você tem que escolher onde pescar e deixar de lado outros pontos de arremessos que poderiam ser alcançados no Fly Fishing bastando mudar de direção e alongar o arremesso. Tirando essa questão, pescar de Tenkara é muito bom e a briga com a truta é algo que também faz o pessoal parar para observar. :ok:

Começou no rio Quillén na região de Aluminé.

TENKARA.PAT.2014_001.jpg

Obs.: A máscara de "oncinha" faz parte da frescura. :happy:

Próximo a velha ponte caída do rio Quillén.

TENKARA.PAT.2014_002.jpg

Em trechos de águas rápida a pesca traz peixes maiores.

TENKARA.PAT.2014_003.jpg

Tamanho dito como padrão 30 cm.

TENKARA.PAT.2014_004.jpg

Alguns arremessos rente a vegetação traz bons resultados.

TENKARA.PAT.2014_005.jpg

Usei a linha mais longa (4.0 mts) que o Jorge Pozzobon fez para mim.

TENKARA.PAT.2014_006.jpg

Uma constante as trutas desse porte de 25 cm.

TENKARA.PAT.2014_007.jpg

Em alguns momentos tinha que me esticar todo para controlar a truta.

TENKARA.PAT.2014_008.jpg

Novamente tamanho padrão.

TENKARA.PAT.2014_009.jpg

Quando assim estavam medindo algo próximo a 24 cm.

O bastão de vadeio foi um aliado, mas é uma tralha a mais dentro d'água.

TENKARA.PAT.2014_010.jpg

O mano Fabio também na Tenkara.

TENKARA.PAT2014_012.jpg

TENKARA.PAT2014_011.jpg

Aqui uma de tamanho maior e sendo acima de 33 cm a briga era danada de boa.

TENKARA.PAT2014_013.jpg

Uma marrom para contar história e a mesma questão, passou de 30 cm a briga era boa.

TENKARA.PAT2014_014.jpg

Infelizmente não tenho mais fotografias pescando de Tenkara, pois uma parte do tempo o Marcelo não estava o bastante próximo de mim para fazer imagens de minhas capturas, mas foi muito bacana fazer mais essa pescaria "tenkareando" os rios da Patagônia Argentina e certamente estarei lá de novo vergando minhas varas Tenkara com as trutas arco íris e marrons. :ok:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como meu irmão escreveu, realmente a varinha de mão limita bastante a captura em alguns rios da região onde pescamos.Entretanto, não foi algo decepcionante. Já estavamos preparados para perder alguns exemplares grandes nos rios onde não era possível um rápido deslocamento como no caso do QUILLÉN onde o fundo tem pedras de diferentes tamanhos inviabilizando qualquer tentativa neste sentido.No meu último dia nesta temporada, pesquei somente nesta modalidade (Rio Malleo). Obtive ótimas capturas , inclusive uma aproximando-se das 800 gramas, que só posou para fotos porque estava desnorteada !!!! rsrsrsr. Foi capturada na forma clássica , rio acima, na mosca seca , e resolveu ajudar não descendo de forma alguma. Foi relativamente fácil dado ao seu tamanho. Vou colocar uma foto da criatura em breve !!! É muito agradável e produtiva esta modalidade de pesca pois permite um maior número de arremessos sem precisar tanto esforço recolhendo linha. Mas que fica engraçado , fica !!! Também verifiquei um grupo de pescadores locais pararem o carro na estrada e ficarem observando.

Vou continuar dedicando sempre em minhas pescarias um tempo para esta modalidade !!!

Abraços

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, para não perder aquela marrom de novo use tippet 4X, a vara aguenta. Vou ver se faço uma vara mais comprida, que na hora da briga facilita um pouco, mas tou pensando aqui numa de fibra de vidro, mais lenta, para usar com tippet 3 e 4Xe brigar por mais tempo. Pena que é mais pesada.

No mais bela pescaria, mas realmente em locais de bastante água sempre vamos perder alguma.

