Ir para conteúdo

Três Marias, out/2013 - excelente pescaria com poucos peixes


Postagens Recomendadas

  • Patrono

No fim-de-semana de 25-27/out/2013 um grupo de mosqueiros tomaram um ônibus rumo ao Rio São Francisco atrás das matracas e dourados. Pouco peixe mas muito boa pesca pois pescamos conversas, risadas, banho de rio e alto astral.

Segue algumas fotos daquilo que decidi fotografar.

Uma das primeiras matrinxãs que sem referencial não dá par saber seé grande ou pequena...

Neumann_3M_0.jpg

Logo depois cai no rio e comigo caiu uma Winston BII 10# com carretilha Nautilus NV... O Daniel fisgou minha mosca e recuperou o material...

Neumann_3M_1.jpg

Minha maior matrinxã pega em um chinelo laranja e preto moldado e cortado pelo cacosa e que eu transformei em mosca...

A maior diversão da pescaria com muita ação para todos aconteceu na foz do Abaeté, quando se pescava bem na junção dos dois rios. O Abaeté vermelho e o São Francisco verde esmeralda,cristalino. E você podem ver que fotografia não é o forte do piloteiro...

Neumann_3M_2.jpg

Os douradinhos eram iguais ou menores que esse ai de baixo, com exceção dos pegos pelo Eduardo...

Neumann_3M_3.jpg

Claro que soltamos todos... Vejam como estava a água do Velho chico...

Neumann_3M_4.jpg

Por último,devo dizer que essa tal pesca com mosca dá uma canseira... (a foto é do Beto Saldanha ou do Tunico).

Neumann_3M_6.jpg

Bueno, comecei... Agora o resto da galera pode completar com mais e melhores e maiores fotos...

Neumann

Editado por Neumann
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Já que o Neumann deu o pontapé inicial, vamos lá:



As informações davam conta que não caia uma só gota de água por lá há tempos, mas como o Hajime pediu para anteciparmos a viagem, pois em meados de novembro estará pescando na Amazônia, resolvemos atender seu pedido, já que no final das contas, o que vale mesmo é a confraternização com os amigos e, nesse caso, quanto mais agregados, melhor!



O encontro foi mais uma vez muito bem organizado pela “Panela Turismo”, com direito a primeira classe no latão da Util, churrascada e carreteiro de primeira preparados pela dupla de Gaúchos, bastante risadas e alguns peixes.



Seguem as minhas fotos e do Alfredo, parceiro nota 10 e grande mosqueiro:



Mosqueiros na água:



Beto, Tunico e o piloteiro misterioso


Beto_e_Tunico.jpg



Hajime e Eduardo


Hajime_e_Eduardo.jpg



Ken e Miguel "Quebra Varas"


Panela_e_Miguel.jpg



Fernando "Cowboy" e Gustavo "Pipollo"


Gustavo_Pimpolho_e_Fernando_Cawboy.jpg



Neumann e Daniel


Neumann_e_Daniel.jpg



Algumas matracas nas secas e terrestriais, show de pescaria, embora pequenas:


Matraca_VII.jpg



Matraca_V.jpg



Matraca_III.jpg



Matraca_IV.jpg



Matraca_II.jpg



Matraca_VI.jpg



Matraca_I.jpg



BR 040 - Ponte


Ponte_BR_040.jpg



Samucabana, investimento na beira do rio para os amigos kkkkkkkk


Samucabana.jpg



Pontal do Abaeté, a galera bem que tentou mas sem a chuva só os pequenos deram as caras:


Pontal_do_Abaet%C3%A9.jpg



Dourado_Abaet%C3%A9_I.jpg



Dourado_Abaet%C3%A9_II.jpg



Entardecer no Velho Chico:


Entardecer.jpg



Sapinho devastador do amigo Daniel:


Sapinho_I.jpg



Sapinho_II.jpg



O meu melhorzinho:


Dourado.jpg



Pausa para um TIbum, o calor estava infernal!


Tibum.jpg



É isso galera, gostaria de agradecer a todos os amigos que participaram do encontro deste ano, em especial ao Ken pela organização, Daniel e Neumann pela excelente comida, a viagem foi show, até a próxima!


