Ir para conteúdo

Alaska - Por José Francisco


Fausto

Postagens Recomendadas

  • Administrador

(Por José Francisco)

Amigos

Embora inscrito no fórum desde 2010, esse é o meu primeiro post. Isto se deu provavelmente porque na maioria das minhas pescarias, tendo Odimir como parceiro, é natural que Ele, por tudo que conhecemos, acabe sendo o editor oficial dos relatos, além do que nesse período andei meio afastado dos forums.
De toda forma gostaria de compartilhar com vocês essa, que por ser pelo menos para mim, inédita, foi realmente uma beleza de aventura (nem tanto aventura assim...)

Há aproximadamente um ano e meio recebi um folder da empresa Fishing Business, do Marcos Glueck, quem eu já conhecia de longa data, informando sobre uma operação de pesca no Alaska.

Um ano depois, mesmo a operação não estando completamente madura, mas já tendo sido testada por uma ou duas turmas, uma delas na qual o próprio Marcos estava junto, e ante a oportunidade de fazer um passeio com Tânia, minha mulher, resolvemos nos programar para encarar a aventura e o momento escolhido foi o mês de agosto/2013.

Assim, saímos de casa às 10h da noite do dia 17 de agosto último e, 29 horas depois, estávamos chegando em Anchorage, maior cidade do Alaska (280 mil habitantes) onde passaríamos a noite antes de seguir para a região de Kenai, nosso destino final.

Vista do Aeroporto de Anchorage
AR.jpg

Ao contrário da lenda, os ursos NÃO andam pelas ruas das cidades.

Pelos dias que passamos lá acho que é mais fácil vê-los no próprio Aeroporto...
ARPARDO.jpg

ARBRANCO.jpg


Dez minutos na Hertz, sem maior burocracia, já estávamos com o carro liberado e em direção ao Hotel onde passaríamos a noite.

É importante saber que o aluguel do carro é fundamental. Ele tanto te levará ao seu destino, como aos pontos de partida para os programas, sejam de pesca ou quaisquer outras atividades turísticas.

Dia seguinte, tempo chuvoso mas com temperatura agradável, na faixa dos 15 graus centigrados, saímos cedo do Hotel, tomamos um café ao lado, e fomos dar uma volta para conhecer um pouco do que seria uma cidade no Alaska, talvez esperando encontrar ruas de terra, ursos passeando, e pessoas com arma na cintura e spray de pimenta na mão.

Enfim descobrimos que Anchorage SERIA exatamente igual a todas boas cidades Americanas, com seus shoppings, seus carros, ruas bem sinalizadas ...

Um dos Shoppings de Anchorage
SHOP.jpg

E o estacionamento do shopping repleto de carro
SHOPES.jpg

....se não fossem os HIDRO-PORTOS no centro da cidade
HIDRO2.jpg

Por outro lado, não pode faltar, e não falta, uma beleza de loja da Harley cujas motos, imagino, só saiam da garagem dos seus donos uns 3 meses no ano
HD.jpg


Após nosso pequeno tour, desprezando várias outras atrações de Anchorage, pegamos a rodovia 1 em direção à cidade de Sodotna, na região do Kenai, onde teríamos a oportunidade de conhecer uma região de excepcional beleza, começando pelo contorno à península de onde, diz a lenda, se pode ver baleias Beluga (nós até que procuramos...)
BAIA.jpg

Em compensação há um sem número rios, riachos e lagos, onde, pelo movimento, se percebe que pescaria deve ser um esporte nacional

A placa indicativa
BIRDPL.jpg

E o próprio
BIRDCREEK.jpg

Durante o trajeto ainda somos apresentados à alguns milhares de lagos e ao rio Kenai, todos com suas devidas estruturas de estacionamento e rampas de barcos

Lago
rioklago.jpg

Rio Kenai
riokmap.jpg

e uma de suas inúmeras estruturas de apoio que incluem estacionamento e rampa para barcos
riok.jpg

Magnífico
DSC00354.jpg

Enfim, 160 milhas viajadas, passamos a cidade de Sodotma, à beira da estrada, e chegamos ao Lodge que, embora tenha o sugestivo nome da placa não opera qualquer estrutura própria de pesca ou qualquer outro serviço.
CABP.jpg

Não há serviço disponível, seja café da manhã ou qualquer refeição. Por outro lado todas as habitações, extremamente confortáveis, contam com excelente infra estrutura, desde lavanderia com máquinas de lavar e secar roupas, até cozinha e copa completas, incluindo louças e talheres, além de churrasqueiras a gás, lavadoras e secadoras de louças, geladeiras, freezers e fornos de micro-ondas, que você poderá usar sem qualquer limite.

Essa é a nossa Cabana. Eu e Tânia ficamos no segundo andar onde tínhamos a disposição até sala de TV que naturalmente jamais foi utilizada
CAB1.jpg

Uma das Cabana-padrão do Lodge. Devem existir mais umas 5 ou 6 dessas
CAB2.jpg

Cozinha e copa
CABINT-1.jpg


A PROGRAMAÇÃO

A minha programação consistia em 7 noites e 6 dias completos dos quais 4 reservados à pesca, sempre e tão somente, voltada para o Fly. Os demais dias seriam livres para passeios aproveitando as várias opções turísticas possíveis que passam por ver ursos, glaciares, trilhas a cavalo e de bicicleta, e por ai vai.

Embora a minha turma fossemos somente Eu e Tânia, no mesmo período, e sabíamos disso, estariam chegando ao Lodge mais uma turma de 10 brasileiros, com os mesmos objetivos nossos, ou seja, pescar 4 dias e reservar 2 dias para outros passeios.

Mesmo sendo todos pescadores, nenhum era mosqueiro e portanto nossos programas seriam teoricamente diferentes o que na prática se restringiu, como se verá adiante, em
apenas 1 programa diferente.


