Ir para conteúdo

Tubos para varas sob encomenda. Preciso de opiniões.


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Moçada, estou pensando em começar a fazer tubos para varas de fly sob encomenda.

O estilo seria como os da SAGE: corpo em alumínio de paredes resistentes, fechado de um lado com com tampa acolchoada internamente e do outro por tampa rosqueada com acolchoamento interno.

Possibilidades de personalização incluem o diâmetro do tubo, seu comprimento, materiais das tampas (alumínio ou latão) e, talvez, coloração.

Outra possibilidade que ainda vou averiguar é o recobrimento do tubo de alumínio com couro costurado (cores variadas a escolher) pra dar um ar mais retrô. Esse recobrimento com couro também pode ser feito em tubos que o pescador já possui e queira dar um upgrade da coisa.

Ainda não pensei em preços. Não seria a coisa mais barata do mundo, mas seria um trabalho artesanal de primeira qualidade, para complementar a beleza do que irá guardar.

O que vocês acham disso? Será que tem demanda pra isso? Gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Grande abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost, como minhas pescarias são curtas (saio na madrugada e volto no final da tarde do mesmo dia), sinto uma falta danada de já levar a carretilha fixada no caniço. Reduziria uma mochila na carga.

Alguma chance de fabricar algo parecido ?

TFO%20Rod%20and%20Reel%20Carriers.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa pergunta Carlos... não tinha pensado nisso.

Na verdade o conjunto acima é um tubo de PVC com meias individuais para cada parte. Por fora disso vem essa cordura costurada. Eu realmente não tenho como fazer isso e costura de tecidos não é minha praia. Acho que se tivermos encomendas, até é possível achar alguém que faça isso, mas dificilmente esse alguém será eu. O processo de costura de couro que estou imaginando seria com agulha de mão e costuras à vista, o que prescinde de máquina de costura.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Zanetti tám trabalhando com a Orvis... dá uma ligada para ele e pergunta se tem como trazer essa bolsa.. acho q é ídeal para vc... ou alguma costureira, sapateiro, algum tapeceiro...

http://www.orvis.com...subcat_id=12297

Acho que é mais ou menos oq tu precisa.

Abraço.

3P4Psngle_lg.jpg

3P4Rdbl_lg.jpg

3P4P_Alt.jpg

3P4Rdble_Alt.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

opa

chamou chamou

A Sage e a Redington tem desses. Posso trazer. Duplo ou simples. Com ou sem espaço para carretilhas. 2, 3 ou 4 partes.

O novo tubo de aluminio da Sage... não sei... não tem lacre, ou lugar para por cadeado, eles não conhecem nossos aeroportos.

Além de ser pesado para cara alho. Dá para passar com um carro por cima.

http://www.sageflyfish.com/blog/07/2012/sage-reinvents-travel-rod-tube/

T1Tof7.jpg

Coisas da Orvis só mais pro final do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Opa Jost, desculpe eu ter atravessado o tópico... mas acho sua idéia muito boa, pq mercado tem... na época q tive loja de pesca, vendia muito da MTK esses tubos... as varas eram 2 partes... vendia demais mesmo... depois deu uma esfriada o mercado de fly no Brasil... ficou mais informal... mas eu tenho certeza q viraria sim, e muito... um produto Brasileiro, de qualidade, bem acabado...

No que puder ajudar, estou a disposição.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pois é... minha intenção não é entrar na ceara dos tubos feitos por grandes empresas... estou disposto a fazer coisas diferentes pra quem queira algo estiloso para seus materiais especiais ou de estimação.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Jost

Acho que teria mercado sim. Há um bom tempo andei procurando alquém que fizesse trabalho parecido, demorei bastante e consegui que fizessem para mim. A pessoa fez 2 tubos de alumínio para minhas varas de bambu, um eu ainda tenho o outro acabei detonando em uma "arrumação" que fiz no meu quartinho de pesca (sorte que não tinha nada dentro). Essa idéia do couro e bem bacana também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

Eu viajo bastante e minha maior preocupação é despachar as varas. As de quatro partes coloco dentro da mala, bem ajeitadas, com tubo e vão super bem, mas as de três partes não cabem na mala e, geralmente, coloco o tubo original dentro de outro tubo de PVC para os carregadores não destruírem. Então fica a dica de pensar em algo bonito, mas que aguentasse o castigo dos carregadores de CIAs aéreas. Ou que tivesse uma capa protetora que pudesse ser trocada com o tempo. Outra dica seria a fabricação de tubos que comportassem mais de uma vara (mínimo duas) bem acondicionadas e protegidas. Nestas horas, sou mais adepto da rusticidade (para aguentar o castigo) do que da beleza. Afinal de contas o belo e importante vai dentro do tubo ehehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outra dica seria a fabricação de tubos que comportassem mais de uma vara (mínimo duas) bem acondicionadas e protegidas.

