Ir para conteúdo

Poppers e Outros Corpos de EVA em "Vazadores Tabajaras"


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Colegas,
Embora não deva trazer novidade à muitos ; se alguma linha for útil a alguém, já vale meu atrevimento.

Por impressão de inconveniências + timidez , etc., deletei post relativo, noutro fórum http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=31949&start=50 . Porém , recoloquei-o, pelos imediatos estímulos dos Mestres Akamine San e Sir Odimir; pela grandeza que os caracteriza, percebendo claramente minha intenção, além de suas tolerâncias e gentilezas singulares, reconheço.

Antes: invés do desejo de mostrar :nono: no tópico citado ( e entre os de nosso :mestre:Mestre Maior :ohmy: ) meus “1ºs e antigos Poppers Franks” de pretensa iniciante sem parâmetros e técnicas :blush:, e com mínimos materiais disponíveis ; criados + por exercício...; quase sem pretensões de uso ( só uma tentativa infrutífera numas traíras) ; e aqui, apenas ilustrando diferentes possibilidades "emergenciais" face os EVAs.

... ...

Os felizardos que adquirirem um Vasador “By Odimir" _ naquele "padrãaaaaozinho" que já conhecemos :cool: ; sabe que ele deverá vazar, tornear e até atar sozinho :D


Mas enquanto não se adquire “ A Ferramenta” ou similar; na urgência pode-se improvisar, de um jeito simples até pra mim ou marido, que somos "nabos" em ferramentaria; mas ampliando o "gosto de mexer e fuçar" pela necessidade , inconformismo frente adversidades + "vontade férrea", levando às buscas máximas de alternativas junto aos materiais do ppio lar ou reciclados.

Depois, penso que o prazer de atuar com instrumentos por nós produzidos compara-se à pesca com iscas por nós atadas ( ainda engatinho) ; e aumentam a auto-confiança pra outros "atrevimentos", qdo possíveis e/ou necessários. :)

Eufórica com presente de minha "Morsa GTech " em 2011 ( e iludida pelo didatismo de seu sempre inspirado criador, fazendo tudo “parecer” fácil ) ; meses após, a "doidinha :frusty:" aqui já "ousou ” tentar uns Tube Poppers... :blush:


Apoiada pelo patrão ( outro leso das ideias :frusty: ) , improvisamos diversos “Vazadores Tabajaras" de diferentes diâmetros, propiciando muitos cilindros de EVAS para usos vários ( corpos de terrestriais, de libélulas, pernas de rãns, etc). Acidentalmente, descobri neles um outro uso. Mas deixemos para quando e se, tivermos tempo e jeito p/ confirmação prática.


I ) Os + Grossos ( foto 01) , "preto"; "preto-e-branco" : 1ªs e únicas cores disponíveis na época; feitos c/ cano adaptado à broca de furadeira manual (foto 2); tendo apenas de chanfrar-lhe uma das extremidades em seu lado externo.

Contando com pequenos pedaços de 3 X 1 a 10 x2 ou 10x2,5 cm de EVA, tivemos de fugir à tradicional colagem de placas várias, e sugeri aproveitarmos as 02 cores disponíveis num padrão "quase silver", tentando um “que” de naturalidade.

Os pelos + penas não indicadas ( de festas de aniversário _ os disponíveis) , só somaram a "brincadeira-exercício".


OBS :Na ocasião, ainda não conseguíamos todos os processos , magnificamente ensinados pelo Mestre no tópico citado ; e tivemos de improvisar os shapes de um jeito mais artesanal , + arriscado e menos eficiente ( poppers segurados na mão, e encostados à pedra áspera girada pela furadeira [deu medo...]. Mas , na época, como exercício e pesquisa inicial, quase deu pra enganar...kkk.

Pretensa aprendiz, nem deveria mostrar qqer atado. Mas p a finalidade, acho que vale, esperando que os d+ colegas percebam a exata intenção .

Foto 01 : Tube Poppers Fraks Metidos a Silvers / 2011

TubbePoppersSilvers20111.jpg

II) Os + finos, de vários diâmetros e cores ( partes de iscos menores) : Inic de 2012:

"Vazadores" : gomos de diversos diâmetros de Atena de Eletrônicos , adaptados à furadeira manual.


