Ir para conteúdo

Terrace, BC - Steelhead Paradise - Parte 1


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Como devo comecar o relato da melhor viagem de pesca da minha vida? O que define uma viagem de pesca como sendo a melhor? Eu diria que nada tem a ver com a quantidade de peixes. Pra mim, tem muito mais a ver com o desafio escolhido, com o aprendizado, com as interacoes com o ambiente e, acima de tudo, com a recompensa adquirida. Na pesca de mosca para Steelhead o numero de peixes capturados talvez seja o fator de menor importancia. Quando eu adquiri minha passagem, numa viagem de 6 dias auto-guiada para Terrace, no norte da Columbia Britanica, eu so queria cumprir um objetivo: pegar UM Steelhead do sistema do Rio Skeena, um dos ultimos refugios com os maiores Steelheads selvagens do mundo.

Viagens auto-guiadas nao sao faceis. Os acessos aos pontos podem nao ser o que se esperava e quando acha-se um acesso, tem que dar a sorte do peixe estar por la. A regulamentacao de pesca desse sistema ‘e uma das mais complexas do Canada, favorecendo pescadores locais contra visitantes de outros paises. Ate mesmo para moradores de outras provincias do Canada (meu caso) que queiram pescar nas chamadas "Classified Waters", paga-se por dia uma taxa de conservacao que varia entre $20 e $40 so para se ter o direito de pescar nessas aguas. Muitas vezes paga-se ate por trechos especificos dentro de um mesmo rio. Ainda assim, considero esse sistema melhor do que ser obrigado a pagar donos de propriedade o direito de pisar em suas terras, como ‘e o caso dos rios de Salmao do Atlantico na Escocia e Inglaterra, ou ser forcado a pescar guiado, como ‘e o caso de algumas provincias do leste Canadense para Salmao do Atlantico. Na Columbia Britanica, apesar da forte regulamentacao, ainda se ‘e possivel pescar sem guias e sem necessariamente estar hospedado em seus famosos lodges. Acessos aos rios sao dificeis, mas ainda existem, especialmente para quem se aventurar por trilhas e estradas de terra. Alguns sistemas, que ainda produzem bastante Salmonideos, se encontram totalmente abertos ao publico, como o Kitimat River e o Nass River. O Kitimat possui programas de estoques, portanto nao pode ser considerado totalmente selvagem, mas os estoques de la sao retirados de peixe do proprio rio, os chamados « broodstock », tudo o que os biologos fazem ‘e apenas ajudar o peixe do proprio rio a se reproduzir. Melhor aproveitar antes que acabe!

De Toronto peguei um voo Stand By pela Delta para Vancouver via MSP, e de la, peguei um voo da Air Canada de Vancouver para Terrace tambem em Stand By! (chato esse beneficio rsrsrs) O inicio da primavera e' considerado baixa estacao e os voos estavam abertos, era minha chance de conseguir viajar para a tao sonhada terra. Essa epoca do ano em Terrace e’ so’ Steelhead, com chances de pegar alguns early Chinooks, chamados de Springers nessa epoca do ano. A piracema de Steelhead da primavera e’ considerada uma das menores, mas geralmente produz grandes exemplares. La tambem se encontram Steelheads que se reproduziram no inverno e permanecem nos rios enquanto a temperatura da agua nao esquenta muito. ‘E um dos poucos lugares do mundo com Steelhead o ano todo. Depois de muita pesquisa e alguns contatos via foruns de pesca online, decidi que la seria o melhor local para se ir nessa epoca do ano. Outras opcoes para Steelhead da Costa Oeste que estudei incluiam Olympic Peninsula em Washington, Sand River e Deschutes em Oregon, e Vancouver Island. Porem ao saber que um cara que eu vinha me comunicando via o forum speypages.com estaria por la, decidi que esse seria o meu destino. Deixamos em aberto e nao combinamos nada em especifico, apenas sabiamos que pescariamos na mesmo regiao. Perdemos contacto pois ele foi antes de mim e acampou no carro dele por la. O parceiro ‘e um outdoorsman radical que passa todo ano alguns dias la em busca dos Steelheads. Um verdadeiro hardcore Steelheader !

