Ir para conteúdo

Motor elétrico


Postagens Recomendadas

  • Patrono

pessoal, estou pensando em colocar um no meu caiaque pa vai facilitar muito num dia longo de pescaria afinal remar alguns muitos Km e dar trocentos arremessos deixa qq braço acabado....

alguem usa o Phanton 54 lbs marinizado?

é um bom motor???

outras dicas serão bem vindas tb!

abração Dummar!!

Editado por Rafael Dummar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

pessoal, estou pensando em colocar um no meu caiaque pa vai facilitar muito num dia longo de pescaria afinal remar alguns muitos Km e dar trocentos arremessos deixa qq braço acabado....

alguem usa o Phanton 54 lbs marinizado?

é um bom motor???

outras dicas serão bem vindas tb!

abração Dummar!!

Eu uso um 44 Lb Marinizado e me atende bem. Se tivesse um de 36 Lb Marinizado melhor ainda. Mais leve e com menor consumo, atende bem as expectativas de pesca, manobra e reposição.

A motorização elétrica é para deslocamento de pequenos percursos e apoio na pesca pois sua autonomia é a mesma de uma remada ou seja, em distancias longas, o percurso remo ou elétrico levam o mesmo tempo para chegar. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Rafael, esse motor é um chumbo, principalmente nesta libragem... Sugiro ir para um minn kota, e numa potencia mais leve, como disse o Tuã, pois vais ganhar muito em peso.

Abs,

Editado por MCAzeredo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sei que cada um adapta o motor elétrico de formas distintas, principalmente em função do caiaque e sendo assim, se quiserem trocar informações sobre como fixar os motores elétricos aqui, seria muito bom para que futuramente a ferramente de busca ajude quem estiver começando.

Eu e o André estamos muito interessados nessa questão. :book:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

estou pesquisando informações sobre o motivo do 54 lbs ser um dos mais usados em caiaque...

quanto ao minn kota o problema é o $$$$ que vai custar quase 3 veses mais que um phanton.. :( mas de fato é top!

Fausto a melhor e menos invasiva maneira de se prender o elétrico eu achei que foi a que o Blatt fez no caiaque dele

me parece simples, fácil, leve e não faz furos no casco ( acho essa mania de bricolagens sem fim um exagero )

tenho a foto mas o layout do imageshack mudou e eu desaprendi a postar fotos

(aceito ajuda KKK)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

tenho a foto mas o layout do imageshack mudou e eu desaprendi a postar fotos

(aceito ajuda KKK)

Aqui, tudo muito bem explicadinho: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=560 ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Com a grana que vai gastar no motor, na bateria e no carregador você não acha melhor entrar para uma academia? Além da compania de belas moçoilas você fica em forma e podera dispensar mais essa complicação - Caiaque com motor elétrico e bateria???? Tá complicando o que foi inventado para ser simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

estou pesquisando informações sobre o motivo do 54 lbs ser um dos mais usados em caiaque...

quanto ao minn kota o problema é o $$$$ que vai custar quase 3 veses mais que um phanton.. :( mas de fato é top!

Fausto a melhor e menos invasiva maneira de se prender o elétrico eu achei que foi a que o Blatt fez no caiaque dele

me parece simples, fácil, leve e não faz furos no casco ( acho essa mania de bricolagens sem fim um exagero )

tenho a foto mas o layout do imageshack mudou e eu desaprendi a postar fotos

(aceito ajuda KKK)

Rafael, há um equivoco quanto as pessoas acharem que quanto maior a libragem do motor elétrico, maior será soa potencia e autonomia.

Mais que autonomia, haverá um aumento considerável de consumo pois a libragem dos motores elétricos está mais para a força do motor do que sua velocidade. Prova disso está na recomendação dos fabricante quando a libragem em relação ao tamanho da embarcação e peso.

Para se ter uma idéia, um motor de 36 libras trabalha muito bem um barco 3,5 à 4,5 m com motor de 15 HP.

Potencias maiores como 44 Lb já se adequam melhor as embarcações de 5 à 6 m e os de 54 Lb são indicados aos Bass Boats.

Agora pense: Num caiaque de estrema leveza comparado a um barco de Alumínio e Motor de popa mais sua carga de passageiros, um 54 Lb puxa um Bass Boat, um caiaque ele vai VOAR. Nãh, sua potencia não alterará em muito em velocidade porque não foi para velocidade que os motores elétricos foram projetados mas sim para obter força para deslocamentos e manutenção de local e rumo.