Editado por Samuel Antero
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Vou fazer um resumex então.


Muito fraco. Nem os pequenos que sempre abundam tinha. No primeiro dia conseguimos, eu e meu parceiro Miguel, a mega façanha de voltarmos dedón!!!! Nem um filhotinho se quer!!! Nunca pensei que conseguiria essa façanha, de não pegar nem um filhotinho se quer naquele lugar, que sempre abundou ao menos dos miúdos, e mesmo querendo, era impossível não pegar umzinho que fosse desses filhotes esfomeados. Mas pra tudo, sempre tem a primeira vez....Aprendi a lição... E pior, saímos na verdade foi com saldo negativo nesse primeiro dia, com uma vara quebrada e uma carretilha idem, fora uma maçaneta tb arrancada. Mas o céu ao menos tava de brigadeiro, e o rio lindo. Botamos, logicamente, a culpa toda pelo insucesso no pé do meu parceiro Miguel, novato no lugar, e tb na mosca. O camarada era super hyper gente fina mas o pé dele, sei não, kkkk. Ao menos de tempo, ele tem PQ, pois garantiu um céu de brigadeiro, tudo bem, compensando aquelas nuvens pesadas e negras que sempre acompanharam a dupla Hajime Samucabana, mas em compensação, afe, nunca vi aquele rio tão deserto de peixe!!! E o hômi era meio que perigoso. Onde ele punha a mão, tudo padecia kkk. Nem bem sacudiu a vara novinha de fly dele, e misteriosamente, a vara saiu voando, rompido, durante o primeiro false cast. Aí lhe empresto minha carretilha de bait, e daqui a pouco, tá lá ele com a bolota da manivela numa mão, e a carreta na outra. E no que vai tomar banho, a maçaneta do chuveiro tb sai rolando da sua mão. Perigoso é pouco esse hômi!!!! Fiquei preocupado agora com o nosso Cuba. Capaz de pegarem ele como um terrorista, a mando da tia Dilma kkkk. Capaz de derrubar qq troço que tocar. Afe!!!! Mas ele é parceiro 100%. Assumiu todas as gozações em cima dele, digo, do pezão dele, e olha que não poupamos nem um pouco nos "elogios" e vamu que vamu, amanhã hemos de sair do dedón histórico!!!


A noite rolou um baita churras, preparado com louvor pela competente dupla gaúcha, Dani & Nóiman. Fartamos de boa carne e muita risada, muito papo legal. Foi show o churras. E apesar que a turma toda tava ali resignado com o fraco dia, que reinou pra todos, eis que sempre tem uma duplinha estraga prazer. E tá ali o Hajime e seu Eduardo cagation mor, exibindo photoshop de um belo dourado de vários kilos, e ainda contando que perderam por panelice, ou por preguiça, pela falta de aço, outros belos espécies (onde já se viu alguém pescar dourado só de nylon ???). E foi tudo na floating, e tudo em mega streamers. E eles dois só queriam os bigs, nem deram bola pros miúdos como o resto da turma, e passaram o dia só lançando isconas e acabaram conseguindo cada um fisgar 2-3 dos bons, mas somente um photoshopado. Como que conseguiram isso, se nem de bait tive uma ação se quer não sei. Mas eles não tinham o pé siberiano do meu parceiro a bordo. Deve ser isso. kkkk. Amanhã. Eh, amanhã saio do dedon. Reza brava de noite, enqto o parceiro já roncava a nona sinfonia.


