Ir para conteúdo

Grandes pequenos que envergam uma Tenkara e uma #2 ou #3


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Verdade Daniel, os lambaris apesar de pequenos são vorazes! Em certos dias eles detonam uma Elk Hair Caddis em poucas capturas.

Sim Gilberto, a pescaria de lambaris é bem prazerosa, com o equipo "certo" é emoção garantida, aqui tem lambaris bem graúdos, envergam até uma vara #3, na Tenkara é um show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isto que é um lambari - açu é este?

Eduardo da para disser quantos que você enganou neste dia, pode falar para o seu amigo, é uma pesquisa em locais que tem estes lambaris.

É Fausto ainda vamos encontrar estes lambari - açu neste porte, algum lugar por aqui.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É Fausto ainda vamos encontrar estes lambari - açu neste porte, algum lugar por aqui.

Se não encontramos, quem sabe a gente não faz ter? :cool2:

Para tudo há seu tempo e lógico precisamos de dinheiro. :ph34r:

T+ ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto, mas aonde que poderia colocar em que rio deste que os rios que nos conhecemos tem a mão do homem consequentemente não iria durar muito, seria melhor procurar mas rios e assim daria mas tempo para ter dinheiro e com isto quem sabe achar os açu e não precisar de investir, o primeiro rio que não me lembro o nome no momento, você lembra que tinha o açu um pouco maior não igual a este decima mas era a mesma espécie Actinoptergii Lambari-açu rei dos Lambaris. vamos ver com o tempo Tá. :okok:

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Eduardo posso fazer duas perguntas?

Neste rio tem cidade ou lugarejo próximo das margens algum local do rio?

Este rio é raso ou e muito fundo na extensão do meio do rio, a nascente deste rio é na serra ou não?

Deste já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isto que é um lambari - açu é este?

Eduardo da para disser quantos que você enganou neste dia, pode falar para o seu amigo, é uma pesquisa em locais que tem estes lambaris.

É Fausto ainda vamos encontrar estes lambari - açu neste porte, algum lugar por aqui.

Fala Marcelo, não me lembro de quantos peguei, foram vários, sinceramente perdi a conta, tb saíram saicangas .

Por eu ainda não ter prática com a Tenkara (foi minha primeira pescaria com Tenkara, na hora de fisgar é diferente do fly), perdi várias fisgadas e vários escaparam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto, mas aonde que poderia colocar em que rio deste que os rios que nos conhecemos tem a mão do homem consequentemente não iria durar muito,

No momento em que eu cheguei no pesqueiro,...(detalhe esse local onde fica um grande trecho de rio, fica em uma propriedade particular o dono é meu conhecido e me deixou fazer uma cópia da chave do cadeado da porteira, assim vou lá qd quero),...chegaram no exato momento que eu, dois invasores que pularam duas cercas e se dirigiram exatamente p/ o mesmo local que eu me dirigia,...colocaram suas varinhas de bambu com boias de isopor,...e eu tenkariando,...só escutava palavrões e reclamações que não pegavam nada,...saíram logo e ficaram olhando minha pescaria por alguns minutos, falavam perguntavam e eu não respondia, :ph34r: ...é isso mesmo os maiores predadores são os seres humanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Eduardo posso fazer duas percutas?

Neste rio tem cidade ou lugarejo próximo das margens algum local do rio?

Este rio é raso ou e muito fundo na extensão do meio do rio, a nascente deste rio é na serra ou não?

Deste já muito obrigado.

Sim Marcelo, pergunte à vontade, este trecho do rio fica em um município vizinho à Timbó de nome Rio dos Cedros, colonização italiana tutti buona gente. :okok:

Este local em particular fica em uma propriedade privada como citei anteriormente, existem locais rasos, fundos com pedras, corredeiras, areia, lama, lodo, como em toda extensão do rio, variando de trecho p/ trecho, nesta parte do rio em particular existem várias moradias relativamente perto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_dos_Cedros_(rio_de_Santa_Catarina)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns pela pescaria e que belas fotos.

Quanto à tenkara para a pesca de trutas é onde ela mostra toda sua eficiência é só perguntar para o Ricardo Becker, o campeão da pesca de trutas com tenkara lá pras bandas de Lages, Painel e Urupema no rio Caveiras, com suas trutas selvagens.

Abraços.

Jorge

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Eduardo valeu obrigado. só esta pergunta deu para dar uma grande ideia neste local, ajudou muito dizendo que (tem população ribeirinha que são poucos) é falou que o rio tem partes (fundos com pedras, corredeiras, areia, lama, lodo, como em toda extensão do rio) também ajudou colocando

http://pt.wikipedia....Santa_Catarina) deu bastante ajuda, com isto a turma que gosta de pescar os lambaris aqui no Rio vai dar uma noção de uma localização dos lambaris-açu, é através de um rio que se torna fácil as caraterísticas serem iguais. vamos ver a pesquisa é valida.

obrigado.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Marcelo R. S., tem umas fotos da pescaria que fiz neste final de semana na minha página do facebook:

https://www.facebook.com/eduardo.albuquerque.522

Vc pode ter uma idéia do local e do rio que é o mesmo Rio dos Cedros, porém em outra parte do rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Grande amigo Mauricio, muito obrigado, esses lambinhas parrudos tem uns dentinhos serrilhados e bem afiados, são umas miniaturas prateadas dos dourados que o amigo pesca. Com o equipo dimensionado corretamente é diversão garantida!

:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Muito lindos os vitaminados e dados todos, Eduardo !

Após jejum de muitos meses tratando braços, dias atrás tentei reinício leve, num rio cor de chá, correndo da zona rural de Mongaguá-SP, p litoral : não vi um lambinha sequer; e apenas peixinhos de 3cm de comprimento por 0,5cm de largura...(?!).

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Devem ser Lebistes Ilza, são os ditos "barrigudinhos" que num tópico aqui foi chamado de Guarú, nome comum no Sul. ;)

alevino.jpg

Foram introduzidos, isso mesmo IN-TRO-DU-ZI-DOS, para combater a febre amarela e desde então se tornaram normais habitantes de todos os nossos rios e nem por isso esse "bando" ou mais ofensivamente, essa "manada" de eco chatos abrem a boca para falar algo contra. Se é para jogar pedra, que seja nas trutas... :dry:

Deixando de lado esse "desarranjo" momentâneo em meu teclado de lado e voltando ao que interessa, que é pescar, os Lebistes se alimentam muito bem de larvas de mosquitos (diptera) e poderá usar imitações atadas em minúsculos anzóis #22 ou menores, e há receitas muito bacanas. :ok:

Agora está explicado e justificado o motivo da introdução dos Lebistes em nossos rios e além de serem devoradores de larvas, sua reprodução é fora do comum, podendo até mesmo haver mudança de sexo entre eles aumentando assim sua reprodução.

... prefiro pescar Lambaris. :D

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso, Isso, Isso..., Boss!

Grande aula sobre os Lebistes, Guarús/Barrigudins :mestre:( na infância, juntava-os nos vidros de Toddy , cansando-me de trocar água... :) )

Os "Ecochatos" não são burros; o problema é saber , "na verdade", "de quem" ( ou de quais grupos nacionais ou não) são os interesses que defendem.

Inté ;)

Eduardo, releve algum desviar do tópico. :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O barrigudinho é um peixinho deste a minha INFÂNCIA vivia em valas e CÓRREGOS, é um peixe fácil de ver em qualquer vala. quando era criança pegava na peneira, na época não tinha nem uma consciência, matava sabe porque mente de criança assassino era para comer frito na frigideira, mas isto foi a muito tempo, só estava com 9 anos de idade, sim eu passei a minha infância no interior com cobras, tatus e galinhas, não tinha noção do perigo, entrava nas valas descalço para passar a peneira nos barrigudinhos. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Editei porque é assustador como tem digitado errado Marcelo e tem mais...

mente de criança assassino

Uma criança jamais é assassina Marcelo, criança é criança e não sabe o que faz, o discernimento para matar vem depois que ela deixar de ser criança. Aos nove anos de idade você imitava pessoas que te ensinaram a fazer isso.

sim eu passei a minha infância no interior com cobras, tatus e galinhas, não tinha noção do perigo

Não parece meu amigo, pois tu corre de cobras, tatus e galinhas até hoje. :laugh:

T+ :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Fausto quando estava no interior com nove anos de idade não imitava niquem era instinto mesmo, sobre as cobras na época não tinha medo, já tive nas duas mãos uma coral e uma cascavel pequenas, só depois que vim para o Rio que fiquei com medo, do lado do sitio um garoto foi mordido por uma cobra surucucu eu vi tudo, agora eu não sei se era inocência do perigo. como hoje vejo muitos adultos com a mesma inocência do perigo. :)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Você com instinto assassino? :laugh:

Marcelo meu camarada, nem para matar uma barata você usaria tal instinto. :p

Não me faça ficar com medo, pois se eu ficar, VOCÊ NÃO VAI para a Patagônia com a gente. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não precisa ficar com medo do amigo, aprendi o que é certo e errado no meu mundo e no meu instinto. matar barata é muito fácil é só pisar na cabeça o barulho é igual a folha de plástico bolha, já ouviu? amigo muitas as coisas que eu fazia antigamente não faço penso primeiro antes de fazer penso, eu acho por isto que sou lento na travessia do rio penso mas do que faço. Muitas as vezes tenho medo de mim, mas não precisa ficar com medo OK. :devil2: HAHAHAHAhahaha

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza, muito obrigado, sim os lambaris aqui são bem grandes "criados a Toddy" :okok: , porém os grandes pequenos não habitam todos os lugares nem todos rios daqui, só encontro eles em uns poucos locais que conheço há um bom tempo. O curioso é que esses locais tem características diferentes, uns são "fortes" corredeiras, outros locais são poços, outros trechos "normais" do rio.

