Ir para conteúdo

O Retorno da Sapateira às "Tilapinhas" q Exigem Fly


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Tempos atrás, ainda me atrapalhava toda com a vara e linha de Fly ( às vezes ainda acontece), qdo a modalidade já me surpreendia com exemplares doutras espécies, e me dava "dias de Glória" junto às tilápias :

6271a587-df04-497e-958b-03571e4c9da9.jpgfc398b43-5a42-41eb-a6e8-0c634da8b707.jpgf9ed07fe-91e1-4652-92a0-4bc2a6aadd9e.jpg5b5ad956-77f1-422c-ba5a-12cc182c23d3.jpgOi.jpg

Depois, comecei ansiar por "tilapinhas de respeito", pelo desafio e por achá-las lindas d+. :wub: Mapeava locais promissores, num ampliado raio de distância, até recente convite pra um destes pontos, onde "alertada p/ dificuldade de capturas" :

1º Dia: " S- a- p- a- t- e- i- r- a " . :wallbash: E, na volta, com marido apontando para as farmácias avistadas, após já ter perguntado se devíamos parar nalguma... :furious::censored:

O forte vento-contra atrapalhando os casteios, necessariamente longos neste local; ou o lider cônico com nós , mas super dimensionado com tipets ora 0,28mm, ora 0,25mm, até chegar ao 0,15mm não foram a única causa; e não poderiam ser "desculpa". Antes de eu deixar o local, um idoso Sr :graduado: . super gentil ( cujo nome a memória me furta) , penalizado com meu insucesso e persistência , neste dia de Sol escaldante, passou valiosas dicas ( de casteios à preparação e apresentação dos materiais ) específicas a seu quintal.

Novata sem nível pra adotar todas as dicas, porém motivada; alterei-as , adaptando-as até onde consegui . E embora marido insistisse que eu deveria me aperfeiçoar + , antes da "revanche com as matreiras"; concordei apenas com a 1ª parte de sua fala, e antecipei meu " O Retorno " :devil2:

- Tentei ocultar local : a pedido dos anfitriões ( embora julgasse desnecessário, pela dificuldade de se fisgar estas ariscas ).

- Manhosas, "saíam raro, e só no Fly" ( pelo que vi nos 02 dias em lá estive ), e "quase nunca noutra modalidade", cf informaram.

OBS: Mais que os tamanhos ( foco inicial ), emocionava visualizar seu suaves e, às vezes, destemidos "risings" ; acertar a "exata fração de seg" p/ a fisgada rápida, mas leve... ou "babau" (como a inexperiência e emoção fizeram umas vezes acontecer)! :( . ...Visualizar sua aproximação, torcendo pela "pegada". E sentir, na espinha, a tensão e vibração, qdo a fisgada se seguia efetiva . :yahoo:

Depois: muitos "palmers" e tomadas de linha ( principalmente nas tentativas de aproximação), paciência e sorte pro lider fino e longo, + tippet finííííssimo como cabelo , não romperem; ou pro "nano" anzol do micro isco, em imitação grosseira aos do Gentil Sr. citado, não escapar na lida. Que de demorada ficava monótona, qdo já ansiava por novo casteio-rising-batida- fisgada

Total: Só 03 Tilapinhas ( alguma saiu em + de uma foto) . E outras poucas perdidas no "time" da fisgada e alguma na lida.

-Luva Imensa LXGG de Eletricista Faz Peixes Parecerem Menores. Mas...

-Cotovelo apoiado no corpo , como alavanca ( mesmo com eventuais ajudas iniciais) não garantia erguer nem manter os peixes, cf expressões "desesperadas" :(

Entre dentes :"_(B) AAAaate (L) oogo... essa (f) OOOooto!!"

Tirapinha1-OcultarLoc-1.jpg

Ãinghth !

Tirapinha02Ocultar-Coacutepia.jpg

Ãunngfs!!!

386f9e26-d604-48e4-ba1b-aedcca93b359.jpg .

Nas horas finais, estava usando mono 0,15mm como lider = tippet direto, e até que funcionou legal; demandando apenas algumas trocas por ficar puído muito fácil, quando raspado em qualquer estrutura. Quando sentia isto acontecendo, eu afrouxava tudo... E parece que a Tilapinha se acalmava e se erguia na coluna d'água, me permitindo voltar à alguma pressão. Foi assim que saiu estazinha abaixo:

... em êxtase! :yahoo: :yahoo:

Ahhhh!!!