Bom ver a surpresa do pessoal com a tenkara na Patagônia, os argentinos já estão fabricando tenkara, mas acho que não investiram por lá ainda.

Parabéns ao Fábio pelas capturas e belas fotos. Fausto essa marrom é uma das primeiras fotos da dita cuja em tenkara por aqui.

Jost, deixa de ser preconceituoso com meus caniços..............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk são tão bonitos e eficientes...............kkkkkkkkkkkk.

Inveja da boa de vocês. Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Jorge quando quiser podemos fazer um circuito extra econômico de pesca na Patagônia e verás que é possível de ser feito por muito menos que pode imaginar. Será uma viagem internacional por menos que uma nacional. ;)

Além disso serão mais "tenkareanos" na Patagônia mostrando aos ermanos uma pesca diferente de suas trutas. :ok:

Mano manda as fotos e resolvi por aqui. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Beleza pura Irmãos Pinto, :bs-aplauder:

Brigar no "braço" sem linha pra "dar" ao peixe e fina desse jeito é dureza mesmo. Mas já provaram que é possível. :ok:

E agora, qual será o próximo desafio? Tenkara na flotada? :huh:

Que tal? :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

pole-and-line-skipjack.jpg

:dry:

Putz !!!! Show de bola !!!!

Gostaria de pescar trutas aos montes assim !!! Não ficaria nem um pouquinho envergonhado !!!! rsrsrsrsr

Jost, Vc não sabe o que está perdendo !!!! Ainda mais que és viciado em ninfas !!!!!!

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza pura Irmãos Pinto, :bs-aplauder:

Brigar no "braço" sem linha pra "dar" ao peixe e fina desse jeito é dureza mesmo. Mas já provaram que é possível. :ok:

E agora, qual será o próximo desafio? Tenkara na flotada? :huh:

Que tal? :p

Pode parecer piada, mas não descarto a possibilidade !!!! Descendo o rio no bote não creio que percamos muitas !!!! E nas famosas paradinhas para um rápido vadeio então ?????

Sei não !!!! Rsrsrsrsr

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Fausto e Fábio, parabéns e muitíssimo obrigado pela iniciativa.

Esta empreitada agrega muito valor e conhecimento a este espaço.

A última palavra sobre tenkara (fora do Japão) está longe de ser escrita

e são muitas as combinações de vara/linha /mosca/apresentação a ser experimentadas

até se chegar a um capítulo final.

Sobre o alcance do equipamento Fausto, o amigo sabe que tenkara originalmente é feita pra rios de menor porte.

Pra rios de maior porte os americanos usam a técnica "long line tenkara" (que também é usada no Japão): .

Linhas com 2 vzs o tamanho da vara + tippet. Neste caso pra diminuir o "drag" usam linhas de fluorocarbono nº4 (0.33 mm) por ter menos

peso que as linhas trançadas e se torna mais fácil manter a linha suspensa no ar.

Sobre o tippet, como bem disse o Jorge, as tenkara BR suportam o 4X (5 libras) muito bem que pode lhe dar uma vantagem adicional

na captura de um exemplar de maior porte.

No mais vocês já devem ter percebido que com tenkara as idéias de novas experimentações fluem na mesma medida que as dificuldades se apresentam.

Eu particularmente gosto dessa parte que flerta com o improviso a apela pra nossa criatividade. :wub:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na verdade as TenkaraBR nos modelos que estou montando suportam, segundo as especificações do fabricante do blank, tippets até 3X e sei que já foram usados, se não me engano o Leandro Vitorino já usou em Goiás e mais alguns companheiros usaram na pesca de pequenos dourados e piraputangas.

