Ir para conteúdo

Ajuda dos amigos atadores


Postagens Recomendadas

  • Patrono

pessoal,

buscando imagens de atados na internet percebi que streamers muitas vezes, do mesmo tamanho, são atados em anzois com hastes mais longas ou curtas.

qual a diferença de se atar um streamer em um anzol com haste curta ou mais longa?

tipo isso:

abraços!

post-46-0-76939100-1344516449_thumb.jpg

post-46-0-87126800-1344516465_thumb.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador Rafael os anzóis de hastes curtas a maioria são reforçados 4x a 5x, é bom as moscas um pouco menores isto de acordo com o numero do anzol, os anzóis de hastes longas são um pouco mais finos 1x a 3x a maioria são mais finos lógico que também tem numerações diferentes, na minha opinião o material empregado no anzol precisa ser 2 x o tamanho do anzol, se o material ficar mais longo a tendência é o peixe comer a cauda, tem no mundo dos atados professores pardais que introduz um anzol a mais na traseira do outro anzol para não perder o peixe mais isto é outra história. Deu para ajudar?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

isso depende de tanta coisa que não dá pra sintetizar tudo conceitualmente. Veja que essa primeira mosca é um hi-tie (fibras atadas apenas na parte de cima do anzol). Para esses casos, usam-se anzóis mais curtos, pois uma haste curta é suficiente para o número ideal de camadas de fibra para dar o formato/volume/tamanho desejado. Uma haste mais longa "sobraria" nesse tipo de mosca e o olho do anzol ficaria muito distante e numa posição desfavorável ao bom nado do corpo do streamer (ângulo). A segunda foto é um belo exemplo. Como o streamer é atado com fibras sobre e abaixo da haste o anzol se posiciona de forma paralela à orientação das fibras. Tanto faria ser um anzol curto ou longo, apenas variando da tua opção de atar mais ou menos camadas de fibra e de deixar mais ou menos haste do anzol descoberta. No primeiro streamer dessa foto há mais haste descoberta que no segundo. Isso é bom para peixes com dente, pois a mordida tende a ser mais longe do líder, já que o peixe alveja o corpo da isca e não o anzol.

Num resumo muito simples, os fatores que se levam em consideração na escolha do tamanho do anzol podem ser: formato da isca que se quer imitar; necessidade de atar mais ou menos material; necessidade de atar certos tipos de material (olhos e peso, por exemplo), posição desejada do anzol; localização/posição do corpo da mosca. Com o tempo vc verá também que a abertura (gap) do anzol é outra medida com a qual se deve preocupar e que deve ser adequada ao tipo de mosca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador Rafael cada pescador atado tem uma opinião diferente de um para o outro e provavelmente você mais para frente vai te outra opinião diferente. Pratique o atado com o tempo você vai entender OK.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu Marcelo, realmente só a pratica vai me dar bagagem :)

vou continuar tentando aqui :)

Celio

Realmente na sua explicação pude perceber coisas que tinham passado direto, como o simples fato da 1ª isca ser uma Hi Tie e a boa explicação tb para se deixar mais ou menos haste para fora de um anzol mais longa.

aproveitando, como se chama o tipo de anzol da 1ª foto? como procuro por ele?

esse tipo de anzol mais curto tb segue a mesmoa regra de numeração dos outros?

Obrigado!

Dummar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Rafael alguns países muda a numeração dos anzóis o Japão tem uma numeração diferentes dos EUA e assim por diante, Rafael, exemplo por acaso você conhece o anzol Chinu ele tem a curvatura mas aberta e é mais curto não é então os anzóis de curvatura aberta os japoneses produziu estes tipos de anzóis como Gamakatsu modelo Octopus Circle, Finnesse Wide Gap Black e outros modelos já no mercado brasileiro, na Internet da para localizar por anzóis coloca a loja e marca você vai achar estes modelos e marcas de anzóis ou da um pulo lá no Hajime lá tem alguns anzóis de haste curta e longas. Deu para ajudar?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não acho que a primeira mosca seja atada num octopus. Está mais para o Tiemco 600SP, acredito que o #2, sendo que esse modelo específico tem tamanho maior que o da numeração mais comum, observada nos Mustad 3407 e 34007, Tiemco 811S etc. O olho do Tiemco 600SP é reto, e o desse octopus é "arrebitado"

Uma ótima alternativa para esse tipo de mosca é o Gamakatsu SC-15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Rafael,

De uma olhada nas dicas do Fausto aqui tem muita informação, mas vale apena sempre atar com o material que tiver a mão e depois e ir pescar, com o tempo você vai aprender a modificar suas moscas e adapta-las as cituações vividas e assim melhorando cada vez mais.

Att,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
qual a diferença de se atar um streamer em um anzol com haste curta ou mais longa?

