Ir para conteúdo

Rio Cristalino MT - Agosto 2013


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Assim como nos dois últimos anos eu juntamente com meus amigos Adaìlton, Adelmo e o estreante Júlio reservamos uma semana para acamparmos as margens do fantástico rio Cristalino no Mato Grosso,a princípio o plano era ficarmos próximo a cidade de Cocalinho mas como o nosso guia Amiguinho teve um contratempo de última hora resolvemos conhecer um trecho do rio mais abaixo aonde se faz a travessia do Araguaia numa balsa na cidade de Luiz Alves em Goiás,já do lado de Mato Grosso até o Cristalino são mais ou menos 40 kilometros de estrada de terra de difícil acesso principalmente no período chuvoso,mas o trajeto de Goiânia até Luiz Alves dura umas 7 horas e é feito por uma rodovia asfaltada que é um tapete,resolvemos passar a noite por lá pra logo ao amanhecer pegarmos a primeira balsa.

Balsa na travessia do Araguaia
WP_20130818_002_zps5052fc78.jpg

Como já dito a estrada depois da balsa não é impossível de se percorrer em um carro comum no período de seca,em alguns trechos exige perícia do condutor para passar nos areiões e valas,mas o ideal é um carro alto e traçado,o terreno é completamente plano e a vegetação é um cerradinho que as vezes mais parece uma savana africana.
Rumo ao Cristalino



O local aonde acampamos as margens do Cristalino é conhecido como Boca Franca e como o próprio nome sugere é um lugar pra chegar escolher o melhor lugar possível e montar acampamento,não é um lugar isolado como os outros lugares que acampamos em Cocalinho e é necessário levar gerador,freezer,bomba dágua,iluminação, etc...levamos umas 5 horas pra montarmos tudo,ficamos em uma ilha que de um lado é um braço de um lago e de outro uma praia de areia branca do rio que ficou sendo só nossa por 7 dias...um privilégio!!
Nossa prainha
WP_20130821_003_zpsaca075f3.jpg

No primeiro dia resolvemos não pescar poís estavamos muito cansados e terminamos de montar tudo muito tarde,meu amigo Adelmo preparou uma excelente janta,acendemos a fogueira e terminamos a noite com um bom bate papo e um bom vinho.
WP_20130821_019_zpsa70bda33.jpg

Pela manhã passo a mão na Sage Bass e na fly box e nem tomo café, imagina andar 40 metros e chegar numa praia deserta com uma movimentação de peixes na água que eu nunca tinha visto,peixe caçando e fugindo pra todo lado...impressionante.Vou ao final da praia aonde existe um canal mais fundo e começo a arremessar logo com um popper,percebo uma movimentação forte logo na minha frente mais não consigo indentificar o que é...só sei que estão caçando.Coloca o óculos polarizado seu idiota...pensei...puts que vacilo rsrs,foi colocar e já deu pra ver que eram Aruanãs e muitas,mudei o jeito da apresentação três puxadinhas e uma paradinha e pow!! diversão!!!
Foram duas no popper mais essa que eu filmei foi pega com um gurgler vermelho que o Tio Luiz me deu.



Mais abaixo um movimentação diferente,pelas pancadas não eram Aruanãs,entro na água com calma e sem barulho e depois de alguns arremessos vem a primeira explosão de um azulão...impressionate a força de um Tucunaré de rio.Essa foto foi eu mesmo quem tirei...sozinho é complicado e a cara feia não condiz coma minha alegria na hora.
WP_20120901_014_zps0ce9f67b.jpg

Foram 3 tucunarés de bom tamanho e 2 Aruanãs, uma Matrinxã e uma Bicuda e era apenas 8 e meia da manhã,voltei pro acampamento os parceiros já estavam de pé tomamos um café e fomos navegar um pouco pra fazer um reconhecimento do rio.

WP_20130819_006_zpsd172f43a.jpg

WP_20130819_005_zpsad38d620.jpg
Durante a navegação meu amigo Adaílton encontrava com facilidade a entrada de lagos e lagoas pelo google maps instalado no seu smartphone....funcionou perfeitamente mesmo sem sinal da operadora e fica a dica pra todos.

Rio Cristalino


As margens do rio são formadas de barrancos altos e de praias de areia fina e branca e não é difícil avistar aves e animais nas praias,não é como na região de Cocalinho aonde a vida selvagem é mais intensa e é mais reservado, mais por ser uma região de difícil acesso pode se disser que não sofre ação predatória,muito disso se dá também pelo fato da instituição da cota zero para transporte de pescado no Estado de Goiás.

