Ir para conteúdo

Pergunta aos Policiais de Plantão


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

A pergunta é séria - tenho uma dessas e essa ai de baixo tambem - são lindas e o tiro uma maravilha - faz a maior fumaceira. O problema é que voce tem que desmontar tudo , lavar bem e secar depois de cada tiro.

black%20powder%2044%20cowboy%201.jpg

Beto isto é uma relíquia...

Já não tenho mais armas, mais guardo algumas fotos como lambrança de minhas competições...

Este era meu companheiro de competição... Hoje já não tenho mais nada, nem estilingue se quer...

Esta é uma foto tirada de outra foto...

sam1747p.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se me autorizarem, já que não sou policial (a quem a pergunta foi dirigida), acho a questão complicadíssima. Num mundo perfeito, o correto seria a autoridade policial ter cautela antes de botar o cara no xilindró (uma coisa é a condução do sujeito até a delegacia, outra a formalização do flagrante ou a simples instauração de inquérito para investigar os fatos). A Portaria citada pelo Célio, caso no momento estiver em vigor, no mínimo geraria a concreta possibilidade de erro de proibição.

O fato é que pistolas de pressão são comercializadas livremente (pelo que se supõe, licitamente, com autorização), por grandes lojas, escancaradamente: http://www.sugoibigf...8946451177.aspx.

7898946451177_M.jpg

Sinceramente, como leigo em armas, não vejo muita diferença entre essa e aquela mostrada pelo Thiago.

E todas as outras tradicionais armas de pressão, mesmo as velhas espingardas ou carabinas (ora pois, o nome já indica tratar-se de algo com aparência de uma arma de fogo), podem ser confundidas pelo homem médio (não se esqueçam que nessa categoria incluem-se as mulheres...) como uma arma de fogo. Por que cargas d'água são autorizadas? Não estou defendendo a proibição, mas sim reforçando a incongruência normativa e a incorreção do estatuto do desarmamento.

Dá pra botar em cana um sujeito que entra na Sugoi e compra uma arma dessa (ou mesmo pela internet, sem ter sido advertido de nada!), comercializada livremente, por uma loja regularmente constituída perante os órgãos públicos e por eles supostamente fiscalizada? Dar eu sei que dá, porque no momento inicial (até que se espernei perante o Judiciário, como disseram) o que vale é a palavra de uma otoridade. Mas deveria ele ser preso?

Lembro-me que no site da Pesca Pinheiros tinha até uma explicação de que essas pistolas não eram arma de fogo, que sua venda e uso era livre para maiores de X anos, etc. Agora, não estão vendendo mais nenhuma. Será que deu rolo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Alexandre, sua questão é totalmente pertinente. E como vc mesmo disse, em teoria, é complicadíssima. Na prática porém, é de fácil resolução e há inúmeros casos no mundo em que por um motivo ou por outro pessoas que portavam tais artefatos foram alvejadas ( e a maioria absoluta mortas) por policiais ou civis armados.

De fato, judicialmente, é muito difícil não alegar legítima defesa putativa. Por todos os argumentos por vc proferidos, quem em sã consciência não concordaria com a aplicação de tal excludente de ilicitude?

Esta foi a razão da minha manifestação, pois na prática, a teoria é bem diferente. Agora, quanto a questões sobre a proibição ou não, sobre haver ou não erro de proibição e outras, concordo que a legislação é precária e quando possível e pertinente, questionamentos são cabíveis e diria até mesmo, mandatórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Concordo inteiramente com tudo isto que vc disse, Mariz!

Nem tenho familiaridade com armas. Era só o entendimento sobre o direito de portar (não de "apontar", principalmente contra policiais, o que seria realmente uma atitude tresloucada) ou não um troço desses.

Aliás, Thiago, não tô incentivando a compra. Salvo se vc trocar os outros pedintes por mim em seu testamento - rs.

Em homenagem à nossa anarquia legislativa e ao tema do tópico tô até ouvindo um Sex PISTOLS (Anarchy in UK) e depois vou ouvir a Guns of Brixton do Clash! E vou terminar com a Police on my Back! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beto isto é uma relíquia...

Já não tenho mais armas, mais guardo algumas fotos como lambrança de minhas competições...

Este era meu companheiro de competição... Hoje já não tenho mais nada, nem estilingue se quer...

Esta é uma foto tirada de outra foto...

sam1747p.jpg

Não é reliquia não - essas armas são cópias muito bem feitas das reliquias - e custam baratinho - coisa de 300 dolares as mais caras - da uma olhada no catalogo.

http://www.ubertireplicas.com/catalog-uberti.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

sempre quis atirar nos alto falantes desses imbecis que abrem o porta malas e fica o som exposto...deve ser um tesão vc furando o cone e o som broxando...

Beto isto é uma relíquia...

Já não tenho mais armas, mais guardo algumas fotos como lambrança de minhas competições...

Este era meu companheiro de competição... Hoje já não tenho mais nada, nem estilingue se quer...

Esta é uma foto tirada de outra foto...

sam1747p.jpg

Se me autorizarem, já que não sou policial (a quem a pergunta foi dirigida), acho a questão complicadíssima. Num mundo perfeito, o correto seria a autoridade policial ter cautela antes de botar o cara no xilindró (uma coisa é a condução do sujeito até a delegacia, outra a formalização do flagrante ou a simples instauração de inquérito para investigar os fatos). A Portaria citada pelo Célio, caso no momento estiver em vigor, no mínimo geraria a concreta possibilidade de erro de proibição.