Acredito, smj, que haja dois pontos de vista neste caso: 1- do tipo de iscas a se construir e 2 - do tipo de peixe que se quer pescar.

1- tipo de material usado, quanto de material, disposição do material na isca etc.

2- tamanho do peixe, dentes, ferrada (haste curta ferra melhor) etc.

aproveitando, como se chama o tipo de anzol da 1ª foto? como procuro por ele?

Procurei, entre os meus e na internet, e não achei o modelo. Mas é um wide gap e vc encontra muitos parecidos na internet e nas lojas. Tiemco pode ser o 600SP (the best), Gamakatsu SL12S (um pouco inferior ao 600SP, mas é bom).

esse tipo de anzol mais curto tb segue a mesmoa regra de numeração dos outros?

Não, numeração é muito diferente de modelo para modelo.

Ex: TMC600SP 1/0 = SL12S 4/0, com pouca diferença no gap, na haste e diâmetro. Nesta mesma linha temos o AKI Hook da OWNER 5/0.

Haste reta ou curva? não sei, smj, acredito que para arremessar a grandes distâncias isso faça diferença. Um dos maiores problemas do fly é a torção da linha derivado do volume ou tipo de isca, em arremessos curtos talvez isso não cause impacto, mas nos longos casting acredito que esse desequilíbrio deva torcer bastante, logo, dou preferência a haste reta.

Em fim, TMC600SP no Tiagon tem e está com bom preço (jabá).

PS: Tiagon lembre-se de mim no natal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

sexta eu passei no hajime e comprei o octopus da gamakatsu

vou atar alguma coisa aqui e posto depois rsrs

digo alguma coisa pq fazer algo certinho como algum video é bastante pretenção. ainda. rsrs

mais uma coisa, o anzol pequeno em um streamer mais longo, como na foto que o fausto postou, não prejudica a fisgada?

abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu fausto e JR!

em tempo, qual anzol é usado para a Klinkhammer :)

Oi

O anzol tem esse nome mesmo: Klinkhamme

Acabei de comprar esse aqui: Daiichi® 1160 Klinkhammer Hooks

Tem na The Fly Shop, no endereço:

https://catalog.theflyshop.com/product_info.php?cPath=337_426_431&products_id=7053&osCsid=ch1k2t760kcdbe0rtd14oukr4qnm0ku4

Existem outras marcas. Muitos atadores consideram o Patridge como o melhor, mas é difícil de achar nos EUA. Tem na Inglaterra. Eu já usei desse da Daiichi e gostei prá caramba.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maravilha Tio!

esses vc comprou pelo site mesmo???

chegaram direitinho??

abs!

Voce pode comprar na The Fly Shop com a maior confiança. Seríssimos!

Agora, eu compro para entregar nos EUA, pois o frete é barato e não tem imposto (vendas pela Internet nos EUA só são tributadas se o estado de destino tiver filial física da loja que fez a venda). Ou mando para a casa de amigos na Flórida e quando vou lá eu pego, ou quando tenho portador. Nesse caso meu genro tava por lá e eu já aproveitei prá encher a mala dele com tralha, rá-rá-rá

Comprando para entregar no Brasil você vai pagar um frete alto e a receita tá tributando até pensamento, mesmo com menos de US$50,00

A isençao de tributação no limite de US$50,00 só tá valendo para remessas de pessoas físicas dos EUA para pessoas físicas no Brasil.

De qualquer forma, como será uma compra pequena, só de anzóis, o valor absoluto não será alto. Considere que será o dobro do preço que a loja cobra...È mais ou menos isso

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Comprando para entregar no Brasil você vai pagar um frete alto e a receita tá tributando até pensamento, mesmo com menos de US$50,00

A isençao de tributação no limite de US$50,00 só tá valendo para remessas de pessoas físicas dos EUA para pessoas físicas no Brasil.

Tio Luiz e Rafael,

Sei que pode ter sido apenas uma coincidência, mas minhas últimas três compras internacionais, 2 dos EUA e 1 da China não foram tributadas. Comprei um carretel extra para minha carretilha, valor US$ 19,95, frete US 11,70, impostos ZERO; linha da Cortland U$ 39,95, frete U$ 5,00, impostos ZERO; smartcover alternativa para iPad U$ 10,99, frete U$ 5,00, impostos ZERO, todas as encomendas foram feitas em lojas.

Tá certo que demorou muito pra chegar, mesmo o frete sendo baixo, foi tempo além do normal. Mas nenhuma incidência de impostos ou encrencas na receita federal pra liberar as encomendas. Acho que mesmo que o pessoal da receita quisesse tributar tudo ia gerar tanto encalho de encomendas que eles nem teriam onde armazenar as coisas até o desembaraço.

