Ir para conteúdo

SM (Serra da Mesa) severamente contaminado


Postagens Recomendadas

Bem, o que vou falar não é novo, ha cerca de 10 anos que este assunto é debatido, mas sempre "debaixo dos panos", pois o Poder Público e o Judiciário não quer que a população fique sabendo.

O lago da UHE Serra da Mesa está altamente contaminado com mercúrio e bactérias cianofíceas, ambos com níveis muitas vezes acimas do limite da OMS (até aqui não é novidade).

Porém, o que está começando a ficar extremamente preocupante é a quantidade de pessoas que estão indo ao SM e voltando diretamente para a UTI dos hospitais. Segundo algumas informações, não tão claras devido a proibição de suas divulgações, há uma bactéria que penetra na corrente sanguínea aproveitando de ferimentos na pele. Após ela provoca uma infecção generalizada. Há a informação de um pescador daqui de Goiânia que esteve no SM em fevereiro e foi contaminado, está até hoje na UTi de uma hospital aqui, correndo o risco de amputação de uma perna (está perna tinha um pequeno ferimento, pequeno mesmo).

Aqui está um relatório feito pela APEGO: http://www.serrano.neves.nom.br/lsm/aguadoce/alerta_serradamesa.htm

Estava planejando ir ao SM por esses dias, agora estou em dúvida. Informação incompleta é pior que desinformação total... :frusty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

TERÍAMOS QUE TER ALGUM TIPO DE ENTIDADE COM PERSONALIDADE JURÍDICA PARA PROPOR UMA AÇÃO. JUSTAMENTE POR ISTO VENHO BATENDO FORTE QUE UMA ASSOCIAÇÃO DE MOSQUEIROS TERIA MUITO O QUE AJUDAR. MAS PARA CRIAR ESTA ASSOCIAÇÃO, AINDA PRECISAMOS DE APOIO DOS MOSQUEIROS.

EU PARTICIPO DE OUTRAS ENTIDADES, E DESCEMOS O PAU NO PODER PUBLICO QUANDO TEM ESTE TIPO DE COISA.

MEU CONSELHO É ENCAMINHAR PARA O MINISTERIO PUBLICO E REZAR PARA ELES FAZEREM ALGO.

ABC

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é necessário uma entidade, pois qualquer um pode ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP), mas, isso já foi feito, está tramitando em segredo de justiça, pois se tais informações "vazarem" para a população em geral, leiga, viraria caos, sei porque um professor comentou comigo quando indaguei sobre o SM, ele é advogado ambientalista. Em Minaçú, já foram ajuizados 2, porém a juíza proibiu que qualquer informação vazasse sob pena de prisão por descumprimento de ordem judicial.

É melhor mesmo nos informarmos e nos precavermos. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é, mas quem entrou com a AÇÃO CIVIL PUBLICA???? será que já não está tudo armado para ser assim. Tem que ter cuidado, porque as vezes quem entra com estas ações joga no mesmo time de quem esta sendo processado (jogo armado). Pq se esta levando risco a população, por cautela, deveria ser alertada.

Quanto a AÇÃO CIVIL PUBLICA, ela NÃO pode ser proposta por qualquer um. Ela pode ser proposta pelo MP, Defensoria, Poder publico, ou ASSOCIAÇÃO. Esta na lei quem tem legitimidade.

Uma pessoa sozinha não pode. Sendo assim, para não ficar nas mãos do poder publico, a unica saída seria ser proposta por ASSOCIAÇÃO.

VInicius, não é só aí viu .... agente ve barbaridade acontecendo em todos os lugares. E não temos nenhum poder para fazer nada.... podemos denunciar. Mas quem leva a frente a denuncia é o poder publico ... aí tu já viu.

Através de uma ASSOCIAÇÃO, teríamos legitimidade para tomar a rédea das ações. Podemos nós mesmos ingressar com uma Ação Civil Pública, interpelar o poder publico, Denunciar, informar .... etc

Eu já to meio cansado de DENUNCIAR. Por isto estou buscando um caminho mais pró ativo.

Ou agente faz, ou estamos fu.....

Mantem agente informado, e se pudermos ajudar em algo nos avise.