Desculpe por não ter respondido sua pergunta antes, ando numa correria danada e sinta-se à vontade para postar o que quiser! Ainda mais se forem dúvidas como a que vc postou sobre os Lebistes ou Guarús.

Já criei Lebistes em aquário e realmente são como o Fausto comentou, porém alguns machos da espécie tem colorações muito bonitas, principalmente na cauda.

Fausto, sobre os espécies introduzidas principalmente as trutas que vc citou:

As pessoas que falam contra a introdução das trutas aqui não sabem que as trutas só sobrevivem e procriam em locais de água limpa, muito oxigenada e muito fria onde a maioria das espécies de peixes nativos não estão, logo elas não oferecem nenhum risco p/ as espécies nativas, o maior risco para qualquer espécie animal ou vegetal, na minha opinião é a atitude de muitas pessoas que só pensam em dizimar o que a natureza oferece.

Me lembro que há um bom tempo atrás surgiu uma onda de acabar com os black bass, um absurdo na minha opinião pois todos os que pesquei até hoje foram em açudes, até hoje não sei de pessoas que pescaram black bass na natureza, pode até ter, mas ainda não ouvi. Nessa época da "caça" e incentivo a exterminação dos black bass, surgiram muitos amigos nosso defensores, até apelidamos os bass. Atualmente não sei como anda a situação dos bass, acho que eles sobreviveram.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

já tive nas duas mãos uma coral e uma cascavel pequenas

Você com instinto assassino? :laugh:

Não me faça ficar com medo, pois se eu ficar, VOCÊ NÃO VAI para a Patagônia com a gente. :bye:

Fausto, "seis tão" bem arrumados p/ a Patagônia,...esse negócio de segurar cobras,...instinto assassino,...imagino os relatos,...nem quero ver dá até medo,... :laugh:.

T+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
As pessoas que falam contra a introdução das trutas aqui não sabem que as trutas só sobrevivem e procriam em locais de água limpa, muito oxigenada e muito fria onde a maioria das espécies de peixes nativos não estão, logo elas não oferecem nenhum risco p/ as espécies nativas, o maior risco para qualquer espécie animal ou vegetal, na minha opinião é a atitude de muitas pessoas que só pensam em dizimar o que a natureza oferece.

Tem um trabalho acadêmico de um rapaz que fez mestrado justamente nessa área e o trabalho do rapaz é tão bom, que relata ter encontrado no estômago das centenas de trutas que ele abriu, apenas um (1) alevino de peixe e nesse documento consta que de forma quase totalitária, as trutas se alimentam no rio estudado somente de insetos imaturos e maduros. Como o trabalho é uma tese acadêmica e guida pelos seus mestres, pode-se afirmar que truta alguma se alimenta de alevinos a ponto de por em risco a existência de outros peixes e pelo contrário, está na tese que as ovas das trutas são devoradas pelos lambaris.

Depois disso, como pode um bicho desses ser nocivo a um rio nosso? :dry:

Um dos motivos desse fórum ser fechado, é que podemos expor nossas ideias sem que o Google enfie o bedelho por aqui. :happy:

Cada macaco no seu galho e como sou chamado de "gordo" até hoje pelo meu irmão, então preciso de um galho forte. :laugh:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eduardo, só temos a agradecer .

Na minha infância, qualquer "corguim" de meio metro com margem capinzada tinha muito lambari. Hoje, ouço dizer que estão em extinção em inúmeros rios e represas paulistas...Põem a culpa no Tucunaré, que, acredito, deve ser apenas parte da causa.

Os ecochatos financiados sei lá por quem, lutam contra qualquer introdução "entre nós". Mas não me surpreenderia se entre seus financiadores, encontrássemos aqueles que levaram dos trópicos para suas terras, acima do Equador, o "Peacock Bass" . E ainda ( com que interesse ?) alegaram não poder chamá-lo de "tucunaré" ( ou outra denominação das terras de origem, salvo a mescla de "Royal Pavon", pegando um gancho com o nome venezuelano) pq em sua nova terra, "a língua pátria e sotaque tornaria difícil a pronuncia "tiuquiunaréé" " ( argumento proferido, décadas atrás, num Workshop sobre a espécie). Então Tá .. :angry: E os gestores dos países matrizes: omissos, indiferentes, quando não corrompidos, apenas assistem a todas as "manobras" relativas ( restritivas a nós, facilitadoras aos de fora) , certamente de grande repercussão financeira a médio ou longo prazo.

Vejo como única esperança, nós, os maiores interessados, evitarmos a confortável "cumplicidade" da alienação e dependência; buscando mais informação, união e movimentos cada vez maiores :diablo: por nossos interesses.

C revoltados pitacos familiares, é o que pensamos.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.