Ir para conteúdo

Morsas: Informações pra decidir qual comprar


Postagens Recomendadas

Amigos, vou retomar minha investidas no mundo do atado e a primeira coisa a fazer é comprar uma morsa, pois a aque tenho é bem sem-vergonhasinha, rsrsrs

Bem, vou começar com uma baratinha e depois quem sabe, a gente chega numa Norvise...

Estou olhando a que tem no Fly dos Pampas, uma Odyssei e uma outra que o Zanetty tem. Ambas com preço aproximado...

A Spider:

http://www.flydospampas.com.br/destaques/morsa-griffin-odyssey-spider.html

A do Zanetti:

https://seguro.lojamestre.com.br/lojafsb.com.br/morsa-renzetti-aprentice.~413~14~5~tudo-em-atado.~ferramentas-e-morsas

PERGUNTO:

Na opinião dos nobres amigos mosqueiros atadores, qual delas vai melhor se prestar aos trabalhos de atado?

Agradeço desde já as ajudas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Na verdade depende do que você vai atar e do tamanho dos anzóis que você vai usar. Comente um pouco mais sobre isso pra gente poder ajudar melhor.


Independente de qualquer coisa, tenho um exemplar dessa Renzetti Apprentice pra vender. Está usada, mas melhor do que estava na caixa, pois fiz melhorias de acabamento, polimento e lubrificação que o pessoal da Renzetti não fez (aliás no rodapé da página do Zanetti sobre a morsa tem o meu email transcrito, no qual explico algumas coisas sobre o que fiz quando comprei a minha). O Fausto a conhece e pode dar referências de estado de conservação, se você quiser. Quero R$ 160,00 + frete nela.


Gosto muito dela, mas para as iscas #16-#20 que estou atando, as garras são um pouco próximas demais do anel de ajuste de pressão e fica difícil atar. Estou fazendo uma morsa nova para mim que vai contornar esse problema. Para anzóis maiores, de 1/0 até #16 (dependendo do tipo de isca e anzol) ela funciona perfeitamente. O C-clamp é muito bom. Morsa excelente para o valor cobrado, mesmo no valor dela zero.


Abraço.


Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho esse modelo da Renzetti (comprei também com o Thiago) e atende muito bem até hoje, principalmente em minhas viagens e não tenho nada a dizer contra ela. A única observação que fizeram quanto a ela é referente a sua ponta (jaw), que é um pouco curta e larga, dificultando assim o atado de moscas muito pequenas, mas não tenho dificuldades quanto a isso, tanto que ato mosca em anzol #22 com ela. Gosto do sistema de travamento do anzol dessa morsa.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu tenho uma Monroy Golden.

Já usei várias morsas, inclusive as importadas caríssimas e a minha não deixa nada a desejar.

O Monroy tem alguns modelos mais em conta, mas como sou sem noção, comprei o top de linha...rs

IMG_5441.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu tenho uma Monroy Golden.

Já usei várias morsas, inclusive as importadas caríssimas e a minha não deixa nada a desejar.

O Monroy tem alguns modelos mais em conta, mas como sou sem noção, comprei o top de linha...rs

IMG_5441.JPG

Bela Morsa, :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal!!!

Aos Jost, Fausto, Rick, Sergio, André, Sulista, Rodrigo e todos mais que se pronunciarem... meus agradecimentos.

Pelo que posso perceber nos comentarios ja apresentados, a Renzeti é uma opção mais difundida... não sei se pela qualidade da mercadoria ou pela qualidade do atendimento do Zanetti. Mas olhem só, a G-tech, só por ter a Griffe by Odimir, já se torna um objeto de desejo, mas onde se pode adquirir uma peça dessas?

Jost, não descarto a situação de comprar uma usada e podemos conversar sobre a sua... Vc vem ao Seminário que o Fausto está organizando aqui no Rio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Infelizmente não J. Era minha intenção participar, mas as coisas não aconteceram do jeito que queria. Vou dar umas passadas pelo Rio em março e abril, mas muito rapidamente.


Tome sua decisão com calma. O Fausto também estava querendo vender a dele. Se não quiser esperar pra ver a minha, de repente faz algum rolo com o Fausto.