OBS:Algumas vezes os tarugos entalavam na antena, demandando retirá-los com um êmbolo enfiado na mesma. Mas contratempos são estímulos e alma das descobertas... . Percebemos que, cf o “jeito”; tvz pela força centrífuga na "antena vazadora", qdo mantido o giro da furadeira pós perfuração ; muitas vezes o tarugo ficava com sobra de 1,5mm p fora da antena. E delicadamente era extraído inteiro. Quando não, enfia-se um alfinete ( bodkim) e/ ou pinça para que ele saia o suficiente para ser sacado.

Foto 2 : Tubos Finos p Corpos de Iscas Menores ( Inic 2012) + Vazadores Tabajaras : TubbesFinospTerrestePopperMiniInic2012.j

Experimento com tarugo bicolor e materiais tabajaras

54db1cdd-b965-4fb8-9bc4-c48c9ba6a72e.jpg

6aef5b8e-988e-4dc7-9953-fc865a072ca1.jpg

O Mestre Sir Odimir nos prega cada peça..., fazendo as coisas "parecerem" fáceis com seu didatismo e dom... :huh: :)

Críticas e sugestões são bem vindas.

Abç, Ótima Páscoa a tds .
Ilza e pp (patrão pitaqueiro).

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Excelente Ilza,

Esse é o espírito de uma comunidade, por mais que sejamos experientes estamos sempre aprendendo (mesmo que seja pra corrigir algum detalhe).

Boa "carroçada"!!!

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza o que são esses tubinhos fininhos e coloridos?

São de EVA?

T+ :)

Olá , Fausto.

Isso msm. De EVA.

Partindo dos tubinhos, penso podermos alterar-lhes um pco a forma, cf atados diversos. Mas sou iniciante d+ p falar sobre.

Claro que já atei umas coisas. Mas por bom tempo, melhor expô-las aos peixes, apenas. Ainda engatinho no atado e na juntada lenta de materiais para. Qdo o estoque doutros materiais complementares e a criatividade permitirem, devo ousar um pco +.

Colega de fórum me sugeriu postar " troca de cartelas com vários tubinhos X Materiais de atado quaisquer ( anzóis, penas, etc..)" . Mas preferímos divulgar a técnica descoberta ao acaso ; pensando principalmente nos iniciantes como eu.

PS: Eu só furei os toquinhos de EVAs na furadeira manual e já morri de medo. Mas o marido ( + leso que eu) usou a técnica p furar outros materiais que me deixou disponíveis a experimentos. Qdo eu tiver mais materiais complementares de atado, inspiração e tempo, arrisco.

Abç.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Finos assim usando um tubo de antena? :huh:

Está me dando ideias. :hum:

Usamos tubos assim para atar algumas variações das moscas Parachutes.

foam_parachute_post.jpg

E o resultado muito me agrada para visualizar a pequena mosquinha.

FoamParachutes.jpg

Pretendo que fique próximo desse atado.

Foamparachuteorange.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas será que isso não vai atrapalhar nas fisgadas? :huh:

Os postes de Parachutes são fibras (maleáveis), em uma abocanhada o peixe consegue colocar a isca toda na boca. Será que vai conseguir com esse toquinho de EVA? :hum:

Isso sem mencionar ter que aturar o Zé Palomo gritando pra todo lado que colamos uma "rolha" na mosca! :laugh::laugh::laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim deve atrapalhar, mas vi uma vez com um amigo lá no MDC e achei visível demais. Creio que vale a pena fazer alguns testes e estou devendo para ele algumas moscas assim. ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mas será que isso não vai atrapalhar nas fisgadas? :huh:

Os postes de Parachutes são fibras (maleáveis), em uma abocanhada o peixe consegue colocar a isca toda na boca. Será que vai conseguir com esse toquinho de EVA? :hum:

Isso sem mencionar ter que aturar o Zé Palomo gritando pra todo lado que colamos uma "rolha" na mosca! :laugh::laugh::laugh:

André e Fauso,

O gostoso de sermos novatas é que podemos perguntar besteiras como um expert n se arriscaria, já que nossa probabilidd de acertos é mesmo mínima...hehe.

Então, diante do atrapalhar das fisgadas, :hum: " pergunto: "

1) E se fizermos uns tubinhos de EVA bem + maleáveis ? Tipo....

a) vários micro fios de eva, agrupados de tal forma que, apenas visualmente parecerão um tubinho maciço de pcos milímetros...( bem provável que o cj de fios fique bem + maleável que o tubinho maciço que tenta imitar );

b) Tubinho com apenas uns milímetros , no formato conhecido (ou até numa variação melhor, nesta primeira parte do tupo), só pra facilitar(?) ser atado à mosca; mas logo acima desta parte unida à ela, se dividindo nos "micro fios" citados em "a" . Pode fazer sentido ?