Logo no primeiro momento, logicamente, estávamos todos amigos

TURMA-1.jpg

No primeiro dia rola um grande stress pois o Bill, gerente do Lodge me chega com a programação do dia seguinte que seria a pesca do Hallibut, no mar e a 80 metros de profundidade.

Mas esse é o programa da outra turma, não o meu !!!! Danou-se...

Enquanto o amigo Marcos tenta resolver daqui do Brasil a nossa situação a respeito da programação de pesca, aproveitamos o dia para conhecer Homer, a última cidade do continente às margens do estreito de Berings, famosa por ser o point da pesca dos King Crab, mostrada no programa Pesca Mortal, se não me engano, do Discovery , além de ser talvez o mais importante entreposto da indústria de pesca do Alaska.

homerpl.jpg

Vários programas, turísticos têm como ponto de partida a cidade.
Como a maioria deles é acessado por Helicópteros ou pequenos aviões, o mal tempo não nos permitiu contratar nenhum deles visto a impossibilidade de voar naquelas condições.

Ai fomos dar uma volta pela cidade e de repente ver um dos barcos de Pesca do King-Crab, e quem sabe até conhecer e tirar algumas fotos.

Esse é o lugar onde eu esperava encontrar os barcos. Talvez eles estejam realmente por ai perdidos no meio dessa confusão
homermar.jpg

Mas o máximo que consegui foi ver essas gaiolas usadas para pescar os Big Caranguejos
homergai.jpg

E essa rua onde apartamentos, trailers e motohomes se confundem
homerest.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
A PESCARIA


A minha expectativa de pescar no Alaska era unicamente me dedicar ao Fly e isso para mim significava Salmões e Trutas, embora a tal pesca do Halibut seja uma das mais cobiçadas pelos turistas que visitam o local e a estrutura em torno dela seja algo impressionante.


Porém eu não estava informado o suficiente para saber que, neste período, a pesca do King Salmon não é permitida e assim eu não teria nenhuma pescaria voltada para esse peixe que é o que produz, de longe, os maiores exemplares.


Na verdade, nessa época o alvo principal é o Silver (ou Coho) Salmon, que além de abundante é especialmente saboroso e tem seu abate permitido.



Primeira dia Big Creek Lake.


Um ponto em comum com relação às pescarias guiadas é que está tudo incluído, desde iscas até os equipamentos de pesca.


Nesse dia, para a pesca do Silver Salmon, o material oferecido, teoricamente o mais adequado, eram varas equipadas com molinetes e como iscas, spinner e uma massa de ova de salmão.


Essa forma de pescaria acaba proporcionando a possibilidade de estender a pescaria do salmão a qualquer pessoa, mesmo com pouca ou nenhuma experiência.


Nada impedia que Eu levasse meus equipamentos de Fly. Nesse caso específico o guia, que também era pescador de Fly, estava avisado que haveria um mosqueiro na turma.


O acesso ao lago é por hidro-avião, cerca de 30 minutos de vôo onde, como bônus, você ganha a possibilidade de vislumbrar paisagens naturais de extrema beleza.

PA1.jpg


PA2.jpg


PA3.jpg


PA4.jpg



Na chegada, já se encontram os vários barcos posicionados, limpos e prontos para saírem.

BARCO1.jpg


Dez minutos de navegação estávamos posicionados num ponto de pesca onde, como pudemos comprovar, os Salmões estavam muito ativos. Era a minha oportunidade de pegar o primeiro salmão da vida.


E ai está vara envergada pela primeira vez no Alaska

PDPEG1.jpg


Não é lá muito grande mas é um ótimo começo e eu fiquei de fato muito alegre.

PDPRIMEIROS.jpg


E valia uma comemoração com guia

PDGUIA.jpg


Outros se seguiram, todos mais ou menos no mesmo padrão, e assim foi por umas três horas


Isca roxa cor clássica por lá

PDSEGS.jpg


Mas a laranja também faz sucesso

PDMLARANJA.jpg


E pegou o maior do dia

PDQUARTS.jpg


Tania pousando para foto e Eu já com outro na linha

PDQUINTS.jpg


Um mais

PDTERCS.jpg


No retorno fizemos um passeio pelo lago onde pudemos encontrar, de fato, o primeiro urso na natureza, que infelizmente, não fez uma boa pose para foto

URSOPRETO.jpg


Segundo dia de pescaria a historia é longa



A programação do segundo dia previa a pescaria no rio KUSTATAN que também só pode ser acessado através de hidro-avião.


Às 6 horas da manhã, debaixo de alguma chuva e com tempo muito fechado, estávamos a postos mas infelizmente, por mais que esperássemos, o tempo não cooperou e não tivemos condições de voar.


SDEUCAFE-1.jpg


No caminho de volta resolvemos parar logo após a ponte sobre o Rio Kenai pois tínhamos visto alguns pescadores na margem e quem sabe poderíamos dar uns pinchos por lá.


Paramos o carro no estacionamento logo após a ponte e demos de cara com uma longa escada que resolvemos descer. Para nossa surpresa chegamos à uma passarela (tudo público) onde várias pessoas estavam pescando.

SDESCADA.jpg


SDPASPLACA.jpg


O método de pesca era, na linha, fazer uma pernada de uns 2m abaixo de uma boia, colocar no anzol um bolo de massa de ova de salmão, ir ao inicio da passarela, fazer o arremesso e acompanhar, andando, a descida da isca pelo rio. Ao final da passarela voltavam e começavam tudo de novo.


Essa é a massa de ova de salmão que você inclusive compra em qualquer lugar

SDOVA.jpg


Assim é que se pesca NA PASSARELA

SDWALK.jpg


Achei curioso e fiquei observando...