Abração.


Jost
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado pessoal!!!

Aos Jost, Fausto, Rick, Sergio, André, Sulista, Rodrigo e todos mais que se pronunciarem... meus agradecimentos.

Pelo que posso perceber nos comentarios ja apresentados, a Renzeti é uma opção mais difundida... não sei se pela qualidade da mercadoria ou pela qualidade do atendimento do Zanetti. Mas olhem só, a G-tech, só por ter a Griffe by Odimir, já se torna um objeto de desejo, mas onde se pode adquirir uma peça dessas?

Jost, não descarto a situação de comprar uma usada e podemos conversar sobre a sua... Vc vem ao Seminário que o Fausto está organizando aqui no Rio?

Borges,

Você pode adquirir a G-TECH na Loja do Betinho: http://www.lojadobetinho.com.br/867544-morsa-ref-F30-002, mas está indicando que está esgotada. Sugiro que envie uma MP ao mestre Odimir.

Mas como disse sabiamente o Jost, decida com calma.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tb tenho uma Monroy, mais simples que esta acima e atende muito bem... Só uma coisa, pra viajar levo a base de uma outra morsa chinesa que prende em mesa, pq não da pra carregar base de pedra com mais de kilo... entao se pensa em carregar atente pra este detalhe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade estoutentando voltar ao atado e não me passou ainda pela ideia, até por falta de oportunidade, de levar a morsa em alguma pescaria, ou seja, viajar com ela... sendo assim, uma com um clamp em C ou uma com base pesada, ambas me poderão ser uteis.

A propósito, vcs que usam a G-Tech e a Monroy... elas não são fornecidas com a opção de um C clamp? Elas só podem ser usadas com a base de granito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Borges,

A minha veio somente com a base de granito, mas certamente o mestre Odimir tem alguma opção que irá lhe atender. Presumo que o diâmetro da haste seja padrão, logo irá encaixar em "qualquer" C-Clamp. Tenho uma bancada onde utilizava uma morsa comum (nem giratória era), já usei a G-TECH algumas vezes nela sem problemas.

Quanto à questão do transporte, viajo frequentemente pra Friburgo, já levei a G-TECH com a base de granito várias vezes sem transtorno. A morsa antiga tinha um C-Clamp e quando a levei pra lá, tive alguma dificuldade para fixá-la na mesa, pois essa possui uma borda, com a base não tenho problemas em nenhum lugar.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Concordo com o Jost e por isso tenho a minha morsa com C-Clamp para levar nas viagens de avião. :ok:

Tenho uma morsa Dyna-King com base de ferro fundido (creio eu) e é adorável atar com ela, muito melhor em tudo comparada com a Renzetti Aprentice, que também tenho, mas a Renzetti Aprentice é a titular nas viagens de avião. Ambas com o sistema de fechamento (travamento do anzol) que gosto.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Exato...

A diferença do c-clamp pro granito é pra quem vai de avião com limite de excesso de bagagem e querendo levar a loja de pesca nas costas.... Qq 500gr faz toda diferença....

O ideal mesmo é ter as duas opçoes, sendo que o c clamp pode ser um xing qualquer....

La em cuba, vi uma morsa com alguem, que tem tipo um tripé dobravel.... Nao lembro de quem era.... Se achar uma destas tb resolve, é leve desmontavel e nao importa o tipo da borda da mesa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na verdade estoutentando voltar ao atado e não me passou ainda pela ideia, até por falta de oportunidade, de levar a morsa em alguma pescaria, ou seja, viajar com ela... sendo assim, uma com um clamp em C ou uma com base pesada, ambas me poderão ser uteis.

A propósito, vcs que usam a G-Tech e a Monroy... elas não são fornecidas com a opção de um C clamp? Elas só podem ser usadas com a base de granito?

A morsa do Monroy é customizavel. Vc escolhe o material, a cor e se é clamp ou mesa ou o dois....

Essa é a segunda morsa que Monroy que tenho. A primeira, comprei em 96 e estava perfeita.

