Ir para conteúdo

Demorou, mas chegou....


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Sim foi como disse estou com "macaquices" na cabeça, mas que seria bom de montão, sim seria. :D

Estou consultando o Alejandro sobre essa questão e tirando uma corredeira mais forte ou duas, que de fato requerem mais atenção em novembro, as demais corredeiras são mais brandas, principalmente me março e dependendo de onde acessarmos o rio fica tudo mais fácil ou no caso menos perigoso. No momento que o float for passar por uma corredeira mais forte não vamos pescar e dependendo do modelo do float, tem remos para ajudar a controlar.

Sim é um pouco de louca, mas é divertido e viável de ser feito com segurança. Talvez a gente faça uma experiência em outro rio como, por exemplo, o Chimehuin ou o trecho de cima do Aluminé, que nesse caso é mais tranquilo para assim avaliarmos e vermos na prática a viabilidade de fazer uma aventura dessas no Caleufú. Tem outros rios que podem ser flotados assim e possivelmente até mais seguros como, por exemplo, o Pulmari desde o seu lago donde possivelmente ficaríamos até mesmo encalhados em diversos trechos exigindo sairmos do float para passar no raseiro. O grande lance são os longos trechos que podem ser explorados.

Outros amigos já flotaram os lagos que também deve ser uma pescaria divertida, porém cansativa em função de não ter correnteza para nos levar rio a baixo, mas segura por não ter corredeiras.

Vou encher a cabeça do Alejandro e do Mauro Baldone sobre esse assunto. :D

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto,

realmente uma grande ideia, dependendo de datas gostaria muito de participar, mas,

como pensava em fazer algo similar andei pesquisando um caiaque inflável

- Pergunto, alguém conhece ?

- será que serviria ao propósito fausto ? enche em 10 min. 14 kilos pelo que li.

Menandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto,

realmente uma grande ideia, dependendo de datas gostaria muito de participar, mas,

como pensava em fazer algo similar andei pesquisando um caiaque inflável

- Pergunto, alguém conhece ?

- será que serviria ao propósito fausto ? enche em 10 min. 14 kilos pelo que li.

Menandro

Oi Menandro sim um trem desses pode ser usado, bem como outros menores como o FISH CAT SCOUT da Outcast que é equipado com remos, mas tudo tem quer ser muito bem pensado, pois o peso deve ser considerado para legar na bagagem e pensando assim, estou aguardando resposta do Alejandro Klap quanto a possibilidade de alugar boats para uma primeira experiência. ;)

Em nossa última viagem vimos alguns rapazes chegarem em Junin de Los Andes de caiaque e vieram pelo Chimehuin pela sua parte alta, e pode ser uma ideia estudar ao menos fazer esse mesmo trecho em um dia para assim avaliarmos na reação em uma situação dessas, mas não de caiaque e sim de inflável.

T+ :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bando de maricas!!!

Bora pro Futaleufú!!!

Olha o tamanho das crianças...

futa-arg00.jpg

.

.

.

.

corredeiras suaves...

.

.

.

.

classe V+ ou survival ???

futaleufu-rafting-air.jpg

Não poderia ser algo mais infantil não? :p

Estou fora se for assim. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Fausto provavelmente pode esta algum trecho assim amigo, não quer ser peixinho? :p

Isto que você falou não pode. Ai em cima :nono::nono::nono::nono::nono: NÃOOOOOOOOOOOOOO.

futaleufu-rafting-air.jpg

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu não conheço o rio caleufu, mas se for igual a flotada que fiz com o Sergio (chimehuin baixo), vai ser arriscado, com float tube é quase estupidez. Não podemos esquecer que qualquer vacilo pode dar em morte, isso não é brincadeira e todos devem estar cientes disso quando entrarem na aventura. A aventuras em meio a natureza tem muitos riscos, quando isso se dá na água os riscos são extremamente maiores.

Os rios da patagônia tem muita correnteza, pedras, troncos submersos e arvores, as arvores são um perigo a parte, e é o que mais me assusta, se for parar debaixo de um salse daqueles com água empurrando, vai ser complicado. No rio que citei há ilhas de salses, labirintos de salses que eu não ousaria transpassar.

Eu vou estudar a viabilidade dessa aventura frente a minha condição técnica e física, porque depois que o acidente acontece já não dá para fazer mais nada. Espero que todos os amigos façam o mesmo e lembrem que só terão a si mesmos na hora da dificuldade, os companheiros servirão para pouca coisa em uma emergência no meio de um rio caudaloso.

