Ir para conteúdo

Jacundá (Joana)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

buenas moçada, ontem 13/03 em nosso tradicional encontro de atado,que se realiza toda segunda, terça-feira do mês entre um filé e outro uma cerveginha e outra os assuntos vão surgindo, sendo assim lançamos um desafio ,confeccionar a mosca ideal pra as nossas Joanas peixe que abunda os rios da nossa região aqui no litoral gaucho , então venho aqui pedir a ajuda dos amigos para que passem suas experiencias com esse peixe,desde já agradeço aos amigos.

abraço

Rafael Probst

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Wooly bugger!!! Clássica, nem precisava ter postado :dry: . Uso sempre as cores preta ou oliva. Ultimamente tenho tido bons resultados na micro big eye, atada em anzol 6, ventre claro, dorso escuro, bem natural.

Esses peixinhos comem quase tudo que você jogar, são bem agressivos e curiosos.

A minha experiência é em água parada e eu não tenho a menor dificuldade em capturá-los, portanto nunca pensei em uma mosca ideal para a espécie. Em rios nunca os pesquei com fly. Deve ser mais complicado fazer a mosca passar perto deles. O jacundá fica na tocaia e não se afasta muito do local de origem na hora de atacar a presa, ele ataca e volta para a toca. Acho que deva ser mais importante a técnica de pesca aplicada, que a mosca em si. É achismo puro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gostaria de indicar uma mosca para a pesca do jacundá, mas a única vez que pesquei um foi na época do bait e ainda estava pensando em entrar no mundo da pesca com mosca. Aqui no RJ a pesca do Jacundá é ocasional e o único rio que tenho relato de sua captura fica próximo a Sana, um rio beirando a rodovia RJ-142. Pesquei um também próximo a lagoa de Juturnaíba, mas precisamente do rio São João em sua parte "proibida".

Vamos ver as dicas dos amigos do Sul! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ficamos no aguardo Cristiano, mas Beto o negocio não é tão simples assim não, aqui é rio de pedra com corredeira o bixo é sinistro tive ações sempre na mesma isca , uma wooly bugger preta com bead head e legs brancas e mesmo assim numa proporção de uma joana no fly para cada 10 no bait, mas é uma pescaria muito boa ainda mais com a beleza dos varios rios da região

abraço a todos

rafael probst

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

De fato algumas vezes é ingrato comparar a pesca de Fly com o bait cast, mas em algumas situações, o bait pode até mesmo ficar para trás, mas no caso do jacundá creio ser difícil.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom, por aqui ela ocorre em represas, no mesmo ambiente das traíras e caras. Seu prato predileto é a vulgo piquira , pequeno peixe de 1 a 3cm de cor prateada com dorso esverdeado ... uma isca para imita-la seria feita com Angel Hair pearl com charteuse e olive no dorso, coberto de epoxi, uma micro surf candy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

qualquer streamer de imitação de peixinho com até uns 7 ou 8cm funcionará. Pega até em maiores. Jacundá não tem nada de seletivo. No bait pega em plugs de meia água ou superfície, jigs, colheres, spinners etc. Pega em moscas de truta tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem, Jacundá foi o primeiro peixe que capturei com fly mas também nunca mais peguei outro, talvez por não

visar exatamente esta espécie.

Quando peguei estava visando as saicangas em rios tbém com corredeiras e muitas pedras na região.

Nesse tipo de rio ficam geralmente escondidos entre pedras e só atacam as moscas que passarem muito próximas, por estas características acho que aqui as mais indicadas seriam as wooly buggers, ninfas e micro streamers que afudem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ficamos no aguardo Cristiano, mas Beto o negocio não é tão simples assim não, aqui é rio de pedra com corredeira o bixo é sinistro tive ações sempre na mesma isca , uma wooly bugger preta com bead head e legs brancas e mesmo assim numa proporção de uma joana no fly para cada 10 no bait, mas é uma pescaria muito boa ainda mais com a beleza dos varios rios da região

abraço a todos

rafael probst

Foi o que eu disse. O peixe não é exigente, mas os hábitos dele, aliados ao ambiente e ao material que escolhemos para capturá-lo, vão fazer a pescaria ficar difícil. Se a isca não passar perto da toca ele não pega.

