Ir para conteúdo

Moscas para o Caleufú (by Sérgio Krieger)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Perfeitas!!!!!

As fotos também ficaram muito boas!!!!!!!

Abração e boas pescarias!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Sergio :mestre: sem palavras, você sabe que aqui no Rio você é ferra :bs-aplauder: no atado um dia eu chego lá. gostei das terrestre muito bom. :okok:

(Uma perguntinha o EVA é normal estes que vendem na papelaria ou não, precisa de vedar o EVA para não entrar aguar?

Se for possível explica?)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Obrigado rapaziada, pelos elogios, conforme indicação do Alejandro, serão as moscas coringa para o Caleufú em novembro, (espero que assim seja) Marcelo o EVA é um material altamente moldável para atar moscas flutuantes terrestriais, como também servir como indicador. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Magavilha Sergião!!!

Marcelo,

O EVA absorve água e alguns tipos dão uma encharcada tamanha que perdem boa parte de sua flutuabilidade e acabam afundando com o peso do anzol, porém nunca vi acontecer isso com aqueles comprados em folha na papelaria. Os EVA's que afogaram comigo eram importados e, em regra, bem mais macios que os de papelaria.

Para não ficarmos presos à exceção, eu te digo que EVA não necessita de tratamento para se manter flutuando e flutua muuuuuito, constituindo uma ótima opção para pescaria em corredeiras mais nervosas ou quando se quer moscas volumosas.

Pode usar o EVA de papelaria na confecção de moscas, lembrando que a maioria das folhas disponíveis tem 2mm de espessura (o que resolve a maioria dos meus atados), daí se a receita da mosca pedir uma espessura maior o Senhor terá que se virar nos trinta para dar cabo da situação, que pode ser resolvida unindo as placas com alguma cola, eu uso araldite.

Editado por Beto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Como faz pouco tempo que me aventurei no mundo do fly ainda não fiz nenhuma pescaria de truta e fico fascinado com a idéia de fazer este tipo de pescaria e de atar estas moscas mais elaboradas. Parabéns pelas moscas Sérgio :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Magavilha Sergião!!!

Marcelo,

O EVA absorve água e alguns tipos dão uma encharcada tamanha que perdem boa parte de sua flutuabilidade e acabam afundando com o peso do anzol, porém nunca vi acontecer isso com aqueles comprados em folha na papelaria. Os EVA's que afogaram comigo eram importados e, em regra, bem mais macios que os de papelaria.

Para não ficarmos presos à exceção, eu te digo que EVA não necessita de tratamento para se manter flutuando e flutua muuuuuito, constituindo uma ótima opção para pescaria em corredeiras mais nervosas ou quando se quer moscas volumosas.

Pode usar o EVA de papelaria na confecção de moscas, lembrando que a maioria das folhas disponíveis tem 2mm de espessura (o que resolve a maioria dos meus atados), daí se a receita da mosca pedir uma espessura maior o Senhor terá que se virar nos trinta para dar cabo da situação, que pode ser resolvida unindo as placas com alguma cola, eu uso araldite.

curioso isso, Beto. Comigo acontece justamente o contrário. Tenho folhas compradas em papelaria e acho-as extremamente macias, deformáveis, "ralas" e sujeitas a absorção de água, sem falar que aparentam não ter os 2mm prometidos (talvez porque se assentem quando ficam empilhadas). As placas que comprei em flyshops, próprias para atado, são muito mais densas e não absorvem água tão facilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tão complicando o que é simples.

Para as marrons - qualquer coisa desde que escura e que afunde.

Para as sêcas - qualquer coisa que flutue e que você enxergue.

Para qualquer dos casos - aquelas que você goste - as trutas comem tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

:laugh::laugh::laugh::laugh: Ô Beto, temos que matar o tempo, cada um com cada coisa :p A premissa , com certeza é máxima, mas a cereja do bolo onde fica? :happy:

Concordo inteiramente, mas veja a última observação - use as que você gosta. Nunca esquecendo que as trutas adoram ficar a um palmo da margem o que para os que tem má pontaria implica em muitas moscas perdidas ou nenhum ataque. Consequencia use moscas que voce ate com facilidade e não fique com medo de perder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

curioso isso, Beto. Comigo acontece justamente o contrário. Tenho folhas compradas em papelaria e acho-as extremamente macias, deformáveis, "ralas" e sujeitas a absorção de água, sem falar que aparentam não ter os 2mm prometidos (talvez porque se assentem quando ficam empilhadas). As placas que comprei em flyshops, próprias para atado, são muito mais densas e não absorvem água tão facilmente.

Celio eu atribuo este fato a qualidade das folhas de eva. Ja comprei em papelaria folhas extremanete moles, ralas e sem qualidade, joquei fora pois proporcionavam um atado de pessima qualidade. Mas ja comprei folhas, inclusive fiz um estoque, de extrema qualidade, que fazem um atado muito bom. Acho que vai muito por ai.

Amigo Sergio parabens pelo atado.

Editado por Gustavo Mello (Pimpollo)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tão complicando o que é simples.