Desculpem-me pelo pessimismo, mas a hora de refletir é aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

E tem que pesar a idade dos componentes o grau de dificuldade das corredeiras, de 30 a 40 anos (corredeiras grau 4) de 40 a 50 anos (grau 3) de 50 a 60 anos( grau 2) mais de 60 anos ( MAR DE ALMIRANTE COM GUIA REMANDO E UM NÚBIO NO TAMBOR). :yahoo::yahoo::yahoo:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se a questão aquática ficar complexa, e nisso concordo INTEIRAMENTE com o Beto, ainda podemos perfeitamente experimentar a parte de jornada terrestre com acampamento.

Para a jornada terrestre estou totalmente dentro. Acho que pode ser algo cansativo mas extremamente divertido. Basicamente é Quillén a pé.

Fausto, vê com o Alejandro se existem acessos de carro na parte intermediária do Caleufú, nas quais possamos nos aproximar do rio até uns quilômetros e depois seguir a pé até um local onde dê pra acampar.

Essa de ir por terra e acampar pode inclusive durar mais tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Segundo o Fausto o caminho a ser percorrido no caleufú tem 80 km, dá para fazer isso com tranquilidade a pé em dez dias e os pumas são bem menos perigosos que descer o rio.

Hoje em dia temos acesso fácil à comida liofilizada, que é muito leve e fácil de fazer, as barracas tb são leves, dá para fazer a trip com 20kg iniciais na mochila.

Mas ainda não descarto fazer a aventura pelo rio, aguardo o posicionamento do pessoal que vai para lá em novembro, principalmente do Carlos que tem experiência com caiaques e dos guias que o Fausto está em contato.

Podiamos fazer uns testes aqui no rio macaé, descer de lumiar até o mar, hehehehe, seria uma boa escola, no caminho tem umas cachoeiras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

OK! :ok:

Mas lembrem-se que o test drive pode ser feito no Chimehuin alto em determinado segmento indicado pelo Alejandro e se for em seu trecho médio fica mais tranquilo e seguro, mas infelizmente esse trecho chamado médio fica muito próximo a Junin de Los Andes. Estarei com o Alejandro e com o Mauro em novembro e vamos assuntar essa questão para tirar da cabeça ou até mesmo fazer um test drive nem que seja como os guris fizeram de apenas um dia no Chimehuin.

Sim Beto e Jost, nada de forçar a barra e fazer dentro do que for viável e aceitável, e enquanto isso vamos como disse o Sérgio. :D

mais de 60 anos ( MAR DE ALMIRANTE COM GUIA REMANDO E UM NÚBIO NO TAMBOR). :yahoo:

Não vamos descartar o trekking, assunto que será também tratado quando estiver com os guias. ;)

Fausto, vê com o Alejandro se existem acessos de carro na parte intermediária do Caleufú, nas quais possamos nos aproximar do rio até uns quilômetros e depois seguir a pé até um local onde dê pra acampar.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Afff!!!! Ainda bem que o nível de adrenalina da turma abaixou :mestre::mestre:

Já tava vendo o Fausto sentado em um float corredeira a baixo.!!!! JESUS DO CÉU!!!!!!

A ideia de fazer 80 km em 10 dias tb é muito temerária, só quem já fez algo parecido sabe muito bem o que é.

Fiz uma caminhada de 4 dias e vou falar uma coisa, no final do terceiro dia eu tava a reboque, é muito cansativo, dorme-se mal, come-se mal, e olha que eu nem tava pescando, era só caminhada mesmo. E eu tinha 22 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caminho de Santiago,mas acredito que essa jornada seja mais realizadora,por água é mais legal e produtivo quanto a pesca eu suponho,mas a caminhada é aventura pura também,mas perder-se a muito tempo de pesca

Esse tópico, ainda, vai render muito assunto e preparativos

Showwww!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
A ideia de fazer 80 km em 10 dias tb é muito temerária, só quem já fez algo parecido sabe muito bem o que é.

Fiz uma caminhada de 4 dias e vou falar uma coisa, no final do terceiro dia eu tava a reboque, é muito cansativo, dorme-se mal, come-se mal, e olha que eu nem tava pescando, era só caminhada mesmo. E eu tinha 22 anos.

8km/dia é uma distância bem razoável.

Já fiz muitas travessias longas, quase sempre sozinho, mas quando fui com mais gente, por vezes, pessoas avessas a grandes caminhadas, ainda assim, nunca tive problemas para vencer essa distância durante um dia.

