Ir para conteúdo

Um caco de lugar...


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Show Eduardo, mais este lugar não pode ser um caco, rio mata ciliar, pedras, corredeiras, lambari, saicangas, que mais um bom pescador pode desejar...

Valeu 10 :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom acho que tenho passado mais tempo nos rios pescando do que em casa, :laugh:.

Sexta à tarde, sábado e hoje pesquei bastante, porém sábado e hoje me dediquei mais a parte técnica muito vadeo, lendo o rio e experimentando locais diferentes, fiquei muito tempo pescando lambaris em corredeiras, treinando e melhorando as técnicas com secas e ninfas, é incrível como controlar corretamente a deriva melhora significativamente as capturas, corredeiras "fortes" o drag da

mosca na hora certa tb melhora as ações e capturas.

Percebi que estou um pouco fora de forma p/ vadear o tempo inteiro, sem uma pausa p/ nem p/ beber água, nem sentar, preciso começar a me exercitar.

Final da tarde de sábado fui p/ as saicangas, foram várias capturas até à noite

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vá se preparando para quando for a "Meca" do pescador das trutas aqui no hemisfério sul! :ok:

Lá na Patagônia você vai se impressionar com tudo em todos os momentos e aí sim poderá por em prática tudo que estiver treinando agora. Sei que tem pesquisado e estudado sua ida para lá e quando eu voltar de lá em janeiro, vou detalhar para todos os gastos dessa aventura, assim os amigos interessados tomarão melhor conhecimento e assim planejarão sua ida.

Compadre meu camada, me vende um milheiro desses aqui para criar em nossos rios! :DDSCF0813_800x600.jpg

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vá se preparando para quando for a "Meca" do pescador das trutas aqui no hemisfério sul! :ok:

Lá na Patagônia você vai se impressionar com tudo em todos os momentos e aí sim poderá por em prática tudo que estiver treinando agora. Sei que tem pesquisado e estudado sua ida para lá e quando eu voltar de lá em janeiro, vou detalhar para todos os gastos dessa aventura, assim os amigos interessados tomarão melhor conhecimento e assim planejarão sua ida.

Compadre meu camada, me vende um milheiro desses aqui para criar em nossos rios! :DDSCF0813_800x600.jpg

T+ :)

Olá Fausto é vero tenho pensado muito na Patagônia, sim vai ser ótimo sua ida p/ lá, estou curioso p/ saber o quanto se gasta numa viagem dessas e tb locais em que podemos pescar com e sem guias e passear.

Quando eu for, tenho intenção de levar minha família junto, gosto de viajar numa boa, sem pressa, sem responsabilidades e principalmente sem horários, já basta o dia-a-dia com correria e horário p/ tudo.

Pelas fotos que já vi é um lugar lindo, acho que quem já foi pensa em ficar morando por lá.

Caso minha família não possa ir existe uma grande possibilidade de eu ir com vcs numa próxima.

Na minha opinião o fly é mais como o própio nome diz "fly" ou seja pescar com insetos em suas várias fases, ou seja alimentos naturais dos peixes.

Existem alguns streamers que tb imitam os alimentos naturais dos peixes, tb gosto de pescar com streamers, poppers, etc.; porém não sinto a essência do fly.

Pescar lambaris com secas e ninfas é muito bom e um grande aprendizado e treino paras as trutas.

Veja a ninfa detonada após o final da pescaria:

DSCF0860_800x600.jpg

Se alguém disser que pescar lambaris não é bom pq eles são pequenos não acreditem, é bom demais, com um conjunto #1 ou #2 é show, estou vendo a possibilidade de comprar uma vara de bamboo lambarizeira.

Tem alguns lambaris nos rios daqui, dá p/ se divertir bem e alguns parecem filhotes de saicangas, só que gordos.

Alguns maiores escaparam.

DSCF0863_800x600.jpg

Como comentei anteriormente, tb gosto de pescar com streamers qd estava pescando saicangas sairam alguns lambaris na Mickey Finn:

DSCF0877_450x600.jpg

Gostaria de ir à Patagônia com vs, porém desta vez vai fugir do meu orçamento, quem sabe numa próxima.

