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Mini estúdio fotográfico e minhas primeiras "monstrengas"


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  • Administrador

Amigos,

Finalmente consegui terminar a montagem das rações artificiais e partir realmente para minha primeira experiência com atado. Comecei atando umas Wooly Buggers com e sem Bead Head (na verdade usei miçangas de metal).

Como foram as primeiras resolvi fotografar, tanto para registrar quanto para observar melhor os detalhes que precisam ser melhorados. As fotos não ficaram boas, mesmo usando uma máquina com bons recursos (macro, zoom, diversas opções de configuração, etc).

Aproveitando o fato de que minha esposa estava precisando fotografar algumas peças que ela produz, resolvi partir pra "construção" de um mini estúdio fotográfico. As fotos melhoraram muito, a diferença é gritante entre uma foto fora e dentro do estúdio. O custo e complexidade da construção são muito baixos e o resultado muito bom, então pra quem está querendo dar uma boa melhorada nas fotos, mãos à obra!!!

Pra montar o mini estúdio você vai precisar de:

- Caixa de Papelão (que caiba com folga os objetos a serem fotografados)

- Papel Vegetal (ou manteiga)

- Fita Crepe (larga)

- 1 Folha de Cartolina ou EVA Branca e uma Preta

- Tesoura, Estilete, Clips, Três Luminárias (emprestadas, não precisa ficar dedicado ao estúdio)

Como fazer:

Coloque a caixa de papelão com a parte de cima voltada pra você, de forma que a face mais larga da caixa esteja apoiada. Corte a aba superior da tampa (parte de cima). Nas laterais e na face oposta à que está apoiada faça uma moldura com a fita crepe. Recorte o miolo dessas molduras e cole por cima o papel vegetal recortado do mesmo tamanho que a face que está sendo coberta. Refaça a moldura fixando o papel vegetal. Veja a seqüência:

Caixa.jpg

Nessa foto a face de baixo também foi retirada, mas na minha versão eu a mantive.

Perfile a folha de Cartolina ou EVA de tal forma que possa ser encaixada exatamente da largura da caixa. Na parte de cima da caixa (onde esta face se encontra com a face de fundo) faça 2 pequenos rasgos com o estilete, nesses rasgos vc irá colocar os clips para segurar a folha de cartolina ou EVA. Essa folha deverá ficar presa na aresta superior com os clips e fazer uma inclinação suave para frente (como se fosse uma rampa de skate), isso vai gerar a ilusão de fundo infinito nas fotos, pois não será possível de se notar a "linha do infinito". Caso o objeto seja demasiado claro para contrastar com o fundo branco, substitua-o pelo preto.

Coloque as luminárias posicionadas nos lados da caixa e por cima (onde estão as janelas de papel vegetal). A iluminação interna ficará difusa e distribuída por todos os lados. Use luz branca, é a melhor opção para não distorcer as cores.

Pronto! Agora é só posicionar o objeto no meio do plano de fotografia (cartolina ou EVA), colocar a máquina em um tripé na frente da caixa e disparar!

Mini Estúdio montado:

Finalizado_WEB.JPG

Pronto pra ser usado:

Em_uso_WEB.JPG

Feito isso, pude registrar para a posteridade minhas primeiras monstrengas :blush: :blush: :blush: :

BlackWB_WEB.JPG

BlackWB_Crop_WEB.JPG

BlackBHWB_WEB.JPG

BlackBHWB_Crop_WEB.JPG

OliveBHWB_WEB.JPG

OliveBHWB_Crop_WEB.JPG

Grande Abraço e Boas Fotos

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  • Administrador

Excelente a ideia da caixa de luz.

Concordo Jost, tem ótimo resultado e é muito prática, méritos para o inventor! :mestre:

As moscas estão boas, mas o micro estúdio matou a pau!

Valeu pela força Giuliano, um dia chego lá. :p

Não vou falar que as moscas ficaram boas, mas o estúdio ficou excelente!

Obrigado por compartilhar a idéia.

Valeu Mauricio, também gostei muito da idéia, espero que muitos a aproveitem. Quanto às moscas... Espero que os peixes gostem delas mais do que eu! :D :D :D

Andre

parabens pelo mini studio.

