Ir para conteúdo

Rio Aldeia Velha (20/01/2014)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Aproveitando o feriado de São Sebastião, parti junto com o Boss, seu enteado Fernando e com o mestre Beto Saldanha para dar prosseguimento às exploratórias dos afluentes do rio São João. Saímos bem cedo de casa e nos encontramos logo no início da Niterói-Manilha, em 30 minutos já estávamos tomando café no Sabor Rural (nosso tradicional ponto de parada na ida). Mais uns 30 minutos já estávamos atravessando o pequeno pórtico que dá acesso ao vilarejo a partir da BR-101:

Mapa%2520Aldeia%2520Velha.jpg

http://goo.gl/maps/TV7aA

Pra quem está vindo do RJ, deve-se tomar cuidado ao acessar a entrada por conta do grande fluxo de veículos na estrada, pois a entrada do acesso para a cidade, fica do outro lado da pista. ;)

Mais uns 5 minutos de boa estrada de chão, chegamos ao ponto onde havíamos observado um bom local pra estacionar, logo após a ponte onde o Rio Quartéis que corta o vilarejo (o rio da esquerda - no sentido Aldeia Velha, o de baixo na foto) deságua no Rio Aldeia Velha (o da direita sentido Aldeia Velha - o de cima na foto).

post-1241-0-89351300-1390313524_thumb.jp

Mas antes, uma pequena exploração mais acima pois existe uma estradinha depois que se passa pelo centro do vilarejo, à direita, que segue margeando o rio Aldeia Velha. Encontramos uma conformação diferente, mais parecido com um rio de serra, mata ciliar fechada, pedras relativamente grandes, alguns poços profundos, muito "degraus" e água encaichoeirada.

Cachoeira%25201.JPG

Cachoeira%25202.jpg

Voltamos e estacionamos os carros logo após a ponte onde havíamos planejado inicialmente. Passamos pela cerca de arame liso bem perto da ponte e tivemos acesso fácil ao rio. Esse trecho é bem diferente do que havíamos visto menos de um quilômetro acima, aqui o rio tem pedras pequenas é praticamente plano e raro são os pontos onde a profundidade alcança mais de 70 cm. Rumei rio acima, na foto pode-se notar umas mini barragens feitas com as próprias pedras do rio sobrepostas, nada maior que 30 cm de altura, é uma formação interessante, pois tem-se alternadamente trechos de água calma e mais rápida:

AV%25201.JPG

AV%25202.JPG

A água estava a 23º, muito sol e uma brisa leve, que foi suficiente pra exigir um pouco de técnica pra arremessar a linha #1 do equipo que adquiri recentemente e que logo foi devidamente estreado com um pequeno valente:

AV%25204.JPG

Fui subindo o rio explorando os pontos já tradicionais, margens com águas mais lentas, sombras, próximos de pedras, galhos e capim, mas mesmo apresentando a mosca no meio do rio, as ações são certas. Um festival de lambaris variando pouca coisa no tamanho (a na valentia). :)

AV%25205.JPG

Durante uma parada pra conversar com o mestre Beto Saldanha, procurei a ocorrência de vida subaquática, pois ao redor vía-se uma enorme quantidade de donzelinhas voando e pousando por toda parte. Encontrei muitas de suas ninfas e também um casulo de caddis feito com pequeninos seixos onde estava alojada uma bela larva verde oliva claro. Segui batendo o rio até um ponto onde havia um barranco e um ponto mais fundo, sombreado, local típico de exemplares um pouco maiores. Troquei a mosca (estava usando uma blood worm #20) e coloquei uma bead head prince #14, acho que por vezes os maiores não atacam por conta da mosca ser muito pequena, de toda forma precisava de algo que afunda-se mais rápido. Foi bem mais difícil fazer o cast, com uma linha #1 muito fina a tarefa de entregar uma mosca maior é dureza. Saíram alguns um pouco maiores, até que o Fernando veio até nós gentilmente com uma providencial garrafa d'água e com a notícia de que da ponte pra baixo os danados estavam enchendo a mão. :)

AV%25203.JPG

Fernando explorando da ponte pra baixo

Chegando na parte mais abaixo, logo depois da ponte, em um trecho de água mais forte, estava o Boss tenkareando e sacando exemplares de mais de 10 cm. MONSTROS!!! :D:D:D