0f244dd5-c7a3-4200-95b0-7290fefcc7d3.jpg

Mais perto:

4f9f1691-a778-4a95-99eb-a8f913dfa120.jpg

Peso: Não peso peixes. Considero absurdo pendurá-los na vertical; muito me arrependendo das raras vezes em que o fiz. Prefiro usar o grip apenas para contensão, evitando quedas dos peixes (quase não consegui) . E mesmo noutros métodos, é questionável acréscimo ao tempo em que os deixamos fora d'água.

"Ela" aprovando :_ "Issaeeehhhh..." :okok:

d14ce480-38b6-4c05-a762-3c30f2f39b9a.jpg

Faz Cara de Mau, Faz !

TirapinhaFrente-Ocultar.jpg

Durante os momentos ou após, cada destas vivências simples, porém emocionantes e alegres, a lembrança e gratidão com todos que, dentro ou fora dos fóruns, contribuíram com ensinos ou incentivos + que facilitadores. E com os quais, outra alegria é "dividi-las".

Preciso aperfeiçoar tudo , antes de "O Retorno 2". Mas acho que vlw a ousadia. ;)

9ad87347-43a5-4eb3-9b13-f4d2c9a5ed36.jpg

Aditando dados:

Falha: Rebite saliente, na junção aro-cabo do passaguá, andou machucando tilápias e carpas http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=9764&page=1,sempre próx à cauda, qdo de suas introduções ou apoio no chão, antes das fotos. Posteriormente foi rebatido; e a Junção envolvida em tiras de EVA coladas.

-V. TFO prof #6, linha TT, tippet 0,15mm (exigência das manhosas, em dia de água muito limpa, até o momento da ventania).

-Temperatura: > 30º

-hpa: média-alta ( entre 1016 e 1014)

Iscas:

. 99% milimicro rações artif , construídas em anzóis Owner Pin Hook #8 e Sasame Keiryu Ringed #6. Fininhos e fortes, facilitavam casteio; mas tb o escape se tencionasse muito a linha.

. "coisa" (mosca inseto Frank, que já era e ficou mais estrupiada qdo desenganchada do passaguá)...Só usada pós ventania que atirou muitos microorganismos na água (cf se vê na anti-penúltima foto) : só pegou 01 peixe.

abç e grata a tds.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caramba, Ilza, que monstros de tilápias!!! Parabéns!!! Rebentou!!! :bs-aplauder: :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Monstras mesmo, Kenzuke!

Qdo já quase na mão, deu medo :( , e tive de chamar os "universitários" :giveup: ; que ainda ajudaram-me a erguê-las e até contê-las. Só uma consegui dominar sozinha, suportando seus solavancos.

Arrebentei nada. Inexperiência me fez sofrer muito pra tirar essazinhas, além de perder outras de bobeira.

Mas Vlw a força!

Bitelas....

Gostei da insistência :bs-aplauder: é isso aí

Parabéns Ilza.

Olá, JR.

"Insistência + teimosia foi minha única virtude", coroada com um pco de sorte, mandada pelo "cara lá de cima"...penalizado com minha luta...kkk

Mas grata pelo apontar, JR !

Caramba! Tilapias pre-historicas

Valeu!

E não é, Celio?! Nen eu esperava que fossem tão assustadoramente lindas :ohmy::wub:

Legal que tenha gostado. Obrigado p coment :ok:

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem!!!!!!!!!

Vlw, Mariz.

Mas , como escrevi, só se for pela persistência e ousadia de antecipar "O Retorno", antes de melhor preparação. No mais, não tive mérito algum, reconheço.

Mas agradeço o apoio! :ok:

graúdas as tilapias!

só faltou contar um pouco da mosca usada.

Parabéns!

Opa, Theigor!

Na vez anterior, qdo vento forte e materiais, etc, prejudicaram muito meus casteios ( que tb precisam evoluir) , já tinha tentado umas "moscas" ( se assim posso chamá-las) e rações artif; estas em meio a cevas. Mas no "Retorno", lamentando decepcioná-lo, usei basicamente micro- rações- artif, construídas em anzóis Owner Pin Hook #8 e Sasame Keiryu Ringed #6. Fininhos e fortes, facilitavam casteio, mas tb o escape se tencionasse muito a linha.