Segundo dia, Começou maus de novo. Nada, nada e nada. E o tempo passando. Descemos até o Pontal do Abaeté, e nheca de pirititica. Só filhotinhos pelo encontro das águas, um lugar que normalmente nunca rende filhotes, somente os papais ou avôs. Mas desta vez, tava repleto de filhotes lá. Algo errado no ar, digo água. Descemos mais o rio, e a coisa continua meio sinistra. No que olho pros pés, vejo uma ilusão de ótica, ou acho que vejo. A vara de bait do parceiro que tá ali deitada no canto me parece meio torta. Olho de novo e realmente não me parece muito reta. No que abaixo pra pegar ela, um pedaço cai. Ihhh parceiro, desta vez vc se superou!!! Nem precisou tocar na vara pra romper ela!!!! Só sua presença perto bastou!! Ainda bem que ele trouxe mais uma vara. 3 varas para 3 dias, e nem começou o segundo dia e só lhe resta uma de bait kkkk. Mas o Hajime rapidamente lhe empresta uma de fly e vamu que vamu. Deve ser dor na consciência por empurrar varas já trincadas pro novo aluno kkkk. Lá pelas tantas, o Biguá, o nosso bravo piloteiro, que gosta de contar montes, e dar monte de palpites, nem sempre certeiro, desta vez acerta. Ele posiciona o barco em meio a uma água rápida e manda jogar bem no funil. Lugar com baita cara de peixe. E lá vem meu primeiro dourado!! E já de razoável size, de kilo e pouco. Euforia a bordo. Já tenho direito ao almoço hj, pq sem um peixe se quer, não dá direito ao rango kkkk. O parceiro tá preocupado. Será que vou de jejun ???? Mas Deus é bom e daqui a pouco, no mesmo ponto, a vara dele enverga e salta um brilho dourado no ar. Conseguiu, parceirão, seu primeiro peixe na mosca, e o primeiro dourado!!! E era bem bonitinho, já coisa de kilo e meio, maior que o meu!!! Agora sim, respira ele aliviado. Já posso almoçar!!!! Felizes da vida, fomos pro almoço já com sabor de vitória. Noutros tempos, pegar só umzinho nem era digno de nota, mas diante da situation black em que estávamos, já era uma grande conquista!!! Mas no que chegamos pro almoço, aquela dupla de estraga prazeres tá lá novamente exibindo photoshops. Desta vez, de uma mega matrinxã que por pouco não cabe no mega puçá de metro que usaram. Cacildis, nem sabia que existia matraca desse naipe. Pensava que era pura lenda, qdo ouvia os antigos no rio como o Sr Norberto contar que antigamente dava matracas de até mais de 5kilos, peixes enormes. Mas a lenda pelo visto existe e tava lá o Eduardo (novamente ele) mostrando provas. Foi pego na floating com streamerzão, em meio a corredeira, enqto tavam atrás de dourado, e diz ele que brigou mais que o dourado de uns 4kg da véspera. Não tinham balança a bordo, mas chutamos ao menos 4kg pro peixão dele. Ô cagão!!! Como que o raio cai tantas vezes e só em cima dele ??? Mas o Hajime, seu parceiro, tb não fez de regado e pegou um baita peixão. Ou será que nem tanto ???? Com o parceiro metendo troféu atrás de troféu lá foi o japa aquietar um pouco os ânimos do parceiro cagón, e meteu-lhe um mega anzol bem no topo da sua cabeça!!! Reza a lenda que o hômi quase que se enfartou qdo viu cachoeira de sangue descendo e até entrou em colapso nervoso. Até o homem que tava pescando da margem teve que introceder, dando palpites para salvar a dupla, que não sabia se ria ou chorava da situação. O Hajime disse que pensou que tinha matado o parceiro tal a qtd de sangue e já tava em colapso nervoso. Mas o hômi PQ era tb forte como touro, e rapidinho já tava a postos novamente. Mas pela mancha de sangue que vimos na camisa dele, qdo nos reunimos no almoço, e que no primeiro momento até pensamos que fosse de mais peixões que ele tinha pego, qdo soubemos que era dele próprio, pelo visto a coisa não foi muito sossegado. Mas o hômi se empolgou com seu bom momento de sorte com os peixes e já no almoço, começou a esnobar. Começou a montar sua cutuca céu de vara de spey Hardy, e disse que à tarde íria pescar igual um nobre inglês, no estilo britânico com caña de 15 pés. Gozamos da cara dele dizendo que ele vai é pescar manga lá no alto kkkkkk. Aiaiaiai, já tá é abusando da sorte o Mister Peixe Grande kkkk.