Coloco com especificação nelas 4 a 6X, porque acho mais adequados, mas elas suportam mais pois a especificação delas é 8 lbs.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Jorge vou manter 4x como limite para assim testar em futuras incursões na terra da marrons. :graduado:

Se uma delas arrebentar um tipper 4x é porque mereceu ou melhor, a pecinha aqui não merecia por as mãos nela. :happy:

Usei a linha mais longa que o Jorge enviou para mim (uma linha trançada estrategicamente em duas cores para rápida e fácil identificação) e conectei a ela 60 cm de linha 0,25 para então entrar com um pré tippet 4x (80 cm) e finalmente um tippet 5x (1 metro). Fiz isso para de fato aumentar o comprimento total e alcançar um pouco mais de distância de apresentação nos arremessos. Só nesse afunilamento conseguir somar à linha Tenkara 2,4 metros que somando passou o comprimento total da vara em 2 vezes. De uma forma ou de outra já estava pensando em algo como você sugere em seu texto e até que não deu muito trabalho não, as trutas eram bem dominadas e conseguia trazer bem em dois estágios, primeiro a linha 0,25 mm para minhas mãos e depois puxava os tippets com bastante atenção. Numa dessas perdi uma bela truta arco íris com quase 40 cm, pois não tinha como passar o puça sem fazer esses procedimentos. Em determinado momento ela reagiu rapidamente e eu não. :happy:

Neste caso pra diminuir o "drag" usam linhas de fluorocarbono nº4 (0.33 mm) por ter menos peso que as linhas trançadas e se torna mais fácil manter a linha suspensa no ar.

Vou pesquisar e estudar mais sobre a aplicação dessa linha. :yes:

Em sua maioria as trutas que capturei são menores que 40 cm (muitas com 25~30 cm) e quando são bem trabalhadas, com tipper 5x fica fácil dominá-las, mas vocês tem razão, pois posso esbarrar numa maior e daí então a experiência de usar um tipper 4x será ótima. Outra limitação que passei foi quanto ao wader que levei, pois era uma calça e muitas vezes era necessário dar um passo para trás para não ser inundado, daí então um wader longo será o adequado para pescar de Tenkara.

Durante nossos jantares conversamos bastante quanto a questão de usarmos um tipper 5x ao invés de 4x e em comum acordo consideramos como sendo o mais invisível para apresentar as moscas Wet e Flymphs e assim aumentarmos as capturas. Não testei, mas um tippet 6x seria ótimo para ser usado em trechos rasos onde estão as menores.

Flymph

PTSH-Metal-Bead.jpg

Mosca que por sinal será modelo para meus atados, pois gosto do uso das fibras de Pheasant Tail.

Wet

the-professor.jpg

Tirando esse rib, basicamente minhas wets são atadas assim e também dando preferência as fibras de Pheasant Tail.

Essas duas moscas fizeram história esse ano em nossas pescarias, mas nosso grupo está longe de ser considerado coberto de razão quanto ao uso delas, apenas observamos melhor resultado de capturas usando tais moscas. Ao menos foi assim em várias situações, onde testei outras moscas clássicas e não deu o resultado esperado ou melhor, que eu esperava, pois sou fominha, gosto de capturas. Um dia bom de pescaria 30 trutas eram capturadas ou pouco menos. Creio que somente o Jost teve um dia de captura com 40 trutas ou pouco mais.

Sua Tenkara foi muito bem testada Jorge e dá conta do recado lá na Patagônia sim senhor. :okok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Creio que somente o Jost teve um dia de captura com 40 trutas ou pouco mais.

43 no Malleo e 40 no Caleufú, mais pela correta escolha da isca (wet laranja no primeiro e flymph rosada no segundo) que por qualquer outro motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok:

Fausto, segue abaixo um post do Daniel Galhardo

sobre o sistema "long line tenkara".

Acredito que fora do Japão ele seja o maior defensor e entusiasta dessa técnica.

Boa leitura.

http://www.tenkarabum.com/long-line-tenkara.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu Blatt. ;)

Essa aqui é do mano no rio Malleo agora dia 1º de março. :)

TENKARA.PAT2014_015.jpg

Por incrível que possa parecer foi exatamente no mesmo tramo do rio onde pegou sua primeira truta com Tenkara em novembro do ano passado. :graduado:

post-1-0-22730000-1386351240_thumb.jpg

Nesse dia ele perdeu sua luva da SIMMS e voltou lá, e encontrou essa bela arco íris. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindas fotos, ótimo depoimento e ótimos comentários, mas eu queria botar um pouco de lenha na fogueira...