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vou elaborar um relato detalhado quanto aos custos de uma aventura dessa em voo solo. :ok:

Quando eu tiver meu rancho vou construir um lago maravilhoso e colocar tais lambaris para engordar e de vez em quando a mãe Natureza vai fazer sua parte deixando alguns irem para os rios da região, pois enxurradas acontecem em todas as partes. ;)

Se o permitirem faço até mesmo parte do Projeto Piabanha aqui no Rio para ajudar no peixamento de seus rios de origem. Mas isso são planos para outras épocas, agora não, pois tenho outros planos.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bons planos Fausto, irão se realizar! :okok:

Aqui existem alguns criadores de peixes que vendem alevinos e peixes maiores de várias espécies, p/ quem tem lagoas como vc quer ter, um ou outro estão criando lambaris p/ colocar em lagoas de pesque-pague em São Paulo e pelo que sei em Curitiba e em outros locais do Paraná.

Os caminhões saem daqui com milhares de lambaris nos tanques, parece que a procura por pesque-pagues de lambaris está em alta.

Uma dúvida, como são os rios na Patagônia?

Da p/ vadear sem bastão?

Pergunto pq em Lages não levo bastão, aliás levo mas práticamente não uso, o rio é estreito, apesar de que já levei alguns "caldos" e tombos por lá que talvez se tivesse usado o bastão não levaria.

Nos rios daqui não me arrisco a entrar sem bastão, tem locais largos e com correnteza forte, de uma forma geral são muito perigosos, com poços, atoleiros de lodo e lama, fortes correntezas, pedras, p/ vc ter uma idéia, olhei um local que parecia raso, a princípio pensei que estava sobre uma laje, mas quando coloquei o bastão à frente p/ averiguar a segurança, percebi que não era uma lage mas uma pedra enorme que acabava logo à minha frente afundando totalmente o bastão.

Em determinado momento cheguei a perder a bússola que veio com meu bastão, segurei com força.

Um amigo meu pesca com barco de vez em quando nos rios daqui, segundo ele que tem sonar no barco, existem locais onde a profundidade chega à 9m, outros como comentei, a princípio rasos, mas terminam abruptamente num poço fundo, locais onde existem fortes redemoinhos.

Então como são os rios Patagônicos p/ se pescar vadeando?

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Edu,

Tem rios muito grandes e fundos, mas outros de correnteza mais tranquila e no geral mais rasos. De uma forma geral, os rios vadeáveis são espraiados e com fundo de pedra rolada... raros são os locais com lama ou areia. Nos pontos onde a correnteza é mais leve, ficam os fundos com pedras menores... onde a correnteza é mais forte, somente as pedras maiores.

Se é perigoso? Acho que em algumas situações que já passei, é sim. Já teve momentos que eu travei no meio do rio (30 metros pra cada lado) e demorei a ter coragem pra andar de novo.

Os rios possuem longas partes retas e nessas a água meio que se distribui uniformemente e o rio fica com correnteza e profundidade praticamente idêntica por dezenas de metros.

Nas curvas segue a regra normal, um lado raso e o outro bem fundo ou com correnteza bem forte.

O que mais engana nos rios é a limpidez da água. Você acha que é raso pq vê o fundo e seu pé entre 1,50m num buraco.

Como as pedras são no mais redondas, pode ser bem incômodo vadear algumas vezes. Eu tomei uns 2 caldos esse ano, mas o Neumann tomou vários.

Acho que um bastão de vadeio pode ser bel útil. Eu pretendo comprar um ano que vem por lá, mesmo pq a minha proposta de pesca são 10 dias de vadeio e pretendo investigar o uso dele.

Na verdade, devo comprar bastão de caminhada (2 deles) pq logo depois vou subir os andes a pé com minha mulher e pensamos que isso pode ser útil lá também.

Enfim... no geral é isso.

Abração.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost, muito boas suas informações e dicas, sim a pescaria de vadeio é muito perigosa, ao contrário do que possa parecer, além de ser muito desconfortável, por isso estar em boa forma física é fundamental.

Este final de semana tb travei no meio do rio, vi um remanso que parecia promissor, começei a caminhar por entre as pedras e correnteza, já tinha caminhado uns 12 metros, no meio do caminho percebi que o remanso não ficava tão perto assim, faltavam pelo menos uns 10 metros,aí travei, que indecisão me arrisco ou não, olhei p/ trás e não me lembrava se tinha vindo pela esquerda ou pela direita e agora???