Que tipo de lampadas usou na parte de cima e dos lados e com que potencia.

Grande abraço

Carlos, usei lâmpadas fluorescentes brancas compactas espirais de 15w (equivalem a lâmpadas incandescentes de 60W), olha o modelo aí:

lampada_fluorescente_compacta_philips_twiter_27w.jpg

Mas acho que por se tratar de 3 pontos de luz, podem ser usadas de menor potência. ;)

Grande Abraço

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  • Mosqueiro

Beleza de primeiras moscas André, e vão pescar, o peixe olha a silhueta e não os minimos detalhes da mosca... é só dar "vida" e peixe na linha....

Gostei da caixa estúdio, tinha uma idéia parecida para Eu fotografar meus BBD, vou seguir desse modelo, porem em proporções maiores.

Abraço

Dilvo

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  • Administrador

Beleza de primeiras moscas André, e vão pescar, o peixe olha a silhueta e não os minimos detalhes da mosca... é só dar "vida" e peixe na linha....

Gostei da caixa estúdio, tinha uma idéia parecida para Eu fotografar meus BBD, vou seguir desse modelo, porem em proporções maiores.

Abraço

Dilvo

Pois é Dilvo, espero que sejam mais "pegadeiras" e mais bonitas aos olhos do peixe do que aos nossos. :)

Os BBDs merecem um estúdio mais ajeitado, mesmo desmontados não sei se serão muito grandes para serem abrigados em uma caixa. Mas de toda forma o princípio é o mesmo até para fotografar pessoas: luz difusa vindo de mais de um ângulo para evitar as sombras e iluminar o objeto por completo e fundo infinito.

Boa sorte aí na empreitada! ;)

Grande Abraço

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  • Patrono

Concordo Jost, tem ótimo resultado e é muito prática, méritos para o inventor! :mestre:

Valeu pela força Giuliano, um dia chego lá. :p

Valeu Mauricio, também gostei muito da idéia, espero que muitos a aproveitem. Quanto às moscas... Espero que os peixes gostem delas mais do que eu! :D :D :D

Carlos, usei lâmpadas fluorescentes brancas compactas espirais de 15w (equivalem a lâmpadas incandescentes de 60W), olha o modelo aí:

lampada_fluorescente_compacta_philips_twiter_27w.jpg

Mas acho que por se tratar de 3 pontos de luz, podem ser usadas de menor potência. ;)

Grande Abraço

Muito Obrigado André

valeu

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  • Mosqueiro

André,

eu também estou aprendendo a atar, vou trocar uma idéia contigo a respeito dos teus atados e ver se contigo te ajudar.

Eu notei que vc está utilizando a parte macia da pena de galo na hora de a enrolar na haste do anzol para fazer o "hackle", tente usar só a parte da pena que tem cerdas mais firmes.

Ainda em relação à pena de galo, procure penas com cerdas mais curtas e afunilamento delicado, as suas moscas estão com cerdas muito longas. Não sei se isso influencia na captura, mas foge ao padrão.

Atente para o tamanho da cauda, o ideal é buscar um padrão, nas suas moscas há variação de tamanho e volume. Eu achei a oliva comprida e a preta magrinha.

Muitas voltas com o fio de atado antes do bead head da Oliva.

No caso da preta não foi observado o limite, vc atou a cauda na curva do anzol o que fez com que ela ficasse inclinada.

Pegue um tutorial na internet e siga passo a passo, busque um padrão, pq na fase em que estamos, liberdade no atado não ajuda muito. Siga o padrão como está indicado, se lá diz que a cauda tem 1.5x o tamanho da haste do anzol, diga amém. Isso ajuda muito e vai te dar confiança na hora de pescar.

Como disse acima, eu estou aprendendo as técnicas básicas do atado, a minhas opiniões não tem fundamentos muito firmes.

Também moro no RJ, se tiver interesse podemos marcar uma sessão de atado, assim poderemos desaprender um com o outro.

Grande Abraço

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  • Administrador

Eu notei que vc está utilizando a parte macia da pena de galo na hora de a enrolar na haste do anzol para fazer o "hackle", tente usar só a parte da pena que tem cerdas mais firmes.