Usei por muito tempo, uma bancada que tem no site do 100, o Pesca Com Mosca.

http://www.pescacommosca.com.br/bancada.htm

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na verdade depende do que você vai atar e do tamanho dos anzóis que você vai usar. Comente um pouco mais sobre isso pra gente poder ajudar melhor.

Independente de qualquer coisa, tenho um exemplar dessa Renzetti Apprentice pra vender. Está usada, mas melhor do que estava na caixa, pois fiz melhorias de acabamento, polimento e lubrificação que o pessoal da Renzetti não fez (aliás no rodapé da página do Zanetti sobre a morsa tem o meu email transcrito, no qual explico algumas coisas sobre o que fiz quando comprei a minha). O Fausto a conhece e pode dar referências de estado de conservação, se você quiser. Quero R$ 160,00 + frete nela.

Gosto muito dela, mas para as iscas #16-#20 que estou atando, as garras são um pouco próximas demais do anel de ajuste de pressão e fica difícil atar. Estou fazendo uma morsa nova para mim que vai contornar esse problema. Para anzóis maiores, de 1/0 até #16 (dependendo do tipo de isca e anzol) ela funciona perfeitamente. O C-clamp é muito bom. Morsa excelente para o valor cobrado, mesmo no valor dela zero.

Abraço.

Jost

Fala Jost!

Eu estou procurando uma morsa para levar nas viagens, se o JBorges não tiver interesse, me envie fotos no contato@morenotattoo.com.br, e vamos negociar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Moçada, ontem eu estava analisando minha Apprentice e, agora com oficina montada em casa, vou tentar modificá-la para ter as garras tão longas quanto uma Dyna King e solucionar meu problema de atado.

Assim, desisti temporariamente da venda. As peças originais ficarão intactas.

Em dando certo, desisto definitivamente da venda...

Caso as peças modificadas não fiquem legais, coloco novamente à venda a morsa.

Se derem certo as modificações, posto as fotos aqui para vocês verem.

Desculpem o transtorno.

Abraços.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, o tópico pra clarear minhas dúvidas acabou se tornando um festival de informações sobre essa peça fundamental na confecção dos nossos "monstrinhos".

Rick, já tenho uma mesa, onde adaptei um motorzinho de microondas pra secar os "bichinhos" que ficam lá até estarem tontos e preparados pra irem pra água, rsrs. Eu já tinha visto essa que vc mostrou no link e te confeço que estou tentado a fazer uma.

Seguindo as dicas do André Ribeiro e também do Ferreira, de Campinas, procurei o Mestre Odimir, que, com sua costumeira delicadeza e atenção, me forneceu um exemplar das G-Tech que por serem planejadas e fabricadas por um Mosqueiro "Hors Concuors" como o Seu Odimir, certamente deve ter incorporado nessa ferramenta, suas experiencias.

Por tudo que pesquisei até agora, meu sonho de consumo é uma Norvise, mas vai demorar muito pra juntar dinheiro suficiente pra comprar um brinquedinho desses e na verdade, tenho muito que aprender até poder me presentear com uma delas.

Alguém tem uma Norvise aqui no Forum?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu fiz uma norvise para mim J. Está encostada num canto depois que eu recebi uma Dyna King Ultimate Indexer de presente de casamento :)

Aqui está uma foto dela:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=4429&hl=jost

Na verdade ela foi um pouco modificada e hoje possui um Ângulo diferente e uma garra mais distante do corpo, favorecendo o atado de iscas longas. Aqui uma foto mais recente dela:

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=4721&hl=jost

A garra mostrada é a Midge, da norvise. Eu tenho a outra garra normal, para iscas grandes e que aparece nos vídeos do Norlander, lá no site da Norvise. Poderia adaptá-la novamente para o uso da garra grande.

Se quiser podemos conversar sobre uma venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jost, as Norvise giram suaves por terem a garra muito proximo do eixo de rotação, o que facilita o balaceamento.

Na sua "Jostvise" ou "Norvise Tupiniquim", vc conseguiu implementar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

No projeto original sim, mas nesse com a garra "fine point" não, por motivos óbvios. O próprio Norlander comenta em um de seus vídeos que a morsa fica bastante desbalanceada com essa garra fina fora de centro.