Abc

JAMANTA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, bem que eu estou tentando ter mais conhecimento sobre o que está acontecendo no SM, porém está muito difícil, pois tem quem eu pergunte e fala que nunca ouviu falar sobre o caso e tem aqueles que correm, não querem falar, enfim, parecem ter medo. A ACP é mais ampla do que você pensa. Mas de qualquer forma,o MP seria um bom caminho, mas é o X da questão é que são poucos os Procuradores que vêm a defesa ao meio ambiente como algo interessante para se lutar.

Até falam que o meio ambiente deve ser protegido, mas não têm coragem de mover ações do tipo. Questões políticas, a maioria dos políticos fazem de tudo para derrubar aqueles que se interessam pela causa. A grande maioria (dos políticos) são empresários ou fazendeiros que apenas destroem a natureza.

Em questão de ser ou não armado o esquema das ACP's já propostas, creio que não seja pois quem propôs foram entidades ligadas umbilicalmente ao SM, por exemplo a APEGO (Associação dos Pescadores Esportivos de Goiás) quem tem na Diretoria de Meio ambiente e frente da ACP o João Carlos Kruel.

Mas, qualquer coisa que eu descobrir vou comunicar a vocês. Peço que informem sobre o que descobrirem também.

Alfredo, quanto a alguma pousada informar sobre os fatos creio ser difícil, pois ou não vão saber ou farão vistas grossas, seria um tiro no pé. FATO. :frusty:

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Esta questaoem SM, me parece com aquela de ciguatera em LR.Todos por l'a comem peixe_a unica fonte de proteina local_ha anos e nao ha vestigios de quem tenha morrido a tempos por este motivo por la.

Em SM acontece o mesmo.A contamina;'ao por metal pesado e' cumulativa e normalmente vai trazer complica;'oes para aqueles que consomem alimentos por anos com este metal.E a contamina;'ao por cianobacterias entra no mesmo problema da ciguatera em LR,tambem e' consumo cumulativo e os primeiros que certamente ser'ao comprometidos sera'o os moradores locais,ribeirinhos,e antes que qualquer pescador que va' ao local esporadicamente venha a ser acometido por alguma destas possiveis doen;as.Deveriamos observar se os piloteiros est;ao consumido os pescados,tomando banho nas aguas da represa,e analisar se essa esposi;'ao frequente esta trazendo algum problema pra eles.Caso na;o esteja,o que acredito que esteja de fato acontecendo,va' fazer sua pescaria em SM sem medo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esta questaoem SM, me parece com aquela de ciguatera em LR.Todos por l'a comem peixe_a unica fonte de proteina local_ha anos e nao ha vestigios de quem tenha morrido a tempos por este motivo por la.

Em SM acontece o mesmo.A contamina;'ao por metal pesado e' cumulativa e normalmente vai trazer complica;'oes para aqueles que consomem alimentos por anos com este metal.E a contamina;'ao por cianobacterias entra no mesmo problema da ciguatera em LR,tambem e' consumo cumulativo e os primeiros que certamente ser'ao comprometidos sera'o os moradores locais,ribeirinhos,e antes que qualquer pescador que va' ao local esporadicamente venha a ser acometido por alguma destas possiveis doen;as.Deveriamos observar se os piloteiros est;ao consumido os pescados,tomando banho nas aguas da represa,e analisar se essa esposi;'ao frequente esta trazendo algum problema pra eles.Caso na;o esteja,o que acredito que esteja de fato acontecendo,va' fazer sua pescaria em SM sem medo...

Concordo com você, Luciano.

Agora, "por lo sí y por lo no" es mejor no comer cudas...nem em LR, nem em parte alguma. As barracudas, além da rara ciguatera (há tempos o Beto Saldanha postou um artigo excelente aqui no Mosqueiros, não consegui encontrar o link) apresentam um potencial de toxidade, por outras razões, muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, "por lo sí y por lo no" es mejor no comer cudas...

Penso o mesmo que o Tio Luiz.

Pelo que tenho visto e ouvido. São poucos, porém sempre graves, os casos de alguém infectado. Até acho que é possível sim continuar visitando o SM, mas ter certas cautelas que antes não eram relevantes.

Enquanto isto, vou pesquisando mais sobre o assunto.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, como Poder Público não se interessou pela causa.

Procurei um médico infectologista, que também é frequentador do SM e ele me falou para ficar tranquilo. Ele disse que as algas cianofíceas do SM produzem toxicinas mortais, porém em pequeníssima quantidade, nada para ficar muito preocupado. Disse também, que os casos de infecção que estão aparecendo pode ser não apenas por causa das bactérias do lago, mas provavelmente pelas bactérias das mãos dos pescadores, já que as mão apenas perdem para o anus em quantidade de bactérias.