Eu optei por um 44 Lb justo porque não há modelos de 36 Lb marinizados e mesmo um Minnkota é 2 x mais o valor de um Phantom. A opção foi por questão de necessidade e financeira mesmo :laugh: , mas se alguém quizer trocar comogo meu motor Phantom 44Lb Marinizado por um Minnkota Endura 36 Lb EU TROCO, NO CASH :p:laugh: Bem mais leve e me dando o mesmo deslocamento e com o consumo bem melhor. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com a grana que vai gastar no motor, na bateria e no carregador você não acha melhor entrar para uma academia? Além da compania de belas moçoilas você fica em forma e podera dispensar mais essa complicação - Caiaque com motor elétrico e bateria???? Tá complicando o que foi inventado para ser simples

Beto. Vejo a necessidade de uso de motorização elétrica apenas para a utilização da prática de Pesca Esportiva com Bait, Tenkara e Fly, pescas onde se caceia o peixe batendo em suas estruturas. Neste caso, o elétrico é infinitamente melhor que o remo pois não há a necessidade de se tirar o remo, remar e posicioná-lo novamente para poder se fazer os pinchos.

Na pesca de Bait e TenKara, faço essa tarefa com apenas uma mão enquanto a outra arremessa a isca quando de uma ação no visual ou para afastar o peixe de uma estrutura de enrosco.

Agora me diga: Fazer tudo isso com remo e ventando como é o caso de minha região???

Em pesca de fundo ou de ponto, prefiro utilizar remo e sistema de poita para a manutenção de posição do caiaque. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Galera, vou mostrar a vocês um sistema que idealizei e que tenho usado em amplas pescarias com caiaque.

É o Sistema de Motorização Elétrica Lateral para Caiaque (SMELCA). Este é para o Modelo Nacional Barracuda/Lontras, mas estou terminando de concluir o modelo para o Caiaque Hunter Fishing/Brudden.

Sistema fácil de ser instalado bastando a colocação de mais 4 Alças Ômega no caiaque e amarrá-lo, Simples.

2Amarrao3.jpg

2Amarrao2.jpg

2Amarrao1.jpg

PIRAJUB-1.jpg

Aqui estou manobrando e Tenkarando.

Eumanobrando_zps55186481.jpg

EuTenkarando_zpsdc8ccee5.jpg

Muito prático.

EueoTuco2.jpg

Em águas interiores, calmas, utilizo sem nenhum problema e nunca virei pois o sistema é todo baseado no equilíbrio de peso.

Sua manobra é um pouco diferenciada nas manobras laterais devido ao posicionamento do motor mas nada de bicho de sete cabeças.

a posição lateralizada do motor em nada interfere em sua autonomia já que em testes realizados com o mesmo caiaque, peso e motor, tanto o posicionamento lateral como de popa, demonstraram o mesmo desempenho.

No utilização no mar, recomendo a complementação com estabilizador (perfeitamente adaptável) mais por questão de segurança e conforto do usuário. :ok:

Editado por Fausto
Para adicionar o vídeo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tua, vc me convenceu! fato! :) vou num de 44 lbs ao invés de um 54....

de fato preciso de autonomia, nao de velocidade( que no caso o de 54 não ia dar muita tb)

que material vc usou nessa base para o elétrico??

ficou lindão! como estou com um orca quero fazer aquela base que o Blatt está usando na popa...

Continuando sobre a necessidade de se usar um elétrico vou postar o que foi minha ultima pescaria de fly e caique:

Eu pesco em pé então....

coloca o caique na agua, se ajeita todo e rema até o pesqueiro, para no pesqueiro, ajeita o ponto de ancorar para o vento ou a maré não tirar ele do local, prende o remo, fica em pé, prende a caixa de linha na cintura, descobre que ancorou longe demais do pesqueiro, abaixa no caiaque, solta a caixa, pega o remo, corrige a posição, prende o remo, fica em pé novamente, prende a cesta, começa a arremessar 1,2,3,4 5 ...10 arremesso pega um macaco.... solta a cesta, se agacha, apoia a vara, puxa a ancora, pega o remo, vai até o macaco, se equilibra com a vara em uma mão e o remo na outra, solta o macaco, desvia a ponteira da vara do galho que a mare( ou o vento) ja arrastou... muda de pesqueio e começa TUDO de novo....

quem pesca de caiaque em mangue ou rio lago ou lagoa com estruturas sabe que é assim.... ai no final das contas vc vê que passou mais da metade do tempo resolvendo pepinos.... :eek::cursing::cursing::furious::furious: rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tua, vc me convenceu! fato! :) vou num de 44 lbs ao invés de um 54....

de fato preciso de autonomia, nao de velocidade( que no caso o de 54 não ia dar muita tb)

que material vc usou nessa base para o elétrico??

ficou lindão! como estou com um orca quero fazer aquela base que o Blatt está usando na popa...