Só no fim da tarde, aproveitei que já tinha perdido umas rações artif e machucado outras, que começaram a ficar inclinadas na água ( aparentemente diminuindo ações) , e logo após uma ventania que parece ter jogado muita coisa das árvores na água, lancei, várias vezes, uma antiga "coisa" ( não dá p chamar de mosca) que junto a umas 02 ou 03 primas, por descuido hibernava, há muito, na micro caixinha de rações artif : cruzamento de aranha com stonefly ou outro parceiro qualquer [sou péssima pra nomes] ( uma de minhas 1ªas tentativas de atado , em anzol tvz #10 a #14, sem critérios e pesquisas :blush: . Já meio estrupiada como se atropelada por um caminhão. Se confundida com um inseto ou ração esmagada, não sei. Mas acabou pegando justo a tilapona (não no visual) , cujo trabalho parecia que ia adentrar a noite, pq eu não queria perder essa de jeito nenhum. A "coisa" escapou da tilapona , já dentro do passaguá, onde ficou grudada, tendo de ser retirada com alicate, pq conservava farpa, e ficou ainda mais estrupiada.

Achei estranho o comportamento de ataque à ração artif e à "coisa". Tvz já tenham se condicionado às cevas , sem perder todo o instinto de caça. Faz sentido? No "Retorno 2 " levarei muitas rações artif, mas tb algumas poucas mosquinhas variadas p experimentar, especialmente se ventar , chover ou sentir população de similares ao redor.

Vlw :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas menina que relato legal! :okok:

Gostei de ler todas as observações e tu é danada viu? :D

"Entre dentes :"_(B) AAAaate (L) oogo... essa (f) OOOooto!!"

Mas vamos a pergunta que não posso deixar de fazer:

Afinal de contas que mosca foi essa que usou para pescar esses "Monster River"? :huh:

Parabéns guria! :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha Ilza! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Bichas monstras mesmo, tanto no tamanho quanto na forma (parecem até outro peixe :blink:).

Parabéns pela insistência e pelas capturas, e não tenhas dúvida de que elas estão desse tamanho por serem seletivas e difíceis de serem capturadas, logo, mérito todo seu! :yes:

Quanto ao comportamento alimentar, me arrisco a dizer que mesmo com ceva constante, não deve ser suficiente pra aplacar a fome delas e muito provavelmente elas se alimentam de insetos também. A efetividade da sua "coisa" não foi por acaso, o lago parece ser cercado por bastante árvores e presumo que existam grandes chances de que dentre as "muitas coisas" que foram jogadas dessas árvores no lago pela ventania estavam algumas "coisas" que pareciam com a sua "coisa" e que servem de alimento pra elas. Observe mais detalhadamente da próxima vez e tenho certeza que vai descobrir o que é. :)

Parabéns!!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que que isto amiga pescadora, estas Tilápias foram alimentadas com fermento em pó?

Muito bom ver que você enganou estes peixinhos que parece ser criadas a muitos anos para chegar a este tamanho.

Parabéns amiga ótima capturas. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Grande abraço e continua a sim pescado e pescando belos peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mas menina que relato legal! :okok:

Gostei de ler todas as observações e tu é danada viu? :D

"Entre dentes :"_(B) AAAaate (L) oogo... essa (f) OOOooto!!"

_ :blush: :blush: . Mas Claro !! Eu mal conseguia respirar com aquele peso; e meu "Marcos Rea" se atrapalhando com a máquina :)

Mas vamos a pergunta que não posso deixar de fazer:

Afinal de contas que mosca foi essa que usou para pescar esses "Monster River"? :huh:

_ Só "01" ( em situação especialmente favorável) entrou na "Coisa". E assim a batizaria, se um dia a reproduzisse....( não merece)

Parabéns guria!

T+ :)

Meeenos! Mas vlw!

Té . :ok:

Opa não tinha lido a resposta que deu para o Tcheigor. ;)

:ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

só BRUTONASSS!!!!

PARABÉNS ILZA!!BELO RELATO

LINDAS ESSAS TILAPIAS!!!!

AKELE ABRAÇO :D

Opa! Danilo.

Segundo meu fiote: " Tilapinhas de Itú". :)

Abç extensivo àquela colega gde pescadora!

Maravilha Ilza! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Bichas monstras mesmo, tanto no tamanho quanto na forma (parecem até outro peixe :blink:).