Decidi voltar com muita calma.

Não me arrisco muito, em geral pesco solo e se acontecer algo não tem ninguém por perto.

O risco de ficar preso entre pedras, cair bater alguma parte do corpo e se machucar numa pescaria de vadeio é grande, então me arrisco o mínimo possível, se estou pescando com alguém me arrisco mais.

O bastão da muito mais segurança acho que vale a pena vc comprar um, mas não compre bastão de caminhada p/ vadear eles são fabricados p/ caminhadas, não p/ vadeio em rios.

Já vi pessoas usando bastões de caminhada p/ vadear e pior, vendendo bastões de caminhada como bastões de vadeio.

Como seu amigo devo lhe alertar disso.

Veja as fotos do meu bastão de vadeio:

Já sem a bússola na parte de cima, :ohmy:

DSCF0889_800x600.jpg

Observe que a parte de baixo dele tem uma ponta, esta ponta serve para firmar o bastão entre pedras e "afundar" nas areias nos rios, dando mais suporte p/ se vadear, principalmente em correntezas mais fortes, veja os riscos e marcas na parte de baixo.

DSCF0890_800x600.jpg

Os bastões de caminhada como disse não são feitos p/ pescaria de vadeio em rios, tem base redonda e de borracha ou plástico, uns tem emendas feitas de plástico.

7791-ml.jpgBasto-de-Caminhada-Alumnio-Guepardo-em-Curitiba-20120130063755.jpg

Já peguei em minhas mãos uns bastões de caminhada, não vou citar marcas, mas te afirmo que além da base de borracha que não vai segurar dentro do rio, acho que os materiais de que são feitos podem entortar ou até mesmo quebrar dentro do rio.

Portanto meu grande amigo Jost, bastões de vadeio p/ vadeio, de caminhada p/ caminhada.

Ainda vamos pescar juntos na Patagônia!

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A coisa mais arriscada que eu e o Neumann fizemos foi pescar no talude ao final de uma forte corredeira que desembocava num remanso. O tal talude era horizontal e feito de pedras soltas e pedriscos por cima do qual passava água forte. O poço logo em seguida devia ter, talvez, 3-5 metros de profundidade. A cada 3 ou 4 arremessos você tinha que dar uns 3 passos para trás pq começava a escorregar pra dentro do remanso. Mas a pescaria compensou... foram inúmeras fisgadas de peixes grandes... daqueles que colocavam minha Abel cantando algumas oitavas acima do normal rsrs

... mas que foi arriscado foi...

Aqui a foto da tal corredeira:

Patagnia2012-07.jpg

Um metro pra frente e o Neumann iria procurar Nemo.

Mas no geral é assim:

Patagnia2012-04.jpg

40-70cm de profundidade com corredeira constante. Aqui eu estava em vôo solo... ninguém por perto pra ajudar em caso de emergência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim o Jost fez ótimas observações e faria as mesmas. O tal local mostrado na foto é usado também como ponto de travessia do rio, pois é um local raso e não tenho o costume de pescar assim, pois minhas hérnias de disco não deixam e nesse caso, perco a pescaria e vou para as foto de baixo mostrada pelo Jost. É assim que pesco e faço minha felicidade. Em trechos assim posso escolher várias técnicas e pesco muito bem.

Indo no verão é possível vadear tranquilamente dezenas e mais dezenas de bons pontos de pesca e sem risco algum, mas o juízo é o maior amigo, ou quem sabe o medo, vai depender do ponto de vista de quem estiver lendo o que estou escrevendo. Minha desculpa é a de sempre, minhas hérnias de disco e por isso deixo os amigos Trout Bum Diaries por conta e risco. Wading Staffs são ótimos e os bastões que está mostrando são terríveis de ruins de se carregar. Também estou com o Jost e se for possível, investirei em um Wading Staff também.

Quanto aos tombos na Patagônia, é muito mais provável que aconteça contigo ao sair do rio e não dentro dele. Se bem que alguns amigos já caíram em partes fundas, mas certamente se aventuraram na hora do tombo e deixaram o medo de lado, ou seria juízo? Seja como for você não me parece ser um aventureiro desenfreado e terá juízo, ou aceitará o medo como sendo o momento de parar de se aventurar no rio.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se alguém cair numa parte do rio com uma correnteza dessas vai parar centenas de metros adiante, o que não está preso no corpo tem grandes chances de se perder ou danificar, como vara, linha e carretilha, às vezes nos arriscamos sem necessidade, mas "fazer o que?"... somos assim.