Enfim, ele disse que a situação é extremamente preocupante, para o meio ambiente, mas para os pescadores nem tanto. Ainda mais, disse que devemos tentar buscar uma solução urgente de melhoramento da água do local, pois, mesmo sendo irreversível o caso, pode piorar, muuuiito, tornando o local inutilizável.

A melhor foma de aproveitar o SM sem grandes problemas é evitar fazer um consumo exagerado do pescado do local, NÃO ficar com mania de coçar tudo quanto é machucado e chupada de pernilongo, para evitar a entrada das bactérias pelos mesmos, cobrir todo e qualquer ferimento com um curativo e levar água potável, evitar consumir a do lago. Banhos são possíveis, mas é bom o uso de mascaras nos olhos para evitar o contato excessivo da água com a mucosa ocular.

Finalizando, ainda é possível frequentar o SM sem grandes prejuízos a saúde. AFF, em pensar que um doido quase me pôs maluco por causa disto tudo (creio que eu quase fiz o mesmo com vocês também, rsrs), mas não foi de tudo perdido, pois agora sei que realmente são necessárias diligências maiores que as comuns para que a pescaria não tenha um fim desagradável.

Se alguém tiver algo mais a complementar eu agradeço.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Esta questaoem SM, me parece com aquela de ciguatera em LR.Todos por l'a comem peixe_a unica fonte de proteina local_ha anos e nao ha vestigios de quem tenha morrido a tempos por este motivo por la.

Em SM acontece o mesmo.A contamina;'ao por metal pesado e' cumulativa e normalmente vai trazer complica;'oes para aqueles que consomem alimentos por anos com este metal.E a contamina;'ao por cianobacterias entra no mesmo problema da ciguatera em LR,tambem e' consumo cumulativo e os primeiros que certamente ser'ao comprometidos sera'o os moradores locais,ribeirinhos,e antes que qualquer pescador que va' ao local esporadicamente venha a ser acometido por alguma destas possiveis doen;as.Deveriamos observar se os piloteiros est;ao consumido os pescados,tomando banho nas aguas da represa,e analisar se essa esposi;'ao frequente esta trazendo algum problema pra eles.Caso na;o esteja,o que acredito que esteja de fato acontecendo,va' fazer sua pescaria em SM sem medo...

É verdade que se come muito peixe no Caribe, mas um amigo e sua familia só não morreram porque o capitão do barco dele não comia peixe e levou todo mundo para um hospital . O meu amigo foi 2 vezes campeão mundial de pesca submarina e certamente conhece bem os peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

........O lago da UHE Serra da Mesa está altamente contaminado com mercúrio e bactérias cianofíceas, ambos com níveis muitas vezes acimas do limite da OMS (até aqui não é novidade)..........

Sinceramente fiquei impressionado com a gravidade dos relatos acima, entretanto tenho uma indagação a ser feita:

qual a origem do mercúrio contido naquelas águas? Existe indústria local que fosse a responsável pela existência deste elemento ou sua presênça decorre das atividades de garimpo do ouro (processo de recuperação através da amalgamação) nos rios afluentes deste reservatório ? Alguém sabe informar?

Sds

HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Conforme algumas pesquisas aqui em MT, o mercúrio, além da atividade de mineração ( garimpo ), pode estar presente também nos agrotóxicos e adubos ilegais, sim, já foi detectado aqui em análises junto a Policia Técnica em aprreensões de contrabando e falsificação de agrotóxicos. Outro detalhe é que o mercúrio pode viajar grandes percursos, seja em correnteza ou já acumulado em algum ser vivo e aí chega até o lago.

Fitoplancton - zooplanctom - microcrustáceos - micro peixes - peq peixes - peixes medianos - ....

Observar que o homem ocorre, preda, sobre toda a cadeia alimentar, o homem se alimenta do peixe mediano, que se alimente do pequeno que esta contaminado porque se alimentou do micro que se contaminou por se alimentar do microcrustáceo contaminado .... é um evento em série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grato pela explicação.

Um amigo geólogo sempre afirmou-me que agricultura preda e contamina mais que mineração, eu sempre fui meio cético em acreditar, mas agora vou contata-lo e quem sabe dar um braço a torcer ?

HD

PS

Recebeu o CD ? Enviei há tempos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.