Ir para conteúdo

Domingo de manhã - Caiaque


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Bom tarde, pessoal

Estou passando para deixar um relato breve. Domingo passado, a convite do amigo Marcelo 90, fomos de
caiaque em um novo ponto de pesca para mim. Lugar promissor, porém as piranhas estavam muito ativas e os
tucunarés meio manhosos.

01.jpg

02.jpg

P2020019x.jpg


P2020021.JPG
O M90 começando os trabalhos.

Primeiro teste de filmagem com a câmera na cabeça. Infelizmente não recarreguei a bateria corretamente e
logo a carga acabou.

Aos 3m15seg o amigo Marcelo 90 havia deixado a mosca dentro d'água enquanto organizava as tralhas. Um
tucunaré desavisado abocanhou para sorte e alegria do parceiro.

P2020023.JPG
Taí o desavisado.



03.jpg
Quando vi o ataque. "Agora que vejo o backing do #4" - pensei comigo. Muito valente, demorou para
mostrar a cara e foi quando notei que havia outro seguindo-o. Foi um ataque duplo, por isso bem
explosivo. Não era grande, mas tirou linha da carreta. E eu sem bateria na filmadora =/

03b.jpg
Se mandou sem esperar a próxima foto. Cartão classe 10 ching ling...

04.jpg
Esse andou se encrencando. Exibiu sua cicatriz de batalha.


04b.jpg
O animal da esquerda sou eu...

04c.jpg

04d.jpg
Quase...

05.jpg
Último do dia.

05b.jpg

5c.jpg
Foi gentil em esperar a foto.

Voltando para o carro por volta do 12hs, encosto o caiaque na prainha e me deparo com um cardume de
porquinhos tranquilos ali a três metros. Rapidamente troco a mosca e para meu desespero saem dois azulões
do meio das plantas a menos de um metro e meio. Sem querer assusta-los, fiquei observando enquanto
tentava gesticular para o amigo Marcelo. Conclusão, os tucunas atacaram o cardume de porquinhos e eu fiquei sem
nada...


06.jpg
Até tentei, mas só o que apareceu foi esse carinha guloso.

Bom, é isso. Só a remada em um cantinho desses já vale a pena acordar cedo.

Abraço!

Editado por Fausto
Inserir vídeo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aqui funcionou a opção ... abre direto o video .

Em breve o vento dará uma trégua e poderemos retornar ao mesmo local. Este ponto já foi palco de boas capturas no passado... faz tempo que eu queria retornar.

Grande abraço meu amigo !!

Opa! Valeu, Marcelo.

Realmente, o vento também não quis colaborar. Na próxima teremos mais sorte.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Voltando para o carro por volta do 12hs, encosto o caiaque na prainha e me deparo com um cardume de

porquinhos tranquilos ali a três metros. Rapidamente troco a mosca e para meu desespero saem dois azulões

do meio das plantas a menos de um metro e meio. Sem querer assusta-los, fiquei observando enquanto

tentava gesticular para o amigo Marcelo. Conclusão, os tucunas atacaram o cardume de porquinhos e eu fiquei sem

nada...

O que são "porquinhos"? :huh:

Goste do relato dessa pescaria e fico feliz em ver a animação dos amigos pescando de caiaque, e também motivando outros amigos a fazer o mesmo. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que são "porquinhos"? :huh:

Goste do relato dessa pescaria e fico feliz em ver a animação dos amigos pescando de caiaque, e também motivando outros amigos a fazer o mesmo. :ok:

T+ :)

Por aqui chamamos estes peixes de "porquinhos" . A verdadeira nomenclatura ou região de onde se originam eu ainda não pesquisei, mas foram introduzidos aqui nas represas do interior de São Paulo e são liberados na época da piracema.

DSC01715.JPG

Abç

============================================================================================

Pesquisa rápida... fonte: http://www.vivaterra.org.br/peixes_doce.htm

ACARÁ (Geophagus brasiliensis)

Características � é uma das espécies mais comuns nas bacias do rio Doce e do Paraíba do Sul, ocorrendo também na bacia do rio São Francisco. Apresenta espinhos defensivos nas nadadeiras dorsal, ventral e anal. Sua coloração é realmente magnífica. Cores vermelhas, azuis e faixas turquesas.

Habitat � especializado em ambientes de águas paradas, mas é também comum nos rios, especialmente nos remansos ou nas margens com vegetação abundante.

Ocorrência � bacias do rio Doce, do Paraíba do Sul e do rio São Francisco.

Hábitos � é de natureza plástica e flexível, e por esse motivo é uma das poucas espécies que se adaptam muito bem às condições de reservatórios.

acara_3.1.jpg

Alimentação � onívoros, comendo uma ampla variedade de alimentos no fundo, os quais são triados com sua boca protrátil.