O fato é que pistolas de pressão são comercializadas livremente (pelo que se supõe, licitamente, com autorização), por grandes lojas, escancaradamente: http://www.sugoibigf...8946451177.aspx.

7898946451177_M.jpg

Sinceramente, como leigo em armas, não vejo muita diferença entre essa e aquela mostrada pelo Thiago.

E todas as outras tradicionais armas de pressão, mesmo as velhas espingardas ou carabinas (ora pois, o nome já indica tratar-se de algo com aparência de uma arma de fogo), podem ser confundidas pelo homem médio (não se esqueçam que nessa categoria incluem-se as mulheres...) como uma arma de fogo. Por que cargas d'água são autorizadas? Não estou defendendo a proibição, mas sim reforçando a incongruência normativa e a incorreção do estatuto do desarmamento.

Dá pra botar em cana um sujeito que entra na Sugoi e compra uma arma dessa (ou mesmo pela internet, sem ter sido advertido de nada!), comercializada livremente, por uma loja regularmente constituída perante os órgãos públicos e por eles supostamente fiscalizada? Dar eu sei que dá, porque no momento inicial (até que se espernei perante o Judiciário, como disseram) o que vale é a palavra de uma otoridade. Mas deveria ele ser preso?

Lembro-me que no site da Pesca Pinheiros tinha até uma explicação de que essas pistolas não eram arma de fogo, que sua venda e uso era livre para maiores de X anos, etc. Agora, não estão vendendo mais nenhuma. Será que deu rolo?

Se me autorizarem, já que não sou policial (a quem a pergunta foi dirigida), acho a questão complicadíssima. Num mundo perfeito, o correto seria a autoridade policial ter cautela antes de botar o cara no xilindró (uma coisa é a condução do sujeito até a delegacia, outra a formalização do flagrante ou a simples instauração de inquérito para investigar os fatos). A Portaria citada pelo Célio, caso no momento estiver em vigor, no mínimo geraria a concreta possibilidade de erro de proibição.O fato é que pistolas de pressão são comercializadas livremente (pelo que se supõe, licitamente, com autorização), por grandes lojas, escancaradamente: http://www.sugoibigf...8946451177.aspx.7898946451177_M.jpgSinceramente, como leigo em armas, não vejo muita diferença entre essa e aquela mostrada pelo Thiago.E todas as outras tradicionais armas de pressão, mesmo as velhas espingardas ou carabinas (ora pois, o nome já indica tratar-se de algo com aparência de uma arma de fogo), podem ser confundidas pelo homem médio (não se esqueçam que nessa categoria incluem-se as mulheres...) como uma arma de fogo. Por que cargas d'água são autorizadas? Não estou defendendo a proibição, mas sim reforçando a incongruência normativa e a incorreção do estatuto do desarmamento.Dá pra botar em cana um sujeito que entra na Sugoi e compra uma arma dessa (ou mesmo pela internet, sem ter sido advertido de nada!), comercializada livremente, por uma loja regularmente constituída perante os órgãos públicos e por eles supostamente fiscalizada? Dar eu sei que dá, porque no momento inicial (até que se espernei perante o Judiciário, como disseram) o que vale é a palavra de uma otoridade. Mas deveria ele ser preso?Lembro-me que no site da Pesca Pinheiros tinha até uma explicação de que essas pistolas não eram arma de fogo, que sua venda e uso era livre para maiores de X anos, etc. Agora, não estão vendendo mais nenhuma. Será que deu rolo?
E o que dizer desta daqui, então? A aparência é de um fuzil AK. É a BAM B%, de origem chinesa e vendida no Brasil para qualquer maior de 18 anos.http://www.douradope..._grd_

grd_grd_b3-1_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pessoal,

Gostaria de deixar claro que, quando respondi a esse tópico, estava apenas me atendo à questão prática da questão. Em nenhum momento quis adota uma posturo do tipo "sou policial, sei tudo e dane-se o que você acha sobre o assunto", e isso pode ter irritado alguns amigos aqui do fórum.

Por questão prática entendo que, independente de estar tecnicamente correta a postura e por uma questão de segurança, é preferível considerar que é proibida a aquisição, transporte, porte e utilização de aparatos como o elencado pelo Thiago.

Preferível porquê?

Porque se der alguma encrenca, no país do jeito que está, a pessoa que acha tecnicamente errado proibir a aquisição, transporte, porte e utilização desse "brinquedo", pode subitamente se ver em altíssimo risco de morte.

Nesse sentido concordo inteiramente com os colegas que falam que há uma brecha imensa na legislação para o correto enquadramento desses objetos, mas penso, sinceramente, que debater isso no meio da rua com um policial armado com uma 9mm ou .40 não é o fórum ideal.

Essa é a justificativa que uso para enquadrar a tal pistola como "simulacro". Prefiro fazer isso e errar para mais, do que relaxar no enquadramento e ver um amigo levar um rito de bobeira.

É a vida prática de polícia contraposta à vida do embate dialético judicial... só isso.

Enfim, só para deixar claro o porque de eu ter falado o que falei.

Abraços.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo o que tu quis dizer, Jost, e tua postura está correta. Sinceramente, hoje em dia não vale portar nem um revólver de espoleta, visto que a preocupação com a segurança é tão grande, que passar um brinquedo de criança por arma de verdade não é tão difícil assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.