Mas ali certamente não havia lugar para um pescador de Fly.


Como minha vontade era grande, assuntei a região e vi, já fora da passarela e literalmente debaixo da ponte, um espaço onde talvez eu pudesse fazer alguns pinchos sem chamar a atenção.

SDDEBPONT.jpg


Linha 200gr na vara 7, mosca vermelha de zonker imitando a massa de ovas ... no primeiro pincho acontece... E o mineirinho, que não gosta de chamar a atenção, vira estrela. A noticia corre de imediato pela passarela.

SDSALMAO.jpg


Como o peixe não poderia voltar para a água pois estava praticamente morto, virou presente para um prestativo pescador que havia, desde pronto, aparecido com um enorme puçá para ajudar a retirá-lo da água.

SDPRESENTE.jpg


E uma lembrança para a posteridade

SDPOSE.jpg


Ao chegarmos ao Lodge, já que frustrado o programa original em razão do tempo ruim, foi proposto a antecipação do programa do dia seguinte, com a duração original prevista, começando às 16 e terminando às 22 horas (o sol se põe às 23 horas nessa época).


Embora o tempo estivesse muito ruim a vontade de pescar falou mais alto e a proposição foi aceita. Assim fomos, no horário combinado, ao local de saída da pescaria num trecho do rio Kenai.


A menos da curiosidade em saber que no Alasca também se pesca salmão de colher e na rodada, nada daquilo para nós valia a pena. Nem Tânia, que rebocou um belo peixe, gostou .


Nota curiosa é que o guia desta pescaria, segundo suas próprias palavras, não entendia absolutamente nada de fly e portanto não poderia me dar qualquer opinião ou ajuda.

Mesmo assim, arriscando uma linha 250gr, arremessando a esmo no meio do rio ainda consegui uma captura cuja foto não foi possível fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Terceiro dia Rio Kustatan. Ótimo dia


No outro dia o clima ajudou e pela primeira vez vimos o sol do Alaska.


Assim pudemos fazer a pescaria no rio Kustatan, programada para o dia anterior, acessível após cerca de 30 minutos de hidro avião quando novas paisagens se vislumbravam

TDHIDRO.jpg


Quando novas paisagens se vislumbravam

PA.jpg


PA6.jpg


As águas muito escuras e meio leitosas desse rio dificultavam a pesca com artificiais o que fez o guia optar pelo uso apenas da massa de ovas de Salmão como isca. Tânia e o amigo Charles, pescando dessa forma, pegavam um atrás do outro.


Eu, insistindo no Fly, por mais que tentasse e trocasse iscas não tinha sucesso.


Charles na sua pescaria comigo ao fundo

TDCHARLES.jpg


Conversando com o guia, ele me falou que naquela situação de água o sucesso da pescaria com artificiais, e principalmente com mosca, se não impossível era muito difícil. O que poderia funcionar seriam sempre iscas de cores mais escuras tais como roxas e eventualmente pretas, que pudessem parecer o mais natural possível ao peixe.


Só que pretas, roxas, vermelhas e laranjas eu já tinha tentado todas do arsenal.


Ai me lembrei que havia, na caixa reserva, umas pâncoras chilenas, com suas perninhas irresistíveis e seu verde musgo predominante, que, embora atadas em anzóis não tão adequados à salmões, e não constassem em quaisquer dos anais sobre pesca no Alaska que eu tinha visto, não custaria experimentar.

Afinal pior do que 0x0 não ia ficar.


Para surpresa de todos, a partir desse momento a vida mudou


Um atrás do outro, mesmo que com 15 ou 20 minutos de intervalo, tempo necessário para tirar o peixe, quando conseguia, e fotografar, quando não escapasse da mão.


Iniciando os trabalhos com a pâncora chilena

TDPESCANDO.jpg


O resultado aparece

TDSAL2MO.jpg


TDSALMO4.jpg


Tá crescendo

TDSALMO3.jpg


Soltando. Curiosidade Esse pontinho preto atrás de mim é um dos ursinhos filhotes que estavam numa praia logo atrás

TDSOLTANDO.jpg


Mais um

TDSALMO1.jpg


E o troféu do dia

TDSALMOT.jpg


Dado por encerrada a cessão vamembora que amanhã é tem mais...

TDKUST1.jpg


TDBARCOHIDRO.jpg


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Quarto dia As trutas e surpresas do Rio Kenai



Para o último dia, depois de muita batalha do Marcos aqui do Brasil, foi conseguido para mim um programa, exclusivo para Fly, e cujo objetivo seria a pescaria de trutas no rio Kenai.



Chegamos, eu e Tânia, ao ponto de encontro com o guia por volta das 6 da manhã e imediatamente o barco foi descido para a água.

QDKENAI1.jpg


QDKENAI3.jpg



Entro no barco armado até os dentes.

2 varas #6, outra #7, Lideres cônicos de 2x a 6X, além de todas as ninfas, secas e pequenos streamers recomendados nos sites sobre o Alaska.


Mostro meus equipamentos e abro as caixas para o guia que, muito simpaticamente ressalta a qualidade dos equipamentos e beleza das moscas.


Em seguida explica onde e em que época podem funcionar no Alaska... MAS..., para aquele momento e para aquela pescaria o negócio mesmo é o seguinte: Dropper. Uma boia, um líder de uns 2 metros carregando uns 2 chumbinhos, na ponta uma missanga cor de rosa choque e, 5 cm abaixo da missanga um anzol, tipo esses de scud, tamanho 8. E tudo já montadinho na meia dúzia de varas que havia no barco à nossa disposição.


Fazê o Quê? Vamos mais é entrar no barco e aproveitar

QDBARCO.jpg


E assim é.