Continuando sobre a necessidade de se usar um elétrico vou postar o que foi minha ultima pescaria de fly e caique:

Eu pesco em pé então....

coloca o caique na agua, se ajeita todo e rema até o pesqueiro, para no pesqueiro, ajeita o ponto de ancorar para o vento ou a maré não tirar ele do local, prende o remo, fica em pé, prende a caixa de linha na cintura, descobre que ancorou longe demais do pesqueiro, abaixa no caiaque, solta a caixa, pega o remo, corrige a posição, prende o remo, fica em pé novamente, prende a cesta, começa a arremessar 1,2,3,4 5 ...10 arremesso pega um macaco.... solta a cesta, se agacha, apoia a vara, puxa a ancora, pega o remo, vai até o macaco, se equilibra com a vara em uma mão e o remo na outra, solta o macaco, desvia a ponteira da vara do galho que a mare( ou o vento) ja arrastou... muda de pesqueio e começa TUDO de novo....

quem pesca de caiaque em mangue ou rio lago ou lagoa com estruturas sabe que é assim.... ai no final das contas vc vê que passou mais da metade do tempo resolvendo pepinos.... :eek::cursing::cursing::furious::furious: rsrsrs

Seu caiaque sendo um Orca, podes fazer uma instalação elétrica por dento com 2 polos de ligação externos, um próximo na Proa onde deves instalar Alças Ômega com rebites (4) para a fixação com cinta nylon e fivela jacaré ou com uma telinha de capacete para moto para fixar a bateria caso o caiaque vire (OBS: vai por mim, já vi um Explorer virar e a pessoa perdeu uma bateria de 105 Amp).

O outro polo podes fazer as saídas próximos ao acento de popa para a fixação dos cabos do motor elétrico.

No Orca a distância no motor e caiaqueiro é menor no assento de popa e um pouco maior no assento centralizado o que exigirá comandos diferentes.

O Motor de Carlos Blatt tece 30 cm de haste cortada e trabalha com sifão garganta e tubo elétrico (mais leve que cano).

A base é de alumínio rebitada, Madeira de lei (Ipê) e parafusos inox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tuã interessante esse sistema de fixar bateria hein!! valeu a dica!

estou pensando em fixar a bateria exatamente atrás da cadeira do 1º tripulante ( quer dizer, quase no meio do caiaque) farei isso pq lá na frente é o lugar da patroa hehehe e já é um pouco apertado..... qual broca vc usa para abrir os furos para a alça omega? e vc usa a alça omega original mesmo,a mesma que o Elias usa ou uma mais larga para poder passar a fita?

outra coisa, não penso em cortar a haste de meu pq vou usa-lo em pé no caiaque e como a popa do orca é curtinha acho que vai ficar show!

Muito obrigado

um abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se uma anchoveta e uma baranga já me rebocou imagina qdo fisgar um bichão!! Aí acho que um motorzinho até ajudaria a manter o troço fora dos riscos (digo pedras, ondas, galhadas). Mas fora isso, acho que como bem disse o Beto sai do própsito inicial de unir o feijão power com prazer da remada e pesca. Fora que já fica mais um peso pra carregar. Agora, a idéia de caiaque duplo acho uma boa. Cada qual faz seu papel. Aquele que pega mais peixe pega o peixe, e o outro, rema, logicamente kkk. Assim não precisa de motor e se a cia for feminina recrutada na citada academia, far better rsrsss!!! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Para que os amigos possam ter uma referencia entre Capacidades para realização de sistemas de Motorização:

- Carga total (Peso) dos Caiaques.

- Peso de Baterias e Cargas Úteis.

- Peso dos Motores Elétricos e consumo potência.

CAIAQUES NACIONAIS:

Hunter Fishing/Brudden = 190 Kg

Explorer Fishing/Brudden = 240 Kg

Fly Fishing/Brudden = 170 Kg

Tropical/Brudden = 160 Kg

Lontras/Lontras = 120 Kg

Barracuda/Lontras = 145 Kg

Pro Fish/Lontras = 160 Kg

Orca/Lontras = 240 Kg

Pinguim/Caiaker = 120 Kg

Tubarão/Caiaquer = 120 Kg

Pinguim fishing/Caiaquer = 140 Kg

Foca/Caiaquer = 200 Kg

Patagonia/Fun Board = 148 Kg

Apache/Fun Board = 150 Kg

Aconcágua/Fun Board = 250 Kg

* Os modelos em negrito são adaptáveis para pesca.

