Ir para conteúdo

3º Workshop de Atado Mosqueiros do Rio


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Mini Clouser #18 com mini-alteres feitos de fio de solda 0,5mm hehe... :blink:

hmm :huh:

Até que rola! :happy:

Eu tenho olhos de correntes de dois tipos de materiais (aço e latão) e de alguns tamanhos, mas não sei se será pesado o suficiente pra afundar uma mini clouser. :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acabei de comprar:

1342199008_1.jpg

Tem opções de aumento 1.5x, 3x, 8.5x e 10x (ainda dá pra intercabiar as lentes, mas aí precisa de uma chave de fenda), tem uma lanterna de LED e pode usar com óculos. :)

Se quiser uma micro clouser em um TMC 518 #32, tô encarando! :nana:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já existe data para os outros?

Tem uma chance de eu passar 2 meses direto aí no Rio, de maio e julho.

Independente disso, vou dar uma olhada direito naquela sala ali no Jardim Botânico, com esses olhos que a terra há de comer.

Mediante esta ameaça, vou avisar a bandidagem do RJ para mudarem-se para o DF. !!!! rsrsrsr

C/C para o BELTRAME .

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quão mini será essa Clouser? Tem halteres pequenos o suficiente pra isso? :huh:

A gente vê na hora esses olhos e acredito que tenha alguns para que possamos testar. ;)

Mas adianto que anzol eu não tenho não. :p

Vocês estão me tornando cada vez mais subversivo ao atado. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaziada, tenho o anzol e os alteres, não consegui atar porque o braço está muito curto. André traz o alongador de braço quem sabe compro um para mim. :ok:

Deixa comigo! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Felipe,

A idéia é bacana, mas acho que precisaríamos de um atador de fato, nosso workshop é uma mera reunião de amigos pra trocar idéias e algumas técnicas. ;)

E acho que pouco se aproveitaria por parte do espectador, pra transmitir alguém atando, principalmente moscas pequenas (que é a maioria que fazemos), necessitaríamos de um bom close. Criticamos tanto (positivamente) o programa do mestre Betinho, "A arte do atado" justamente por conta do enquadramento.

Mas a idéia é bem legal. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Quero aqui endossar a opinião do Beto e agradecer à todos pela agradável companhia e o aprendizado que eu obtive. Se deixarem estarei dentro de um próximo Workshop.

Grande abraço à todos

Henrique

Editado por HDayan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tudo indica que no próximo Workshop, que será em maio, o espaço que vamos usar é maior e assim podemos reunir mais amigos. :ok:

Estou acertando esses detalhes e assim, com organização e planejamento, podemos fazer um encontro com mais pessoas, principalmente os iniciantes que desejam começar no mundo do atado sendo bem orientados. Lembrando que Workshop não é curso, não criamos um cronograma ou planejamento e assim um ajuda o outro, isso sem falar na troca de informações quanto a compra de material de atado e ferramentas de modo que os amigos saibam o que comprar.

Vamos ao acontecimentos desse 3º Workshop. :D

Não vou dizer que foi a primeira vez que atei streamers, mas como não é meu foco no atado, tudo que vem de informação e prática é muito bem vindo. Todos os amigos que colocaram o nome na lista compareceram e juntando tudo que é material de atado que levamos, daria para atar moscas de qualquer tipo com certeza. O grande lance desses encontros é que a variedade de material de atado é tão ampla, que a informação chega de forma diferente, chega na prática e com observações sobre cada mosca que será foco do atado.

O Luiz Almeida (Tio Luiz) gentilmente nos apresentou uma isca que imita um camarão e foi foco de nosso primeiro atado, para que tivéssemos esse primeiro contato com iscas usadas na pesca de permit e bone fish. Não memorizei o nome da isca, mas ela está aí abaixo.

Primeiros passos

post-1-0-71172000-1396179295_thumb.jpg

Isca finalizada

post-1-0-50133700-1396179309_thumb.jpg

Em detalhe

post-1-0-10945000-1396179375_thumb.jpg

Closer Deep Minnow

post-1-0-53804800-1396179416_thumb.jpg

Crazy Charlie

post-1-0-27489500-1396179445_thumb.jpg

Essa é uma versão da mosca que chamamos de MDR (Mosqueiros Do Rio)

post-1-0-85307200-1396179491_thumb.jpg

Dessa vez estudei a colocação do BIOT para fazer o abdômen.