Procede, mas só ocorreu com a primeira preta (com Bead Head), também notei isso logo depois de tê-la atado, nas outras não usei as cerdas macias.

Ainda em relação à pena de galo, procure penas com cerdas mais curtas e afunilamento delicado, as suas moscas estão com cerdas muito longas.

Também achei que estavam muito longas, apesar de ter lido algumas dicas de atadores que diziam gostar que o "hackle" fique volumoso.

Atente para o tamanho da cauda, o ideal é buscar um padrão, nas suas moscas há variação de tamanho e volume. Eu achei a oliva comprida e a preta magrinha.

Também procede, mas ainda não consegui me resolver com essas penas, achei difícil manipular e "medir" a quantidade de material.

Muitas voltas com o fio de atado antes do bead head da Oliva. No caso da preta não foi observado o limite, vc atou a cauda na curva do anzol o que fez com que ela ficasse inclinada.

Concordo também, ainda estou com dificuldades em posicionar o material no anzol e "medir" os espaços, quanto deixar pra cada material que vai compor a isca.

Pegue um tutorial na internet e siga passo a passo, busque um padrão, pq na fase em que estamos, liberdade no atado não ajuda muito. Siga o padrão como está indicado, se lá diz que a cauda tem 1.5x o tamanho da haste do anzol, diga amém.

Estou lendo muito já faz um tempo. Comprei um livro, li bastante coisa na internet, ví alguns vídeos. O kit que comprei veio com um DVD ensinando algumas coisas básicas e algumas iscas. Mas na teoria é fácil, na hora de meter a mão o bicho pega! :mellow: Estou a duras penas (desculpe a piada) tentando seguir tudo ao pé da letra, nem pensar em inventar.

Como disse acima, eu estou aprendendo as técnicas básicas do atado, a minhas opiniões não tem fundamentos muito firmes.

Todas as suas observações são procedentes, valeu pelos toques!!! ;)

Também moro no RJ, se tiver interesse podemos marcar uma sessão de atado, assim poderemos desaprender um com o outro.

Hahaha, fechado!!! :D :D :D Deixa só eu progredir mais um pouco, ainda estou comprando material.

Uma coisa que notei, pelo menos referente à Wooly Bugger, é que apesar de ser uma isca clássica, não há de fato um padrão, uns atam com Bead Head, outros sem. Uns usam Fine Wire, outros não. Uns atam o "hackle" de trás pra frente, outros ao contrário. Alguns recomendam uma cauda 1,5x o tamanho da haste, outros do mesmo tamanho. Enfim existem variações que às vezes nos causam mais dúvidas ainda (se vc ficar olhando pra uma e outra receita).

Novamente valeu pelas observações, vou tentar me lembrar delas nos próximos atados. :ok:

Grande Abraço

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  • Administrador

Procure pela receita de atadores profissionais que certamente estarão dentro do que é comercializado. :ok:

http://www.charliesf...cfm?parentID=41

Isso não quer dizer que o Charlie Craven é o dono da razão, mas suas moscas e livros são um guia para nós que estamos começando no atado.

T+ :)

post-1-0-41438200-1344636267_thumb.jpg

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  • Patrono

Aí André, muito legal o estúdio!

mas tu arranjou uma encrenca, todos detalhes do atado aparecem hahahaha

mas veja o lado bom, só podemos corrigir os erros que enxergamos

com certeza vai te ajudar na evolução

abraço e valeu por postar a caixa aqui, vou tentar uma tbem

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  • Mosqueiro

Amigo pescador André quando você esta aprendendo a atar é bom procurar algumas obsoes de atados e com isto você procura o melhor para facilitar na hora de atar. Ai tem um vídeo que é bom você dar uma olhada com observação OK.

Gostei do seu estúdio fotográfico.

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  • Administrador

Procure pela receita de atadores profissionais que certamente estarão dentro do que é comercializado. :ok:

http://www.charliesf...cfm?parentID=41

Fausto,

Fiz uma lista de moscas que pretendo levar pra Campos do Jordão e tentei achar o vídeo de todas no site do Charlie, mas só consegui algumas. O DVD que tenho também tem vídeos de algumas atadas por Mike Huffman e Lefty Kreh. Tenho tentado seguir exatamente esses atadores mais experientes.