Mesmo torcendo o nariz, fui experimentar a pesca de trutas no Alaska-Styles que, não só é o estilo preferido mas, naquele momento e naquele lugar, o único adotado pelas centenas de pescadores de fly que estavam no rio.


Na verdade a explicação é simples: nessa época a truta rejeita qualquer outro tipo de comida que não seja a maior iguaria de todas, ou seja a ova de salmão, farta e abundante fonte da mais pura proteína, onde basta abrir a boca e engolir o que a correnteza tão generosamente traz.


E de fato funciona mesmo, e muito bem. As capturas foram inúmeras, tanto pescando embarcado quanto no vadeio, sempre utilizando o Alaska-Styles o que proporcionou inclusive a chance de Tânia pegar sua primeira truta no fly.


Entraram, além de Arco-Iris e Dolly Varden Char, até 2 improváveis salmões vermelhos (o que vai merecer um aparte à parte (???)) e um, mais improvável ainda, Artic Grayling com sua minúscula boca de piau.


Pegando a primeira truta do dia

QDPEGPRIM.jpg


Primeira truta

QDPRIMTRUT.jpg


Um vadeio que se repetiu durante toda a pescaria

QDVADEANDO1.jpg


Uma bela Dolly Varden

QDDOLLY1.jpg


Peixe na ponta da linha

QDPESCMAIS.jpg


Arco íris

QDRAIMBOW.jpg


Mais Arco íris

QDARCOPUCcedilA.jpg


Outra Dolly Varden

QDDOLLY2.jpg


O Artic Grayling com sua minúscula boca

QDARTIC.jpg


Essa ai nem o guia ficou indiferente e resolveu levar a foto de lembrança

QDIFONEGUIA.jpg


Tania em sua primeira pescaria de Fly já em grande estilo

QDTANIAPESCANDO.jpg


E sua primeira truta

QDTRUTATANIA1.jpg


Tânia infernal... uma atrás da outra

QDTRUTATANIA2.jpg


Mais uma pintura de Arco Iris

QDARCOEU.jpg


Truta é 100% de soltura

QDSOLTTRUTA.jpg


Segundo os guias o salmão vermelho não é atraído pelas iscas de fly porque se alimentam somente de plâncton e crew nos oceanos. Porém esse e o irmão, acho que não sabiam disso e foram atraídos pela missanga imitativa de ova

QDSALMOTRUTA1.jpg


QDSALMOTRU2.jpg



A Parte á Parte dois em um. A coroação


Continuando a descer o rio, na sequencia da pescaria de trutas, comecei a ver, com alguma frequência, salmões vermelhos enormes subindo na superfície.


Como tinham sido atraídos pela missanga perguntei ao guia se podia parar a pescaria de trutas e tentar os Salmões, logo lembrando do milagre operado pelas Pâncoras Chilenas.


O guia, já meu amigo desde pequeno, falou que tudo bem e que iria posicionar o barco para mim nos locais onde ele achava que os salmões poderiam ser encontrados.


Não tendo equipamento mais adequado à mão montei a #7 com uma linha de 200gr e pâncora chilena na ponta do lider 0,35mm de fluor.



A festa começa...


As fotos abaixo representam parte do que se salvou depois de um líder arrebentado, alguns anzóis abertos e a perda de uma linha 200gr inteira quando acabou um Backing de 100 jardas (aqui pode ter entrado um King pois eu fiquei completamente sem ação) e eu fique com cara de bobo.



Logo no inicio entra um Silver de bom tamanho

QDSILVER.jpg


Ai alguns Vermelhos, que era o meu principal objetivo pois até aquele momento somente tinha pego esses dois distraídos na isca de truta, começam a aparecer

QDSALMOV1.jpg


O primeiro de bom porte já mereceu uma foto com Tânia, minha empolgada parceira e torcedora fiel


QDTANIAVERM.jpg


Com esse outro ai o nosso guia, que já vinha fotografando alguns peixes no seu Ifone, também quis sair na foto


QDGUIAVERM.jpg


Mais um aqui e outro ali ... chegou o troféu


20 minutos de briga com a #7 dando o que podia

QDOUTROLADO.jpg


QDUMLADO.jpg


Muito cuidado para não escapar com esforço dá prá ver a pâncora sendo retirada

QDSALMOTPUCcedilA.jpg


E o troféu do dia e da pescaria inteira

QDSALMOT.jpg


E assim nos despedimos desse local magnifico na esperança de um dia podermos voltar apesar da distância

QDDESPEDIDA.jpg


Generalidades e informações sobre a viagem


A VIAGEM


O ALASKA é longe...

Independente da opção prepare-se para ficar de 24 a 30 horas entre aeroportos e aviões.

America e United Airlines, em operações próprias e ou acordos com outras Cias. e suas diversas alianças oferecem várias opções a um custo entre US$1,500 e US$2,000


A operação


A operação do Marcos (Fishing Busines) não é voltado exclusivamente para pesca esportiva mas sim para pesca e turismo de modo geral já que o Alaska proporciona infinitas e excepcionais opções.


Os programas não são operados pelo Lodge e sim podem ser contratados por ele ou por qualquer um que se disponha a fazê-lo.


De qualquer forma é sempre muito mais confortável sair daqui já com tudo acertado. Porém é necessário que saibamos exatamente o que estamos comprando o que nem sempre é fácil já que, pelo menos na primeira vez, não conhecemos nada e podemos aceitar inocentemente programas que, embora requisitados e de sucesso, não tem nada haver com nossas expectativas, em particular se específicos para pescaria.


E leve com você todos os e.mails de confirmação do que for combinado pois os caras não são exatamente um exemplo de organização.


Moscas mais utilizadas para Salmão


Segundo as informações colhidas, nessa época o salmão do Alaska come carne de salmão, ovas, pequenos peixes e alevinos e coisas tipo sanguessuga.