Boa, também sinto falta disso. Muitas vezes pescamos em locais perto de casa e não queremos levar dois tubos. Um tubo que dá para fazer isso é o da Greys, cabe 2 varas tranquilamente. Pena que o meu zuou o zíper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Interessante... talvez eu faça um tubo para 3 varas em alumínio, para minhas varas que vão para a patagônia, e poste uma foto para vocês verem!

Rústico e eficiente, com possibilidade de colocar um cadeado ou algo parecido. Excelente ideia! Vou pensar em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Essa idéia e ótima, acredito que, para as pessoas que viajam muito mais de uma vara em um tubo seria excelente.

Boa, também sinto falta disso. Muitas vezes pescamos em locais perto de casa e não queremos levar dois tubos. Um tubo que dá para fazer isso é o da Greys, cabe 2 varas tranquilamente. Pena que o meu zuou o zíper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Zanetti tám trabalhando com a Orvis... dá uma ligada para ele e pergunta se tem como trazer essa bolsa.. acho q é ídeal para vc... ou alguma costureira, sapateiro, algum tapeceiro...

http://www.orvis.com...subcat_id=12297

Acho que é mais ou menos oq tu precisa.

Abraço.

3P4Psngle_lg.jpg

3P4Rdbl_lg.jpg

3P4P_Alt.jpg

3P4Rdble_Alt.jpg

Esse é show pras pescarias próximas. O da Redington para duas também é legal: http://www.redington.com/fly-fishing-gear/fly-gear/rod-travel-case-double/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Particularmente não gosto de tubos que transportam as carretilhas montadas nas varas quando vou despachar o conteúdo. Teria que ser algo muito robusto pra me encorajar e acredito que não valeria em função do peso. Para transportar no carro tudo bem, mas deixar aqueles malucos do setor de carga do aeroporto jogar uma tonelada de bagagem em cima, nem pensar. Imagine o estrago que seria uma carreta entortando junto com o cabo da vara!?!?!?! Digo isso pois os caras conseguiram entortar um pistol grip para capturar serpentes eheheheh (que tb não é barato).

Teria que ser duas linhas distintas ehehehe

Linha 1:Transporte aéreo

Linha 2: Transporte terrestre e/ou aéreo para corajosos

Ou provocando um pouco o Jost ( no bom sentido, é claro), algo que seja confiável e una os dois mundos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo retomando ao ponto central do seu topico, eu acho sua iniciativa sem precedentes, com certeza vc conseguirá sim comercializar seus tubos personalizados, sabidamente não será uma grande quantidade, mas vez ou outra aparecerá uma encomenda para os seus tubos. Mas como vc não terá esta atividade como seu ganha pão, somado a isso sua habilidade em trabalhos desta natureza, eu apostaria nesta empreitada sim. Eu mesmo sou um cliente inicial, principalmente sem houver a possibilidade de confecção de um modelo mais retangular, um formanto mais quadrado. E ai tem???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tem um perfil retangular pra vender por aqui que acho ser o que você está querendo Gustavo. Ele é um tubo retangular com cerca de 2 polegadas por 5 polegada (mais ou menos... teria que conferir as dimensões). Eu sei que tem dois tamanhos diferentes, isso eu garanto. O maior é esse que mencionei.

Sábado te dou as dimensões exatas, pois vou na oficina e meço os dois.

Seria um desafio interessante fazer as tampas pra esse tubo... poderiam ser de alumínio ou madeira.

Curioso... pq um tubo retangular? O que você tem em mente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Amigo em todas as vigens que fiz, mesmo depois que comprei um mala um pouco maior já pra acondicionar os tubos, dentro das vans e até mesmo nos barcos o fato dos tubos serem redondos nunca permitiu um encaixe ou acondicionamento adequado, por isso surgiu a ideia de um que tivesse linhas, que fosse quadrado.