Fiz alguns casts e não demorou pra pegar uns maioreszinhos que com a força da água conseguiram flertir a varinha #1, aí sim. :laugh:

AV%25206.JPG

Encharutando a prince #14 (já com a asas destruídas)

AV%25207.JPG

Mais um "monstrengo" :p

Segui um pouco mais pra baixo, onde o rio não tem mais pedras, é praticamente areia pura e 2 palmos de água. O tamanho do pequenos diminuiu muito e notei a presença de outras espécies de forma mais numerosa, pequenos acarás, mandis e canivetes. Voltamos pro carro pois já era 11:30h da manhã e resolvemos parar para nosso já tradicional lanche na beira do rio. :happy: A boa comida foi acompanhada do ótimo papo com os amigos e assim seguimos por aproximadamente 1:30h.

Após essa pausa, resolvemos voltar pro rio pra mais alguns arremessos, pois não queríamos voltar muito tarde por conta da probabilidade de engarrafamentos na estrada em função do feriado. Seguiu-se mais uma seqüência de capturas, achei que a quantidade havia diminuído, o sol virou e as partes de sombra ficaram mais escassas, medi novamente a temperatura da água e havia subido para 26º. Depois de ouvir 2 trovoadas achamos que estava na hora de voltarmos pra casa após essa agradável e prazerosa exploração.

Daqui a pouco chega o Boss por aí com mais novidades, informações e fotos dessa divertida pescaria. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estávamos planejando visitar esse rio faz algum tempo e a oportunidade apareceu no momento certo, pois o rio Macaé de Baixo (MDB) estava sujo devido as chuvas na serra, daí então juntou a fome com a vontade de comer. :D

O relato do André Ribeiro conta tudo de importante e o que eu disse de mais não será adicionado ao que ele já contou. A região de Aldeia Velha tem mais casas do que Bananeiras, mas ainda temos que conhecer melhor para dizer como é.

Algumas fotos para que fique mais animado. :)

Estacionamos os carros próximo a ponte e nesse trecho os dois rios se encontram.

AV20140120_01.jpg

Nesse primeiro pool a pescaria é divertida e com bons lambaris.

Esse o Fernando pegou na junção dos dois rios.

AV20140120_02.jpg

Ele estava com mosca seca, uma Parachute "assassina" atada em anzol #20 e sem tail.

AV20140120_04.jpg

Aqui pode ser vista uma imagem do rio Aldeia Velha com o André Ribeiro.

AV20140120_05.jpg

Há uma pousada ao fundo.

Coloquei a Tenkara do Pozzonbon para trabalhar.

AV20140120_06.jpg

Logo cedo percebi que os lambaris não eram tão pequenos quanto os que encontramos no rio Bananeiras e Pirinéus.

Na média mediam 9 cm e também numa boa quantidade.

AV20140120_07.jpg

Os maiores chegavam a 11 cm.

AV20140120_09.jpg

Alguns com 12 cm.

AV20140120_12.jpg

Parece ser uma ninfa de libélula.

AV20140120_08.jpg

Esse "grandão" é do Fernando. :D

AV20140120_13.jpg

Coloquei uma Cooper John para trabalhar.

AV20140120_14.jpg

O bicho parece uma piranha. :D

Levei uma armadilha para saber quais peixes tem nesse rio.

AV20140120_11.jpg

E para nossa surpresa um pelo piao.

AV20140120_10.jpg

Esse rio está na minha lista para voltar lá e explorar mais um pouco. :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

brincadeira Fausto, pescando de covo agora!

Um "capetinha" safado me induziu a isso. :devil2:

Pensei como sendo a única forma de saber o que pode ser encontrado nesses pequenos rios que estamos explorando, pois temos a intenção de repovoar para assim pescarmos melhor, mas tudo "politicamente" correto é claro ( :innocent:), da mesma forma que o pessoal do "mensalão", porém um "mensalão" mais honesto, ou melhor, menos criminoso. :zip:

Vamos formar um grupo chamado Hatchers e desse grupo vai sair o "mensalão" do repovoamento. :2guns:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.