Poxa, achei que todos os mosqueiros que já foram pescar na Patagônia tinham o wading staff,...sinceramente eu não me arrisco mais a entrar na água sem um, mesmo que não use, ele fica pendurado e fixado no cinto do wader, no caso de precisar, está lá. :ok:

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Confesso que usei o bastão apenas uma vez, esse bastão horroroso que nos mostrou e um Wading Staff é muito melhor para carregar. Um bastão desses é uma bosta para se carregar o tempo todo, pois ele fica sempre armado e se torna um estorvo. Um tombo pode te levar sim algumas dezenas de metros, mas com água entrando no wader torna muito perigoso. É mais fácil quebrar uma vara caindo no raso sobre ela.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Wading Staffs são ótimos e os bastões que está mostrando são terríveis de ruins de se carregar. Também estou com o Jost e se for possível, investirei em um Wading Staff também.

O meu bastão é um wading staff tem uma capa que pode e deve ser fixada ao cinto do wader e a cordinha que fixa ele na capa p/ em caso de ter que soltá-lo rápidamente não perdê-lo, como é visível nas fotos, ele feito em metal bem resistente além de ser "dobrável", facilitando muito seu transporte e qd não uso ele é só dobrar e guardar do suporte, rápido, prático e bem resistente.

Depois posto umas fotos dele com a capa ou suporte.

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, veja mais fotos do meu bastão de vadeio ou wading staff:

DSCF0902_800x600.jpg

DSCF0903_800x600.jpg

DSCF0898_800x600.jpg

DSCF0896_800x600.jpg

Para montá-lo basta tirá-lo da capa e ele "se monta sozinho", p/ desmontá-lo basta desengatar as partes e colocá-lo novamente na capa.

Muito prático e fácil e como já citei com muita resistência, qd eu uso ele por períodos prolongados fica um pouco mais difícil de soltar as partes pois elas se fixam muito mais com o uso, mas nada que um pouco de prática não resolva.

Abração.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A coisa mais arriscada que eu e o Neumann fizemos foi pescar no talude ao final de uma forte corredeira que desembocava num remanso. O tal talude era horizontal e feito de pedras soltas e pedriscos por cima do qual passava água forte. O poço logo em seguida devia ter, talvez, 3-5 metros de profundidade. A cada 3 ou 4 arremessos você tinha que dar uns 3 passos para trás pq começava a escorregar pra dentro do remanso. Mas a pescaria compensou... foram inúmeras fisgadas de peixes grandes... daqueles que colocavam minha Abel cantando algumas oitavas acima do normal rsrs

... mas que foi arriscado foi...

Aqui a foto da tal corredeira:

Patagnia2012-07.jpg

Um metro pra frente e o Neumann iria procurar Nemo.

Mas no geral é assim:

Patagnia2012-04.jpg

40-70cm de profundidade com corredeira constante. Aqui eu estava em vôo solo... ninguém por perto pra ajudar em caso de emergência.

Hola Jost, ese es el Rio Quillen?

Abrazo

Gonzalo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pra ser sincero Edu, nunca vi alguém com wadding staff na Patagônia.

Si Gonzalo... Rio Quillen cerca de lo Aluminé, que estava abajo como 200m em la foto de arriba.

En la foto de abajo era como 2-3km de lo Aluminé.

Abrazo.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Está bem servido Eduardo com esse Wading Staff e quando me referi aos bastões, não estava me referindo a esse Wading Staff que está me mostrando.

Em resumo:

Bastão = Horroroso

Wading Staff = Praticidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pra ser sincero Edu, nunca vi alguém com wadding staff na Patagônia.

Si Gonzalo... Rio Quillen cerca de lo Aluminé, que estava abajo como 200m em la foto de arriba.

En la foto de abajo era como 2-3km de lo Aluminé.

Abrazo.

Jost

Uno de mis lugares favoritos de la Patagonia, la trucha mas grande que pesque hasta ahora fue en la Toma de Agua en Quillen.

Abrazo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.