Aqui no RJ a pesca do Jacundá é ocasional e o único rio que tenho relato de sua captura fica próximo a Sana, um rio beirando a rodovia RJ-142.

Fausto aqui no RJ tem jacundá em diversos lugares. Ribeirão das lajes é cheio deles, na Serra do Piloto é festa, Rio Macacu, na altura de papucaia, tinha quantidade razoável (em 1998, hehe), Juturnaíba tem uns grandes, Rio Macaé (é o rio de Sana), tem deles, Rio Guandu, na altura de Nova iguaçu tinha muito. Até naqueles lagos de seropédica, de onde eles extraem areia, eu já peguei, lógico que a maioria foi no bait, pois isso foi há bastante tempo, no tempo dos meus PDI's, hoje em dia só volto em alguns desses lugares que pesquei, com mais meia dúzia e todos armados com fuzil. Os Chrenicicla estão bem representados no nosso Rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não tive sorte em Ribeirão da Lajes até hoje com os jacundás, mas vi fotografias que mostram o contrário. Creio que até mesmo o Hajime tem fotos com jacundás. Já ouvi comentarem sobre pesca na Serra do Piloto, não sei onde é e também não sei se é o mesmo trecho que fica próximo a Ribeirão das Lajes ou se é o mesmo reservatório.

Sim o rio Macacu próximo a Papucaia tem relatos a muito tempo, desde a época do Kamino e suas histórias de PDI's, mas também não pesquei por lá, apenas passei próximo em uma viajem de reconhecimento e isso tem muito tempo e não gostei da região.

Amanhã estou em Juturnaíba com o Pimpollo, mas não creio que vamos entrar em Antas para pescar no rio, vamos ficar mesmo na lagoa, mas se pintar a oportunidade... Das vezes que lá estive com o Serginho e amigos, tive a oportunidade de capturar um jacundá, mas no bait. O local é duro de lambaris, mas o bom mesmo por lá são as piabanhas que são loucas.

Valeu! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não tive sorte em Ribeirão da Lajes até hoje com os jacundás, mas vi fotografias que mostram o contrário. Creio que até mesmo o Hajime tem fotos com jacundás. Já ouvi comentarem sobre pesca na Serra do Piloto, não sei onde é e também não sei se é o mesmo trecho que fica próximo a Ribeirão das Lajes ou se é o mesmo reservatório.

Sim o rio Macacu próximo a Papucaia tem relatos a muito tempo, desde a época do Kamino e suas histórias de PDI's, mas também não pesquei por lá, apenas passei próximo em uma viajem de reconhecimento e isso tem muito tempo e não gostei da região.

Amanhã estou em Juturnaíba com o Pimpollo, mas não creio que vamos entrar em Antas para pescar no rio, vamos ficar mesmo na lagoa, mas se pintar a oportunidade... Das vezes que lá estive com o Serginho e amigos, tive a oportunidade de capturar um jacundá, mas no bait. O local é duro de lambaris, mas o bom mesmo por lá são as piabanhas que são loucas.

Valeu! :ok:

Wolis oliva y tucan fly

http://youtu.be/ftXjn48CyzI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Joanas pego sempre com wooly bugger e mike big eye, e pego bem. Agora se for comparar com o bait e usando spinner, obviamente o bait pegara mais. Mas ai vem a questão da qualidade e do prazer da pesca, contra a quantidade de peixes pegos, e ai prefiro a qualidade e prazer.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Em 13 anos de mergulho observei que o Jacundá é o peixe mais territorial que já ví. Sabemos que os ciclídeos em geral possuem esse comportamento, mas o Jacundá é super territorial e não faz grandes deslocamentos no rio, geralmente moram em drop off de pedreiras. Tenho algumas fotos de casais de jacundás no ninho com filhotes. Já pesquei jácundá-açu na Serra da Mesa (GO) e no Rio São Benedito (Pará) usando streamer mesmo (Ep Minow). Acredito que os streamers serão mais produtivos do que as ninfas pra essa espécie, por ela ser tão territorial.