P.S.: Tem um anexo no seu comentário (parece ser uma imagem) que não consigo ver.

Grande Abraço

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  • Administrador

Aí André, muito legal o estúdio!

Tcheigor, e o resultado é ótimo recomendo! ;)

mas tu arranjou uma encrenca, todos detalhes do atado aparecem hahahaha

mas veja o lado bom, só podemos corrigir os erros que enxergamos

com certeza vai te ajudar na evolução

É isso aí parceiro, essa é a idéia! E vc nem sabe o quanto de detalhe dá pra ver, diminuí muito a foto pra poder postar aqui, se a máquina tiver macro então dá pra ver até os piolhos nas fibras do marabou! :D :D :D

abraço e valeu por postar a caixa aqui, vou tentar uma tbem

É moleza, garanto que vc não vai se arrepender!

Grande Abraço

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  • Administrador

Amigo pescador André quando você esta aprendendo a atar é bom procurar algumas obsoes de atados e com isto você procura o melhor para facilitar na hora de atar. Ai tem um vídeo que é bom você dar uma olhada com observação OK.

Valeu Marcelo, o que mais tenho feito é assistir vídeos pra tentar pegar as manhas. Acho que assisti a quase todos do David Cammiss que estão postados aqui no fórum.

Gostei do seu estúdio fotográfico.

Sugiro que vc faça um, vai melhorar muito a suas fotos.

Grande Abraço

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  • Administrador

Fausto,

Fiz uma lista de moscas que pretendo levar pra Campos do Jordão e tentei achar o vídeo de todas no site do Charlie, mas só consegui algumas. O DVD que tenho também tem vídeos de algumas atadas por Mike Huffman e Lefty Kreh. Tenho tentado seguir exatamente esses atadores mais experientes.

P.S.: Tem um anexo no seu comentário (parece ser uma imagem) que não consigo ver.

Grande Abraço

O Charlie é um especialista no atado de moscas para trutas e lá em Campos do Jordão vai pescar trutas. Não sei qual é a sua lista de moscas para Campos do Jordão, mas fatalmente há excelentes moscas para lá no Flybox do Charlie. :ok:

O anexo é uma foto da Wolly Bugger do Charlie.

Os vídeos do David Cammiss auxiliam muito os iniciantes, mas depois que comecei a atar e descobri o canal do YouTube do Davie McPhail, percebi o quanto é bom esse camarada e aprendi muito mais com ele. Na época que postei os vídeos do David Cammiss ainda não conhecia o canal do Davie McPhail e vou focar esse canal aqui em nosso fórum, mas não todas as moscas.

T+ :)

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  • Administrador

O Charlie é um especialista no atado de moscas para trutas e lá em Campos do Jordão vai pescar trutas. Não sei qual é a sua lista de moscas para Campos do Jordão, mas fatalmente há excelentes moscas para lá no Flybox do Charlie. :ok:

Fausto, segundo minhas pesquisas :huh: (garimpando depoimentos de quem já pescou lá), as moscas mais efetivas pra lá são: Wolly Bugger, Montana, Bead Head Prince, Copper John, Zug Bug, Light Cahill, Parachute Adams, Elk Caddis, Chernobyl e pequenos streamers (apesar de ter lido que as trutas de lá entram até em poppers :D :D :D). No site do Charlie consegui achar os padrões da Wooly Bugger, Bead Head Prince, Copper John, Zug Bug, Parachute Adams, Elk Caddis e streamers.

O anexo é uma foto da Wolly Bugger do Charlie.

Acho que deu algum problema ao anexar, essa imagem aparece pra mim como um ícone com a seguinte inscrição ao lado jpeg24.jpg. Quando clico no link recebo a mensagem "Você não tem permissão para visualizar este anexo".

Os vídeos do David Cammiss auxiliam muito os iniciantes, mas depois que comecei a atar e descobri o canal do YouTube do Davie McPhail, percebi o quanto é bom esse camarada e aprendi muito mais com ele. Na época que postei os vídeos do David Cammiss ainda não conhecia o canal do Davie McPhail e vou focar esse canal aqui em nosso fórum, mas não todas as moscas.

