Ir para conteúdo

Dica...


Postagens Recomendadas

Alguém pode me indicar passo a passo de streamers atados com Polar Fiber e outros com Angel Silk? Adorei esse último material, porém to com dificuldades de encontrar receitas...

E já sendo um pouco mais abrangente... To quebrando a cabeça pra definir quais moscas começar a atar pra aprender. Já tentei um monte e nunca gosto do resultado. Queria uns 5 modelos de streamers fáceis de atar pra tentar entender o lance de proporção de material, tamanho em relação ao anzol, etc, etc, etc... Se alguém puder me dar uma luz nisso, ficaria muito agradecido também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

não conheço angel silk, mas polar fibre é ótima fibra para vários streamers

Sugiro atar polar fibre whistler e alguns muddlers com tail de polar fibre e head de deer hair (para usar como slider) ou de bucktail

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

vou catar um passo a passo... o slider eu não tenho ideia de como acertar as fibras corretamente... vou deixar isso mais pra frente....

como assim acertar as fibras? É do tail?

Polar fibre é uma fibra que não precisa e não deve ser acertada. Ela deve ser cortada na base com lâmina tipo gilete e atada diretamente, sem tirar o under fur

Ou você tá falando da cabeça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

sim sim, da cabeça...

tem vídeos aos montes ensinando a atar cabeças de muddler. É só procurar no youtube. Qualquer um bom vídeo vai servir, mesmo que seja de grilo, pois independentemente do material a técnica é a mesma. No site do enrico puglisi tb tem um bom video sobre isso.

Vc pode usar material sintético para atar as cabeças tb

p.s. muddler com tail de polar fibre é mortal pros robalos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, mas nem um parecido, ou vc ainda não tem nada em mente e queria na verdade opções?

Sim, queria opções... To catando aqui... Eu até fiz uma manjubinha de polar fiber que ficou legal... O problema é padronizar... Acertei a primeira, o resto... vish...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem vídeos aos montes ensinando a atar cabeças de muddler. É só procurar no youtube. Qualquer um bom vídeo vai servir, mesmo que seja de grilo, pois independentemente do material a técnica é a mesma. No site do enrico puglisi tb tem um bom video sobre isso.

Vc pode usar material sintético para atar as cabeças tb

p.s. muddler com tail de polar fibre é mortal pros robalos

To pesquisando aqui... Vou dar uma garimpada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mandou bem. Pegou logo do Kelly Galloup :p

É isso mesmo, mas essa é uma mosca mais para água doce. O importante é atar a cabeça exatamente com essa técnica. É bastante fácil. Para compactar bem as fibas, empurre-as bastante na direção da curva do anzol após fixa-las bem com a linha de atado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não tenho deer hair/bucktail dessa cor não...

Se vc tem buck tail full, ou seja, o rabo inteiro, na cor branca, vc tem essa cor, pois ela é a parte central da peça. Se vc só tem aqueles pequenos pedaços que são vendidos em packs, aí realmente vc não tem essa cor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

mas Célio, a parte da cabeça é com bucktail ou deer hair?

deer se for trabalhar como slider/twitch bait e buck tail se for afundar,caso em que a cabeça terá como função deslocar água e trabalhar mais naturalmente ao sabor da correnteza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo,

Seu primeiro ensaio não tá ruim não. Tente apenas compactar mais o deer como o Célio falou. Empurra-lo para a curva do anzol. Para isso existe uma ferramenta de plástico que ajuda, mas também pode usar o corpo de uma caneta bic. Com o material bem compactado a cabeça fica mais densa depois de podado. Não faça poda com tesoura. Use uma gilete nova bem afiada e faça o corte reto embaixo. Para curvatura de cima pressione a gilete entre o polegar e indicador. Assim vai curva-lá para dar a poda de forma curva encima.

Caso não tenha deer em determinada cor, use a base do buck tail. Aquela parte mais grossa que a gente corta fora.