* O Ultimo modelo de cada é Duplo.

CAIAQUES IMPORTADOS:

Cruise 10/Jackson = 136 Kg

Cruise 12/Jackson = 159 Kg

Coosa/Jackson = 170 Kg

Kilroy/Jackson = 170 Kg

Cuda 12/Jackson = 159 Kg

Cuda 14/Jackson = 181 Kg

Big Rig/Jackson = 204 Kg

Big Tuna/Jackson = 227 Kg

Mirage Sport/Hobie = 102 Kg

Mirage Outback/Hobie = 181 Kg

Mirage Revolution 11/Hobie = 125 Kg

Mirage Revolution 13/Hobie = 159 Kg

Mirage Adventure/Hobie = 159 Kg

Mirage Outfitter/Hobie = 193 Kg

Mirage Pro Angler 12/Hobie = 227 Kg

Mirage Pro Angler 14/Hobie = 272 Kg

Quest 11/Hobie = 136 Kg

Quest 13/Hobie = 159 Kg

Odissey/Hobie = 249 Kg

* Os Caiaques Marcados em Azul ainda não são comercializados no Brasil.

* Os Caiaques com a indicação Mirage, são modelos com sistema de Propulsão a pedal Mirage Drive.

* O Ultimo modelo de cada é Duplo.

MOTORES ELÉTRICOS:

Phantom e Marine Sports 34 Lb (Marinizado ou não) = 8 Kg

Phantom e Marine Sports 44 Lb (Marinizado ou não) = 9,5 Kg

Phantom e Marine Sports 54 Lb (Marinizado ou não) = 10 Kg

Minnkotta Endura C2 30 Lb = ?

Minnkotta Endura C2 34 Lb = ?

Minnkotta Endura C2 38 Lb = ?

* Quem souber informações do peso dos motores Minn Kota Endura C2, por favor informem.

OBS: Uma referencia para comparativo de consumo hora para o Modelo Phantom 54 Lb, lembrando que essa totalidade só vale para baterias Estacionárias. Para Baterias Automotivas, calcular apenas 70% da capacidade.

Consumo aproximado de carga/hora em velocidade contínua:
Na velocidade 1 ele consome 16A / Hora.
Na velocidade 2 ele consome 26A / Hora.
Na velocidade 3 ele consome 36A / Hora.
Na velocidade 4 ele consome 46A / Hora.
Na velocidade 5 ele consome 60A / Hora.

BATERIAS:

Automotiva 50 Amp = 10 Kg * Carga útil = 35 Amp

Automotiva 60/65 Amp = 14 Kg * Carga útil = 42/45 Amp

Automotiva 70 Amp = 17 Kg * Carga útil = 49 Amp

Automotiva 75/80 Amp = 20 Kg * Carga útil = 52/56 Amp

Automotiva 90 Amp = 23,5 Kg * Carga útil = 63 Amp

Automotiva 100/110 Amp = 26 à 28 Kg * Carga útil = 70/77 Amp

Automotiva 150 Amp = 41 Kg * Carga útil = 105 Amp

Estacionária 45/50 Amp = 12,5 Kg

Estacionária 60/70 Amp = 14,17 Kg

Estacionária 80/93 Amp = 23,9 Kg

Estacionária 105/115 Amp = 27,3 Kg

Estacionária 150/165 Amp = 44,6 Kg

* As marcações em negrito indicam as cargas que podem ser utilizadas nas baterias automotivas.

* As Baterias Estacionárias podem utilizar suas cargas totais a cada recarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

kensuke, estou pensando no elétrico no caso específico das minhas pescarias de estruturas.

as remadas continuarão..rsrs com certeza!!

o negócio é que para o bait dá para pescar sentado, fiz muito isso mas de fly se em pé a gente toma sufoco arremessando imagina sentado...., só o Gerson KKKK a gente perde muito o poder de arremesso e a referencia do mato, sem contar que trabalhar um streamers sentado é difícil.... no meu caso FATO que o número de capturas muda consideravelmente....

Tuã, explanação perfeita!

ta tudo explicado, uma verdadeira aula! :)

duas dúvidas:

qual a diferença de consumo entre um motor 54 lbs e um 44 lbs? vc acredita que quanto mais eu ganharia optando por um de 44lbs?

qual carregador de estácionária vc recomenda? alguma marca ou modelo especial?

um abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Usado.