Valeu Boss, vou conferir. ;)

Grande Abraço

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  • Administrador

Amigo pescador ver se ajuda.

http://copperfly.net...ooly_bugger.php

Obrigado Marcelo, ;)

Já terminei as Wooly Buggers, fiz algumas com Bead Head e outras sem, nas cores oliva e preto.

Agora vou partir pras outras iscas, já consegui alguns vídeos e receitas de atadores mais experientes, porém acho que não tenho nem material e nem gabarito pra atar algumas das moscas indicadas, mas vamos lá...

Grande Abraço

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  • Mosqueiro

Amigo André veja só quando você que atar uma mosca que você não tem material e esta afim de atar a mosca procura aqui no Brasil, tem o material que vai ajudar o seu atado não precisa comprar muito materiais e sim o que você precisa para atar corretamente tem muita diferença de um material errado (quebra calho) para um material certo fazer uma mosca com um material errado mais para frente vai ver a diferença, nos temos amigos que vendem o materiais coreto é o materiais que você vai aprender corretamente e é mais fácil no final.

Abraço.

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  • Administrador

Amigo André veja só quando você que atar uma mosca que você não tem material e esta afim de atar a mosca procura aqui no Brasil, tem o material que vai ajudar o seu atado não precisa comprar muito materiais e sim o que você precisa para atar corretamente tem muita diferença de um material errado (quebra calho) para um material certo fazer uma mosca com um material errado mais para frente vai ver a diferença, nos temos amigos que vendem o materiais coreto é o materiais que você vai aprender corretamente e é mais fácil no final.

Abraço.

Marcelo,

Já comprei alguns itens, mas ainda estão faltando alguns. Aos poucos vou montando meu estoque. :happy:

Grande Abraço

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  • Mosqueiro

Que beleza Canali, mas o seu é quase profissional! :ok:

Que nada André, é tão profissional quanto o seu... hhehhehhe

A diferença é que ao invés de usar caixa fiz a armação com canos de PVC...

O resultado ficou assim pós photoshop... (detalhe: cada isca foi fotografada individualmente)

72983_2080782795186_6114809_n.jpg

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  • 2 meses depois...
  • Patrono

cumpriu sua missão de iluminar e eliminar a maior parte das sombras mais profundas, mas acho que passou um pouco do ponto por um lado, deixando a imagem "chapada", sem volume (as sombras fazem parte da realidade e mostram a realidade. Devem ser atenuadas, mas não eliminadas), e, por outro lado, faltou um pouco de luz para mostrar todos os detalhes

Então vc pergunta como pode a luz ter passado do ponto e ao mesmo tempo sido fraca (?) A resposta está na pluralidade de pontos de luz. Em fotografia de um modo geral, mas especialmente em still e macrofotografia, jamais a luz deve incidir sobre todo o objeto de modo uniforme (causa a tal aparência "chapada" a que me referi). Você precisa atenuar um lado e acentuar o outro, por exemplo. Isso vai devolver o volume do objeto. A luz de cima, como vc colocou, é super importante, mas deve se prestar mais a preencher que a propriamente iluminar o assunto

O esquema é esse mesmo. Acho que o que vale a pena é fazer experimentos, angulando e alterando os pontos de luz ou os "filtros" de luz

Fora isso, é caprichar um pouco mais na captura. As fotos parecem um pouco fora dos limites da profundidade de campo ou talvez tremidas. Tente fechar mais o obturador e aumentar um pouco a velocidade (vais precisar de mais luz ou sensibilidade maior :p )

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  • Administrador

Celio, :ok:

Além do estudo do atado e das técnicas do fly, também estou tentando me aprimorar na fotografia. Obrigado pelo feedback, vou experimentar.

Grande Abraço ;)

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  • Administrador

Boas observações Celio e me fez lembrar de um livro maravilhoso que foi distribuído aqui no Brasil pela JB Indústrias Gráficas (JBIG), foi o melhor livro que li na década de 80. Estou fazendo uma busca no Google, mas não encontro tal livro, nele tem informações de primeira qualidade, desde aplicações no laboratório até iluminação em mini estúdios.