Na estrada do aeroporto para Terrace

TerraceFoto29_zpsedeabc50.jpg


Primeiro contato com o Skeena River
TerraceFoto30_zpsb1c18a0d.jpg

TerraceFoto32_zps9818d536.jpg

No primeiro dia fui procurar pontos de acesso ao Kalum River, pois seria um dos rios em foco na minha viagem. Minha primeira impressao com relacao a acesso foi um pouco decepcionante. Havia alguns « pull outs » mas nao eram tao obvios como parecia no Backroad Mapbooks. Minha ideia era seguir os riachos ate encontrar o ponto onde desembocam no Kalum, mas na primeira tentativa percebi que seria mais dificil. A distancia dos riachos para o Kalum em regiao de ursos, lobos, coiotes e alces fica um tanto distante quando se esta sozinho rsrsrs Tive que confrontar-me com meu proprio medo no primeiro dia de viagem! Achei uma pequena estrada de terra que levava `a uma trilha que deveria dar acesso ao rio. No meio da caminhada ouco o barulho de um carro vindo por essa estrada fechada de barro. Ao passar por mim comprimento o motorista fazendo entender que gostaria de comunicar-me. Perguntei se estava muito longe do rio e o sujeito me respondeu que estava so curioso onde isso ia dar tambem. Ao ouvir meu sotaque perguntou se eu era local e eu disse que nao. Dai ele perguntou "Hey, are you Bruno ?" eu disse "Yes... Hey, wait a minute, Speypages ?!…" Gargalhamos um pouco e comemoramos a coincidencia. Ele me disse "Vamos deixar pra pesquisar aqui depois, nao temos mais muito tempo hoje, vou te levar num ponto onde peguei dois la embaixo ate entao, o que acha ?. "Deal !"

A primeira impressao do Kitsumkalum foi estonteante. O rio possui as estruturas mais classicas de Steelhead que eu jamais vi. Tipicas configuracoes run-pool- tail-run com aguas esverdeadas, quase turquesa. Cada « run » desse deve ser pescado por horas a fio, pois nao ha muitos acessos. De primeira pode-se pensar que nao se tem nada, mas esses nao sao peixes residentes, muitos deles estao em constante movimento no rio, portanto quando se achar um ponto promissor deve-se insistir, pois uma hora eles terao de passar por ali…

Estrada para o Kitsumkalum

TerraceFoto31_zpsd908977f.jpg

The Kitsumkalum River

TerraceFoto34_zps210b9ed2.jpg

Nessa tarde nao pegamos nada. Uma ma’ interpretacao das regulamentacoes de pesca me fez acreditar que eu nao poderia pescar com ele nesse rio no dia seguinte (residents only on Sundays). Como ele tambem nao estava tao certo, resolvemos que nos separariamos para evitar problemas. Eu decidi que iria pesquisar o Kitimat, talvez checar a boca do Copper River tambem. Ele iria insistir um pouco mais no Kalum. Aonde tivessemos melhor resultados, iriamos nos juntar para pescar no dia seguinte. O Kitimat me pareceu muito raso e passei um dia arremessando por 12hrs nos pontos mais promissores e nada. Conversando com outros pescadores descobri que havia relatos de peixes recem chegados nos rios e que o peixe tava pegando nos raseiros mesmo, mas eu nao tive nenhuma acao. Ao se encontrar com o meu amigo a noite, ele tambem relatou que nao pegou nada. Porem, disse-me que no dia seguinte iria me mostrar alguns pontos secretos e me fez prometer-lhe que nao revelaria a ninguem. Assim o farei. Iriamos comecar bem cedo para chegar nos pontos antes de um grupo que estava fazendo flotada por la. Queriamos ser os primeiros a apresentar a mosca para o peixe. Apesar de nao ter engatado nenhum Steelhead nesta manha, peguei minha primeira Dolly Varden ! Obviamente meu material era pesado para este peixe e consegui traze-lo rapido, mas ao menos sai do dedao e pude admirar essa bela criatura do norte da Columbia Britanica.

O Kitimat tambem e de tirar o folego!

TerraceFoto35_zpsb32c028c.jpg

Varas Spey sao maioria na pesca de spring Steelhead aqui na Costa Oeste. Tem que se cobrir muita agua!

TerraceFoto7_zps0a41d9f3.jpg

Os acessos ao Kalum sao na maioria por curtas estradas de terra come essa. Meu amigo tinha um Suzuki que usa so pra essas excursoes, todo espancado o carro rsrsrs
TerraceFoto9_zps8979e6f6.jpg

Minha primeira Dolly Varden! Nao resistiu a uma Intruder fly!
TerraceFoto8_zps22d89b91.jpg

Desistimos desse ponto e meu amigo resolveu que iria me mostrar um lugar ainda mais especial. Quando eu vi o ponto meu coracao se encheu de esperanca, simplesmente o ponto mais especial que eu ja tive o prazer de arremessar. O acesso e’ por tras de uma propriedade privada e quase imperceptivel. Muitos nao vao la por acharem que faz parte da propriedade, mas meu amigo garantiu-me que nao. Que se fossemos discretos nao teriamos problema. « Aqui nao ‘e EUA, eles nao vao atirar em voce. » « Ah, que otimo » pensei rsrsrsrsrs.


Sacred Waters
TerraceFoto10_zps25ace74d.jpg

TerraceFoto11_zps10656dc8.jpg



Nao demora muito e meu amigo engata um Steelhead. Estavamos ambos felizes ! Eu via, pela primeira vez, um Steelhead da Costa Oeste ! Um peixe muscular, ainda fresco do Oceano Pacifico!
TerraceFoto12_zpsdb326807.jpg



Nesse ponto foi so esse peixe. Fomos bater um pocao abaixo. Nada tambem. Meus corpo comecava a doer. Arremessar Spey o dia inteiro nao ‘e facil. Especialmente quando se usa sinking tips pesados. Tem que recolher toda a running line, gerar a ancora e arremessar uma shooting line pesada. Fazer isso trocentas vezes e manter a esperanca. Um dia o bichao pega. Nao existe prova de fe maior pra mim em termos de pescaria. Voce tem que acreditar !