Reprodução � na época de reprodução, o casal limpa uma área de fundo arenoso, e o defende contra intrusos. O número de ovos não é muito elevado, sendo que o macho toma conta dos filhotes recolhendo-os na sua cavidade bucal. Os exemplares machos adquirem uma protuberância na cabeça na época da reprodução, que desaparece após a fase sexual.

Ameaças � possuem carne apreciada pela culinária por isso são muito pescados. Poluição e destruição do habitat são as principais ameaças.

back3.1.gif
Editado por Marcelo_90
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Valeu, Marcelo.

Realmente, o vento também não quis colaborar. Na próxima teremos mais sorte.

Abraço!

Deixa eu avisar antes que pensem que somos meio doidos... rsrsrs... as fotos e imagens foram feitas bem no início da pescaria, antes das 09:30hs mais ou menos, por isso a água aparece bem tranquila.

Logo depois começou a ventar e só foi piorando até finalmente desistirmos da pescaria por volta das 13hs.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que são "porquinhos"? :huh:

Goste do relato dessa pescaria e fico feliz em ver a animação dos amigos pescando de caiaque, e também motivando outros amigos a fazer o mesmo. :ok:

T+ :)

Obrigado, Fausto.

Como o amigo André e Marcelo já disse, é o nome popularmente dado por aqui para essa espécie e acará.

Abraço!

Editado por Marchi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não são os acarás? Acho que o pessoal chama assim por causa do "ronco" que ele faz. :)

Isso mesmo. Essa foto eu tirei quando minha namorada fisgou um. Eu disse que era um porquinho. Porquinho? - perguntou ela instantes antes do mesmo começar a emitir o som.

DSC01715.JPG

Esse peixe me rendeu uma parceira de pesca e solte. :D

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Por aqui chamamos estes peixes de "porquinhos" . A verdadeira nomenclatura ou região de onde se originam eu ainda não pesquisei, mas foram introduzidos aqui nas represas do interior de São Paulo e são liberados na época da piracema.

DSC01715.JPG

Abç

============================================================================================

Pesquisa rápida... fonte: http://www.vivaterra.org.br/peixes_doce.htm

ACARÁ (Geophagus brasiliensis)

Características � é uma das espécies mais comuns nas bacias do rio Doce e do Paraíba do Sul, ocorrendo também na bacia do rio São Francisco. Apresenta espinhos defensivos nas nadadeiras dorsal, ventral e anal. Sua coloração é realmente magnífica. Cores vermelhas, azuis e faixas turquesas.

Habitat � especializado em ambientes de águas paradas, mas é também comum nos rios, especialmente nos remansos ou nas margens com vegetação abundante.

Ocorrência � bacias do rio Doce, do Paraíba do Sul e do rio São Francisco.

Hábitos � é de natureza plástica e flexível, e por esse motivo é uma das poucas espécies que se adaptam muito bem às condições de reservatórios.

acara_3.1.jpg

Alimentação � onívoros, comendo uma ampla variedade de alimentos no fundo, os quais são triados com sua boca protrátil.

Reprodução � na época de reprodução, o casal limpa uma área de fundo arenoso, e o defende contra intrusos. O número de ovos não é muito elevado, sendo que o macho toma conta dos filhotes recolhendo-os na sua cavidade bucal. Os exemplares machos adquirem uma protuberância na cabeça na época da reprodução, que desaparece após a fase sexual.

Ameaças � possuem carne apreciada pela culinária por isso são muito pescados. Poluição e destruição do habitat são as principais ameaças.

back3.1.gif

:ok: Perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Deixa eu avisar antes que pensem que somos meio doidos... rsrsrs... as fotos e imagens foram feitas bem no início da pescaria, antes das 09:30hs mais ou menos, por isso a água aparece bem tranquila.

Logo depois começou a ventar e só foi piorando até finalmente desistirmos da pescaria por volta das 13hs.

Abç

Venta tanto por aqui que nem lembro mais de relatar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

E provavelmente são peixes diferentes mesmo, melhor dizendo, espécies diferentes do mesmo gênero Geophagus, apesar de serem muito semelhantes e terem comportamento bem parecido.

A mais comum mesmo é a brasiliensis, o que temos por aqui, apesar de eu já ter visto e até capturado outras espécies no Rio Guaraí. O dimorfismo entre essas espécies, que são muitas é na maioria das vezes bem difícil, mas esse aí da foto, com as barbatanas mais compridas e mais colorido me parece ser o proximus.

Se bem que isso não é muito conclusivo, pois é comum nesse gênero o crescimento das nadadeiras e da testa, assim como o tucunaré.

