Ir para conteúdo

Para aqueles que sabem e atam moscas


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Creio que cada tipo de pena deve ter suas observações quanto a ser fixada de forma mais firme e não deve ser a mesma técnica usada em todas, mas como aprendiz não sei dizer. Tenho estudado meus livros de atado e não vi em nenhum deles uma técnica que impeça das penas se desmancharem, o melhor que pude ver é quanto a aplicação do verniz (head cement) em algumas receitas de atado, principalmente nas parachutes em volta do hackle do poste. Além do que muitas das penas que fazemos uso devem ter movimento e se colocarmos algo nelas, vai complicar tudo.

Talvez os mais experientes possam dar algum tipo de dica mais especificamente a determinada receita de atado.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, tb não sou nenhum expert em atado... apenas ato algumas que tem funcionado muito bem aqui nos PP e no Rio preto e Pirapitinga, mas por tudo que já vi e li, e não estou de gozação mas acredito que, talvez possa não ser a única maneira, mas sem duvida a que vai manter as penas numa posição correta num atado e consequentemente conservar melhor suas iscas com penas, é não colocá-las na agua.

Mesmo as CDC, que naturalmente apresentam alguma proteção contra umidade, ou as goose biot, que são mais firmes, ao molhar vão se deteriorando e todas as penas, por melhor posicionadas e fixadas no atado que estejam, com a ação do vento sobre elas na hora dos arremessos, vão provocando mudanças que infelizmente não permitem que elas retornem pra caixa da mesma maneira como saíram.

E venhamos e convenhamos, rs, ter uma isca toda amarrotada, por conta de uma fisgada num bocudo dá até orgulho de ter atado a bichinha... e afinal as moscas estão aí pra isso mesmo, né? Serem atadas, molhadas, mordidas e em sua grande maioria serem deformadas pela ação do tempo, vento, umidade e claro pelas mordidas que levam.

Enfim, vou fazer como vcs dois, Fausto e vc, ficarei de olho pra ver se algum mago do atado, nos apresenta uma alternativa melhor que deixá-las secas na caixa. rsrs, porque aí não tem a menor graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador J. Borges, eu sei disso no casso é para ser facilitar na hora de atar e principalmente ser o mais natural possível quando cai na água depois é outra forma mosca machucada continua sendo natural mesmo desmanchada.

Vamos aguardar atadores mais experientes.

Valeu.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, acho que deveria ser um pouco mais claro quanto ao tipo de atado que se refere.

Mas uma dica que aprendi com o mestre Jorge, para atar hackle em moscas como, Caddis, Stimulators e Wolly Bugger para aumentar a resistência, é ata-las com um fio de cobre(Ultra Wire) bem fininho.

DSC03576.jpg

Observem na imagem, dá pra ver o fio de cobre, isso ajuda muito a pena não soltar.

Espero ter ajudado.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Pescador Lauro, é o seguinte o que estou referindo as penas para não desmanchar, provavelmente se coloca algo na pena para fixar uma a outra sem soltar e com isto é mais difícil desmanchar, provavelmente tem um procedimento liquido que deixa as penas juntinhas sem soltar facilmente. É um procedimento que estou na procura.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Marcelo se o teu caso é estar usando uma determinada pena para formar o wing case e está desmontando, então poderá aplicar resina (head cement) sobre as fibras da pena e ela não vai se desmanchar. No passo a passo abaixo o fly tyer mostra um exemplo:

http://mankovflyfishing.com/?p=751

C11-copy-620x265.jpg

Em um dos vídeos do Oliver Edwards (DVD 5) ele mostra como fazer um wing case usando fita adesiva tipo Durex e colando fibras de CDC por baixo dessa fita adesiva.

Nos casos da ninfas tem pessoas que aplicam head cement sobre o wing case para evitar que ele se desmanche.

PT2.jpg

Essa caddis aqui está com head cement aplicado sobre suas asas.

P1020900.JPG

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto já tinha experimentado com fitas adesivas mais a pena fica muito rígida tirando o fator natural da pena, já tentei ate com verniz transparente e Hard as Hull mais não fica bom vou tentar com outra forma depois falo com você.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá amigos!

Esta técnica eu vi há algum tempo atráz e me chamou muito a atenção, foi até um dos motivos que me incentivaram comprar esta morsa, que é a mesma que o cara usa. Tinha um lugar que eu pescava pequenas matrinchãs em Minas, e quando usava as Wolly Buggers era dois ou três peixes por mosca, depois que comecei a atar assim nunca mais tive problemas. Nunca testei para moscas secas, mais acho que daria certo se trocássemos o fico de cobre por monofilamento bem fino. Quando tiver tempo faço um teste e passo a vocês o resultado.

Segue o link, da "Wolly Bugger Inmortal"

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.