Continua postando os ensaios. As críticas de todos vão ajudar a melhorar. Embora que, falar é fácil né, fazer nem sempre.

Tem gente por aqui muito boa nisso. Eu particularmente só consigo fazer cabeças numa ou duas cores. Aquelas cabeças em deer com pigmentações em várias cores são coisa de profissional, precisa muito treino, mas o peixe não vai pedir pra olhar sua caixinha nem vai dizer que vc mandou bem com deer hair. Pra ele ela precisa nadar bem e pra isso o único segredo é compactar o deer.

Abraço,

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fiz estas moscas:

A primeira foi feita com os polar fibers, atando somente na parte de cima do anzol.

A segunda foi feita com craft fur, troque os craft fur por polar fiber o resultado é excelente.

017.JPGDSCF2253.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celio, vou tentar com o buck natural pra ver o que sai...

Douglas, muito obrigado pelas dicas! Vou catar uma lâmina. O primeiro eu realmente fiz na tesoura! Vamos ver o que dá... O segundo eu cortei demais e não gostei.

Cacosa, desse primeiro eu fiz alguns, o único que prestou foi o primeiro.... Meu maior problema é "padronizar" as iscas. Sai uma boa, 4 ruins, uma boa, 4 ruins.... O segundo não dá pra eu fazer por enquanto pois não tenho esse tipo de anzol... Em tempo... Tu já trabalhaste com Angel Silk, Cacosa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vitinho

Se não tem este anzol, utilize qualquer outro para streamers, estilo o anzol modelo saltwalter estilo mustad 34007 ou Tiemco 811s.

As guelras dos streamers da segunda foto, são atados com angel Silk é uma fibra macia que vem com um brilho no meio, pelo pouco que utilizei os angel silk, acredito que sejam excelentes para moscas pequenas no tamanho de até 7 cm, pois o material é muito mole.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um teste com um "streamer" (por falta de nome melhor), atado somente com Angel Silk... O nado é SURREAL.... Já imaginei uma isca que imite uma lula com esse material... Falta só botar em prática... Na cabeça ela já tá feita!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fiz estas moscas:

A primeira foi feita com os polar fibers, atando somente na parte de cima do anzol.

A segunda foi feita com craft fur, troque os craft fur por polar fiber o resultado é excelente.

017.JPGDSCF2253.JPG

as moscas tão belas, mas eu sinceramente não gosto de bend backs. Atei aquela Sheep Minnow do David Whitlock e ela é excelente em atrair tucunarés. Só que não ferram nem por decreto :p

Como é a tua experiência, em termos de fisgada, com esse tipo de mosca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Celio,

Sinceramente também não gosto dos Bend Back, acho que a f isgada é mais dificil.

Sempre atei os Bend Back nos anzóis normais, entortando o anzol, agora seguindo as dicas do amigo Marco Aurélio, estou experimentando estes anzóis, mais ainda não testei na água.

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

as moscas tão belas, mas eu sinceramente não gosto de bend backs. Atei aquela Sheep Minnow do David Whitlock e ela é excelente em atrair tucunarés. Só que não ferram nem por decreto :p

Como é a tua experiência, em termos de fisgada, com esse tipo de mosca

Fala Celio!

As bend backs atadas desta forma, fisgam muito bem, pode usar sussegado. Já pesquei muitas traíras e tucunarés com esta isca e não perdi nenhuma fisgada.

O segredo é usar anzól para robalo, e dobrar próximo ao olho do anzól uns 8mm, atar somente nesta parte no estilo hi-tie.

Os anzóis eu uso ou da Sasame ou da Gamakatsu, pois tem uma òtima afiação.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cacosa, me tira uma dúvida... Polar Fiber só é legal atar Hi-Tie mesmo ou pode atar na parte de baixo no anzol também?

Vitinho

Uso o polar fiber normalmente ou seja ato na parte de baixo da mosca também,

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.