Ir para conteúdo

Sobre vadeio


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, pescaria de vadeio é perigosa e arriscada, o ideal é praticar sempre, de preferência em companhia de outros pescadores(as), para no caso de alguma emergência alguém poder te ajudar.


Por excesso de confiança me esqueci de algumas armadilhas que deixaram no rio,...essas das fotos são somente as que estão expostas, pois o rio ainda está meio alto, ainda tem várias sob a água.


Locais como este que eu postei (principalmente em baixo de pontes, viadutos e locais onde os rios passam no centro da cidade), devem ser evitados, só fui mesmo porque conheço muito bem o local, mas o rio ainda esta meio alto, com correnteza forte e devido à primavera tem muito musgo nas pedras.


Não ia postar nada à respeito, porém há um bom tempo muitos amigos vem me perguntando sobre vadeio , principalmente sobre botas, eu não recomendo utilizar botas "enjambradas", sempre utilizei botas específicas para vadeio, só não tenho utilizado wader porque quando saio do trampo vou direto para o rio.


Por sorte, dessa vez foi só um pequeno corte na mão esquerda, que apesar de pequeno ardeu bastante, umas marcas na carretilha, na câmera fotográfica e no net devido a esbarrarem nas pedras em uma queda.


DSCF2352_zps929371b0.jpg


DSCF2354_zps3a15cc8e.jpg


DSCF2355_zps248eb36b.jpg


DSCF2358_zps1c9a9a30.jpg


DSCF2359_zps664acc26.jpg


DSCF2357_zps83bc51d6.jpg


DSCF2356_zps550c996e.jpg


Espero poder ter ajudado alguém com essas dicas, principalmente que está inciando e lembrem-se, medo e respeito nos mantém seguros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não conheço a Patagônia, mas creio que lá não existam "armadilhas", nem latas, nem bicicletas, nem carrinhos de mão, etc. jogados nos rios, mesmo pq os locais de pesca são isolados das cidades.

Porém a correnteza lá é bem forte, mesmo em locais rasos.

A dica é não agir como se ainda tivesséssemos 18 anos :laugh: , tampocuco encher a cara de vinho antes de pescar. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Neste aspecto do vadeio, uma paixão para todos. Gostei do tópico. Todavia em muitos pesqueiros de dourados devemos ter o cuidado ao eleger as chamadas "águas mortas = sem movimento" ao redor dos bancos de areias estão as arraias. Um acidente deste pode comprometer muitos planos de viagem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Edu muito bom seu topico!!!!! :bs-aplauder: :bs-aplauder:

É por isso que muitas das vezes eu não vou pescar, porque pescar sozinho em lugares onde existem risco é suicidio.

Vc pode estar, equipado, preparado e tudo, mais imprevistos acontecem.

Só pra ilustrar:

vadeando em uma correnteza pescando dourado, um amigo se desequilibrou e caiu sentado, com a velocidade e a força da água, e o tempo que ele demorou tentando ficar em pé o wader dele se encheu de água. Resultado ele estava sendo arrastado, sem possibilidades de se agarrar, sorte que outro amigo consegui auxiliado uns 100 metros mais abaixo. E a perda foi só material.

E olha que ele estava com bota, wader, bastão de caminhada e tudo mais.

Prudencia e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguem :ok: :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Neste aspecto do vadeio, uma paixão para todos. Gostei do tópico. Todavia em muitos pesqueiros de dourados devemos ter o cuidado ao eleger as chamadas "águas mortas = sem movimento" ao redor dos bancos de areias estão as arraias. Um acidente deste pode comprometer muitos planos de viagem.

Cesar: que bom saber que voce está "vivo" e apareceu.

Um grande abraço, ADAUTO.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Eduardo Todos os Rios do mundo tem armadilhas da Natureza este rio que esta na foto o "Homem" colocou mas uma armadilha, o vadeio todos tem que ter um terminado medo a Natureza coloca armadilhas e nos simples mortas engana a natureza, se tem uma pedra Liza de um lado e do outro uma ponta, fundo tampado de areia fofa, uma corredeira no raso mas bem forte com uma pedra escondia com um buraco fundo, mas por esta com amigos perto o risco é menos, o importante é sempre ficar em observação em tudo e todos tem Deus para guiar os seus passos. Sim tenho muito medo de vadeio mas não tenho medo para andar é por isto que os amigos parece ser um barco enquanto eu estou andando eles desaparecem no rio, para mim a segurança é tudo mas que o peixe, a vida é uma só. :D

Fausto com você perto um ajuda o outro e fica bem mas fácil de andar nas peras do rios da Patagônia. :okok:

Jost a se fosse a sim eu espadaria todos os peixes e miguem iriam pescar. :(

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Neste aspecto do vadeio, uma paixão para todos. Gostei do tópico. Todavia em muitos pesqueiros de dourados devemos ter o cuidado ao eleger as chamadas "águas mortas = sem movimento" ao redor dos bancos de areias estão as arraias. Um acidente deste pode comprometer muitos planos de viagem.