O material mais usado 'e Skagit.
TerraceFoto13_zpsdc41c164.jpg

Mudamos de ponto novamente. Dessa vez iriamos tentar achar o acesso que desistimos no primeiro dia. Uma trilha seguindo o riacho leva ao leito maior do Kalum. Juncoes de riachos com rios principais sao classicos pontos de Steelhead, tinhamos que bater aquele ponto. Apos alguns arremessos sinto aquele famoso « tug » que so quem pesca Steelhead conhece. Engato o bicho na correideira e tudo que vejo ‘e um vulto rosa na agua esverdeada. Seria esse um daqueles Steelhead com dupla linha vermelha pelo corpo que eu sempre sonhei ver ? Sim, era ele ! Meu objetivo estava cumprido no terceiro dia de viajem !

Pode-se passar um dia inteiro aqui tranquilo
TerraceFoto14_zps24bba02a.jpg

TerraceFoto17_zpsec0b444a.jpg

TerraceFoto19_zps96f82337.jpg

Agora que meu fly tinha pego o cheiro do bicho, nao demorou muito ate que uma outra Dolly Varden atacou a grande mosca articulada azul e roxa!

Outra Dolly Varden

TerraceFoto15_zps81c7c0d2.jpg

Meu parceiro iria embora no dia seguinte. Me ajudou muito no esforco para pegar esse peixe e serei eternamente grato. Disse-me que talvez ate ficasse mais um dia caso eu nao tivesse pego. Queria-me ver pegar um West Coast! Porem, decidido a ir, queria pegar mais um de despedida. Resolvemos que insistiriamos nesse ponto ate o fim do dia, que alias sao dias longos por la na primavera. Seu esforco e generosidade foi compensado no fim de tarde, quando essa bela Steelhead prateada recem chegada no rio resolveu quase arrancar-lhe a vara da mao rsrsrsrs

TerraceFoto21_zps64b5b929.jpg

TerraceFoto22_zpsb6bdf392.jpg

Fim da Primeira parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Brunão. Muito bom gostei da sua aventura. :ok:

Os locas e os rios são lindos não tenho palavras, e que peixe é único espetacular. :bs-aplauder:

Parabéns meu amigo continua a sim vai enfrente. :bye:

Grandes abraços a vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bruno,

Muito louca essa sua aventura!

Você decidido atrás de um sonho, sozinho e com muita vontade.

Esse é o verdadeiro espirito de um pescador de mosca.

Parabéns!

Marcelo Longo

Valeu, Marcelo! O sonho se concretizou perfeito. Uma prova do poder da forca de vontade. Abs!

Dolly warden, único peixe nomeado devido a uma atriz ou ao seu chápeu...

rsrsrs Nao sabia disso

Grande Brunão. Muito bom gostei da sua aventura. :ok:

Os locas e os rios são lindos não tenho palavras, e que peixe é único espetacular. :bs-aplauder:

Parabéns meu amigo continua a sim vai enfrente. :bye:

Grandes abraços a vocês.

Valeu, Marcelo. Voce certamente ainda 'e parte disso, parceiro. Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Brunão, que relato! E que aventura bacana! Adoro seus relatos, pois vc sempre sabe passar emoções como ninguém e faz a gente se sentir como q estivéssemos ali de carona contigo na tua viagem! Muito maneiro isso! E desta vez não foi exceção. Vc me transportou pro Skeena e deu pra sentir junto tudo q vc sentiu lá, ainda mais pq vc sabe, tb já estive pelo Skeena, mas no meu caso estava a passeio com a patroa e tivemos só 2-3d pra aventurarmos nossa sorte com os steelies e claro, não pegamos nada, mas passamos pelas mesmas sensações q vc descreveu. Aquele medo e sensação de perdido à procura de alguma trilha q nos leve a algum bom ponto no rio tb vivenciados. Aquele medo de q a qq hr pode aparecer de surpresa um urso ou outro bicho qq do mato ao nosso redor, idem. Aquele sofrimento de jogar jogar e jogar mosca na água por horas a fio sem saber se estamos no lugar certo e fazendo escolha certa da mosca ou seu trabalho, sem saber se tem realmente algum steelie passando por ali, apenas na base da fé no belo ponto que conseguimos achar a duras penas depois de longa peregrinação mata adentro, sem nenhuma orientação de ninguém, apenas nos baseando na nossa boa intuição. Só que nós dois acabamos não achando nenhum steelie, só um ou outro dolly e bulltrout, mas vc não, com sua fé e perseverança conseguiu o seu lindo troféu! Não era eu ali mas deu pra sentir aqui toda a grande emoção e sensação de vitória q vc deve ter sentido! Parabéns, amigão, vc é O CARA!!! Tou ansioso para ler o restante da tua aventura! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.