Pescar de Tenkara, com ninfa, pode ser considerado "pesca com mosca"?

Se sim, ótimo, mas se não, o Boss está desvirtuando o Forum?? :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sou subversivo. :D

Bem... nesse caso as ninfas são a forma dos insetos imaturos e sendo assim, é mosca imatura. :graduado:

Mas eu pesquei muito mais com wet flies e não com ninfas. :cool2:

Bom te ver por aqui mais vezes. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Todo e qualquer recurso de Pesca onde se utilize Atados de Moscas é Pesca com Mosca.

Até o uso de Spinning com boia de arremesso desde que a isca seja um atado de Mosca é Pesca com Mosca.

O que muda é apenas a sua técnica.

Se utilizarmos um Plug num conjunto de Fly, tal pescaria será de Casting com Plug e não Pesca com Mosca.

Essa é outra polemica pois a quem não considere o uso de equipamento de fly com Varejeiras (Spinglo) como Pesca com Mosca.

Eu sou um deles pois considero o Spinglo um artefato e não um atado, embora muitas das moscas não sejam própriamente Mosca :laugh:;)

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Até o uso de Spinning com boia de arremesso desde que a isca seja um atado de Mosca é Pesca com Mosca.

Sim Tuã e pratica-se essa técnica na Patagônia em diversos de seus rios e riachos, e é permitido, pois fica caracterizado como pesca com mosca para os guarda fauna. É estranho isso, mas vi muitos pescadores equipados com boia de arremesso e mosca na ponta da linha, e pescando sem problema algum, se bem que esse ano não vi guarda faunas em rio algum, mas havia muita polícia nas rodovias.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D:D:D:D:D:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Sabia que ia começar uma pequena controvérsia, mas aí vai...

Eu comecei a pescar com mosca nos EUA, daí, Flyfishing, bom, eu só considero pesca com mosca, a pesca com equipamento de flyfishing, ou seja varas longas de fly, com linhas de fly e flies, ou moscas...

Mas essa é só minha opinião.. :yahoo::yahoo::yahoo:

Boss, sempre estou acompanhando o fórum, mas estive um pouco afastado por problemas que espero não voltem mais...

Estou sem pescar faz tempo, mas pelo menos posso ficar em contato com os amigos pescadores...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D:D:D:D:D:bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Sabia que ia começar uma pequena controvérsia, mas aí vai...

Eu comecei a pescar com mosca nos EUA, daí, Flyfishing, bom, eu só considero pesca com mosca, a pesca com equipamento de flyfishing, ou seja varas longas de fly, com linhas de fly e flies, ou moscas...

Mas essa é só minha opinião.. :yahoo::yahoo::yahoo:

Boss, sempre estou acompanhando o fórum, mas estive um pouco afastado por problemas que espero não voltem mais...

Estou sem pescar faz tempo, mas pelo menos posso ficar em contato com os amigos pescadores...

Abraços

RTacirio, a técnica de pesca de mão com moscas no Japão (Tenkara) e Europa (Valsesiana) são antecessoras da pesca de Fly o que as tornam Patronas da Modalidade Fly.

Ambas as modalidades envolvem características mutuas.

Enquanto o Fly evoluiu para uma técnica que prima maiores arremessos e o recurso de carretilha para tal finalidade, propiciando um melhor desempenho em rios e lagos de maiores dimensões, a Tenkara manteve suas características evoluindo para um aprimoramento técnico na pesca com Moscas, justamente em locais de córregos de poucas dimensões e profundidades.

Lembro que são técnicas e estilos diferentes de Pesca com mosca mesmo porque se a Tenkara não utilizar moscas, sua técnica não é mais considerada Tenkara, mas sim Keiryu, técnica que utiliza iscas naturais para pesca. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lá vamos nós...