Mas não tenho tanta experiencia com Jacundás, é só um palpite.

ABC!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Marcos, acho que essa aí é excelente para Joanas. O marabou dá um nado muito mais natural do que o EP e o craft quando atamos streamers pequenos.

Inclusive com essa Marabou streamer já peguei tilápia, apaiarí e pequenos tucunarés.

Acho essa isca matadeira! Boa dica!

ABC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não sei se é uma verdade, pois nunca testei, mas parece que existe uma diferença na dificuldade de captura em relação ao ambiente. Pelo menos aqui no RGS parece mais difícil capturas as Joanas ou jacundás de ambientes lóticos (rios de corredeira) do que aquela de ambientes lênticos (água parada). Se alguém tiver alguma experiência produtiva com está espécie em rios com água mais rápida seria muito interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

justamente ai esta a diferença Balestrin aqui no rs as joanas são encontradas em rios de corredeira oq muda totalmente a maneira de pescalas ,tornando uma pesca tão atraente quanto a de trutas ,pelo menos na minha maneira de ver.

abraço a todos rafael probst

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A sim Jacundá é um peixe que o comportamento é igual da trairá, nas represas também tem Jacundás, é um peixe carnívoro e também comem frutas em ter terminada época do ano, este peixe é muito interessante ele comem outros peixes miúdos mais não tem dentes o maxilar é uma lixa bem miúda, muito tempo atrás achavam que era parente próximo do tucunaré mais não é, a pescaria que os amigos vão fazer em Juturnaíba tem grande chance de captura este peixe manhoso boa sorte Fausto e Pimpollo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

justamente ai esta a diferença Balestrin aqui no rs as joanas são encontradas em rios de corredeira oq muda totalmente a maneira de pescalas ,tornando uma pesca tão atraente quanto a de trutas ,pelo menos na minha maneira de ver.

abraço a todos rafael probst

Pois é, entendo bem a sua questão!!! Acredito que as moscas devam ser distintas para cada ambiente, por isso coloquei a observação. Os diferentes ambientes devem, inevitavelmente, influenciar na apresentação da moscas. Por isso acredito que as observações descritas deveriam informar em qual ambiente a espécie foi capturada, para quem estiver lendo saber se a mosca se enquadra ou não as suas necessidades. Nos rios de corredeira aqui do RGS a espécie é muito pouco produtiva quando pescada com mosca, já no bait a coisa muda bastante. No entanto, quando for corretamente adaptada para a pesca com moscas, será um sucesso, pois o ambiente onde ocorre o tamanho que chega e a força que tem são muito interessantes. Pena que não pula ehehehe!!!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A dica: é igual da trairá.

Aqueles que já pescou trairá fica mais fácil e aqueles que nuca pescou trairá fica mas difícil para pescar Jacundá.

É isto, cada região o comportamento modifica, quem já percebeu as cores do Jacundá em cada região é uma cor diferente já viu isto?

É para aqueles que querem pescar Jacundá é para pensar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A sim Jacundá é um peixe que o comportamento é igual da trairá, nas represas também tem Jacundás, é um peixe carnívoro e também comem frutas em ter terminada época do ano, este peixe é muito interessante ele comem outros peixes miúdos mais não tem dentes o maxilar é uma lixa bem miúda, muito tempo atrás achavam que era parente próximo do tucunaré mais não é, a pescaria que os amigos vão fazer em Juturnaíba tem grande chance de captura este peixe manhoso boa sorte Fausto e Pimpollo.

Abraços.

O Jacundá come frutas??

O jacundá não é parente do tucunaré??

ABC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A dica: é igual da trairá.

Aqueles que já pescou trairá fica mais fácil e aqueles que nuca pescou trairá fica mas difícil para pescar Jacundá.