2) Fausto. Bonitas d+ as mosquinhas! :ok:

Mas face o apontado pelo André; e que informas ter achado esse topetinho "...visível de mais..."; tome pergunta !...kkk:

-Se o parachute "topetinho-de-Eva" fosse menos alto, i é, menor, atrapalharia a flutuabilidade e visibilidade ( em águas revoltas, imagino que um pco. Mas nas + calmas? Não daria para dar alguma "aparada nesses topetes" ?) ?.

-Se fosse possível reduzir um pco o tamanho desse topete-parachute-eva , poderia manter suas funções, diminuindo a perca de bocadas e, de quebra, alguma resistência do ar, durante arremeço?

Só semana que vem pra testarmos. Mas acho que dá pra fazer fios mícros com o EVA...Mas receio que diminuisse a resistência e durabilidade pós mordida/s.

São apenas perguntas de uma leiga-curiosa, sem experiência, ok ?

Ia perguntar por mp; mas aqui, a resp pode beneficiar a outras novatas tb.

Abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

André e Fauso,

O gostoso de sermos novatas é que podemos perguntar besteiras como um expert n se arriscaria, já que nossa probabilidd de acertos é mesmo mínima...hehe.

Então, diante do atrapalhar das fisgadas, :hum: " pergunto: "

1) E se fizermos uns tubinhos de EVA bem + maleáveis ? Tipo....

a) vários micro fios de eva, agrupados de tal forma que, apenas visualmente parecerão um tubinho maciço de pcos milímetros...( bem provável que o cj de fios fique bem + maleável que o tubinho maciço que tenta imitar );

b) Tubinho com apenas uns milímetros , no formato conhecido (ou até numa variação melhor, nesta primeira parte do tupo), só pra facilitar(?) ser atado à mosca; mas logo acima desta parte unida à ela, se dividindo nos "micro fios" citados em "a" . Pode fazer sentido ?

2) Fausto. Bonitas d+ as mosquinhas! :ok:

Mas face o apontado pelo André; e que informas ter achado esse topetinho "...visível de mais..."; tome pergunta !...kkk:

-Se o parachute "topetinho-de-Eva" fosse menos alto, i é, menor, atrapalharia a flutuabilidade e visibilidade ( em águas revoltas, imagino que um pco. Mas nas + calmas? Não daria para dar alguma "aparada nesses topetes" ?) ?.

-Se fosse possível reduzir um pco o tamanho desse topete-parachute-eva , poderia manter suas funções, diminuindo a perca de bocadas e, de quebra, alguma resistência do ar, durante arremeço?

Só semana que vem pra testarmos. Mas acho que dá pra fazer fios mícros com o EVA...Mas receio que diminuisse a resistência e durabilidade pós mordida/s.

São apenas perguntas de uma leiga-curiosa, sem experiência, ok ?

Ia perguntar por mp; mas aqui, a resp pode beneficiar a outras novatas tb.

Abç

Ilza, a ideia é ótima, mas acho que pode complicar pela dificuldade de conseguir "cortar" os tais micro tubos e nesta espessura a tendência é que o material fique bastante frágil, como você mesma observou.

Lembrei que em um dos episódios de "A Arte do Atado", o mestre Betinho usou para o poste de uma pequena mosca (se não me falha a memória era uma mosca para lambaris), um pedacinho daquela redinha usada para proteção de frutas (papaya, manga, etc) e garrafas:

redes_em_epe_01.jpgredes_em_epe_03.jpg

É uma rede de Polietileno Expandido (o mesmo material da Microfoam ou Isomanta), são produzidas em diversas espessuras (Mega Super Fina, Super Fina, Fina, Grossa, Super Grossa) e talvez as mais finas se prestem para essa finalidade.

Tenho umas aqui em casa (não muito finas), posso fazer um protótipo e depois avaliar o resultado no "campo de provas". :happy:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André, por mais que, "desde que valha a pena", a dificuldade seja parte de atração pela coisa...hehe : excelentes tuas observações, tal como a lembrança e sugestão ref as redinhas.