A Norvise gira "suave", vamos dizer. Ela é levemente fora de centro e nos vídeos você escuta um tac-tac-tac-tac enquanto ela gira, mostrando que ela está desbalanceada. A minha fazia isso também. Pensei por um tempo em colocar um contra-peso na parte posterior para deixá-la mais equilibrada, mas depois abandonei a ideia, pois quase não usava essa capacidade de rotação que ela tem. No fim das contas,. acabei migrando para uma Dyna King de desenho tradicional.

Uma diferença da minha para a Norvise é que ela possui um diâmetro substancialmente maior. Isso a torna mais difícil um pouco de girar, mas ela gira por mais tempo devido à inércia rotacional...

Enfim. Baseei o meu projeto numa patente aberta da Norvise que pode ser encontrada no site freepatentsonline.com. Refiz os desenhos em escala e parti pra luta :)

Abração.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Obrigado pessoal, como disse comprei uma G-Tech do Mestre Odimir e inicialmente estou satisfeito.

Quanta às respostas de voces, fico feliz de, com minha dúvida, estar podendo, talvez, ajudar a elucidar duvidas de outros iniciantes.

Obrigado!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

É pessoal, o tópico pra clarear minhas dúvidas acabou se tornando um festival de informações sobre essa peça fundamental na confecção dos nossos "monstrinhos".

Rick, já tenho uma mesa, onde adaptei um motorzinho de microondas pra secar os "bichinhos" que ficam lá até estarem tontos e preparados pra irem pra água, rsrs. Eu já tinha visto essa que vc mostrou no link e te confeço que estou tentado a fazer uma.

Seguindo as dicas do André Ribeiro e também do Ferreira, de Campinas, procurei o Mestre Odimir, que, com sua costumeira delicadeza e atenção, me forneceu um exemplar das G-Tech que por serem planejadas e fabricadas por um Mosqueiro "Hors Concuors" como o Seu Odimir, certamente deve ter incorporado nessa ferramenta, suas experiencias.

Por tudo que pesquisei até agora, meu sonho de consumo é uma Norvise, mas vai demorar muito pra juntar dinheiro suficiente pra comprar um brinquedinho desses e na verdade, tenho muito que aprender até poder me presentear com uma delas.

Alguém tem uma Norvise aqui no Forum?

(grifo meu)

B.Noite, Sr.J. Borges e colegas.

Respeitando e admirando cada opção apresentada, posso garantir, não por experiência mínima de uma leiga engatinhante; mas por dezenas de testemunhos fidedígnos sobre a Excelência da Ferramenta , em que o Mestre Sir Odimir incorporou , com toda a certeza, sua experiência de + de 15a de fabricação, onde sofreu aperfeiçoamentos ; por mais que as 1ªs continuem na lida, "sem qualquer manutenção " ( http://www.flyfishingbrasil.com.br/phpBB/viewtopic.php?f=1&t=12787 ) . Apenas mais um ex. do já notório "Padrão Odimir" :okok:

Só uma tônica: Imagine a facilidade , rapidez e custo de eventual manutenção, que imagino raríssima ! :okok:

Maiores detalhes:

-Morsa G-Tech (By Odimir) / Fantástica !!! http://www.flyfishingbrasil.com.br/phpB ... =2&t=12996

Aos merecedores o que lhes é devido viewtopic.php?f=1&t=13580&p=163502#p163502

- Morsa G-Tech / By Odimir : A UP Grade ! http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=7047&hl=

- Mestre Odimir : http://www.flyfishingbrasil.com.br/phpBB/viewtopic.php?f=1&t=12787 )

Não tenho dúvidas de que logo serás + 01 engrossando fileira dos felizardos a enaltecer Esta Preciosidade !

Tb Improvisei um C-Clamp esquisito para o caso de viagem sem peso. Problema é o medo de levá-la (pós quase assalto) ; além da implicância e "zuação" da família, qdo resolvo montá-la e ausentar-me como que numa máq do tempo, por minutos que sejam... :)

Sr. Jost,

A modificação que fizeste e resultado me parecem tão fantásticos como as d+ carroçagens! "Cois de louco" ( no melhor sentido)!! :mestre:

Abç a tds.

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.