A lenda conta que a tarde, quase que perderam até a vara toda, pq o troço todo embolou na hélice, e por pouco não foi perdido tudo. Mais de 40m de linha de spey a bordo de um botezinho, em meio a correnteza, parece que não dá muito certo KKKKKK, quem mandou abusar da boa fase kkkkk ?


À noite a dupla gaucha, desta vez capitaneada pelo Dr Carreteiro Nóiman, eleborou um super arroz carreteiro, que foi um delírio. O hômi caprichou viu. Mas tb, ele tinha até se benzido, lavando a alma no rio. Numa dessas passadas de barco perto, a marola fez-o perder equilíbrio, e lá foi beijar o netuno. E o chique conjto dele Winston + Nautilus junto. Mas seu parceiro Daniel salvou o dia dele e conseguiu o impensável, de pescar a linha dele, e resgatou o conjto do fundo do rio. Isso que é sorte!!!


No terceiro e último dia, a boa sorte da dupla Hajime Eduardo continuou brilhando. E disseram que cada qual pegou alguns douradinhos passando de kilo ate quase 4-5kg. Mas caramba, onde diabos é essa peixaria deles que não conhecemos ? E os dois eram sempre os dois últimos a deixarem o cais. Sei naum, acho que tem alguma peixaria que desconhecemos kkkkk.


E a moda de tomar banho no rio pegou, e hj foi o Pimpolho refrescar a nuca kkkk. Mas ao menos ele não largou o eqpto e não deixou perder nada.


E o meu parceiro conseguiu a façanha de não quebrar nada em que tocou (ou não tocou) no último dia!!!! E ainda conseguiu pegar uma matraca em baita estilo, no dead drift de um sapinho by Daniel Boone. Caramba, o camarada começou ontem e já pegou dourado bom no estilo, e matraca tb no estilo, e já tava ali arremessando onde Deus nos acuda, tirando fiapos do capim. E gostou tanto da brincadeira, que nem mais quis saber de bait. Acho que a mosquinha picou nele de vez. Cuba que se cuide!!!!


Ou será que era eu o PF e paneleiro nessa história toda, pq cheguei a fisgar umas meia dz de matracas nesse dia, e não embarquei nenhuma. Todas escapuliam ao ver a minha mão, aiaiai. Mas ao menos consegui tirar mais um douradinho de kilo e pouco no streamer. E no bait, perdi um bonito dourado de 4-5kg, que pulou, abriu anzol, e se foi.


No geral, enfim, a pescaria desta vez teve resultado bem fraco, comparado a outros anos, Meia dz de douradinhos de palmo e pouco e 3 um pouco melhor, de kilo e pouco, e somente uma matraca. Tou falando de mim e meu parceiro mas o resto da galera não teve resultado tão melhor que nós, tirando a dupla de pontos fora de curva Edu Hajime, que todo dia fisgaram 2-3 bons peixes, cada um. O resto da turma tb teve resultados fracos, mas quem ficou insistindo nos miúdos, ainda conseguiu pegar algums, mas não com a fartura de sempre. Até no trecho acima da ponte, onde sempre abundam os filhotes, tinha nada. O rio tava bem baixo, com monte de pedras aflorando até no leito do rio, mas a água não tava assim gin clear. Aparentemente tava numa côr boa, meio turva, mas não sei se por excesso de barcos na água, ou pela seca muito prolongada, ou tempo bom demais desta vez, com sol de rachar, calor, e sem uma nuvem se quer, ou muito pé frio na área, ou muito OG batendo tambor daqueles que não foram, enfim, foi fraco mesmo desta vez. Acho que novembro é bem melhor. Muito menos barco, primeiras chuvas, os peixes começando a subir de piracema, etc. Mas no geral, a pescaria foi muito legal, por conta da turma, muito boa e muito animada. E rolou super churrasco do Daniel ná sexta de noite, e com a sobra, o Neumann fez um arroz de carreteiro de cair o queixo. Monte de risadas, monte de papos, monte de historias. Como encontro, foi super dez mesmo. Faltou só resto de mosqueiros de outros cantos. Só teve um que não era do Rio, o Gustavo Pimpolho de Juiz de Fora, um camarada muito gente fina tb, que se juntou a 11 do Rio..