Essas foram as moscas que mais utilizei durantes as pescarias de Salmão. As duas grandes inferiores me parecem clássicas da região e, embora tenham sido compradas lá mesmo por indicação dos guias, não me pareceram melhores em relação às outras que, exceto pela Pâncora chilena e o wooly-like preto, são também indicadas nos sites sobre a pesca na região.

DSC00412.jpg



Licença de pesca


Indispensável. Todos os dias os guias vão te pedir a licença e anotar os números num formulário próprio que, mais tarde provavelmente será entregue em algum lugar.


Legislação


A legislação é cumprida por todos, principalmente pelos operadores e guias. Dependendo da época você pode ou não abater alguns espécimes.

Trutas, pelas informações, você não pode abater nunca. É bom se informar antes de viajar.



PEIXES da região


SALMÕES Silver ou Coho Salmon, King ou Shinook Salmon, Red ou Sockeye Salmon, Pink ou Humpies salmon e Chum ou dog salmon


OUTROS PEIXES - Raimbow trout , Steelhead, Cutthroat, Lake trout, Dolly Varden Char, Artic Char, Artic Grayling



Períodos de pesca e Rios


KENAI RIVER:

King Salmon meados de Maio a principio de Julho (primeira corrida)

principio de julho até o fechamento da pesca em final de julho (segunda corrida)

Red Salmon meados de Julho até meados de Agosto

Silver Salmon final de Julho a final de Setembro

Pink Salmon meados de julho até final de agosto

Trutas inicio de junho até setembro (100% pesque e solte)


RUSSIAN RIVER

Red Salmon meados de junho até o fechamento da pesca no inicio de agosto



ANCHOR, DEEP CREEK E NINILCHICK RIVER


King Salmon meados de Maio a principio de Julho

Silver Salmon inicio de Agosto a final de Setembro

Steelhead Trout meados de agosto a inicio de novembro


Mensagem final


Sou companheiro para voltar.


Se alguém se animar não se esqueçam de mim


Créditos mais que especiais à Tânia, autora, com raras exceções, das fotos que ilustram este post

Abçs


JF

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Opa amigo aí está seu relato devidamente editado e com as fotografias inseridas. :)

Agora vou ler com calma e desde já parabéns pela maravilhosa pescaria que fez e obrigado por compartilhar conosco algo assim tão bacana. :ok:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Babei... Essa viagem pro Alasca é meu sonho, talvez não tanto pela pesca, mas pela veia de fotógrafo. Acho difícil achar no mundo um lugar tão bonito quanto o Alasca.

Parabéns pela belíssima aventura!

Editado por Vitinhow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Zé Francisco,

Eu já havia visto as fotos - de babar - e o seu relato, emocionante e, também, informativo.

Novamente nossos sinceros cumprimentos a você e à Tânia, que demonstra sorrisos de uma felicidade ímpar.

Um grande abraço

Luiz & Jack

PS: o Alaska está na minha cesta de viagens...Quem sabe 2015? Para o ano que vem já estou com tudo agendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Relato sensacional, lindos peixes e felicidade estampada no rosto, obrigado por compartilhar essa aventura com seus amigos mosqueiros, imagino que os guias devam ter ficado doidos com as pâncoras chilenas, mandou muito bem, ova é uma ova!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Opa amigo aí está seu relato devidamente editado e com as fotografias inseridas. :)

Agora vou ler com calma e desde já parabéns pela maravilhosa pescaria que fez e obrigado por compartilhar conosco algo assim tão bacana. :ok:

T+ :bye:

Maravilha Fausto,

Obrigado, primeiramente pela recepção, e depois pelo trabalho

Espero que tenha gostado

Estou há mais de 3 anos cadastrado e, embora não sendo atuante do ponto de vista de postagens, vez por outra passo por aqui para dar uma olhada, até porque tenho nesta casa alguns bons amigos e parceiros

Abraços

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:blink: ééééé... dizer oq desse relato ! apenas ler, admirar e :bs-aplauder: aplaudir !

abraços

Falou Isaac,

Obrigado pelos elogios

Abçs,

Muito bom o relato, parabéns!!!

Ricardo,

Obrigado por comentar

Abçs

Zé Chico(desculpe a intimidade) simplesmente sem palavras. :mestre:

"Intimidade" devidamente desculpada :laugh::laugh::laugh::laugh:

Obrigado pela recepção e pela "falta de palavras" :D:D:D

Abçs

Babei... Essa viagem pro Alasca é meu sonho, talvez não tanto pela pesca, mas pela veia de fotógrafo. Acho difícil achar no mundo um lugar tão bonito quanto o Alasca.

Parabéns pela belíssima aventura!

Vá pelos dois.

As paisagens são deslumbrantes mas a pesca também é magnifica

Obrigado por participar

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caro Zé Francisco,

Eu já havia visto as fotos - de babar - e o seu relato, emocionante e, também, informativo.

Novamente nossos sinceros cumprimentos a você e à Tânia, que demonstra sorrisos de uma felicidade ímpar.

Um grande abraço

Luiz & Jack

PS: o Alaska está na minha cesta de viagens...Quem sabe 2015? Para o ano que vem já estou com tudo agendado.

Luiz & Jack, meu casal 20 predileto,

Agenda pronta prá 2014 ??? Você está muito mais avançado do que eu que mal fechei a de 2013 :laugh::laugh: :laugh: :laugh:

Pelo visto, mais um ano que não vou acertar uma você a não ser que trombemos pelos S. Franciscos afora

Mas, quem sabe em 2015 o Alaska não seja a meta comum?

Sei que aqui é sua casa "original" que de repente invadí sem ao menos lhe pedir licença, mas espero que, pelo motivo, eu seja perdoado :D:D :D

Abraços forte a vocês

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mega relato e mega viagem!