Novamente, pode ter sido uma coincidência... :hum:

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Rafael!

As colocações do amigo Celio estão muito bem feitas.

Por acaso esta primeira mosca atada no estilo Hi-Tie fui eu quem atei. Na época eu usei anzól Chinú, era o que eu tinha em mãos e pelúcia. Hoje como procuro materiais de melhor qualidade, não uso mais estes anzóis, para este tipo de mosca eu uso o Óctopus da Gamakatsu, Kamikase da Sasame ou Cutting Point da Owner. A pelúcia, hoje em dia, eu substituo pelo Craft Fur.

O anzól curto é usado para este tipo de atado, não dá para usá-lo para atar moscas como a da segunda foto.

A escolha do anzól, também pode ser feita de acordo com o estilo de mosca que se prete fazer, além de outros fatores como a espécie de peixe a ser fisgada com aquela mosca.

No primeiro Streamer, geralmente, são usados materiais como:

Pelúcia;

Craft Fur;

Bucktail;

Polar Fiber.

No segundo Streamers geralmente, são usados materiais como:

EP Fiber;

Slinky Fiber;

Bozo Hair;

Cabelo sintético(canecalon);

Mirror Image;

Neer hair.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Marco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tio Luiz,

acho que realmente a boa é aguardar um portador.

tempo por tempo, eu não corri risco de impostos e posso ainda colocar mais algumas coisinhas no carrinho hehehe

Valeu andré!

de repente eu arrisco com algumas cosinhas mais baratas :) tomara que sua sorte me acompanhe tb :)

Marco aurélio!

parabéns pelo atado e obrigado pelas dicas.

mais ainda insisto na duvida:

para qual tipo de peixe vc ato aquele streamer?

achei muito bonita e quero tentar fazer aqui, mas continuo encucado vendo o anzol tão afastado do pelos,.

fico pensando na hora da fisgada,,,

como sou iniciante, é apenas uma observação, masss rsrs

abracos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tio Luiz,

acho que realmente a boa é aguardar um portador.

tempo por tempo, eu não corri risco de impostos e posso ainda colocar mais algumas coisinhas no carrinho hehehe

Valeu andré!

de repente eu arrisco com algumas cosinhas mais baratas :) tomara que sua sorte me acompanhe tb :)

Marco aurélio!

parabéns pelo atado e obrigado pelas dicas.

mais ainda insisto na duvida:

para qual tipo de peixe vc ato aquele streamer?

achei muito bonita e quero tentar fazer aqui, mas continuo encucado vendo o anzol tão afastado do pelos,.

fico pensando na hora da fisgada,,,

como sou iniciante, é apenas uma observação, masss rsrs

abracos!!

Rafael, aquele tipo de mosca eu atei para pescar, naquela época, uns Tucunarés e Black Bass, mais peguei também Traíra.

Já aconteceu comigo, em algumas pescarias, do peixe estar mais manhoso e morder somente o rabo da isca, assim como seguiam a isca e nem sequer atacavam, ou davam cabeçadas com a boca fechada, porém quando ele quer comer não tem tempo ruim, pode ser anzól de haste curta, de haste longa que pega. O que te expliquei, em relação ao uso deste tipo de anzól, é mais para o tipo de atado Hi-Tie.

Se for pensar da maneira que você esta pensando, acho que streamers atados em anzól 4xl ou mais seria o ideal, mas teríamos de ver o peixe pretendido, estudar seus hábitos de ataque, visto que tem espécies que atacam por tráz, outras pela cabeça, mais aquilo que te falei é certo, quando o peixe quer ele pega seja no anzól de haste curta ou longa.

Exemplo de streamer atado em anzól 6xl:

102_fire_chief_mm.jpg

Exemplo de streamer atado em anzól 4xl:

Black_Ghost_001-600x406.jpg

Ah, tem outro detalhe que li em algumas matérias em sites gringos. Eles diziam que para peixes que saltam e brigam muito, o uso de anzóis de haste curta ajuda para o peixe não escapar com facilidade, pois a haste de anzóis compridos, acabam se tornando uma alavanca, ajudando o peixe a escapar do anzól. Nestes casos, quando eles necessitavam de moscas mais compridas, usava-se o atado de tubo(Tube Fly), pois a mosca ficava comprida, mais o anzól era de haste curta e segurava melhor o peixe.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

sexta eu passei no hajime e comprei o octopus da gamakatsu

vou atar alguma coisa aqui e posto depois rsrs

digo alguma coisa pq fazer algo certinho como algum video é bastante pretenção. ainda. rsrs

mais uma coisa, o anzol pequeno em um streamer mais longo, como na foto que o fausto postou, não prejudica a fisgada?

abraços!!

Alguns amigos estão torcendo esse anzol para ficar reto. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.