T+ :)

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  • Patrono

Boas observações Celio e me fez lembrar de um livro maravilhoso que foi distribuído aqui no Brasil pela JB Indústrias Gráficas (JBIG), foi o melhor livro que li na década de 80. Estou fazendo uma busca no Google, mas não encontro tal livro, nele tem informações de primeira qualidade, desde aplicações no laboratório até iluminação em mini estúdios.

T+ :)

Se lembrar me fala. Tenho alguns bons livros em casa e posso te emprestar. Adoro still e macrofotografia. Possuo inclusive o R1C1 da Nikon totalmente wireless. Com ele vc pode controlar dezenas de flahes e distribuir a potência em diferentes 3 grupos da forma que quiser. Se quiser podemos marcar de brincar de fotógrafos de mosca :p

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  • Administrador

Estou cheio de vontade de montar um mini estúdio de fotografias para começar a participar da seção Atado passo a passo, mas por hora não posso investir em um equipamento assim, mas quando eu tiver uma câmera melhor, mesmo sendo compacta, vou começar a fazer os tutoriais de atado com um mini estúdio improvisado.

Valeu pelo convite! :ok:

E valeu pelas linhas também! :)

Passei no Hajime e peguei o que deixou para mim.

T+

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  • Patrono

Estou cheio de vontade de montar um mini estúdio de fotografias para começar a participar da seção Atado passo a passo, mas por hora não posso investir em um equipamento assim, mas quando eu tiver uma câmera melhor, mesmo sendo compacta, vou começar a fazer os tutoriais de atado com um mini estúdio improvisado.

Valeu pelo convite! :ok:

E valeu pelas linhas também! :)

Passei no Hajime e peguei o que deixou para mim.

T+

Fausto, se vale como incentivo...monta logo!!!

Não entendo nada de moscas, mas as últimas que você postou no fórum ficaram muy belas. As fotos também, qualidade muito boa (gostei muito da kebari).

Parabéns.

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  • Administrador

Não consegui colocar para a frente esse projeto com os atadores profissionais, mas podemos fazer acontecer nós mesmo e sendo simples amantes da pesca com mosca. :ok:

Estou me dedicando a aprender as técnicas de atado para criar seções de passo a passo que atendam a todos, mas com comprometimento, pois é o que tenho com nosso fórum. Já não estou atando tantos "mostrinhos" e com mais tempo vou aprender e melhorar mais o meu atado. Faltam apenas 1000 moscas para chegar lá! :D

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5021659327_a1f302ff12_b.jpg

Só pra ilustrar o que o Célio falou, André. Essa é da época que eu ainda não tinha preguiça de fotografar. Essa foto eu fiz quando ainda tava fazendo o curso de fotografia. Produção, decoração e iluminação foram todas organizadas por mim. Um detalhe: aqui utilizei flashs profissionais (3 ao todo), sendo os 2 "principais", mais fortes que o outro e ainda direcionei o mais fraco meio que "na diagonal" do objeto que eu tava fotografando.

No seu caso, como não são flashs, e sim iluminação normal, tenta utilizar duas lampadas mais potentes e uma um pouco menos e organiza da seguinte forma: uma em cima da sua máquina, praticamente de frente pro objeto, (podendo também colocar ao seu lado na diagonal, ai já mata a necessidade de utilizar uma lampada mais fraca) uma lateral mais forte, e uma mais fraquinha na diagonal, um pouco a frente ou um pouco atrás do objeto, pra tirar essa sensação do chapado. E ainda pode modificar um pouco, utilizando só uma lampada mais forte, rebatendo ela com um pequeno isopor ao lado oposto.

Repara, pelas sombras, que o ideal é sempre valorizar mais um lado do que o outro, o que, com isso, acaba tirando a imagem "chapada" que o Célio se referiu.

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  • Administrador

Ah, saquei,

Mas esse posicionamento das fontes de luz será feito independente das lâmpadas do estúdio (uma superior e duas laterais), ou seja, com lãmpadas adicionais? Ou reposiciono as próprias lâmpadas que estou utilizando no estúdio? E o papel vegetal? Iluminar diretamente também não é bom, não é?

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