Funciona perfeitamente.

Minn Kota é pra sempre.

Modelo Riptide 45 libras.

Precisa de novos plugs para ligar em bateria. Coisa simples.

Veja fotos.

R$850.00

Curitiba e região.

20140103_124701_zps6e446934.jpg

img_warn.gif 1024x576.

20140103_124709_zpsc86e23cc.jpg

20140103_124714_zpsaef3bb05.jpg

20140103_124727_zps803ec486.jpg

img_warn.gif 1024x576.

20140103_124840_zpsd9b51b64.jpg

img_warn.gif 1024x576.

20140103_124859_zpsc6daf044.jpg

img_warn.gif 1024x576.

20140103_124921_zps33376557.jpg

img_warn.gif 1024x576.

20140103_124912_zps94afd713.jpg

img_warn.gif 1024x576.

20140103_124909_zpsa01d141d.jpg
_________________
www.flyshopbrasil.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

kensuke, estou pensando no elétrico no caso específico das minhas pescarias de estruturas.

as remadas continuarão..rsrs com certeza!!

o negócio é que para o bait dá para pescar sentado, fiz muito isso mas de fly se em pé a gente toma sufoco arremessando imagina sentado...., só o Gerson KKKK a gente perde muito o poder de arremesso e a referencia do mato, sem contar que trabalhar um streamers sentado é difícil.... no meu caso FATO que o número de capturas muda consideravelmente....

Tuã, explanação perfeita!

ta tudo explicado, uma verdadeira aula! :)

duas dúvidas:

qual a diferença de consumo entre um motor 54 lbs e um 44 lbs? vc acredita que quanto mais eu ganharia optando por um de 44lbs?

qual carregador de estácionária vc recomenda? alguma marca ou modelo especial?

um abração!!

Rafael, não posso afirmar com exatidão, pois a Phantom só dá referencia de consumo para o modelo 54 Lb, mas vamos fazer um calculo?

Se um 54 Lb consome em 1 hora 60 Amp na marcha 5, supõe-se que a metade da potencia, 27 Lb, ele fará em 2 horas. Com 13,5 Lb ele fará em 4 horas, 6,75 Lb em 8 horas certo e 3,37 Lb em 16 Horas?

Vamos aproximar? 27 Lb + 13,5 Lb + 3,37 Lb = 43,87 Lb (44 Lb).

Agora é só transformar a potencia Lb em consumo h/min. (60 min /2 =) 30 min (60 min/4 =) 15 min (60 min/16 =) 4 min = 49 min. Portanto, 60 min - 49 min = 11 min.

Agora é só somar a carga hora mais o resultante (60 min + 11 min =) 1 hora e 11 minutos.

O Motor Phantom 44 Lb consome 60 Amp em 1 h e 11 min na velocidade 5, você mais 11 minutos em comparação ao 54 Lb.

Os dados só retratam o consumo. A autonomia irá depender de fatores como Vento, Maré, Correnteza, Tipo de casco e Carga Total, fatores que muito influenciam na autonomia.

Como referencia, posso dar um teste realizado aqui num lagoa, com o caiaque Barracuda, utilizando um motor Phantom 44 Lb, tanto em sistema lateralizado como de popa, com carga total em torno de 120 Kg.

Aqui vai um vídeo com esses detalhes:

Quanto a um Carregador, recomendo um inteligente com desligamento automático, cuja carga inicial seja rápida e vá desacelerando a medida que a bateria é carregara.

Eu utilizo para carregar minha bateria automotiva, um carregador lento comum pois dessa forma evito o sopapo nas placas ao final da carga.

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

show de bola os vídeos!! :)

e a matemática tb :)

hj liguei par a pesca paraná atras de um elétrico de 44 lbs e o vendedor me falou uma coisa interessante...

ao falar do elétrico para um caiaque ele disse que se é para usa-lo na função de colocar no ponto de pesca o 54 lbs mesmo na primeira velocidade vai ficar muito rápido e por esse motivo me recomendou o de 44lbs...

faz sentido? a 1ª velocidade do 54 é mais rápida do que o de 44 e por sua vez o de 36?

Soube que os novos modelo da Phanton já vem com com medição de voltagem digital. Bacana né, deve ajudar a monitorar o consumo.....

Ainda sobre o carregamento/uso da bateria tenho a seguinte dúvida...

uma bateria de 105 amp. num carregador de 5 amp./hora demora em média 20 horas para carregar completamente, certo?

