Ir para conteúdo

Nova seção - Entomologia


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Bem amigos está mais do que na hora de termos uma seção de Entomologia para os amigos que querem tirar suas dúvidas. :ok:

Vamos dar apoio no que for possível e assim enriquecer mais ainda o nosso conteúdo. :)

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim estou muito distante de um dia ser um entomologista, mas gosto de estudar e assim ajudar no que precisarem. O ideal seria um entomologista estar conosco, mas é muito comprometedor e a proposta dessa seção de nosso fórum e outra.

Enquanto isso vamos fazer acontecer como podemos. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu tenho q deixar de ser preguiçoso e aprender um pouco de entomologia, acho que isso seria muito útil pra eu me livrar um pouco das receitas e partir pra criação de moscas próprias.

baita iniciativa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O Daniel comentou sobre esse assunto nesse final de semana durante o curso de Entomologia. Ele disse que estamos muito "bitolados" em seguir receitas e deixamos de estudar o inseto para assim tentarmos imitá-los, tanto que durante o curso ele deixa livre a opção de escolha do material, mantendo sobre a bancada de atado as ninfas e larvas para que possamos olhar e tentar imitar.

Várias questões são debatidas sobre a morfologia física do inseto, ficando assim nossa criatividade (o que devemos usar) para fazer o abdômen, os segmentos do abdômen, a cauda, as antenas, as asas, as pernas e etc. Claro que seguir receitas é muito importante, mas devemos deixar também nossa criatividade entrar em ação.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim é muito bom que nosso amigo Daniel fez com vocês, ver o inseto e atar o mas parecido possível, eu atei algumas assim ficou bem parecidas, não é difícil e nem fácil o importante é a observação e o material empregado na mosca que você vai atar, depois que fiz o curso entendi o porque insetos de verdade é quando é atado é bem mais natural. Os amigos vão ser tornar pesquisadores Entomologia para atar moscas na Patagônia e vai ter melhor resultado na pescaria das Trutas isto é excelente, a observação é tudo para nos termos uma copia fiel dos insetos aquáticos na Patagônia Argentina.

Fausto na segunda fez que tive na Patagônia eu cheguei a ver este Caddes, olha com muita observação, eu só estou aguardando Dubbing para atar esta Caddes que vi, depois que estiver prontas de mostro OK.

picture_1810_large.jpg

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Agente fez um uma questão legam em Ausentes. Foi uma Biologa junto, coletamos insetos e fizemos uma apresentação durante a noite. Depois da apresentação atamos o que achamos.

Sim, estamos muito bitolados. Atamos padrões de insetos que não existem aqui. E mais, os insetos mudam de tamanha, cor e incidência conforme o rio e epoca do ano.

No caveiras já temos adotado bem mais o padrão do rio, mais ainda precisamos de mais pesquisa.

Realmente, a formação da identidade da nossa pesca com mosca passa muito por isto, coisa que o leandro vitorino já fez e refez lá em goias...

Podemos organizar um curso de entomologia aqui em Porto Alegre, barbada, basta me dizer quantos querem.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim é muito bom que nosso amigo Daniel fez com vocês, ver o inseto e atar o mas parecido possível, eu atei algumas assim ficou bem parecidas, não é difícil e nem fácil o importante é a observação e o material empregado na mosca que você vai atar, depois que fiz o curso entendi o porque insetos de verdade é quando é atado é bem mais natural. Os amigos vão ser tornar pesquisadores Entomologia para atar moscas na Patagônia e vai ter melhor resultado na pescaria das Trutas isto é excelente, a observação é tudo para nos termos uma copia fiel dos insetos aquáticos na Patagônia Argentina.

Fausto na segunda fez que tive na Patagônia eu cheguei a ver este Caddes, olha com muita observação, eu só estou aguardando Dubbing para atar esta Caddes que vi, depois que estiver prontas de mostro OK.

picture_1810_large.jpg

Olá Marcelo!

Olhando a foto aí não resisti em atar uma que a meu ver seria uma boa opção baseada nas receitas tradicionais: uma stimulator.