Parabéns pela insistência e pelas capturas, e não tenhas dúvida de que elas estão desse tamanho por serem seletivas e difíceis de serem capturadas, logo, mérito todo seu! :yes:

Quanto ao comportamento alimentar, me arrisco a dizer que mesmo com ceva constante, não deve ser suficiente pra aplacar a fome delas e muito provavelmente elas se alimentam de insetos também. A efetividade da sua "coisa" não foi por acaso, o lago parece ser cercado por bastante árvores e presumo que existam grandes chances de que dentre as "muitas coisas" que foram jogadas dessas árvores no lago pela ventania estavam algumas "coisas" que pareciam com a sua "coisa" e que servem de alimento pra elas. Observe mais detalhadamente da próxima vez e tenho certeza que vai descobrir o que é. :)

Parabéns!!! ;)

Muita persistência e alg sorte. Só isso! E reconheço.

Boas falas, pfessô!

Sem tempo e conhecimentos p tantos fundamentos, a ideia foi + ou - essa mesmo. Peculiaridades do local levaram a crer que não são alimentada d+ ou só com rações. Bem observaste a vegetação intensa fornecendo forrageiros animais ou não; ainda mais pós ventania. Na foto abaixo, com uma já no boga, e longe das árvores, ainda se vê ( canto superior e inferior direito) restos de folhas, etc, derrubadas pelo vento. Imagine no outro lado do lago, nas imediações dos arbustos ?! tirapinhaBocatildeo.jpg

Essa derrubada, somada ao horário, tvz soando "campainha do jantar" , parece tê-las ativado e tornado menos seletivas...Sorte minha, e azar da..."coisa" :D

Gostei do seu raciocínio, diminuindo minha sensação de "iniciante- metida- delirante" :innocent:

Vlw, messs! :okok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Impressionante o tamanho dessas tilapias. Grande pescaria, parabéns!

Toddy com Sustagem na veia, 3x ao dia, Marchi! :D

Grata p coment :ok:

Muito Bom Ilza!

Lindas Tilápias.

Ah,ah,ah ...essa sua luva verde está engraçada.

Abraços,

Marcelo Longo

Gde douradeiro, M. Longo!

_ Sabia que ia ter um pra reparar, né ? :angry: . Cabem umas 03 ou 04 mãos minhas na "Luvinha". :blush:​ . E Cf o jeito, nem chegava a alcançar os dedos dela . Mas depois de uma espetada feia por um pacú ( que não inflamou, nem me fez parar a pesca na ocasião) , e pelo tanto de "baba" ( muco) que estas meninas soltavam, preferi apelar ;) . Espero que não as tenha prejudicado...

Obrigado p incentivo :ok: , e por reparar na "vestimenta" :blush: :ph34r: :rolleyes:

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Ilza, também gostei muito, nunca tinha visto tilápias deste tamanho! Esse bichos devem ter corrido bastante e feito a carretilha cantar, qual numeração do equipamento?

Olá, Samuel.

Legal que tenhas gostado. Ninguém se assustou tto com as "meninas" qto eu, que não acreditei qdo me contaram o que poderia encontrar pela frente; e mal conseguia domá-las.

Não corriam muito continuamente. Só uma corrida rápida-curta, após a fisgada ( tvz pq o local seja fundo); mas dezenas de disparadas violentas, qdo já há poucos m de distância, isto sim !!! Aconteceu com todas. E tome "palmers" e suas "sinfonias"...enquanto as pernas bambeavam e a coluna ficava em choque, com medo de perder o peixe. Esta fase demorava tando, que vez ou outra dava vontade de forçar tudo ( n importando o resultado), só pra voltar a castear, observar aproximação, a batida e fisgada : parte que + me encanta.

Equipo: V TFO prof #6 ; linha TT, tippet 0,15 mm

Grata p participação e incentivo! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que que isto amiga pescadora, estas Tilápias foram alimentadas com fermento em pó?

Muito bom ver que você enganou estes peixinhos que parece ser criadas a muitos anos para chegar a este tamanho.

Parabéns amiga ótima capturas. :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Grande abraço e continua a sim pescado e pescando belos peixes.

Fala, Marcelo!

Viu só que "quianças" saradas !?

Creia que elas me enganaram mt + que eu a elas...kkk

Quem dera poder estar "pescando e pescando", como dizes..kkk. Mas tento me contentar c as raras oportunidades.

Grata p força!

abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Ilza.

Cada filezão :whistle:

Opa! Beto!

:eek::) Uma familiar, apaixonada por peixes, não se conforma de eu não lhe reservar um "bifiiiinho " desses... :laugh:

Grata p incentivo!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.