Caso eu pesque por dias consecutivos e num determinado dia não usei a bateria toda, ao retornar eu posso carregar só essa metade ou isso a vicia??

e ainda, caso eu tenha usado a bateria toda mas no dia seguinte na hora de pescar o carregamento noa esteja completo, tem problema interromper e usar só o que carregou, vicia a bateria tb?

Um abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

show de bola os vídeos!! :)

e a matemática tb :)

hj liguei par a pesca paraná atras de um elétrico de 44 lbs e o vendedor me falou uma coisa interessante...

ao falar do elétrico para um caiaque ele disse que se é para usa-lo na função de colocar no ponto de pesca o 54 lbs mesmo na primeira velocidade vai ficar muito rápido e por esse motivo me recomendou o de 44lbs...

faz sentido? a 1ª velocidade do 54 é mais rápida do que o de 44 e por sua vez o de 36?

Soube que os novos modelo da Phanton já vem com com medição de voltagem digital. Bacana né, deve ajudar a monitorar o consumo.....

Ainda sobre o carregamento/uso da bateria tenho a seguinte dúvida...

uma bateria de 105 amp. num carregador de 5 amp./hora demora em média 20 horas para carregar completamente, certo?

Caso eu pesque por dias consecutivos e num determinado dia não usei a bateria toda, ao retornar eu posso carregar só essa metade ou isso a vicia??

e ainda, caso eu tenha usado a bateria toda mas no dia seguinte na hora de pescar o carregamento noa esteja completo, tem problema interromper e usar só o que carregou, vicia a bateria tb?

Um abração!!

Sim Rafael, mas a diferença é mínima comparado ao consumo da carga da bateria e isso você já deve ter observado nos vídeos de teste de velocidade.

O 54 é mais rápido que o 44 e que o 36 e assim sucessivamente, mas a questão é que os motores elétricos não foram projetados para serem motores de propulsão e sim de apoio.

Alem se não servirem para o objetivo de colocar a embarcação no local desejado com rapidez, o uso prolongado em longas distancias, alem de exigir uma bateria grande, pesada para suprir o gasto de energia, o motor ainda sofrerá o desgaste pré maturo das escovas e peças devido ao atrito continuo, sem descanso.

Um outro detalhe:

O Fabricante do Phantom compara a potência do 54 Lb na velocidade 5, à um motor a combustão de 2,3 HP.

Se isso fosse verdade, os dois teriam mesma velocidade com cargas e embarcações equiparadas, mas a verdade é que o motor de 2.3 Hp é mais rápido. A próprio formato e material de hélice, bem como a conformação de rabeta, confere ao motor a combustão uma melhor performance além de que este fora projetado para altas rotatividades.

O Motor elétrico como propulsão é como a Tartaruga correndo contra o coelho, devagar e sempre, sem pressa, mas ajuda sim a chegar ao seu destinho, respeitada suas limitações ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

estou tocando o projeto

amanha eu vou levar o projeto do espelho de popa para o ferreiro

vou copiar o modelo que o Blatt usou. como disse, fácil de instalar, sem furos no caiaque e muito prático

Bateria decidi por uma Freedom estácionária de 105 amp. e o motor deve ser o phantom 44 libras modelo novo que vem com medidor de voltagem digital já incluso :)

assim que eu conseguir, posto novidades! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tuã,

por favor me passa as medidas que aquela madeira do espelho da popa precisa ter

a largura a altura e a profundidade para poder fechar o sargento do motor elétrico

vou ao ferreiro amanha de manaha :)

abração!!!!1

Atualmente utilizo a medida de 20 cm x 8 cm x 3 cm (comprimento x Altura x Espessura) com área útil da base em 14 cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Perfeito Tua!!

vc chama de área útil o espaço que sobra já que um uma parte ( 6 cm) 3 de cada lado, estão dentro do "L" que é a estrutura de metal, certo?

abraçãoe muito obrigado!

Tá certo Rafael.

As cantoneiras utilizadas (colunas) tem 11,5 cm e são de perfil de alumínio de 1 e 1/4 por 1/8 (medida polegada).

Já são duas bases de popa que fiz pro Blatt só que ele tem um escorpião no bolso :laugh: , não deixou eu fazer o projeto como eu achava que deveria ser.