Parabéns!

Achei legal a grande variedade de espécies!

Olá Rusllon,

Obrigado por comentar.

É realmente impressionante a piscosidade da região, não só em água doce como também na água salgada o que se comprova até pelo fato de grande parte do peixe consumido no mundo vir do Alaska.

Para nós mosqueiros então aquilo é um paraiso

Abçs

Zé parabens!!!!! E muito obrigado por compartilhar a aventura e as informações! !!

Diga lá Gustavo,

Tem aproveitado bem a Bass?

Precisamos ainda acertar uma juntos ok?

Obrigado por comentar

JF

Que demais

Fiquei loco para ir.

Parabens pela pescaria e valeu pelo relato.

Abc

Jamanta,

Vale mesmo a pena ir.

Se o vôo não fosse tão caro um programa desses seria equivalente à pouco mais da metade do que se paga no Amazonas

Obrigado pelos elogios

Abçs,

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilha Fausto,

Obrigado, primeiramente pela recepção, e depois pelo trabalho

Espero que tenha gostado

Estou há mais de 3 anos cadastrado e, embora não sendo atuante do ponto de vista de postagens, vez por outra passo por aqui para dar uma olhada, até porque tenho nesta casa alguns bons amigos e parceiros

Abraços

JF

Que nada meu caro, foi uma satisfação atender a um pedido de um dos membros e estou aqui para isso. :ok:

Seu inimigo chama-se Internet Explorer, pois se fosse o Google Chrome não haveria problema para exibir as imagens. ;)

Ao copiar e colar os links das imagens com o Internet Explorer esse problema acontece, com o Chrome não. :)

Sim gostei muito do relato e foi muito legal trabalhar para expor aos amigos. Nosso fórum é assim mesmo, pequeno e pouco estimulador para a participação, mas por ser pequeno, posso ter mais tranquilidade para administrá-lo. O bom é que dessa vez você ficou estimulado e veio com suas primeiras participações, e seja bem vindo! ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bom amigo pescador José Francisco, o Alaska para mim é um paraíso que eu queria esta lá mas por ser muito e muito caro prefiro pescar na Patagônia é um futuro mas para frente quem sabe um dia. gostei da sua aventura Parabéns continua assim.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Relato sensacional, lindos peixes e felicidade estampada no rosto, obrigado por compartilhar essa aventura com seus amigos mosqueiros, imagino que os guias devam ter ficado doidos com as pâncoras chilenas, mandou muito bem, ova é uma ova!

Falou Samuel,

Obrigado pelos elogios e por participar do post

Abçs,

Bom D+

Pescaria farta,natureza exuberante e hidro avião

Fantástico!!!!

Parabéns e obrigado!

Falou bem Cristiano,

nessas condições a pescaria é um bônus

Obrigado por comentar

Abçs

De cair o c... da bun... belas imagens e relato... parabéns pela viagem!!!

Beleza José Luiz,

Obrigado pelos elogios

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Que nada meu caro, foi uma satisfação atender a um pedido de um dos membros e estou aqui para isso. :ok:

Seu inimigo chama-se Internet Explorer, pois se fosse o Google Chrome não haveria problema para exibir as imagens. ;)

Ao copiar e colar os links das imagens com o Internet Explorer esse problema acontece, com o Chrome não. :)

Sim gostei muito do relato e foi muito legal trabalhar para expor aos amigos. Nosso fórum é assim mesmo, pequeno e pouco estimulador para a participação, mas por ser pequeno, posso ter mais tranquilidade para administrá-lo. O bom é que dessa vez você ficou estimulado e veio com suas primeiras participações, e seja bem vindo! ;)

T+ :)

Obrigado Fausto,

Só gostaria de acrescentar que, quanto ao tamanho, não sei se o forum é pequeno.

Porém, não se parece nada como sendo pouco estimulador do ponto de vista de participação, visto que há post de conteúdos riquíssimos e pessoas muito simples de cheias de disposição para a troca de informações.

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo Jose,

Viajem dos meus sonhos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Belíssimo relato :okok::okok::okok:

Olá Telles,

Se for realizar esse sonho lembre-se que estou por aqui cheio de vontade de voltar ok?

Abçs

Muito bom amigo pescador José Francisco, o Alaska para mim é um paraíso que eu queria esta lá mas por ser muito e muito caro prefiro pescar na Patagônia é um futuro mas para frente quem sabe um dia. gostei da sua aventura Parabéns continua assim.

Grande abraço.

É isso mesmo Marcelo,

Patagônia Argentina ou Chilena, em relação à beleza e trutas não deve nada

aproveite bem suas idas a esses maravilhosos lugares

Abçs,

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns pelo fantástico relato desta pescaria incrível, sonho de todo pescador de Fly.

Abraço

Grande Narciso,

Agora que sabemos onde estamos, depois do S. Francisco o mundo é o limite :D:D:D:D:D:D

Por enquanto deixamos o Alaska de lado e vamos dandoumapescadinhaporaquimes certo?

Abçs

JF

Juro que já li 4 vezes esse relato e continuo babando!

Mais uma vez, parabéns pela belíssima empreitada.

Vitinhow,

Se tiver alguma curiosidade ou quizer alguma informação adicional fique a vontade ok?

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Fausto,

Só gostaria de acrescentar que, quanto ao tamanho, não sei se o forum é pequeno.

Porém, não se parece nada como sendo pouco estimulador do ponto de vista de participação, visto que há post de conteúdos riquíssimos e pessoas muito simples de cheias de disposição para a troca de informações.