Daqui até março de 2015 tem muito tempo para a galera treinar e ficar nos cascos para vencer os 80km com tranquilidade e pescando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beto concordo que em distancia não é muita coisa não, ainda mais se vc vai pescadondo. Em geral em m dia de vadeo percorremos mais ou menos isso, lógico que isso varia muito. Contudo em um vadeo normal, acabou vc entra no carro, vai para a pousada toma um banho quente, relaxa, come um janta bem farta, dormea noite toda em uma cama quentinha e macia, levanta no outro dia zerado, toma um big café e vai pescar. :mestre: :mestre:

Agora na modalidade acampamento são 8 km com barraca, mochila, comida e água. alem da tralha de pesca. E tudo de bom do pragrafo anterior some, no final do dia toma-se um banho geladooooooo, come-se um ração de acampamento, dorme-se em um colchão meia boca, com o gelido vento patagonico, levanta-se moido, um café meia boca com mais 8km pela frente. E isso por 8 ou 9 noites. :hum: :hum:

Acho que a coisa vai alem de um preparo físico. Fazer isso por 2 noites até vai, mais que isso acho que os ultimos dias de pesca não serão bem aproveitados não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Agora na modalidade acampamento são 8 km com barraca, mochila, comida e água. alem da tralha de pesca. E tudo de bom do pragrafo anterior some, no final do dia toma-se um banho geladooooooo, come-se um ração de acampamento, dorme-se em um colchão meia boca, com o gelido vento patagonico, levanta-se moido, um café meia boca com mais 8km pela frente. E isso por 8 ou 9 noites. :hum: :hum:

Acho que a coisa vai alem de um preparo físico. Fazer isso por 2 noites até vai, mais que isso acho que os ultimos dias de pesca não serão bem aproveitados não.

Eu sou suspeito para falar, pois para mim isso que vc escreveu é a descrição da felicidade hehehehehehe.

Já fiz muitas travessias e o que vai definir o bom caminhante será a alegria de se superar, de conhecer o novo, de transpor as dificuldades. A primeira vez que dei a volta na ilha grande-RJ, que deve ter uns 80km também, fiz em três dias, descalço, debaixo de chuva, sem mapa ou conhecimento, comi apenas cinco miojos por todo esse período, pois não sabia quanto tempo levaria para completar a volta, emagreci 8kg (perdi muita água devido a baixa ingestão de sódio). Eram 14 horas de caminhada por dia, dormia sobre o isolante (1,5 cm de EVA), sem mais nada, quase sempre dormia encharcado. Quando terminei a volta, ao chegar a praia do Abraão, ao invés de procurar uma pousada para relaxar, me enfurnei em mais uma trilha, as duas da madrugada, andei por quase uma hora e fui para a praia de palmas para ficar mais cinco dias acampado curtindo o sol que apareceu no ultimo dia da caminhada, pq eu queria mais!!! Tudo isso sozinho. Também passei 18 dias perambulando pela serra da mantiqueira desde visconde de mauá, passando por serra negra, itamonte, alagoa, aiuruoca, chegando até baependi, do outro lado da serra do papagaio, quase tudo por trilha, sozinho e pescando. O frio era tanto que passei a caminhar de noite e dormir de dia. Toda vez que chegava a algum destino, via uma serra e queria saber o que havia além dela e lá ia eu averiguar. Nessa viagem pela mantiqueira peguei minhas primeiras tabaranas.

É importante que nós façamos uma autoavaliação antes de entrar numa trip dessas, mas com treino e espírito de aventura é quase garantido o sucesso.

Acredito que a tônica do tópico vem mais no sentido de apresentar o trekking como um meio menos arriscado que a canoagem de percorrer aquele caminho, não que o trekking seja mais fácil ou divertido, pq toda aventura é difícil e todo aventureiro deve ser um pouco masoquista para procurar esse tipo de pescaria em detrimento das pousadas, com suas facilidades. Assim é importante lembrar que do mesmo modo que seria difícil caminhar dez dias, seria duro remar o caiaque pelas corredeiras por 08~12 horas diarias ao mesmo tempo que se pesca, se desvia dos arbolitos e etc. Desse modo, independente do meio usado para percorrer o caminho, o camarada que topar uma coisa dessas tem que ter gosto por isso e tem que saber onde está se metendo, porque uma vez lá, já era.

Abraço

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.