Muito Simplista este MININU :bleh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

KKKKK tira o escorpião :)

vou fazer de inox ( chique né?) mas o ferreiro é um conhecido e disse que tinha uma barra em L sobrando que vai dar certinho

um pouco mais pesado que o alumínio mas acredito que vai durar pra sempre KKk

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hj consegui cotar um motor elétrico min kota 36lbs marinizado a um preço razoável.

e fiquei tentando .... :devil2: :devil2: :devil2: :devil2: :devil2: :devil2: :devil2:

o que vcs acham? um minn kota 36 lbs ou um phantom 44lbs com amperímetro embutido??

o 36 lbs vai tocar bem o Orca? pergunto pq é um caiaque mais pesado ...

tocar no caso não é velocidade, não é isso que que quero, mas um 36 lbs na velocidade 1 ou na velocidade 2 consegue deslocar razoavelmente o caiaque?

fico pensando que se eu tiver quer usar o 36 lbs sempre a partir da velocidade 2 ou 3 para conseguir um deslocamento, ele não vai consumir mais bateria do que um 44 lbs na velocidade 1??

em compensação dizem que minn kota é para sempre, né?

e 36 lbs com uma estácionaria de 105 amp . vai me dar uma boa autonomia.....

o que acham???

outra coisa:

qual é a voltagem mínima que um elétrico funciona?

pergunto pq tive a informação que uma bateria estacionaria de12V 105 amp. nunca vai descarregar mais de 50% de sua carga total pois quando esta for atingida a voltagem deverá estar na casa de 11 ou 10 volts e com essa medida o motor não estará mais rodando.

procede?

um abração Dummar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Hj consegui cotar um motor elétrico min kota 36lbs marinizado a um preço razoável.

e fiquei tentando .... :devil2: :devil2: :devil2: :devil2: :devil2: :devil2: :devil2:

o que vcs acham? um minn kota 36 lbs ou um phantom 44lbs com amperímetro embutido??

o 36 lbs vai tocar bem o Orca? pergunto pq é um caiaque mais pesado ...

tocar no caso não é velocidade, não é isso que que quero, mas um 36 lbs na velocidade 1 ou na velocidade 2 consegue deslocar razoavelmente o caiaque?

fico pensando que se eu tiver quer usar o 36 lbs sempre a partir da velocidade 2 ou 3 para conseguir um deslocamento, ele não vai consumir mais bateria do que um 44 lbs na velocidade 1??

em compensação dizem que minn kota é para sempre, né?

e 36 lbs com uma estácionaria de 105 amp . vai me dar uma boa autonomia.....

o que acham???

outra coisa:

qual é a voltagem mínima que um elétrico funciona?

pergunto pq tive a informação que uma bateria estacionaria de12V 105 amp. nunca vai descarregar mais de 50% de sua carga total pois quando esta for atingida a voltagem deverá estar na casa de 11 ou 10 volts e com essa medida o motor não estará mais rodando.

procede?

um abração Dummar

Você já viu o novo modelo Phantom com medidor de carga?

Pera um Orca, vai de Phantom 44 Lb sem medo :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigos sei que estou atrasado, mas antes tarde do que nunca. Demorei a escrever por 2 motivos, o tópico ta grande, e estava buscando informações mais precisas com uma amigo. Mas infelizmente não estou conseguindo falar com ele. Mas vamos ao assunto:

Este amigo meu, Leandro, compro pelo e-bay um motorzinho elétrico que até parece um brinquedo, mas que tem uma potencia incrível, alem de ser muito pequeno e leve. Adaptou em um pontoon, um de cada lado, e somente os dois foram suficientes para manobrar e impulsionar o pontoon que deve ser bem mais pesado que um caiaque.

As vantagens deste motorzinho são o peso e tamanho reduzido, facilidade de instalação, e pelo que me lembro de uma conversa com o Leandro, não é necessário uma bateria destas maritimas não. Me parece que ele funciona muito bem com um tipo de bateria bem menor.

Sei que ficou tudo muito vago, mas prometo que assim que conseguir falar com ele trago informações mais precisas sobre o apetrecho em questão.

Editado por Gustavo Mello (Pimpollo)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu Pimpolho!!! aguardo novidades!!1

tuã, vc acha que o 36 lbs da minn kota não consegue me atender no orca, que é duplo?

confesso que fiquei atentado por ele que tem menor consumo e por ter uma qualidade muito maior....

abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Pimpolho!!! aguardo novidades!!1

tuã, vc acha que o 36 lbs da minn kota não consegue me atender no orca, que é duplo?

confesso que fiquei atentado por ele que tem menor consumo e por ter uma qualidade muito maior....

abração!!

