Ir para conteúdo

Guia para Barra de São João


Postagens Recomendadas

Moro na região serrana a 80 Km de Macaé, e a algum tempo busco informações de guias em Barra de São João para fazer pescarias de mar e no estuário... guias em regiões adjacentes como: Rio das ostras e Macaé também serão informações muito boas para mim... Se alguém souber indicar agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Sampaio,

Gostariamos de lhe ajudar, mas antes recomendamos um apresentação no local indicado como LIVRO DE VISITAS, segue o link: http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showforum=46

Lá vc fará sua apresentação, acrescentará mais informações e será saudado por nossos amigos.

Depois, é só participar e desfrutar de tudo que podemos lhe oferecer.

Obs: Caso já tenha feito sua apresentação, em momento anterior, favor desconsiderar.

Abraços

JR

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caiaque lá é uma boa ideia e com habilidade, dá para bolar um esquema de ancoragem para não ficar se preocupando em controlar o tempo todo. Dependendo da maré o São João fica forte e não dá para ficar na deriva, e os robalinhos adoram esse movimento de maré.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos ,

estou pensando em adquirir um kayak; mas também tenho grandes notícias da pesca no mar naquela região o que só seria possível em uma lancha...ou traineira.

Vou um dia lá pesquisar..sei que existe um clube de pesca..também tem uma loja de pesca mas não consegui descobrir o telefone de tal loja .

Se descobrir uma opção de embarcação/guia confiável...posto aqui para todos.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nosso amigo Serginho tem uma lanha Real Boat nesse Iate Clube e a saída na barra do São João é complicada, bem como sua entrada. Por isso o pessoal não sai com lanchas pequenas, mas tem quem faça isso. :unsure:

O Serginho pesca dentro do rio e aí com segurança. Assim que eu estiver com ele pergunto se sabe de algum guia na região e foi por gostar do São joão que ele investiu na compra dessa lancha. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tem dias que está muito fácil, mas tem dias que nem os mais experientes tentam sair de barco. O problema não é apenas sair bem e sim voltar bem, pois se o mar virar e entrar um vento forte, as ondas podem virar o barco. O pescador que investir na compra de uma lancha grande não terá muitos problemas, mas se a lancha for pequena como a do Serginho, aí então o risco é enorme. :unsure:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sobre a pesca dentro do Rio...

A um tempo atras fui buscar guia pra pescar lá e nao encontrei... Mesmo o serginho disse que nao conhecia...

Fui uma vez mas levei meu barco...

sobre a ancoragem do kaiak uma corrente grossa na ponta de uma corda é o ideal.... Vai descendo a correnteza devagar sem parar... Só ir batendo os mangues....

Tenho uma corrente em 3 tramos de 50cm unidos por uma emenda própria pra corrente (com rosca)... Daí dependendo da força da corrente coloco mais ou menos tramos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Robalo é meio loteria... Se os planetas não tiverem alinhados ele não come... (Tem quem realmente conhece hora, reponto, maré, cor de agua... E diz, "vai comer de 9:43 até 10:28...") Mas sei não... Acho que pra acertar tem tá na agua....

De fato já passei horas no rio sem ação e em meia hora toda puxada trazia robalo, depois sumiu dnovo... Bicho danado!

No dia que fui peguei um tucuninha no fly no canal velho do rio... E dois robalos, um pqno no rio velho e um no mangue no bait...

O parceiro acertou no bait em um robalo e umas traíras... Pelo que me recordo foi mais ou menos isso....

É um rio bem legal... Vale a investida... Os trechos do rio velho são bem bonitos....

Tinha que ter tempo pra fazer estas pescarias de fds... Eram muito divertidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Mosqueiro

Já pesquei mais de uma vez na foz desse rio quando morei em Cabo Frio e nunca tive sorte, mas o local é promissor, inclusive para a entrada de robalões no verão...a partir de novembro é comum ver robalos com mais de 5 quilos sendo vendidos na beira da estrada, uma história interessante que ouvi de um morador é sobre as plantações de arroz rio acima, foi uma tentativa do governo nos anos 80 de criar um centro de plantação de arroz na baixada do Rio São João, só que plantação de arroz usa grandes quantidades de agrotóxicos que fica retidas nas calhas da plantação e em caso de chuvas fortes, essas calhas transbordam para o leito do rio e o robalo volta para alto mar.

Coincidência ou não, nas vezes que pesquei lá tinha havido chuvas fortes na cabeceira do rio, na represa de juturnaíba, e não encontrei nenhum robalo, embora as condições de tempo, marés e pressão atmosféricas fossem favoráveis e pequenos robalos estavam saindo em Cabo Frio e Rio das Ostras, seria de se esperar que estivesse dando robalo no melhor rio da região, mas nada, até no poluído rio Macaé saia robalo mas nada em Barra de São João...

Uma dica interessante é sondar com os pescadores de praia em Unamar e arredores, eles pescam robalos com corruptos na região de Unamar e podem dar informações mais recentes.

Outra dica é que talvez não valha a pena ir lá após essas chuvas fortes, mas ás vezes nas cidades vizinhas como Cabo Frio e Rio das Ostras, a situação pode ser favorável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Rinaldo, realmente o rio São João possui problema quando há excesso de chuvas após longos períodos de estiagem, havendo mortandade de peixes. Ele só sobrevive pela grande comunicação com o mar que consegue ir renovando os estoques. Apesar de tudo de vez em quando me propicia a alegria de se captirar e soltar uns robalinhos. Mas tenho pescado muito pouco depois que meus filhos nasceram. Com caiaque nas marés de quarto e possível pescar. O robalo eh preguiçoso e somente come onde a agua corre lentamente, mas se tiver parada também não come. O segredo eh ir buscando estes locais.

Sds !

Sergio.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É por isto que gosto muito de pescar este peixe fantasístico, é pela dificuldade que ele passa para mim, e se torna fácil de pesca-lo. :D

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.