Uma Spider

post-1-0-88487000-1396179547_thumb.jpg

Em outro ângulo

post-1-0-84857200-1396179565_thumb.jpg

Tenho que estudar mais os materiais mais adequados para montar as Spiders. ;)

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Desculpem-me a saída mais cedo, mas tive um compromisso que me impediu de continuar até o fim do dia e perdoem-me mas só hoje consegui editar e postar as fotos.

Como disse o Boss, logo no início tivemos uma verdadeira aula do mestre Luiz Almeida :mestre: , atamos com um excelente coaching recheado de informações e de ótimos relatos de capturas nas águas caribenhas. Aliás, acho que o camarão que atamos é uma variante do Ghost Shrimp que foi muito inteligentemente modificada pelo mestre recuando os olhos pra próximo ao olho do anzol criando um providencial weedless, se não tem nome ainda, permita-me ter a honra de batizá-la de JS Shrimp (Jack Sparrow Shrimp), em homenagem ao famoso personagem dos filmes "Piratas do Caribe". :D

DSCN6538.JPG

JP Shrimp by Luiz Almeida

Logo depois, continuando com as iscas pra bonefish, o amigo Sérgio Augusto nos conduziu na construção da simpática Puff:

DSCN6536.JPG

O simpático Puff by Sérgio Augusto

Depois do almoço passamos a contar com a compania do Beto que logo atou uma bela wet:

DSCN6535.JPG

Wet by Beto

Seguindo o desejo do Boss, atamos também as mini clousers para serem usadas com as trutas patagônicas.

DSCN6540.JPG

Mini Clouser Deep Minnow by Boss

O Boss também fez um coaching nos ensinando a eficaz MDR:

DSCN6542.JPG

MDR by Boss

Beto com mais uma bela participação mostrando uma seca (afinal de contas, ninguém é de ferro :p):

DSCN6544.JPG

Dry by Beto

Infelizmente só pude participar até às 15:00h e só acompanhei ei fotografei até aqui. Quero também agradecer pela hospitalidade do amigo Sérgio Augusto e pelos ensinamentos e troca de experiência de todos esses encontros que são muito bons! :yes:

Fiquei muito feliz com a a participação do Henrique Dayan, parece que usou vários materiais que havia comprado e estavam intactos e colocou de fato a mão na massa! Parabéns meu amigo!!! :bs-aplauder:

Vamos que vamos pro próximo. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu turma, foi um dia agradabilíssimo, acabou que atei meus puff para bone que estava faltando, maleta de moscas para Belize no domingo pronta. Agora é só preparar a mala e esperar. esperar, esperar.... ô tensão . será que a semana passa rápido? :whistle:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Brigadú rapaziada, foi um sábado agradabilíssimo, consigui acabar minha caixa de mosca para Belize com os puff para bone que estavam faltando, agora é só esperar o domingo chegar, a expectativa é grande espero fazer uma boa viagem e também uma boa pescaria. Obrigado André por ceder a tua lente, o restante do grupo valeu e até o próximo encontro. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André, agradeço as suas palavras.

O que o André chamou de coaching foi apenas uma tentativa de colocar em prática um conceito que aprendi com o Scotti - mosqueiro e atador antigo, do RS - em uma profícua troca de mensagens ocorrida há muitos anos. Na época, o Scotti pontuou: - "Luiz, quando se ata uma mosca, temos saber exatamente porque usamos certo anzol e não outro, ou porque damos duas voltas com a linha de atar, em lugar de outra". Foi por essa razão que ao montar o camarão fui descrevendo a razão para o uso de cada material e a razão da forma de fazer de um modo específico (em lugar de outras alternativas). Assim, agradeço a paciência de todos em ficarmos quase duas horas na montagem de uma única mosca, que espero que seja útil à todos.

Quanto a chamarmos de JS Shrimp, acho que o EP não irá se importar...rrrr...Na verdade, o modelo original é dele. Esse é uma adaptação.

E, conforme já observado, tivemos um excelente encontro. Só lamento não ter podido ficar a parte da tarde (como, aliás, já havia avisado aqui no tópico) que foi muito produtiva. Linda wet, Beto! E Fausto, eu não conhecia essa MDR. Quero aprender e, principalmente, quero aprender a colocar o biot dessa maneira perfeita. Ficou de revista a colocação do biot.

Valeu! Abraços a todos!

Tio Luiz

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.