Eu falo de flyflishing é flyfishing e pesca com mosca (em português do Brasil), tenkara é tenkara, ué...

Questão de semântica e opinião.

Eu não critico ninguém, então, quero ter minha opinião respeitada, não estou falando de história ou outra coisa...

Desculpe se não entendeu a brincadeira...

Outra coisa, eu sou sansei e coneço um pouquinho disso aí também.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lá vamos nós...

Eu falo de flyflishing é flyfishing e pesca com mosca (em português do Brasil), tenkara é tenkara, ué...

Questão de semântica e opinião.

Eu não critico ninguém, então, quero ter minha opinião respeitada, não estou falando de história ou outra coisa...

Desculpe se não entendeu a brincadeira...

Outra coisa, eu sou sansei e coneço um pouquinho disso aí também.

Obrigado

Bem, minha intensão poi passar conhecimento e não polemizar sobre a opinião de ninguém pois acredito que opinião e pretensão são que nem Água Benta, cada um tem a que quiser.

Desculpe-me se passei tal impressão. Morreu Maria Preá. Finito ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:D

Pra mim não tem polêmica.

Tenkara, fly caipira, valsessiana, Chia, pindá-siriricá, loop rod (ou qualquer outra designação),

é fly fishing da melhor qualidade, ponto final!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Respeitadas as opiniões de cada um, afinal são opiniões e tem que ser respeitadas.

Mas a grande diferença entre a Tenkara e o fly fishing é apenas a carretilha, inexistente na tenkara, pois esta usa como linhas na versão tradicional líderes torcidos de fly, running lines e outros. Usa os mesmos tippets do fly. Casteia igual fly apenas limitado o casteio ao comprimento da linha. Usa as mesmas moscas do fly na maioria das situações.

Então, como pesco nas duas modalidades, a mim me parece um fly mais radical, dada a limitação de comprimento de linha para trabalhar o peixe.

Não há que se esquecer que o fly começou sem carretilha, então a tenkara me parece um pouco de volta ao passado com materiais modernos, apenas isto.

Mas amigos, um pouco de polêmica respeitosa e muitas vezes brincalhona faz bem ao subfórum, aliás um local de discussões de opiniões e confraternização.

Grande abraço e o importante é o peixe mordendo a mosca.

Jorge

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindas fotos, ótimo depoimento e ótimos comentários, mas eu queria botar um pouco de lenha na fogueira...

Pescar de Tenkara, com ninfa, pode ser considerado "pesca com mosca"?

Se sim, ótimo, mas se não, o Boss está desvirtuando o Forum?? :D:D:D

Taciro,

A truta da foto foi pescada na forma clássica. Rio acima e com mosca seca. Foi atada pelo Krieguer e certificada por mim em 2009. Uma mosca em EVA, com barriga marrom e asas brancas que tinha a pretensão de imitar uma Elk Hair !!!! Tenkara de ser bem clássica esta modalidade não ??? Rsrsrsr

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já está avisado que com esses caniços de mão não volta a fazer grupo comigo! :laugh:

Jost meu velho , Vc está virando um "radical Chic " !!!! rsrsrsr

"TENKARA " , um dia ainda vais ter uma !!!! Rsrsrssr . Lembra dos primeiros carros movidos a alcool ???

Do seu mentor substituto (na ausência do MARIZ),

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fábio, também concordo, acho que o Jost um dia vai ter uma, já que é um ninfeiro e em certas estruturas a tenkara é insuperável para ninfar........rsss.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Fábio, também concordo, acho que o Jost um dia vai ter uma, já que é um ninfeiro e em certas estruturas a tenkara é insuperável para ninfar........rsss.

Abraços

Jorge,

É mais ou menos como uma menina de 15 anos descobrindo os prazeres da vida. Custa um pouco mais vai !!!! rsrsrsrs

Abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.