Vista lateral:

IMG_0011.jpg

Vista superior:

IMG_0012.jpg

Vista inferior:

IMG_0013.jpg

Tentei reproduzir as cores mais próximas com o que eu tinha aqui.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo pesquisei na Internet e de fato essa família que se refere Apataniidae tem algo em comum sim.

IMG_3670+2.JPG

Veja como se apresentam em casulos da mesma forma que vimos no MDC.

use.JPG

Isso traz confusão quando pesquisamos na Internet, inclusive o site que você tem pesquisado (TROUTNUT.COM) mostra assim os insetos Caddisflies ou seja, tudo indica que o nome Apataniidae está sim diretamente relacionada as Caddisflies. Por isso que você está se referindo a esse nome. Como não tenho estudo acadêmico, fica difícil responder com clareza, assim mesmo tudo indica que esse nome se refere a um membro Caddisflie da ordem Trichoptera.

Resumo: Família Apataniidae, um membro de Caddisflies da Orden Trichoptera.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu Fausto me tirou duvida.

Agora o nosso amigo Jost esta vendo muito filme de aventura, será que ele sabe a diferença de um Culicidae e do outro Haliplidae será? :D

Logico que ele vai pesquisar, na língua popular o Culicidae são mosquitos e o Haliplidae são baratas do mato (carnívoras são elas que limpa a carniça na vegetação.)

Bem é isto vou procurar estudar um pouco sobe os insetos aquáticos, prometo que não vou ver TV

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Excelente Boss!

Só acho que poderíamos estender a seção para englobar outros "seres" que também fazem parte da alimentação dos peixes e que procuramos imitar como por exemplo: sangue-sugas, vermes, girinos, etc.

Sei que os insetos são os principais, mas não devemos menosprezar esses outros seres, pois podem fazer a diferença dependendo do local ou época do ano.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Fausto, graças a criação da Seção de Entomologia aqui no MDR, estou aprendendo coisas que são importantes para quem pesca, principalmente para o Mosqueiro.

Aproveitando estar proibido de pescar (c/fly) por prescrição médica ( problemas nas musculaturas Serrátil anterior e o Oblíquio externo do abdome, lado direito), estou lendo e relendo os Posts daqui e de outros assuntos que me chamaram atenção.

Abraço

Medeiros

Editado por Arnaldo Medeiros Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto, graças a criação da Seção de Entomologia aqui no MDR, estou aprendendo coisas que são importantes para quem pesca, principalmente para o Mosqueiro.

Aproveitando estar proibido de pescar (c/fly) por prescrição médica ( problemas nas musculaturas Serrátil anterior e o Oblíquio externo do abdome, lado direito), estou lendo e relendo os Posts daqui e de outros assuntos que me chamaram atenção.

Abraço

Medeiros

Sei lá não entendo nada disso, mas ao pesquisar uns instantes vi que são músculos do tórax e abdômen e sendo assim, se teu médico indicar, faça Pilates. Tu vai se surpreender com o resultado, pois o core (núcleo) será fortalecido de forma impressionante, inclusive com resultados nítidos em 3 meses. Faço a bom tempo e me ajudou muito com minhas hérnias de disco. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, minha médica fisiatra, não me recomendou pilates, me passou exercícios de movimentos laterais e de rotação, medicação e repouso nos movimentos do braço direito e para terminar me disse mesmo fazendo tudo que ela mandou, demora a curar.

Paciência

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim tenha paciência e siga as recomendações da médica. :ok:

Vi que são músculos que podem inflamar em função de lesão e exercícios agora podem prejudicar sua recuperação, meu filho está aqui em casa e me disse que já teve esse problema. Depois que a tempestade passar fale com ela e veja o que acha de se transformar em um "atleta" do Pilates. No início é chato, os exercícios em nada parecem com malhação das academias, mas depois o resultado aparece de forma espetacular. Barriga de "tanquinho" não é o nosso objetivo, vamos deixar isso para os '"meninos". Curado eu nunca vou estar, minhas hérnias estão extrusadas pressionando pontos que geram dor, mas com o fortalecimento do núcleo muscular rente a coluna, tudo ficou melhor. :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.