WP_20130819_014_zps1201c3c7.jpg

WP_20130819_013_zpsb23f60ea.jpg

WP_20130819_015_zps5207d289.jpg

Nos lagos os Tucunarés são mais abundantes,mais eu gostei mais de brigar com eles nas praias com o pé na areia...

WP_20130820_006_zpsd6faae68.jpg


No segundo dia acordo cedo ainda amanhecendo corro pra praia e pra minha surpresa o lugar estava morto,nenhuma movimentação de peixes na água nem um passarinho cantando nada mesmo,fui pro canto da praia aonde no dia anterior tinha feito uma festa e nada...fiquei lá até umas 9 horas da manhã e desisti,voltei pro acampamento chateado e refletindo tentando achar uma explicação e a única que encontramos foi a entrada da lua cheia na noite anterior,de tarde fomos até a balsa do Zequinha que fica a 16 km pra fazer uma ligação telefônica ,enquanto os parceiros faziam as ligações fiquei tirando umas fotos dos canários que o seu Zeca "cria" e também apareceu uma Iguana muito bonita e já acostumada com o movimento.

20130822_154246_zps52557dcb.jpg

WP_20130821_011_zps5c9fb6f1.jpg

WP_20130818_031_zpsb23e8cdd.jpg

WP_20130818_058_zps7f5e713a.jpg


Conversando com o seu Zequinha ele confirma que a força da lua por lá é assim e disse que só voltaria ao normal na quinta ou sexta....puts...ainda era terça feira!!Mas desistir jamais, ainda mais de frente pro rio mais bonito que eu conheço?Bora jogar mosca na água,já na quarta de tarde saio com meus parceiros e paramos numa praia e descubro um trairódromo...pra quem gosta acho que era o lugar perfeito pra brincar e eu me fartei com elas,e os parceiros também pegaram várias.

WP_20120901_011_zpsff40fc0c.jpg

WP_20120901_010_zps786f7ed7.jpg

WP_20120901_009_zpsf8400c21.jpg

Na quinta de manhã vou até a praia e como previsto tudo parado,resolvo dar uma caminhada até a parte de cima e percebo a movimentação de um pequeno cardume de uns 4 peixinhos nadando perto da areia, tiro o celular do bolso e sento entre a água e a areia e pra minha surpresa eles chegam mais perto ainda e começo a filmar...e maior ainda é a surpresa quando descobri que eram Tabaranas...vou fazer 42 anos em Dezembro e nunca tinha visto uma sequer...e agora elas estavam ali na minha frente a poucos centímetros...um presente pra mim, nem tentei fisgá-las...pra que?? Ganhei o dia.

WP_20120901_029_zpse6c4e897.jpg



De tarde resolvo sair sozinho pra dar uns pinchos nas margens de um lago ao lado do acampamento,os parceiros não animaram e ficaram pescando piratiPINGA na sombra rsrs.Sozinho no barco e ainda comandando o elétrico não foi fácil mais ainda saíram 2 bons tucunarés que foram o nosso prato principal na janta,assados na brasa no modo caipira mesmo,os únicos abatidos em todos os dias.

20130822_132548_zps7f700da8.jpg

Na sexta resolvemos subir o rio pra conhecermos outros pontos,navegamos muito e avistamos muitas aves e ariranhas,sinal de que estava tudo voltando ao normal com muita movimentação de peixes nas margens,até arrisquei alguns arremessos mais o momento era de descontração e de contemplação,o vento no rosto e aquela beleza toda indescritível na companhia dos amigos não tem preço.De tarde na prainha ainda acertei alguns bocudos e essa bela Aruanã,um ótimo dia.

WP_20120901_0051_zpsbdf9c7eb.jpg

Como sábado era o último dia de pesca,peguei firme logo cedo na prainha e acertei uma bicuda que só de ver o seu tamanho no primeiro salto vi que seria impossível tira - lá da água com um tippet 0.30 e ela se foi na segunda arrancada,a movimentação na água era grande mais não peguei nada,só depois percebi que os botos estavam por perto e os peixes estavam eram em fuga.Resolvi arriscar novamente nas margens do lago agora com meu parceiro Adelmo no comando do elétrico e foi a tarde mais produtiva de todos os dias,olhei pra flybox e peguei um streamer laranja grande e pensei logo que as piranhas iriam acabar com ele,mas elas deram um tempo e acertei uns bocudos de bom tamanho,na foto abaixo da pra ver a briga com um que arrastou a canoa e entrou no mato com tudo e não consegui tirar.