Para as marrons - qualquer coisa desde que escura e que afunde.

Para as sêcas - qualquer coisa que flutue e que você enxergue.

Para qualquer dos casos - aquelas que você goste - as trutas comem tudo.

:ok:

Por um conselho desses, desse mesmo cidadão, é que minhas moscas mudaram radicalmente de um ano e meio pra cá e meu atado ficou escuro e minimalista rsrs... :mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu Pimpollo, você é muito gentil. :ok: Mas Jost eu comparo o atado a mulher, uns gostam das mais bonitas, outros das feias, alguns das magras, também tem quem goste das gordinhas, mesmos os grandes mestres tem suas taras, uns com tremendo preciosismo, outros minimalista , como você define a tua atual fase, também tem aqueles que chegam ao máximo de se confundir com o real. (Entonces) como o mestre Beto bem definiu, A TRUTA COME QUALQUER COISA. :p;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Celio eu atribuo este fato a qualidade das folhas de eva. Ja comprei em papelaria folhas extremanete moles, ralas e sem qualidade, joquei fora pois proporcionavam um atado de pessima qualidade. Mas ja comprei folhas, inclusive fiz um estoque, de extrema qualidade, que fazem um atado muito bom. Acho que vai muito por ai.

Certo, Gustavo

Isso resolve o dilema sobre a qualidade das placas compradas em papelarias. Certamente haverá algumas de boa qualidade e outras de pior, pois os fabricantes são ou devem ser vários. Porém, a minha surpresa foi quanto à crítica às placas compradas em flyshops. Tenho algumas lá em casa, da Rainy's, e não encontrei qualquer similares no mercado nacional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sérgio,

Gostei muito das matadoras !!!!!

E muito bom ler os relatos, o que voces opinam, suas indicações e conselhos !!!!!!

Este aprendiz so tem agradecer !!!!!

Abraço a todos !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se qual quer mosca a Truta pega, pode explicar quando a truta fica enjoada e seletiva para comer?

Quem pode explicar este comportamento das Trutas neste caso.

Quem sabe se não é o pescador que não sabe pescar?

Pesco trutas a mais de 40 anos e só vi a dita seletividade 2 vezes. Uma na Bocaina quando as trutas começaram o comer como umas loucas e não pegavam em nossas moscas por nada. Até que olhando com grande cuidado (naquele tempo eu ainda enxergava bem) vi que elas estavam comendo uns mosquitinhos minúsculos – foi só trocar pegar a menor mosca da caixa, tirar todo e qualquer vestígio de pena – problem solved.

A outra vez foi no Malleo – estava pescando com meu amigo Tinho e a mesma coisa aconteceu. Truta por todo lado e ao final do dia 3 trutas pescadas – a tentativa de usar anzol sem nada não funcionou.Podem ver o relato do Tinho aqui:

http://ttkos.blogspot.com.br/2007/12/o-melhor-dia-de-pouca-pesca-da-minha.html

http://ttkos.blogspot.com.br/2008/03/o-melhor-dia-de-pouca-pesca-da-minha.html

http://ttkos.blogspot.com.br/2008/03/o-melhor-dia-de-pouca-pesca-da-minha_10.html

http://ttkos.blogspot.com.br/2008/04/o-melhor-dia-de-pouca-pesca-da-minha.html

Editado por Beto Saldanha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tenho um livro no qual o cara fala: se as trutas estiverem comendo e você não conseguir ver o que é, é hora de usar midge: quanto menor, melhor.

Taí seu relato que não o deixa mentir.

Depois eu falo que truta é igual lambari e quase sou linchado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

2 eventos em 40 anos de pescaria. A teoria da seletividade foi confirmada, Beto. Ela existe e é estatisticamente importante na vida do truteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Três palpites.

1 - De vez em quando truta tá off. Nem sempre é culpa só do pescador.
Ainda que exist um que outro que tira sistematicamente truta da cartola enquanto eu fico dizendo que a truta está off.
A experiência, ainda que limitada me faz concordar com o Beto, com a ressalva, que de vez em quando nada vai dar certo..

2)Truta seletiva come bacaray, E só saber o que está disparando a seletividade, ter a mosca certa na hora e apresentar de modo razoável. Fácil assim, como de para ver no blog.

Como disse o Beto, hatches que disparam seletividade não são tão frequentes nas nossas bandas
Eclosão é barbadinha, dá para ver a atividade do peixe de fora da água.
Brabo é quando o bicho comendo não sei o quê em maior profundidade e não é possível ver a atividade, a grande grande maioria das vezes.
Aí é mais brabo ainda distinguir seletividade.

Tem cara que enfia bomba estomacal, vira as pedras, tentativa e erro e , finalmente, bicho preto.

E tem gente que nem eu que depois de usar todas as moscas do colete, chega a conclusão que a truta tá off e vai tomar uma caipa com Chico na Pousada.

3) Nunca vá pescar o Caleufu sem uns streamers que imitem pejerrey.. Pode não precisar nunca mas no dia que precisar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.