É isto, cada região o comportamento modifica, quem já percebeu as cores do Jacundá em cada região é uma cor diferente já viu isto?

É para aqueles que querem pescar Jacundá é para pensar?

O jacundá altera sua cor de acorco com o ambiente sim, mas a diferença entre eles em cada região é principalmente porque existem mais de uma dezena de espécies...

Gosto muito desse peixe!

Abração!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

E o seguinte o Jacundá é um peixe territorial tudo que é ser vivo passar na frente dele mais ou menos um metro e meio ele ataca, os peixes menores que procura local com proteção como pedras, vegetações tensa, tocas quando Jacundá esta perto deste abrigo é lá que ele fica esperando os alimentos, quando eu falei que o comportamento do Jacundá é igual da trairá eles espera a presa chegar mais perto para o ataque, e quando falei das cores dos Jacundá em cada região as cores são diferentes é que eles mudam de cor e ficam com a cor da água e dos alimentos, o Jacundá é igual o camaleão da água doce, ele quando não e ferrado é uma cor mais quando ele é ferrado ele fica com estas cores que nos conhecemos, algumas regiões ficou extintas sem o Jacundá infelismente outras ainda tem. É um peixe que muda com maior freqüência de macho para fêmea mais rápido no período de adulto do que a maioria dos outros peixes.

Eu não sei que da para ajudar vocês mais este é o Jacundá.

Realmente uma época do ano ele come frutas, muitos pensavam que Jacundá era parente do tucunaré não é pesquise você vai ver.

(OBS) A observação de um pescador de anos na pescaria é tudo.

Abraço.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O jacundá altera sua cor de acorco com o ambiente sim, mas a diferença entre eles em cada região é principalmente porque existem mais de uma dezena de espécies...

Gosto muito desse peixe!

Abração!

Leandro

Leandro, realmente são muitas espécies!!! Aqui no RGS mesmo existem várias. Acredito que o Probst criou o tópico pq a espécie que ocorre aqui em águas rápidas (principalmente na região dos município de Maquiné e Barrado do Ouro) são muito difíceis de capturar com moscas. É uma espécie que fica bem grande (como falou o De Bortoli) ultrapassando 1kg.

Marcelo, neste caso não conseguimos muita relação com a pesca de traíra, pois a espécie em questão está em rios pequenos de corredeira onde a apresentação da mosca parece um fator de extrema importância. Vários pescadores experientes já tentaram com pouco êxito. Ou estão escondendo o jogo eheheheh. No bait, com spiners ou pequenos plug´s a coisa fica bem mais fácil e produtiva. Pelo que ando notando aquelas espécies de jacundás que ocorrem aqui no RGS em lagos ou açudes são um pouco mais suscetíveis a captura com mosca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo RBalestrin estes de águas rápidas é outra espécies realmente, os Jacundá são mais de águas mais calmas, infelizmente nos não temos muitos dados desta espécie, fica difícil de saber quem é quem mais é um peixe fantástico.

Amigo o Tucunaré os Gêneros do Tucunaré Cichla temensis e do

Jacunda é Grenicichla braliensis são diferentes OK.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo RBalestrin é o mesmo jeito que acontece alguns locais da Amazônia tucunaré nas corredeiras não é verdade. ainda vou pesquisar o Grenicichla braliensis o Jacunda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

RBalestrin, concordo com vc, muitas espécies de jacundás vivem em rios de águas rápiras. É claro que ele não fica lá no meio do canal nadando contra a correnteza, mas estão por alí, mais próximo do barranco, num remanso ou no vácuo de alguma estrutura. Qdo mergulho sempre os vejo assim.

Marcelo, sempre achei que quando falamos parentes estamos falando de família e não de gênero, pra mim parente=família, sendo que as tilápias, os acarás, os jacundás e os tucunarés são da mesma família (ciclídeos), mas posso estar enganado. E continuo achando que jacundá não come fruta. Não sou biólogo e acho bobeira discutirmos esse assunto, sou apenas um pescador/mergulhador, qquer coisa que eu falar poderá parecer achismo ou pseudociência. Sempre concordei com suas colocações, apenas nessa tivemos idéias diferentes, comum entre pessoas diferentes. Me desculpe se eu estiver errado e se eu me coloquei com uma postura deselegante.