Bom vê ai as medidas, mas já te adianto que gostaria de um que pudesse carregar de 3 a 4 varas nas suas luvas. assim que vc tiver uma noção de preço e de mais detalhes me passa uma mp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost, Concordo muito com o que o Gustavo disse acima, não seráaaa exagerada a demanda, mas com certeza terá, o que me agrada até é a parte de revestir os tubos com couro costurado à mão.

Não é fácil achar quam faça, e quando achamos é daquele jeito: EU faço, mas entrego quando quiserrrr..( Meses,ano), e eu não tenho mais paciência pra isso quando sou cliente.

Legal a idéia e apoiada!

Assim que tiver a decisão tomada, nos comunique!

Abraço e Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bernardo,

Eu concordo com vocês. Na verdade não pretendo minimamente viver disso, mas simplesmente oferecer ao pessoal aqui uma possibilidade de ter um tubo bacana feito sob encomenda... pra mim vai ser diversão que pode dar uns trocos pra investir nas minhas coisas :)

Uma vara de bambu armazenada no interior de um tubo de alumínio personalizado com tampas de latão e revestimento de couro? Parece bacana a ideia.

E sim, esses tempos alguém perguntou de tubo de couro para varas e aquilo me ficou na cabeça. Já mexi com couros em uma determinada época e acho que será relativamente fácil revestir um tudo de alumínio com couro, costuras à vista e b em acabada.

Abraço

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Acho que o tubo retangular pode permitir algo como esse produto da Orvis, mas numa configuração diferente.

http://www.orvis.com/store/product2.aspx?pf_id=2Y2P&dir_id=758&group_id=12295&cat_id=12296&subcat_id=12297

É soltar a criatividade, sendo produto criado por quem conhece a necessidade, sempre tem mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

Quero lhe pedir desculpas públicas por um vacilo meu. Lendo o post anteriormente com pressa, não tinha entendido que você os faria e comercializaria (não tinha conhecimento sobre suas habilidades com esse tipo de material, não sabendo, até agora, se isso é fruto de sua profissão - que desconheço qual seja - ou de hobby). Achei que tinha a ideia de juntar um grupo e encomendar a alguém. Só por isso postei links sobre a possibilidade de aquisição de prontos no exterior. Perdão, não quis interferir no negócio de ninguém. Desejo sucesso na empreitada e desde já sou um comprador em potencial!

Abraços,

Alexandre.

PS: Em respeito, apaguei as mensagens anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não estressa com isso Alexandre rsrs

Estou pensando apenas na hipótese de ajudar os amigos. Não estou pensando em fazer altas granas com isso. Mais me divertir e fazer algo bacana.

Os tubos comerciais estão aí para serem comprados, assim como varas de bambu.

Não obstante, aí também está o Beto Saldanha fazendo as coisas dele.

Mesma história comigo... "Jost, quero um tudo especial para minha vara XYZ, vamos conversar? ---> Vamos sim! :)"

Não apaga seus posts... deixa eles ali pq pode ajudar alguém.

Grande abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

Eu tenho duas varas de bambu que estão provisoriamente em tubos de pvc, tentei achar tubos revestidos em couro e não os encontrei à venda, assim dou toda minha força para seu projeto e serei um de seus clientes, pois adoro minhas varinhas by Beto e acho que merecem uma embalagem à altura.

Minha sugestão seria de que fossem de pvc revestidos de couro com costuras aparentes, talvez fechadas com uma fivelinha...

Acredito que o tubo de pvc ficaria mais leve que o de aluminio, o que vc acha?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Mermao,

Sua ideia é muito bem vinda.

Dentro de que tudo foi falado, o que para mim seria interessante e necessário é o segunte: tenho varas de quatro partes com 9 e 9.6 pés, logo o comprimento compatível com as partes. Penso alguma modelo parecidos com os da sage mas com o toque de personalização, com alça.

1 - Tudo na bitola tipo das que vêm nas varas originais (que para a viagem podem ser colocadas até duas varas com cabos invertidos)

2- Tudo em bitola intermediária (com maior diamentro) que a primeira para transportar quatro varas

3- Tudo maior (com maior diamentro) para carregar até seis varas.

Com certeza eu ficarei com um de quatro varas.

Quando começar a fazer me chame kkkk

Conheço um cara que trabalha com couro e talvez possa fazer a capa.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.