Seja bem vindo ao fórum Cesar com sua primeira participação. :ok:

Pimpolho meu camarada, que história é essa? :ohmy:

Espero não passar por uma dessas. :mellow:

Conte-nos, esse teu amigo estava usando o cinto do wader devidamente ajustado? :huh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim seja bem vido amigo Pescador Cesar Palma.

Eu penso uma forma diferente no vadeio, antes de entrar no rio e um pouco longe das margens faço observação do local no rio, explorando a possibilidade de ter o peixe do dia no local inicial tanto no meio como as duas margens não tendo o peixe ai sim caminha e vai esporando deste modo é assim que tem a melhor observação do rio. arremessar e anda, arremessar e anda, arremessar e anda cansa muito mas e estamos pescado não fazendo uma corrida no rio para pescar um fator de ter um acidente mas fácil, mas é para pessoas de 18 anos esta corrida para as pessoas jovens de mente com 40 a 65 anos são mas devagar. Na patagônia tem o útil e o agradável. ;)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

O Marcelo falou muito bem. As armadilhas naturais são tão ou mais perigosas do que as artificiais.

Pedras lisas, desiguais e às vezes soltas, mais correnteza e um pouco de imprudência :ohmy::ohmy: :ohmy:

Drop off inesperados e argila escorregadia não há sola de vibram ou feltro que dê jeito, e por ai vai.

Um pouco de preparo fisico, juntas e articulações em dia e um minimo de flexibilidade ajudam muiiiiiito.

Porém, nada como conhecer o terreno ou ter alguém que conheça por perto prá dar uma força :okok::okok::okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Dica de vadeio --> centro de gravidade baixo.

Se você sentir que está se desequilibrando (em um vadeio não agressivo), simplesmente agache, ao invés de tentar ficar de pé. Como o wader está cheio de ar, na verdade ele te dará uma flutuabilidade suficiente para você ganhar novamente o equilíbrio.

Note que eu falei "AGACHE"... não "afunde" :p

Nesse sentido, os momentos mais perigosos de um vadeio são a entrada e a saída do rio. Primeiro que você perde a flutuabilidade (Arquimedes que o diga), segundo que só tem o leito do rio cheio de pedras pra te receber de braços abertos. Eu mesmo já caí várias vezes em locais com menos de 10cm de água e vi companheiros tomando caldo do rio com 20cm de água. Muito cuidado nessa área.

Se o rio não tiver corredeiras muito fortes, você está bem mais seguro com 80cm de água que no raso.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Deus estava fazendo outras coisas mais importantes no momento que eu estava vadeando na Patagônia... e se não estava, na verdade estava perdendo o tempo dele comigo ou com inveja da minha pescaria rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A dica do Jost é quente, tanto que em 2006 quando estive na Patagônia Argentina pela primeira vez, o guia Franco me deu essa dica e outra dica muito boa é andar como uma pato, meio que agachado, assim aumenta o equilíbrio, fazendo o centro de gravidade ficar mais baixo. ;)

Digamos que seria como andar como se estivesse cagado. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Digamos que seria como andar como se estivesse cagado. :D

Como se todo mundo já tivesse andado cagado na vida... :frusty:

Coloca plebeu para praticar esporte nobre, dá nisso... :dry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto tava usando o cinto sim, eu não vi o ocorrido, mas segundo ele, o fator decisivo foi não conseguir se levantar estando caido contra a corrente. Assim a força da água encheu o wader mesmo com o cinto.

Coisas como esta são imprevisíveis. Por isso só pesco sozinho em último do último caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu acho que se deve evitar ao máximo a utilização do wader. Caso seja estritamente necessário, esses coletes com função salva vidas (exemplo) são fornecem alto grau de seguranç, impedindo que o cidadão fique de cabeça para baixo caso tome um caldo.