Conservo umas 6 destas redinhas aqui em casa ( destinadas a proteger as carretas e molinetes no transporte , pós (raros) usos; quando então, ficam ventiladas, tvz propiciando menor oxidação interna; bem como no armazenamento das mesmas ) . Ja arrisquei atar asa de 02 mosquinhas com material semelhante ou idêntico, após uma deformada proposital com chama quente. Mas antigas , feias, e n mostraria "nem a pau"...rs.

Aguardemos teu experimento e resultado, postado com imagens, se possível! :ok:

Teu blog cada vez melhor! :bs-aplauder:

Deveria ser cartilha de qqer novata/o .

Abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sei como é... (talvez por isso minha insistência em tentar fisgar tainhas no fy :huh:)

Vou experimentar produzir uma "Frankenfly" do gênero e coloco a foto (sou corajoso!). :p

Obrigado pelos comentários sobre o blog, está muito bom fazê-lo! :happy:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se o topetinho de EVA for mais baixo, o que é o certo nas maioria das receitas que vi na Intenet, não vai atrapalhar em nada, pois o objetivo é ser bem visível e não influenciaria em nada na flutuabilidade. Mesmo que as cerdas das penas encharcassem e a mosca viesse a ficar um pouco submesa, o topetinho de EVA deve segurar bem a mosca na superfície, mesmo sendo menor. Só testando mesmo para ver.

Pouco tempo online tenho hoje... :(

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sei como é... (talvez por isso minha insistência em tentar fisgar tainhas no fy :huh:)

Vou experimentar produzir uma "Frankenfly" do gênero e coloco a foto (sou corajoso!). :p

Obrigado pelos comentários sobre o blog, está muito bom fazê-lo! :happy:

Grande Abraço ;)

Taínhas no fly... :blink: . Pq não? "Se tem boca, o fly pega" ( n é isso que dizia "Katito" ?) :)

Mas, André , qto a coragem de postar iscas, reconheço que , principalmente no início, eram mais gritantes ( do que ainda são) meus erros grosseiros de proporções, equilíbrio de cores ( prejudicado até hoje pela pouca variedade de materiais..., desconhecimento , etc). Mas só por minhas ousadas presenças por cá ( em que pesem...ora incentivos; ora censuras do patrão e família...), já demandaram muita coragem de uma tímida ;):)

Fausto, tua resposta, aliando experiência à lógica que tentei, é motivadora. Quem sabe um caminho a + à nossa disposição?

Abç a tds.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aí está o teste, apesar de o produto final não ter ficado bom, acho que deu pra ter uma ideia de como fazer. Atei em uma anzol Tiemco 2487 BL #14.

Prenda normalmente a cauda e faça uma base de thread até o ponto de fixação do poste

PF_1.JPG

Aí está o pedaço retirado da "rede" de Polietileno Expandido

PF_2.JPG

Depois de fixado

PF_3.JPG

Cobrir com o dubbing (direito, não dessa maneira :blush:)

PF_4.JPG

Prenda a pena do hackle, passe o thread pra frente e faça um "amontoado" pra ajudar a colocar o poste na vertical.

PF_5.JPG

Aplique o dubbing na frente pra fixar o poste (novamente faça direito, não essa porcaria aí :blush:)

PF_6.JPG

Hackle fixado

PF_7.JPG

Corte o excesso deixando um poste pequeno

PF_8.JPG

Mesmo tendo ficado um monstrengo, acho que deu pra ter a idéia.

Se quiser mais detalhes, dê uma olhadinha nesse vídeo:

Vou testar "em campo" e depois digo o resultado.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim a ideia é exatamente essa e das mosca que vi, o post é assim mesmo bem curto e o hackle quase não tem espaço para ser enrolado, fica mesmo estrangulado sobre o anzol.

Vou comprar linhas 12/0 ou 14/0 e se quiser, compro três ou quatro carreteis para você, escolha as cores. O problema é esperar, pois vem pelo sistema USPS, tipo... um dia chega, se chegar... rs.. quem sabe em 30 dias ou um dia... rs... isso sem falar nas agências dos Correios, que estão cada vez mais abarrotadas de serviço depois das "mudanças" na casa.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fiz um pedido pelo eBay que demorou mais de 30 dias, reclamei na semana passada e vão reenviar, essa é a vantagem. Se demorar eu espero. :laugh::laugh::laugh:

Depois da surra pra atar as moscas pra lambaris já estava pensando mesmo em comprar threads mais finos. Beleza, pedimos junto!

Pode ser mais de 4 cores? Black, Light Olive, Coffe (Brown), Grey, Cream, Red and White.