Abçs

JF

Opa obrigado José, fico até sem graça, mas o trabalho que faço é feito com muito respeito e dedicação aos amigos. :ok:

Sou dissidente de um fórum justamente por não ter alguém que o administrasse com a mesma atenção que tenho, se não fosse isso, eu seria até hoje membro, mas águas passadas não movem moinho e sendo assim sigo em frente com a mesma proposta desde 2005. Só não participo mais porque pouco sei, mas estou aprendendo com os amigos todos os dias. ;)

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Relato maravilhoso! Cada um Coho de tirar o folego! Gostaria de tentar DIY la, mas os acessos publicos me pareceram bem cheios. De qualquer forma esta na minha lista, mas teria que ser tipo no esquema que voce fez mesmo, guiado e tal. Em BC me parece mais facil de fazer no esquema DIY, sem falar no maior Steelhead do mundo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Relato maravilhoso! Cada um Coho de tirar o folego! Gostaria de tentar DIY la, mas os acessos publicos me pareceram bem cheios. De qualquer forma esta na minha lista, mas teria que ser tipo no esquema que voce fez mesmo, guiado e tal. Em BC me parece mais facil de fazer no esquema DIY, sem falar no maior Steelhead do mundo...

Bruno,

Você ainda está no Canadá?

Se estiver para você fica realmente muito fácil... tá pertinho e você pode tentar pescar de qualquer jeito.

Para nós, saindo daqui e sem entender nada dos esquemas, se aventurar fora dos programas guiados acho que é muito arriscado a não ser que consiga ficar por lá um tempo grande até entender como funciona a coisa

Por outro lado dizem que as Steelhebad de lá são muito grandes embora, sem querer discordar de você mas já discordando, as maiores mesmo acho que estão é na Terra do Fogo, na Argentina

Abraços,

JF

De cinema......

Abço

Guillermo,

Obrigado pelo elogio

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Belíssimo relato, muito bem escrito, com ótimo humor e muita informação, linda fotos.... e muiiiito peixe!!! Perfeito em tudo!!

Tive lá uma vez tb, na mesma região de Kenai e adjascências, mas tava a passeio com a família e pesquei quase nada. E no fly não tive competência. Mas o tar do frai tb era como vc bem descreveu. O povo lá que pescava de "frai" pendurava imitações de ova feitas de lã ou EVA e usava o caniço mais como caniço de mão, e ía descendo o rio pela beirada, acompanhando a descida da isca pela beirada do rio (nem arremessavam, apenas "arreavam" a isca junto da beirada e deixava ir descendo. Até fisguei alguns belos Kings (chinook) assim mas como disse, me faltou competência pra tirar. Tava na época inicial da subida dos Kings e ainda precoce, não tinha nem boa qtd e tampoco tava saindo outros peixes, apenas alguns poucos dos primeiros kings que tavam entrando no rio. Pelo visto, a época melhor de se ir no Alaska, pela variedade de espécies e quantidade, apesar da falta dos Kings (q é o primeiro peixe a pintar na área, já em maio, e estendo, qdo muito, até julho), é essa época que vc foi (ago/set). Um amigão meu teve lá na mesma época que vc. Talvez vcs tenham se cruzado lá. É o Joao Pereira, vulgo JP, de SP, e seu grupo de amigos que estavam retornando pelo segundo ano consecutivo pra lá, de acho que umas 10 pessoas (o nosso amigo daqui, o Dr Carlos Andriolli tb foi junto), Pensei logo neles, qdo vc citou que conviveu com um grupo de uns 10 brasileiros, mas o JP e Andriolli são mosqueiros, apesar que os demais amigos deles são bait, então, acho que não tavam no mesmo grupo que tava contigo. Eles foram em agosto (acho que foram pra Kodiak) e pegaram monte de peixes tb. Mais uma vez, parabéns pelo lindo relato e que este seja o primeiro de muitos a compartilhar conosco, o que será muito bem vindo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jose,

Mais uma vez parabens pela pescaria e desculpe meus comentarios. Mas 'e que vejo muito ser dito do Alaska no Brasil e pouco sendo dito sobre BC. Ha uma veneracao por Salmao no Brasil, mas pouco sabe-se sobre Steelhead. E considero Steelhead um peixe mais esportivo do que Salmao, e nesse aspecto BC 'e incomparável. Isso de forma alguma altera minha vontade de pescar no Alaska tambem, mas minha comparacao foi para pesca DIY. Na verdade seria ate mais facil para mim, trabalhando na Delta, de ir para o Alaska do que ir para BC (Em BC viajo por empresas parceiras pagando tarifas mais altas). Mas como nao tinha como bancar um guia, e meu alvo era Steelhead, preferi ir para BC. Terra do Fogo talvez tenha as maiores trutas marrons migratorias do mundo, mas Steelhead mesmo - entenda-se truta arco-iris migratoria - as maiores do mundo estao em BC. Espero um dia possamos fazer uma viajem dessas juntos! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Belíssimo relato, muito bem escrito, com ótimo humor e muita informação, linda fotos.... e muiiiito peixe!!! Perfeito em tudo!!