Melhor chamar mesmo de porquinho ou acará. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana a pescaria. E esse seu Acará "porquinho" é diferente do que temos aqui pelo Rio, mais apagado. Esse seu parece um peixe de aquário. Muito bonito!

Valeu, Kensuke. Realmente é peixe bonito.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E provavelmente são peixes diferentes mesmo, melhor dizendo, espécies diferentes do mesmo gênero Geophagus, apesar de serem muito semelhantes e terem comportamento bem parecido.

A mais comum mesmo é a brasiliensis, o que temos por aqui, apesar de eu já ter visto e até capturado outras espécies no Rio Guaraí. O dimorfismo entre essas espécies, que são muitas é na maioria das vezes bem difícil, mas esse aí da foto, com as barbatanas mais compridas e mais colorido me parece ser o proximus.

Se bem que isso não é muito conclusivo, pois é comum nesse gênero o crescimento das nadadeiras e da testa, assim como o tucunaré.

Melhor chamar mesmo de porquinho ou acará. :p

Meu tio diz - "Lá na propriedade do fulano não se pega mais porquinhos e sim, cachaços." :D

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PARABÉNS AOS '' FLYAQUEIROS''

BELAS IMAGENS !!SHOW DE BOLA!!!!

PENA Q NAUM ACERTOU OS AZULÕES

MAS ISSU É BOM, POIS VC SABE Q ELES ESTUAM LA!!!

VENTO FORTE BATEU , FEDEU!!!! :happy:

FAZER O Q , O NEGÓCIO NAUM É CORRER PERIGO

AKELE ABRAÇO :D

Editado por Danilo Mendes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

aê parceiros!

grande investida, no domingo a galera de Marilia vem aqui em Araçatuba, se quiserem participar, fiquem a vontade!

Grande abç.

Valeu, Douglas.

Pra mim infelizmente não vai dar, mas um dia ainda vou fazer uma caida aí por Araçatuba.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

PARABÉNS AOS '' FLYAQUEIROS''

BELAS IMAGENS !!SHOW DE BOLA!!!!

PENA Q NAUM ACERTOU OS AZULÕES

MAS ISSU É BOM, POIS VC SABE Q ELES ESTUAM LA!!!

VENTO FORTE BATEU , FEDEU!!!! :happy:

FAZER O Q , O NEGÓCIO NAUM É CORRER PERIGO

AKELE ABRAÇO :D

Valeu, Danilo.

Para ser sincero, eu nem ligo mais para o tamanho do peixe depois que conheci o fly. A cena do ocorrido já valeu por si só.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aos 3m15seg o amigo Marcelo 90 havia deixado a mosca dentro d'água enquanto organizava as tralhas. Um

tucunaré desavisado abocanhou para sorte e alegria do parceiro.

Nossa!! Tucunaré atacando isca parada dentro d'água.. :eek:

Isso que é ponto bom hein!!!... :p:D

Parabéns pela pescaria! :ok:

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nossa!! Tucunaré atacando isca parada dentro d'água.. :eek:

Isso que é ponto bom hein!!!... :p:D

Parabéns pela pescaria! :ok:

Grande abraço!

Valeu, Fiore.

Pois é, já havia acontecido uma vez comigo. Acabei de trocar a mosca, a joguei na água enquanto colocava a box na bolsa e só senti a vara que, estava debaixo do braço, sendo puxada. :whistle: Historieta de pescador? tantas e tantas. :D

Esse é o Tietê mostrando que tem potencial.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pude assistir o vídeo agora e esse local de pesca lembra muito aqui no Rio a represa de Juturnaíba localizada em Silva Jardim, principalmente por causa da vegetação. :ok:

T+ :)

Aqui têm muitas plantas aquáticas, Elódea é o nome se não me engano de uma delas. Formam verdadeiros tapetes nas margens e se alastram para o fundo. Muitas vezes torna a pescaria no vadeio quase impossível. Sem a proteção adequada causam até alergias. Digo isso pois adoro me enfiar no meio delas para pescar e saio com os pés todo empipocado, fora os ataques incessantes dos camarões.

Fisgar um tucunaré próximo a uma moita delas é certeza, o danado entra no meio e as abocanham. Com o caiaque é fácil extraí-lo de sua toca, mas no vadeio... :cursing: e se estiver de wader pior ainda, vai beber água por cima.

Caiaque facilita bastante a vida nessas circunstâncias.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal, parabéns.

Tenho caiaque a alguns meses, mais não consigo ficar em pé de jeito nenhum só capote rs.

Abração

Obrigado, Giles.

:D É uma questão de treino. Consigo ficar em pé, mas também não tenho muito equilibrio. Alguns amigos caiaqueiros deitam e rolam encima dos seus caiaques. Já eu se olhar para trás, é bem possível que capote.

Abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.