Se forem muitos, pode falar. :blush:

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos Ilza, André e Fausto eu pensava também, mas o tubo precisa ser um pouco mas baixo na colocação, a tendência é o peixe comer pela a cabeça para matar o inseto, o tubo de EVA estando um pouco a baixo não atrapalha a abocanhada do peixe por ser macio, o peixe nei vai sentir. Já tinha visto moscas para venda nos EUA modelo de moscas parachut com o poste de EVA.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Blz, Marcelo R. S.

Tua observação , se somando à ideia e parecer do Fausto, amplia nossa perspectiva de aproveitamento de + este material.

Vlw! :ok:

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"Finos assim usando um tubo de antena? :huh:..."

(grifo meu)

Querido Fausto, Perdão! :blush:

Pensei que havia respondido ; mas acho que perdi a resposta. :frusty: . Às vezes me dá uns '"tiutes"' msm.

R = Como cada Antena de Eletrônico é composta de gomos de dif diâmetros, cada destes gera tubinhos com diâmetros correspondentes.

Sem qqer adaptação; se não apertares muito aquela peça ( não sei o nome) da furadeira, que segura as brocas, evitas amassar o gominho ôco escolhido da antena; e facilmente consegues o tubinho coerente com diâmetro deste . :ok:

Vai ser um tal de eletrônicos pifados ficarem "pernetas" ou "des-sombrancelhados" ... :hum:

Releve algum mal jeito.

Abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ilza,

É certo que iremos tentar e tenho certeza que as "minhocas" que sairão dos tubinhos nos fertilizarão as mentes e daí colheremos bons frutos.

A propósito: o nome "daquela peça" é mandril.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso...isso..isso, André ! " Maaan-dril " !

O marido já tinha me falado, num dia em quebrei 02 broquinhas dele :diablo: , ao tentar fazer , " sozinha ", meu "Bobbin ( versão 4): desta vez, "Bobbin Cerâmic by Ilza". :)

Vlw a lembrança! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim Ilza vou testar com uma mini retífica (Dremel) para assim fazer os tubinhos e a ideia de usar os segmentos da haste de uma antena retrátil é muito boa, pois há diâmetros diferentes para testar. Gostei da ideia e logo uma de minhas antenas vai ser desmontada para isso. Cada cano (caninho no caso) será devidamente "entubado" com um pouco de madeira balsa para assim fixar no pequeno mandril e não amassar. Fazendo um enchimento no caninho ele deixa de ficar oco e assim posso travá-lo com mais segurança. Vou amolar a ponta para melhorar no processo de corte do EVA.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Ilza vou testar com uma mini retífica (Dremel) para assim fazer os tubinhos e a ideia de usar os segmentos da haste de uma antena retrátil é muito boa, pois há diâmetros diferentes para testar. Gostei da ideia e logo uma de minhas antenas vai ser desmontada para isso. Cada cano (caninho no caso) será devidamente "entubado" com um pouco de madeira balsa para assim fixar no pequeno mandril e não amassar. Fazendo um enchimento no caninho ele deixa de ficar oco e assim posso travá-lo com mais segurança. Vou amolar a ponta para melhorar no processo de corte do EVA.

T+ :ok:

Grannnde, Fausto!

Nossa furadeira é manual mas de “mandril” gde. Tvz por isto, pegue maior porcentagem dos canos, permitindo prendê-los sem muito apertá-los, e amassando-os menos. Mas bem que já ameaçou deformar alguns. Recentemente fizemos mais uns tarugos, preenchendo, apenas as partes mordidas dos canos, com mini-toquinhos de madeira de espeto de churrasco, de pirulito, pedaço de pincéis e palitos; envoltos em fita isolante e/ou “veda-roscas”, até se ajustarem ao cano correspondente. Um micro furo no meio desses "mini toquinhos", para a saída do ar interno ao tubo, qdo por ele entra o EVA, nos pareceu interessante, sempre que a espessura permitir.

Excelente tua ideia de assessórios específicos ao preenchimento ( mais capricho, eficiência e praticidade)! :bs-aplauder: . Principalmente se de comprimento apenas suficiente ( parte mordida), preservando máximo comprimento possível da parte oca do cano, para perfurar blocos e lâminas profundos.

Parece-nos interessante, ainda, que o “enchimento” seja de fácil remoção e recolocação, para quando precisares enfiar êmbolo ( ex.: um caninho de diâmetro menor ) para retirar do cano vazador algum tarugo de EVA que lhe ficar entalado, como tantas vezes ocorre.