Tive lá uma vez tb, na mesma região de Kenai e adjascências, mas tava a passeio com a família e pesquei quase nada. E no fly não tive competência. Mas o tar do frai tb era como vc bem descreveu. O povo lá que pescava de "frai" pendurava imitações de ova feitas de lã ou EVA e usava o caniço mais como caniço de mão, e ía descendo o rio pela beirada, acompanhando a descida da isca pela beirada do rio (nem arremessavam, apenas "arreavam" a isca junto da beirada e deixava ir descendo. Até fisguei alguns belos Kings (chinook) assim mas como disse, me faltou competência pra tirar. Tava na época inicial da subida dos Kings e ainda precoce, não tinha nem boa qtd e tampoco tava saindo outros peixes, apenas alguns poucos dos primeiros kings que tavam entrando no rio. Pelo visto, a época melhor de se ir no Alaska, pela variedade de espécies e quantidade, apesar da falta dos Kings (q é o primeiro peixe a pintar na área, já em maio, e estendo, qdo muito, até julho), é essa época que vc foi (ago/set). Um amigão meu teve lá na mesma época que vc. Talvez vcs tenham se cruzado lá. É o Joao Pereira, vulgo JP, de SP, e seu grupo de amigos que estavam retornando pelo segundo ano consecutivo pra lá, de acho que umas 10 pessoas (o nosso amigo daqui, o Dr Carlos Andriolli tb foi junto), Pensei logo neles, qdo vc citou que conviveu com um grupo de uns 10 brasileiros, mas o JP e Andriolli são mosqueiros, apesar que os demais amigos deles são bait, então, acho que não tavam no mesmo grupo que tava contigo. Eles foram em agosto (acho que foram pra Kodiak) e pegaram monte de peixes tb. Mais uma vez, parabéns pelo lindo relato e que este seja o primeiro de muitos a compartilhar conosco, o que será muito bem vindo!!

Olá Kensuke,

Meados de julho até final de agosto, não sei se melhor, mas sem dúvida é uma boa época já que coincide com a subida dos Silver e do Vermelho que são, segundo informações, as duas maiores populações de Salmão no Alaska.

Eu não conheço pessoalmente o João Pereira e tive pouco contato com o Carlos Andriolli mas, quando cheguei de volta, fiquei sabendo que eles estiveram pescando por lá mas, como você disse, em Kodiak que é outra região completamente distinta e, pelo pouco que sei, muito mais selvagem. A informação que tive é que fizeram também uma ótima pescaria. Talvez seja uma opção até melhor do que o Kenai com a diferença de que seria uma viagem cujo único atrativo seria mesmo a pescaria enquanto no Kenai, além da pescaria, você está no centro de varias outras atrações turísticas.

Abraços

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jose,

Mais uma vez parabens pela pescaria e desculpe meus comentarios. Mas 'e que vejo muito ser dito do Alaska no Brasil e pouco sendo dito sobre BC. Ha uma veneracao por Salmao no Brasil, mas pouco sabe-se sobre Steelhead. E considero Steelhead um peixe mais esportivo do que Salmao, e nesse aspecto BC 'e incomparável. Isso de forma alguma altera minha vontade de pescar no Alaska tambem, mas minha comparacao foi para pesca DIY. Na verdade seria ate mais facil para mim, trabalhando na Delta, de ir para o Alaska do que ir para BC (Em BC viajo por empresas parceiras pagando tarifas mais altas). Mas como nao tinha como bancar um guia, e meu alvo era Steelhead, preferi ir para BC. Terra do Fogo talvez tenha as maiores trutas marrons migratorias do mundo, mas Steelhead mesmo - entenda-se truta arco-iris migratoria - as maiores do mundo estao em BC. Espero um dia possamos fazer uma viajem dessas juntos! Abs

Grande Bruno,

Primeiro você não tem que se desculpar. Pelo contrário, é bom demais quando conseguimos interlocutores, principalmente como é o seu caso que tem muito mais experiência nesse tipo de pescaria, dispostos a trocar experiências e nos ensinar.

Quanto às Steelhead e as Sea Brow Run você tem toda razão e o que elas têm em comum é que são trutas e migram para o mar voltando ao rio para desovar.

Seria um enorme prazer se algum dia pudessemos pescar juntos, sejam trutas e salmões por ai ou dourados, tucunarés e bicudas por aqui

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Maravilhoso relato José Francisco,

Com perdão da palavra nada nobre mas que acho a única que perfeitamente se aplica: ESCULACHOU!!!

Pescou em lugares maravilhosos, com paisagens paradisíacas e ainda "botou na cara" de todo mundo. Mosca no meio da "linguiçada", mosca de outra região, espécies que "supostamente" não entrariam naquela mosca específica.

Mil parabéns pelas capturas e pela fé em seu feeling mosqueiro. :mestre::mestre::mestre:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maravilhoso relato José Francisco,

Com perdão da palavra nada nobre mas que acho a única que perfeitamente se aplica: ESCULACHOU!!!

Pescou em lugares maravilhosos, com paisagens paradisíacas e ainda "botou na cara" de todo mundo. Mosca no meio da "linguiçada", mosca de outra região, espécies que "supostamente" não entrariam naquela mosca específica.

Mil parabéns pelas capturas e pela fé em seu feeling mosqueiro. :mestre::mestre::mestre:

Grande Abraço ;)

Obrigado pelos comentários André,

Tenha certeza que o meu "feeling mosqueiro" devo à muita gente boa de quem tive a felicidade de ser parceiro, aprendiz e, porque não, com quem tive oportunidade de trocar conhecimento sempre.

Abraços,

Espetacular!!!!!

Grande Bata,

Que baita felicidade de vê-lo por aqui prestigiando esse post

Porém nada vai te livrar de ainda me convidar para uma pescaria ok? :D:D:D

Abraços

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo como se diz por aqui....dessa vez você judiou da gente rsrs....parabéns amigo,que baita aventura essa...abraço.

:D:D:D:D:D:D:D

Maravilha Renato,

Nem é tanta "aventura" assim ...

Obrigado pelos comentários

abçs

Sensacional!!...

é espero um dia estar lá!

Muito bom!...Parabéns!!

:bs-aplauder:

Espero que um dia você realmente esteja lá

Se tiver chance não a perca pois vale a pena

Abçs

Relato SENSACIONAL José. :mestre: PARABÉNS :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

É para admirar. VIAJEI :okok:

Falou Tauã,

Obrigado pelos elogios e pelo post

Abraços

JF

Belos peixes amigo! Abraço!

Falou Murilo,

Realmente para nós, pescadores vivendo em águas quentes, o Salmão e a Truta são ótimas novidades

Abçs

JF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.