Uma coisa importante é não esquecer de tirar o ar das pernas do wader, sempre que a água chegar até a cintura, liberando o cinto do wader. Isso diminui a pressão da correnteza sobre as pernas, porque o wader cola no corpo como se vc estivesse embalado a vacuo e diminui aquela sensação de estar flutuando, onde vc procura o chão e ele demora para chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já caí algumas vezes e todas como bem disse o Jost no raso, e até hoje tive a sorte do cinto do wader ter segurado a entrada de água, mas cair em local com corrente forte, deve sim entrar água. Seja como for amigos, tem que fazer as travessias com muita atenção e em alguns casos, é melhor nem tentar atravessar.

Outra boa opção é atravessar com o amigo, um segurando o outro, aumentando assim o equilíbrio. Fiz isso esse ano em janeiro com o Alejandro Klap e quando começa travessia, não pode parar. Sinistro o negócio. :ph34r:

O Alejandro não me deu outra opção, disse que é assim que se faz. :laugh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É isso aí... parou no meio de um vadeio agressivo em corredeira e você terá enterro com pompas militares :laugh:

O Beto e eu atravessamos uma corredeira meio punk no Quillén esse ano... corrente forte e funda.

E tem um outro lugar logo abaixo com corredeira forte, antes do joelho do rio com aquele poção, que dá excelente pescaria, mas é uma corredeira em piramba que também requer atenção redobrada no vadeio.... cair ali não deve ser a experiência mais agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora estes fatos não sabia só sei este de segura ombro a ombro do amigo e passa tranquilo e tem um detalhe que o amigo Alejandro Klap passou quando for travessar nuca em linha reta, posso fazer uma percuta e o sequente, para proteção por que não tem capacete de segurança na pesca Fly Fishing sabe porque se cair e sabendo nadar é uma segurança para não cair de cabeça. O negocio é ficar esperto no principio e no final. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amigo Fausto porque você não pesca no Rio Punk no Quillén já caiu nesse rio?

:laugh:

Depois fala de mim. :D

Só seguindo a corrente de pensamento imposta pela diretoria :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com toda a experiência que tenho de pescar em rios, na propriedade da família e nos rios que se encontram em torno do Vale do Paraíba, confesso que fiquei preocupado quando em dos vadeos que fiz sozinho no rio Malleo.

Havia contratado um guia no primeiro dia; nos dias que se seguiram, aluguei um carro e, com o mapa em mãos, fui sozinho.

Em alguns trechos daqueles rios, nota-se claramente que a sua cor fica bem escura, denotando uma grande profundidade naquele local. Para mim foi fácil contornar pelo lado mais acessível, e pude fazer uma boa aproximação do local onde queria colocar as iscas.

Minha experiência de trekking em locais de difícil acesso, e às vezes sem nenhum resgate, me fez respeitar muito a natureza e meus limites !!!

A sugestão deste aprendiz de pesca de fly -- e que já faz parte dos meus equipos -- é levar um bom apito, que pode ser útil num caso de emergência.

Telles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Telles afinal na patagônia vamos é pescar não apitar um jogo de futebol para as Trutas jogar, brincadeiras a parte é um meio de segurança só que o pescador tem que ter forças para apitar, agora falando serio, se vai precisa ter vontade e ser forte para a distração, afinal quem tem um esporte como pesca de vadeio pode espera de tudo mas tem que estar espeto a vontade súpera tudo. :mestre:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim já tentei também, mas ninguém me escutou devido a distância e os amigos estavam ao alcance visual. :(

Nesse caso serve apenas se algum grupo estiver em sua busca, aí a coisa pode funcionar. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que rádios comunicadores "walkie talkie" são os mais indicados para uma pescaria do que apito, todos tem que estar na mesma freqüência, parece brincadeira mas é muito provável que alguém se esqueça de ajustar a freqüência e acaba ficando sem "sintonia" com os outros.

Um fato relevante é que o número de pescadores que aderem ao fly está aumentando bastante e é quase inevitável ter que entrar no rio p/ pescar com fly, a maioria começa querendo "gastar pouco" e acabam "enjambrando" equipos se esquecendo dos riscos que correm dentro do rio.

Tenho umas poucas botas de vadeio com vários tipos de soldado, Vibram com studs metálicos, feltro com studs metálicos e só feltro, acho que cada solado tem suas vantagens, na maioria das vezes eu ainda prefiro o bom e velho solado de feltro, acho que é o que escorrega menos.