Qto “amolar extremidade” perfurante do cano, pode ajudar; mas as 02 antenas que desmontamos tinham paredes tão finas, que pareceu-nos dispensável. Numa delas, os gomos tinham uma extremidade estreitada tipo chanfrada pra dentro ( talvez impedisse que saísse, por este lado, o cano imediatamente mais fino , que por este corria, quando se estendia a antena). Este lado “chanfrado” parecia furar mais certinho ( não sei explicar) que a outra extremidade. Mas não de modo significativo.

Outro excelente “vazador” semelhante que achamos recentemente, foram aquelas partes metálicas que, antigamente, uniam varas maciças de 02 partes. Sem que nos lembrássemos, tínhamos 02 pares há + de 20 a. Duvido que os colegas não tenham alguns nos baús :D

Agora tá faltando alguém “carroçar “ aqueles moldes gringos de terrestriais...rs.

Té ! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Curiosidade:

Alguém poderia me dizer quantos mm de diâmetro tem esses "posts" à venda nos flyshops ?

Abraço

Wlademir,

Logo alguém te responde. Mas como Zanetti e sua turma são de atendimento nota 1000; se perguntares diretamente no site do seu flyshop, certeza que a resposta vem precisa e voando! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Curiosidade:

Alguém poderia me dizer quantos mm de diâmetro tem esses "posts" à venda nos flyshops ?

Abraço

Wlademir,

Me arriscaria a dizer que o diâmetro vai depender do tamanho do anzol, mas só para exemplificar:

Note que no vídeo, o anzol é #14, medi um anzol Tiemco 2499 SP BL #14 e ele tem aproximadamente 15 mm (um tantinho menos) de comprimento. Note também que o diâmetro do cilindro é aproximadamente 4 vezes o comprimento do anzol, logo o diâmetro presumido seria algo em torno de 3,75 mm.

Mais um exemplo, nesta receita (http://eat-sleep-fish.co.uk/content/2012/10/fly-tying-warren-mccarthy) que também recomenda o uso de um anzol #14 ou #16, o cilindro tem 3/16' de diâmetro (aproximadamente 4,76 mm).

O anzol que eu usei pra fazer meu "monstrengo" é um anzol Tiemco 2487 BL #14, mede aproximadamente 10mm de comprimento (um tantinho mais), e o pedaço da redinha de polietileno que usei tem pouco mais que 3mm de diâmetro.

Como vê, não existe uma regra, acho que o diâmetro pode variar ligeiramente, mas como "regra prática", acho que você poderia usar a seguinte relação:

Comprimento do Anzol = 3,5 a 4 vezes o Diâmetro do Cilindro

Espero que tenha te ajudado. :)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Agora tá faltando alguém “carroçar “ aqueles moldes gringos de terrestriais...rs.

Vou comprar para as moscas ficarem no maior padrão. :ok:

Vi vários modelos lá na Patagônia na loja Damonte.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi André,

Obrigado pela ajuda.

Valeu sim !

Abraço

Wlademir,

Me arriscaria a dizer que o diâmetro vai depender do tamanho do anzol, mas só para exemplificar:

Note que no vídeo, o anzol é #14, medi um anzol Tiemco 2499 SP BL #14 e ele tem aproximadamente 15 mm (um tantinho menos) de comprimento. Note também que o diâmetro do cilindro é aproximadamente 4 vezes o comprimento do anzol, logo o diâmetro presumido seria algo em torno de 3,75 mm.

Mais um exemplo, nesta receita (http://eat-sleep-fish.co.uk/content/2012/10/fly-tying-warren-mccarthy) que também recomenda o uso de um anzol #14 ou #16, o cilindro tem 3/16' de diâmetro (aproximadamente 4,76 mm).

O anzol que eu usei pra fazer meu "monstrengo" é um anzol Tiemco 2487 BL #14, mede aproximadamente 10mm de comprimento (um tantinho mais), e o pedaço da redinha de polietileno que usei tem pouco mais que 3mm de diâmetro.

Como vê, não existe uma regra, acho que o diâmetro pode variar ligeiramente, mas como "regra prática", acho que você poderia usar a seguinte relação:

Comprimento do Anzol = 3,5 a 4 vezes o Diâmetro do Cilindro

Espero que tenha te ajudado. :)

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que esse será o menor problema, talvez nem seja muito difícil encontrar um segmento de antena em uma espessura aproximada.

