Ir para conteúdo

Indicação de coletes


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Fausto existem tantos modelos (Forma de jaqueta, de blusa, os clássicos, os que são apenas tiras que flutuam, etc,etc) e fabricantes que nunca ouvi comentários acerca de uma unanimidade sobre coletes.

Mas 2 regras fundamentais devem ser respeitadas:

1- O colete deve ser indicado para seu peso corporal ou para acima dele, nunca inferior.

2- Ele tem que ser homologado no Brasil, se não me engano quem faz esta homologação é a Marinha.

Atualmente eu tenho usado um no formato clássico, e, em nada ele me atrapalha no caiaque. Alguns reclamam que ele atrapalha na hora da remada, mas eu não sinto isso.

Já experimentei um modelo estilo jaqueta, com certeza é mais confortável, se ajusta melhor no corpo, e lógico tem um estilo muito bonito, mas o preço e salgado.

respeitando-se as duas regrinhas de ouro, o resto e firula e comodidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, complementando o amigo Gustavo, mesmo alguns coletes tidos esportivos e homologados pela marinha, por uma questão de observação, acabam se tornando verdadeiras armadilhas.

A primeira observação é quanto a capacidade de carga dele. Mesmo no limite ou até mesmo excedendo a carga, o mesmo só garante uma flutuabilidade neutra e nunca positiva ou seja, ele não deixa você afundar, mas não te dá uma flutuabilidade positiva na superfície (não submersão).

A outra questão é: Assim como os Salva vidas tipo colete para as crianças pequenas que tem uma tira de fixação passando pela Virilha (Pelves), o mesmo deveria ser para os modelos Adulto pois já ocorreu comigo em um treino de virada e reentrada no caiaque, de eu ter o Colete atolado na cabeça pois o mesmo com a preção da água subiu e olha que o meu colete é daqueles bem fechado.

Meu colete é esse debaixo só que o modelo novo já tem a fita entre pernas.

Isso evita que o colete suba e atrapalhe a reentrada no caiaque.

colete_nautico_ativa55_04.jpg

Uma curiosidade desses coletes fechados é que eles acabam auxiliando em uma outra questão.

Embóra aparentemente desconfortáveis, estes modelos atuam como suportes cervicais ajudando evitar as dores de coluna causadas por longos períodos sentado. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente comprei um da ATIVA, postado pelo Tuã, acima. Antes eu utilizava modelos mais básicos, da Tubarão(+- R$ 35,00) mas duram pouco.

Gostei muito do colete, na cor azul. A capacidade de peso é ampla no modelo Ativa GG Esportivo CLASSE V - tamanho G (de 55 a 110kg). Homologado !!! http://ativanautica.com.br/detalhe-produto.php?p=ativa-55-esportivo

Dá para amarrar várias coisas nas cintas, como apito, pinça, câmera...etc...

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Azura da marca Nautika.

Abs,

Fui no site da Nautika e tem três modelos:

HIDROX >> VENTURA >> COAST

Parece que esse modelo AZURA está fora de linha e deve ser encontrado apenas em estoques de algumas lojas. :(

Dê uma e veja qual dos três modelos parece ter substituído o colete que nos indicou. :ok:

HIDROX

g_hydrox%20vm%20376x376.jpg

VENTURA

g_46210_VENTURA_AM_G.jpg

COAST

g_coast_1.jpg

Não entendo quase nada ainda, mas achei interessante o modelo VENTURA.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, os dois modelos da Nautica de cima (Vermelhgo e eamarelo) são em Neoprene com Ziper de Nylon (Tops).

Esse sistema de Ziper pode ajudar a evitar a subida do clete quando de uma queda no Caiaque.

O Modelo Azul equipara ao Da Ativa com tecido nylon mais reforçado e cintas também. Este necessita uma cinta de trava pélvica.

São muito bons :yes:

O Colete Náutica Azura é um modelo de flutuação com Bolsos.

post-1-0-80625400-1413498994_thumb.jpgpost-1-0-64014100-1413498995.jpg

Em nada se compara aos acima citados.

Eu uso o Ativa Classe V G e coloco por cima um colete de pesca normal com numeração maior e fica de boa :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos!
O colete que uso é este da Brudden.

COLETE_BRUDDEN__32018_zoom.jpg

Ele é mais curto que os coletes tradicionais, aonde ficam os braços é bastante aberto o que ajuda muito na remada e não me atrapalhou em nada. Pelo que vi, parece que não tem homologação. Gostei bastante mais não tenho muita experiência sobre o assunto, e também nunca testei outros modelos de colete.

Abraços aos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Patrono

Eu também estou à procura de um colete pra remada em caiaque, e depois de ver o tópico as minhas dúvidas só aumentaram...

O que eu procuro é conforto e praticidade (além da segurança, é óbvio).

Sobre os homologados, fiquei curioso no caso de importação, como fica? É proibido importar ou é possível homologar um colete junto à marinha?

Ainda tenho um mês pra escolher...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.