Ir para conteúdo

3º Workshop de Atado Mosqueiros do Rio


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Srs. Mosqueiros,

Repetindo a receita do workshop passado, faremos o 3º Workshop de Atado Mosqueiros do Rio no dia 29/03/2014 (sábado), no condomínio do nosso amigo Sérgio Krieger. Mais uma vez, o local será uma pequena sala que abrigará os 6 (seis) primeiros interessados que se manifestarem. A lista é a seguinte:

  • Sérgio Augusto
  • Fausto
  • André Ribeiro
  • Tio Luiz
  • Beto
  • Henrique Dayan

Infelizmente o condomínio não permite que o espaço seja ocupado com mais de seis pessoas e sendo assim, esse encontro de atado também será limitado, face à baixa adesão dos encontros anteriores.

Até lá. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Aí Fausto, uma alternativa à MDR? Parece mais fácil de atar, se fizermos algumas alterações.

Primeiro, acho melhor manter o nosso corpo tradicional de PTN: ata a cauda e depois eleva as fibras fazendo uma cama de linha até o ponto final de atado das fibras de faisão. Depois enrola as fibras e por fim o ribbing por cima. Do jeito que ele fez é muito complicado e chato.

A técnica de prender a pena é ótima, só que eu nem me dou o trabalho de limpar a pena antes.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse cara ata do modo absolutamente tradicional: ata a pena só com metade das cerdas direto junto com a linha, que é seda pura. O vídeo do cara é perfeito. Ata muito bem ele.

Esses tempos dei um pulo em um armarinho aqui de Brasília e descobri que os caras tinham um lote ancestral de linhas de seda pura, que nem são mais fabricadas. Peguei um rolinho de cada cor, só pra garantir (dá-lhe síndrome de esquilo :laugh:)... nem eram tantas assim :bag:. De qualquer forma, nem me passou pela cabeça levar esses rolinhos para a Patagônia. Modernamente, o pessoal usa a própria linha de atado de poliéster para confeccionar as Spiders.

Dizem os tradicionalistas que a coisa mais importante dessas Spiders é a quantidade esparsa de cerdas de pena. Cada Spider tem a sua pena específica, mas Partridge ou China Hen (naturais ou tingidas) são substitutos perfeitos para qualquer receita tradicional.

Aqui um livro sobre o assunto (muito bom, tenho ele - no estilo Fly Tying Bible do Gathercole):

north_country_flies.png?v=1354358845

http://www.amazon.com/Guide-North-Country-Flies-Step-/dp/1845134893/ref=sr_sp-atf_title_1_1?ie=UTF8&qid=1394633295&sr=8-1&keywords=north+country+spiders

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Evidente que para quem quiser, os vídeos do Oliver Edwards sobre as Spiders são excepcionais:

7060.jpg

Ele pode ser adquirido diretamente da Inglaterra aqui:

http://www.essential-skills.tv/

Eu e o Neumann temos todos os DVDs do cara (são 8) e TODOS são excepcionais. Infelizmente não vêm com legendas, mas o atado é autoexplicativo. Vale cada centavo investido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não Gustavo. Wets não são secas. Imitam vários tipos de insetos diferentes (ninfas, emergers, spinners, etc) mas todos na fase "afogada", ou seja, sub-superfície.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto e André o que vocês estão estudando?

Vou começar a atar as mesmas coisas que vcs, assim nós teremos muitas idéias para trocar por lá e ainda evito de levar uma cacetada de material de atado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não estou estudando nada em específico ainda. Só essa sugestão de pauta que o Boss deu, wets.

Em um outro workshop tentamos fechar um tema, mas acabou que não seguimos o que havíamos planejado, assim fica mais informal. :)

Mas nada impede que a gente vá com um objetivo mais definido, você tem alguma coisa em mente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Kit de atado para os desesperados, que não sabem qual isca estará pegando na próxima viagem:

mochila-cargueira-montanha-75-trilhas-e-

75L cabe uma pena ou outra junto com a morsa :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A MDR que tenho atado é uma coachman, mas as asas não são montadas assim, eu simplifico com apenas uma pena de mallard duck. ;)

A danada pega muito bem, as trutas adoram a silhueta dela. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já comecei a produzir.

P1030856.jpg

streamer de craft fur #8

P1030860.jpg

tentativa de goddard caddis #12 (feita com elk hair)

P1030862.jpg

Uma wet sem padrão #16

P1030868.jpg

Formiga #18

P1030873.jpg

pheasant tail #18

P1030875.jpg

Essa foi uma adaptação livre da melvin zulu atada em anzol #12

P1030877.jpg

E uma tentativa de camarão com corpo de craft fur, usando a técnica do dubbing twist e olhos feitos com nilon e isqueiro.

Editado por Beto
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou ver se ato por esses dias uma soft hackle que sempre uso com as tilápias.

A receita é a seguinte:

Anzol: tiemco 200R #16-#12

corpo: floss verde claro

rib: tinsel prata fino

torax: peacock herl

colar: perdiz hungara

fio: 8/0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Vamos lá Henrique! :ok:

Vamos passar um dia bem legal trocando ideias e aprendendo um pouco de várias técnicas de atado. ;)

Isso sem contar no horário do almoço que é bem legal. :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Saiba que eu só ato (ou enrolo) streamers, e de qualidade duvidosa. Então tô dentro, só preciso saber o endereço, horário etc. Tem como estacionar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Todas as minhas moscas são de qualidade duvidosa. :p

Endereço Av. Jornalista Tim Lópes 255, Barra da Tijuca. Fica entre o Shopping Village mall e centro empresarial Mario Enrique Simosen.

Teu nome está na lista. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já existe data para os outros?

Tem uma chance de eu passar 2 meses direto aí no Rio, de maio e julho.

Independente disso, vou dar uma olhada direito naquela sala ali no Jardim Botânico, com esses olhos que a terra há de comer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Todas as minhas moscas são de qualidade duvidosa. :p

Endereço Av. Jornalista Tim Lópes 255, Barra da Tijuca. Fica entre o Shopping Village mall e centro empresarial Mario Enrique Simosen.

Teu nome está na lista. ;)

Grato, conheço o local, imagino que seja fácil estacionar. Estarei lá.

Até lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Jost vamos fazer em maio o próximo Workshop e possivelmente no condomínio do Celio, mas falta confirmar isso com ele. Em julho tem o aniversário do fórum. :)

Henrique nos vemos sábado e vamos trocar figurinhas, pois tenho em mente atar mini Clouser Minnow para as trutas do Celeufú. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grato, conheço o local, imagino que seja fácil estacionar. Estarei lá.

Até lá.

Sim, inclusive tem uma área no estacionamento do condomínio para visitantes. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Henrique nos vemos sábado e vamos trocar figurinhas, pois tenho em mente atar mini Clouser Minnow para as trutas do Celeufú. ;)

Quão mini será essa Clouser? Tem halteres pequenos o suficiente pra isso? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.