Bom, vamos as fotos. Engraçado que fui ver agora, e na minha câmera só tem foto de paisagem, de comida. Por que será kkkkk ????? :hum::p

Bom, vamos ver se o resto da turma vem com alguns peixes photoshopados. E vamo ver se o Hajime libera as da peixaria. kkkkkkkkkkk


Enfim, TM é sempre bom demais, seja com peixe ou sem peixe!!!! É isso aí!!!!!! Obrigado aos 11 companheiros de viagem que fizeram desta mais uma excelente pescaria!!! Foi bom demais!!!




Na rodoviária do Rio, parece até que a turma vai passar 1 mês fora. É muita tralha!!!

TM_out2014_%281%29.jpg


Tunico, Beto, Fernando Cowboy e Samucabana. Este foi lá só pra tomar os lucros da sua boite, que agora parece que virou pousada.

TM_out2014_%282%29.jpg


O busão da Util veio de acordo ao naipe da galera que tomou conta dele, em massa. Tudo florido!!! Lindo kkkkk!!!!

TM_out2014_%283%29.jpg


Sei não, mas a Samucabana acho que arrumou uma filial móvel.... Essas luzes de boite no teto.....

TM_out2014_%284%29.jpg



Descendo a tralha pra nova pick-up do Sr Norberto que veio nos resgatar na saída da ponte. Cortesia da boa!!! Realmente esse nosso esquema de conexão latão direta Rio-Tm é bem prática pacas mordomia mil, de porta a porta. Melhor impossível!

TM_out2014_%285%29.jpg



Rango no restaurante Belas Águas, ao lado da ponte, pra não perder tempo descendo muito o rio no primeiro dia. Na falta de peixe sobra fotos de rango, de latão, de passarinho, de churrasco kkkkkkkk

TM_out2014_%286%29.jpg


Beto Bad Boy.... Ai que mieda!!!!

TM_out2014_%287%29.jpg


O Mestre Daniel não é só atado e entomologia não!!! Entende de churras tb pra honrar o sangue gaúcho!!!

E salvou o dia fraco de peixes da galera, com um belo churras!!! Tava bom demais!!!

TM_out2014_%288%29.jpg


Aquela bela roda de papo do finzinho do dia. IMPAGÁVEL o qto que rimos das várias gozações e historinhas. E com aquele belo churras preparado pela dupla de gaúchos Dani & Nóiman, acabou que foi o momento supremo do dia!!

TM_out2014_%289%29.jpg


TM_out2014_%2813%29.jpg



Momento Photoshop 1

TM_out2014_%2816%29.jpg


Momento Photoshop 2

TM_out2014_%2817%29.jpg




Pausa para almoço na casa de caboclos na beira do rio.

TM_out2014_%2810%29.jpg


TM_out2014_%2811%29.jpg


A dupla gaúcha agora caprichando na segunda rodada de churras, e no delicioso arroz carreteiro do Chef Nóiman. Quitute de primeiríssima!!! O Cara sabe fazer viu!!! Foi de cair o queixo!!! Bravo, Nóiman, Bravo!!! Vc é o Rei!!!

TM_out2014_%2812%29.jpg


TM_out2014_%2815%29.jpg


E o resto da galera entrou de apoio, sob as ordens do Chef, que aprovou os contratados

TM_out2014_%2814%29.jpg



Demora pra ficar pronto esse tal do carreteiro viu, mas o resultado foi divino!!!

TM_out2014_%2818%29.jpg


TM_out2014_%2819%29.jpg


TM_out2014_%2820%29.jpg
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pescaria com os amigos mosqueiros do Rio é muito bom!!!

Alguns anos atrás, dei de presente um par de meias da Paz Designe windstoper goretex para o mega-panela esquentar os pés, parece que esqueceu em Nova Friburgo. Como de praxe, ele vive colocando culpa nos parceiros hahaha

Parabéns amigos!!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

K ramba kensuke que belo relato, parabens pelo texto e pena os peixes não terem aparecido como esperavam, mas a diversão da turma compensa

Abraço!!!