WP_20120901_025_zps7ebf431a.jpg

O streamer laranjão tava fazendo sucesso e no final do dia veio esse pra fechar a pescaria.




Mais algumas fotos :



WP_20130819_022_zpsff1fad3d.jpg

WP_20130818_016_zps5c196b14.jpg

WP_20120901_0111_zpsd21e8e17.jpg

WP_20130820_002_zpsf742b65e.jpg

os Paceiros

20130820_114730_zpse2380654.jpg


Fica o agradecimento primeiramente a Deus por ter nos levado e trazido de volta em segurança e de ter nos dado mais uma oportunidade de estarmos juntos num lugar tão especial e de tão rara beleza, em segundo aos meus parceiros de aventura Adelmo ,Adaílton e Júlio que são mais do que irmãos pra mim e por último aos meus amigos da GOFLY e do fórum aonde temos em comum o espírito mosqueiro.Abraço e obrigado.

Logogrande_zps41a3e343.png Editado por Fausto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

show de bola renato!!!
meus parabéns!!! :bs-aplauder:

ficou mto bom o relato, com belas imagens e mto bem narrado!!!!

mto obrigado por compartilhar conosco!!!!

sonho em um dia pegar uma aruanã no fly!!
akele abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabens pelo relato. Pesquei varias vezes no Cristalino, mas na foz e nas lagoas, sempre com varios barcos e pessoas. Deve ser muito bom pescar e ficar num local deserto como esse. Grande abraço.

Marcelo

Marcelo ainda quero conhecer o Cristalino mais abaixo na foz mesmo...a quantidade de lagos por lá é impresionante e dizem que é muito melhor de peixe...obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

show de bola renato!!!

meus parabéns!!! :bs-aplauder:

ficou mto bom o relato, com belas imagens e mto bem narrado!!!!

mto obrigado por compartilhar conosco!!!!

sonho em um dia pegar uma aruanã no fly!!

akele abraço :D

Danilo... Aruanã é diferente de qualquer outro peixe no fly....se a isca não estiver no lugar certo ela não ataca....pode ir na cara dela que ela simplesmente ignora,o ideal é colocar a mosca na trajetória que ela está indo e esperar ela chegar perto pra fazer um movimento...mas depois que pega a manha é diversão pura, a briga é forte...diferente mesmo.Peguei no popper, gurgler e na genesis....quando vc encontrar elas não deixe de me contar como foi....obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

BACANA, Renato!

Lindo relato, fotos, tudo muito curtido e autêntico.

E ainda mais feliz, pois pesquei um pouquinho daquela aruanã... :D

Abraços

Tio Luiz

É verdade amigo....pois quando tirei a isca da boca da bichinha eu lembrei de vc!!! rsrsrs...e não foi só o gurgler não....usei outras de sua autoria e todas fizeram sucesso!!! obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

ja pesquei ela ,mais naum de fly!!

eu sei como q e!!é só no visual e nada de ficar arremessando toda hora pra todos os lados!!!

viu ela, capricha no arremesso!!!

mais elas me aguardem!!!

akele abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

ja pesquei ela ,mais naum de fly!!

eu sei como q e!!é só no visual e nada de ficar arremessando toda hora pra todos os lados!!!

viu ela, capricha no arremesso!!!

mais elas me aguardem!!!

akele abraço :D

É isso Danilo...moscas nelas!!

Editado por Renato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom Renato.

Como sempre, uma grande aventura, repleta de disposição de sua parte.

Parabéns!

Abraços,

Marcelo Longo

Obrigado Marcelo que bom que vc gostou amigo...agora a meta é conseguir uma câmera fotográfica melhor, a qualidade da minha não combina com a beleza de um lugar bonito como aquele,abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Consegui achar as fotos somente agora. Há dez anos fizemos o mesmo trajeto só que ao invés de pescar no Cristalino, pescamos em alguns de seus lagos.

DCP_1301_zpsa0e87576.jpg

DCP_1302_zpscb73e797.jpg

Caramba Mauricio ....rapaz... agente alugou a canoa exatamente nesse lugar, a sua aventura foi bem mais radical que a nossa amigo!! Obrigado por compartilhar.

Editado por Renato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu amigo, fantástica pescaria. Fotos legais e com excelente descrição!! Parabéns mesmo!! Vc ta fera no assunto mesmo!! Abs!!!

Leandro eu nem sei ainda como te agradecer,você é o culpado disso tudo rsrs, é uma pena não ter conhecido a pesca com mosca a uns vinte anos atrás,mas Deus sabe o que é o melhor pra gente,é um privilégio ter vc como mestre e amigo,obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.