Pior será cortar o material nessa seção tão fina, qq desvio do eixo e já era.

Presumo que nessas espessuras o processo de fabricação seja extrusão ou algo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Achei num Fly Shop os diâmetros dos "posts" à venda:

- 1/16 = 1,6 mm aproximado

- 3/32 = 2,4 mm "

- 1/8 = 3,2 mm "

- 3/16 = 4,8 mm "

O duro é fabricar um vazador de 1,6 mm de diâmetro !

abraço

Vladimir e André,

O caninho-vazador mais fino que tenho por cá ( diâmetro "externo" de 2,0 mm ) , se não me engano, foi tirado de uma velha lapiseira .

Considerando que algumas esferográficas têm como cargas ou reservatórios de tinta um caninho ( se não me falha a memória, mais fino que o acima, vale investigar e aproveitar.

Soluções ppias são parte de minha diversão e , sempre que eficientes ou eficazes, me agrada usar objs aqui improvisados. Mas aos interessados na aquisição _embora eu não saiba informar sobre disponibilidade de atendimento do Mestre-fabricante _ tvz possam " tentar " encomendar ( creio que qqer medida de ) vazadores , com um Mestre nosso que, tudo que faz é " naquele padrãozinho" :cool: que já conhecemos: Vejam os que ele fez por encomenda p/ Mestre Akamine, interessado em poppers e divers.

[Imagem005.jpg]

[/Imagem007.jpg]

Fonte: http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=31949&start=50

Vazadores "Padrão Odimir" :excl::mestre:

B. Sorte!

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fiz uns testes com um kit que tenho de vazadores para artesanato, os diâmetros são: 1mm, 1.5mm, 2mm, 3mm, 4mm e 5mm.

Vazador.JPG

Cortei de um pequeno tarugo de EVA amostras de 1mm, 1.5mm e 2mm:

Cil_1.JPG

Dado que a folha de EVA tem 2mm, tirei uma amostra (com estilete) de 1mm e 2mm de espessura. Fiquei com 2 pedaços 2mm x 2mm e 1mm x 2mm. Este último 1mm x 2mm, cortei ao meio novamente com a tesoura na maior dimensão (2mm). O resultado foi um pedaço de 1mm x 1mm.

Cil_2.JPG

Na prática, para usar em postes, nesse diâmetro, acho que não fará muita diferença se o perfil for cilíndrico ou prismal. Já para corpos de libélulas e outras aplicações de maior diâmetro acho que os caninhos-vazadores funcionarão muito bem! :)

Esses do mestre Odimir dão até pena de usar! :mestre::mestre::mestre:

Grande Abraço ;)

Editado por André Ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caro Fausto.

Aproveitando este ótimo post da Ilza (parabéns) quero saber se posso pedir para acrescentar em tua encomenda alguns carretéis de linha 12 ou 14. Se tu achas viável gostaria de ter as mesmas cores que o André mencionou.

Abraços

Antonio Zancan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim vou comprar em duplicata, mas temos que ter paciência, pois a última compra demorou mais de 30 dias para chegar. Eles gentilmente pediram desculpas pelo atraso de uma semana na data da compra para a data da remessa. Já os Correios não pedem desculpas nunca, pois filho feio não tem pai nem mãe.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu já tive algumas experiencias ruins com o correio por isto não ligo mais para tanta incompetência e descaso com os usuários.

Se demorar a entrega para mim não vai fazer diferença porque vou viajar no início de maio e só retorno lá pelo dia 20. Caso tu recebas antes desta data guardes as linhas para mim. Te passo um email e a gente acerta tudo. Se vier ainda em abril me avisa.

Abraços.

Antonio Zancan :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Olá...

Lendo o teu post fiquei com uma dúvida...

Onde consigo EVA mais grosso?

Procurei no mercado e só achei EVA em folhas finas...

Não encontrei EVA grosso como na foto com os vazadores do Mestre Odimir...

Desde já obrigado e parabéns pelo post...

Abraço...

Bill Constante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá...

Lendo o teu post fiquei com uma dúvida...

Onde consigo EVA mais grosso?

Procurei no mercado e só achei EVA em folhas finas...

Não encontrei EVA grosso como na foto com os vazadores do Mestre Odimir...

Desde já obrigado e parabéns pelo post...

Abraço...