E bora pescar ainda mais !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom o Fernando já colocou uma foto minha, tá bom. Com as condições de pesca foquei nos pequenos e gostei muito da pescaria embora os amigos me disseram estar com a produtividade muito abaixo do normal.

Agradeço ao Kensuke e ao Hajime pela preocupação em saber se eu estava gostando.

Um agradecimento especial ao Daniel e ao Neumann que sacrificaram momentos de lazer pra fazerem o churrasco e o carreteiro. Ambos de qualidade sem precedentes.

Foi muito bom reencontrar amigos e conhecer outros.

Acrescento que assim com o Neumann fiz um mergulho forçado, mas a Helios 2 e a Tibor Bonefish, segurei pela linha, esta sim se perdeu no motor do barco.

Ahhhh a cor da pescaria foi o verde chartruse.

O importante é que pro ano que vem estarei de volta.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Depois do resumo do nosso amigo M. Dedón, vamos ao que interessa, as fotos dos peixes:

m_PA252380.jpg

m_PA252382.jpg

m_PA252381.jpg

m_PA272401~0.jpg

m_PA272386.jpg

m_PA272404.jpg

Esse último foi o maior que eu peguei mas como mandei o cozinheiro fazer uma peixada para a turma, só tenho a foto da cabeça:

m_PA272396~0.jpg

Pra que não venham dizer que sou mentiroso, um close do streamerzão da Kings Pesca ainda na boca do gigante:

m_PA272397.jpg

Turma se fartando com a peixada que mandei oferecer no último dia do encontro:

m_PA272395.jpg

Brincadeiras à parte, a confraternização foi muito divertida, já estou querendo voltar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom de ver os amigos pescando de varias formas, um bom papo com os amigos é uma pescaria de papo, o local é uma ótima pescaria, o passeio de barco é uma excelente pescaria, ate o descanso do amigo Neumann pensando o peixe que vai pescar é uma pescaria do pensamento, ate fazendo um arroz carreteiro é uma pescaria. tudo que fazem no local é uma pela pescaria, desta vez foi meio a meio, Parabéns a todos vocês.

Esta explicado o amigo Neumann esta relaxando para fazer o arroz carreteiro.

Neumann_3M_6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pausa para almoço na casa de caboclos na beira do rio.
TM_out2014_%2810%29.jpg
TM_out2014_%2811%29.jpg

Obs: Acho que eu conheço esse buteco... É lá no pontal? Buteco do Boneco?

Muito bacana o encontro/pescaria, pena que não pude ir... Estava me planejando, mas não consegui.

Excelente relato, muito detalhado onde não fica nada de fora, todos os detalhes da logística.

Parabéns a todos.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito banaca senhores mosqueiros! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Essa confraternização supera qualquer falta de peixe, sensacional.

Uma das primeiras matrinxãs que sem referencial não dá par saber seé grande ou pequena...

Neumann_3M_0.jpg

O referencial está bem ali do lado esquerdo um dedão meio disfarçado dentro da meia, mas todos sabemos que é um dedão! :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

100_6203.jpg

Tá mais bonito que o encontro negro/solimões!

3M é muito bom....

Claro que sem minha presença as fotos de peixes diminuem drasticamente....

Mas o bom deste encontro anual é a reunião da galera, este ano fiquei aqui contrariado! Vou torcer pra ano que vem dar certo!

abraço pra todos e minhas sinceras invejas!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obs: Acho que eu conheço esse buteco... É lá no pontal? Buteco do Boneco?

Muito bacana o encontro/pescaria, pena que não pude ir... Estava me planejando, mas não consegui.

Excelente relato, muito detalhado onde não fica nada de fora, todos os detalhes da logística.

Parabéns a todos.

Abs,

Sim. Mas o pessoal não aprovou a comida... Acho que o povo é muito exigente. Queriam pasta al dente, talher de prata, vinho chileno....... kkkkkk O meu nível é no máximo um pão dormido com mortadela, qdo muito, qdo vou pescar!!!! Se pintar macarrão unidos venceremos, já é iguaria!!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.