Essa questão eu não posso avaliar, mas to levando em consideração que um caiaque duplo vá com 2.

Não que o 36Lb não vá atender, vai sim, mas vejo pelo lado do custo benefício. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hummm

mas pensando pelo lado benefício: Minn kota 36 X Phantom 44 lbs

o minn kota é de uma marca melhor

o minn kota (dizem) é para vida toda

o minn kota 36 lbs consome menos que phantom 44 lbs

O minn kota é mais leve

contra:

-o preço um pouco mais caro em relação ao phantom ( digo um pouco pq esses novos phantom vão vir mais salgados então essa diferença diminui)

- não vem com amperímetro embutido

- duvida se dá conta de um caiaque duplo.

ó duvida,,,, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Hummm

mas pensando pelo lado benefício: Minn kota 36 X Phantom 44 lbs

o minn kota é de uma marca melhor

o minn kota (dizem) é para vida toda

o minn kota 36 lbs consome menos que phantom 44 lbs

O minn kota é mais leve

contra:

-o preço um pouco mais caro em relação ao phantom ( digo um pouco pq esses novos phantom vão vir mais salgados então essa diferença diminui)

- não vem com amperímetro embutido

- duvida se dá conta de um caiaque duplo.

ó duvida,,,, rsrsrs

Sé é um pouco mais caro ai vale levando-se em consideração o fator peso, visualização de carga .....

Maseu não tenho visto pouca diferença não.

http://www.jet.com.br/juninhopesca/detalhes.asp?idproduto=574724 (R$ 900,00) com frete = R$ 1.059,00

http://www.paranapesca.com/ (R$ 579,00) com frete = R$ 677,00

São R$ 380,00 de diferença (já dá prá comprar um SMELCA ou bateria :laugh: )

Quanto a durabilidade. Tenho um amigo que tem um Minnkota 30 Lb modelo antigo por mais de 15 anos e só teve de fazer umas manutenções como trocar a escova, copo do torpedo e display de medição de consumo. Tá novinho em folha.

Isso depende muito de quem cuida. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já tive um phanton 34/36lbs preto... Depois um 44/46lbs do branco... Agora tenho um minnkota 34/36lbs....

Tenho usado muito pouco pra falar sobre a durabilidade do minn kota mas phanton realmente é meio descartável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A grande vantagem do Minnkota está justamente em parte, relacionado ao polímero que torna o motor mais leve e mais resistente a água salgada.

A haste em composit de grande resistência é projetado para impactos do torpedo, protegendo a base articulada e o motor alem de evitar acidentes com o usuário.

Rafael, o mais indicado para o Caiaque duplo e 2 pessoas seria o Minnkota Endura C2 40 Lb.

O fabricante especifica que o Endura C2 34 Lb substituiu o antigo 36 Lb e este seria mais indicado para caiaque solo :ok:

http://carpfactory.blogspot.com.br/2012/05/minn-kota-endura-c2-40lb.html

Os motores Phantom só diferem em água salgada o doce pelo fato da cor e do Anodo de Sacrifício, recurso que recebe a oxidação em lugar dos componentes metálicos.

O Phantom é um motor que requer uma observação mas periódica para evitar o travamento das borboletas de pressão, articulação e a observação do próprio anodo de sacrifício.

motor-eletrico-phantom-marinizado-44lbs-

Editado por Tuã Torres Sessa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tua, é esse aqui né?

agora em lugar nenhum diz que ele é marinizado.

ele é marinizado?

alguem sabe??

https://dispropil.com.br/produtos/motor-eletrico-minn-kota-endura-c2-40lbs

https://dispropil.com.br/produtos/motor-eletrico-minn-kota-endura-c2-34lbs

é o lugar com preço mais em conta e frete gratis....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

acabei de ligar... não é marinizado :(

Rafael, nenhum deles é.

O diferencial é que como o Minn Kota é feiro em polímero, o mesmo não sofre e nem conduz a oxidação para as partes metálicas internas.

Com o cuidado devido de um banho de água doce e um óleozinho nas partes metálicas, vai durar a vida de um burro :laugh::ok:

Como disse, um amigo tem um a mais de 15 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Salve Tuã

PO então vou fechar negócio!!!

estava Muito desanimado por não estar achando minn kota marinizado mas se o papo é esse, é PERFEITO!!!

meta na agua salgada, o adoca depois e faz uma manutenção nas partes metalicas com óleo!

do jeito que sou chato com material, isso vai estar sempre em dia KKK

vou ver isso!! abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.