Bill Constante

Olá, Amigos e Bill,

Além os tapetes sugeridos pelo Faustão, que talvez localizemos com mais facilidade em lojas de artigos infantis; também podemos encontrar, nestas lojas, outros tapetes ou mesmo placas ( de + ou - 1,0 x 1,0 m; 1,0x1,5m ; ou 1,5x2,0 m ) em bitolas mais grossas ( 20mm ou 30mm em média) . Já os comprei nas fábricas e distribuidoras de EVAs da região do Brás/ SP.

Anos atrás, construímos com tais placas aparelhos ortopédicos e de hidroterapia para o marido. Sobras embasaram experimentos e ainda enviamos a 02 colegas de fóruns. Recentemente, comprei um tapetão p amortecer impactos do pedal do "surdo" da batera eletrônica do filho, que incomodava os vizinhos do andar inferior. Certo dia o filhote apontou que, "estranhamente" o tapete parecia estar diminuindo de tamanho, pq tiras lhe pareciam ser "surrupiadas" :whistle::innocent:

Caso não consigas localizar pela Net ou outra fonte, eu e/ou meu pitaqueiro staf podemos ir à citada região, dar uma garimpada, e enviar-te pelos correios, sem qualquer ágio. Mas só em agosto, pois tirei 02 semanas de tumultuadas férias para agilizar umas coisas de família e, entre elas, se Deus deixar, alguma pescadinha.

PS : Dependendo da quantidade desejada, "em agosto" dou uma olhada e , se eu ainda tiver uma sobra por aqui, te mando pelo correios. :ok:

Embora com raridade; havendo sorte na garimpada, encontra-se pequenas placas de 30x20x3,0 cm, que dão pra fazer bons poppers.

Nas lojas de artigos de yoga são vendidos "tijolos" de EVA ( vou chutar que de 10x20x7,0 cm). A turma parece usar para se sentar sobre eles, na postura básica da prática.

Placas de 42x42x0,9 cm é o que mais há nas lojas. Cortando-as ao 1/2, e unindo as partes com 'cola de contato' , ficam com 1,8 cm de espessura. :)

abç

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá....

Obrigado aos amigos Ilza e Fausto pelas dicas....

Vou procurar melhor nas lojas de ioga e infantis...

Apesar da oferta de materiais nas flyshops gosto de procurar materiais alternativos...

Um grande abraço a todos...

Bill Constante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Alguem já tentou fazer os postes com EVA retirado dos furadorese de papel convencional,daqueles usados para fixar o papel em arquivos?

Interessante...Já tentaste, Luciano?

Tenho destes furadores em casa. Mas, embora mera iniciante curiosa, me pergunto se pelo design da peça perfurante das folhas de papel, esta seria efetiva tb com os evas com espessura suficiente p dar a altura desejada aos "postes". Outra dúvida é quanto a limitação à uma única largura que estes teriam. Mas tenta lá, e nos conte os resultados! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uso esses furadores para confeccionar olhos com matérial brilhante,amarelo,prata ou vermelho.Uma gota de esmalte preto ou uma marca de caneta preta,deixa secar uns instantes e um complemento com uma gota de resina acrílica.Pronto,temos iunto,o olho,atado com a isca.

Um guia da Argentina me presenteou com uma Adams Parachult,feita com um seguimento de EVA como esse.Em anzol 12 ou 14,talvez fique proporcional,para anzóis menores, fica desproporcional.

Outra isca que também já fiz e ficou muito fácil de ver,foram os spiners,mas da mesma forma,para anzóis menores,uso um seguimento menor de EVA,cortado no olhometro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Uso esses furadores para confeccionar olhos com matérial brilhante,amarelo,prata ou vermelho.Uma gota de esmalte preto ou uma marca de caneta preta,deixa secar uns instantes e um complemento com uma gota de resina acrílica.Pronto,temos iunto,o olho,atado com a isca.

Um guia da Argentina me presenteou com uma Adams Parachult,feita com um seguimento de EVA como esse.Em anzol 12 ou 14,talvez fique proporcional,para anzóis menores, fica desproporcional.

Outra isca que também já fiz e ficou muito fácil de ver,foram os spiners,mas da mesma forma,para anzóis menores,uso um seguimento menor de EVA,cortado no olhometro

Opa, Luciano!

Sempre legal conhecermos novas alternativas a qualquer intento. :yes:

Ouso agradecer, em nome do grupo, tua interessante colaboração ! :ok:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.