Certa vez quando comentaram comigo sobre atravessar rios na Patagônia com água na canela, de braços dados eu achei meio estranho, :laugh: , mas caiu em uma correnteza daquela mesmo com água na canela, o cara vai parar longe. :laugh:

Agora, atravessar rios com braços dados usando buffs, aí não dá :laugh::wub:

Quem diz que não peida dentro do wader está mentindo. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rapaz essa questão do calçado vale sim muita atenção e a maioria dos amigos está preferindo a velha e clássica sola de feltro ao invés de sola de borracha hi-tech com parafusos e outras coisas mais. Ainda tenho e faço uso de minhas velhas botas Simms (velhas agora depois de várias temporadas na Patagônia e pescarias aqui pelos rios da região) e mesmo sendo com solado Vibram não deixo de usá-las, mas confesso que se aparecer a oportunidade de comprar uma com solado de feltro eu compro.

Sim atravessar os rios da Patagônia de braços dados é de fato muito engraçado, porém muito mais seguro com certeza. ;)

Que jogue a primeira pedra quem nunca deu um traque vestido num wader. :D

Se bem que tem gente que nem wader usa para pesca, mas peida assim mesmo. :laugh:

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora estes fatos não sabia só sei este de segura ombro a ombro do amigo e passa tranquilo e tem um detalhe que o amigo Alejandro Klap passou quando for travessar nuca em linha reta, posso fazer uma percuta e o sequente, para proteção por que não tem capacete de segurança na pesca Fly Fishing sabe porque se cair e sabendo nadar é uma segurança para não cair de cabeça. O negocio é ficar esperto no principio e no final. :D

Se cair sabendo nadar, tanto em rio quanto em mar, existem perigos que você não vê. Geralmente, o cara que se garante mais, é quem acaba se lascando, justamente pelo excesso de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Vitinho se o pescador vai pescar em qualquer lugar tem os perigos ainda mas em rios, os riscos acometesse quando o pescador esta tranquilo andando nas pedras é uma possibilidade de acontecer um tombo, só que quando anda nas pedras estão em alerta com muita atenção, se estamos no mundo do esporte que chama pesca esportiva tem os seus perigos afinal niquem quer cair e sim admirar estes rios da Patagônia. tenho certeza que quando estamos tranquilos é hora de comer a noite cansados de tanto andar e já pensando no dia seguinte com um bom papo de pescadores, do dia e as trutas enganadas isso sim é a hora de relaxar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo por isso que vou botar você para chutar muitas pedras no rio Macaé de Baixo (MDB). :laugh:

Só chutando pedra que você aprender a andar em rio, tanto que fiquei admirado ao visitar o MDB depois de dez anos, pois na época que fui lá pela primeira vez, não entraria nele para pescar de forma alguma, mas agora vejo de forma bem diferente, como sendo natural para minhas pecarias entrar em rios. Na época lembro-me muito bem, pesquei o tempo todo da margem e perdi vários pontos de pesca maravilhosos.

T+ ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu sempre cai na Patagônia... nunca sai invicto. E para atravessar em dupla tem de ser como par de dança, afinado. Como danço muito mal, caio mesmo em dupla... o par que se cuide. Melhor é me dar "carão "

Lembro de nosso último dia conjunto no Quillén, que você tomou um caldo a 10 metros da margem... :frusty:

Pior que quem assiste não pode fazer absolutamente nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso porque você não me viu cair ao soltar última truta da temporada desse ano. :D

Dei maior mole no raso e sobre aquele limo marrom que parece que as pedras estão cobertas de sabonete. :laugh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Vitinho se o pescador vai pescar em qualquer lugar tem os perigos ainda mas em rios, os riscos acometesse quando o pescador esta tranquilo andando nas pedras é uma possibilidade de acontecer um tombo, só que quando anda nas pedras estão em alerta com muita atenção, se estamos no mundo do esporte que chama pesca esportiva tem os seus perigos afinal niquem quer cair e sim admirar estes rios da Patagônia. tenho certeza que quando estamos tranquilos é hora de comer a noite cansados de tanto andar e já pensando no dia seguinte com um bom papo de pescadores, do dia e as trutas enganadas isso sim é a hora de relaxar.

Nem sempre, Marcelo. A maioria dos erros acontecem quando "relaxamos". Justamente por "estarmos acostumados".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Isso porque você não me viu cair ao soltar última truta da temporada desse ano. :D

Dei maior mole no raso e sobre aquele limo marrom que parece que as pedras estão cobertas de sabonete. :laugh:

É verdade, lembro de você chegar na estrada rindo e todo encharcado :laugh:

Tenho a última foto do Malleo para a memória :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Faustim, lembra do caldo que tomei e perdi o óculos? :laugh: , depois você me ajudou a resgata-lo do fundo do Quillen. :p a água batia na altura da cintura e o weider estava que nem bóia inflável. :huh: Tira o ar do Weider sua besta :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.