Att,

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo RBalestrin é o mesmo jeito que acontece alguns locais da Amazônia tucunaré nas corredeiras não é verdade. ainda vou pesquisar o Grenicichla braliensis o Jacunda.

Abraços.

Marcelo,

o tucunaré que vive nas corredeiras é o tucunaré do rio Xingú, acredito que seja o Cichla melaniae.

ABC!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo RBalestrin estes de águas rápidas é outra espécies realmente, os Jacundá são mais de águas mais calmas, infelizmente nos não temos muitos dados desta espécie, fica difícil de saber quem é quem mais é um peixe fantástico.

Amigo o Tucunaré os Gêneros do Tucunaré Cichla temensis e do

Jacunda é Grenicichla braliensis são diferentes OK.

Abraço.

Marcelo, tenho um livro aqui em casa que é excelente, tem ilustrado inúmeras espécies de jadundás, com nomes científicos e muito mais informações bem atualizadas. O nome do livro é "Peixes esportivos do Rio Araguaia e afluentes", escrito pelo meu amigo James Blanco, grande pescador e estudioso sobre peixes. Eu e o James temos até um projeto de escrever um livro sobre peixes com minhas fotos sub. Recomendo esse livro do James pra todos os pescadores do Brasil.

Marcelo, o gênero dos tucunarés é apenas o Cichla. O Cichla temensis é o tucunaré-açú, a maior espécie de tucunaré.

Esse assunto sobre ciclídeos é imenso, pra vida inteira...

ABC!

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aquele bem amarelo que parece ouro e que ocorre no Xingú e Teles Pires é Cichla mirianae

Abração

Me parece que o Ciclha mirianae é o tucunaré fogo. Tanto o C.melaniae quanto o C. mirianae são da Bacia do Tapajós, ocorrendo as vezes no mesmo local.

leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo na realidade do Jacundá comer frutas é que tinha visto no vídeo constaria ter achado para tirar esta duvida, sim é da mesma família mais gêneros diferentes. Agora que você já sabe é só pescar, a sim o Jacundá em espécie são 113 tipos de Jacundá no nosso Brasil.

Amigo Leandro Vitorino você não presisa pedi desculpas nei você e eu indiferentes no nosso papo e sim depande sadio de dois pescadores que cada dia nos aprendemos um pouquinho. Continua pesquisando na pescara OK. :okok:

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Participei de alguns EIA Rima de barragens na região do Teles Pires (Bacia do tapajós) e o tucunaré que ocorre por lá, aquele bem amarelo, foi classificado como C. mirianae pelos ictiólogos. Na verdade sou herpetólogo, mas acredito que eles estejam certos. Tenho algumas fotos deles, mas todos pescados no bait. Se não tiver problema posso coloca-las aqui pra ilustrar melhor a espécie.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

normal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_3_image.jpegnormal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_6_image.jpegnormal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_7_image.jpegnormal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_5_image.jpeg

os puristas que me perdoem ,mas parece ser uma opção para desfrutar de um lugar espetacular que é o Maquine ,com o estilo de pesca que mais gosto(fly) e ainda com chances de capturar joanas pre-historicas que habitam a região

abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
os puristas que me perdoem ,mas parece ser uma opção para desfrutar de um lugar espetacular que é o Maquine

Sim é um spinner e usando linha sinking, vai passar na cara delas. Só não pesco do seu lado com isso aí! :D

É muito perigoso! :p

a pescaria que os amigos vão fazer em Juturnaíba tem grande chance de captura este peixe manhoso

Na lagoa de Juturnaíba acho bem difícil, tanto que não capturamos nenhuma ontem, mas no rio São João dentro da reserva de Antas... :cool:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom agradeço a todos que postaram suas opiniões essa semana atarei algumas moscas para que no proximo domingo eu vá testalas no Maquiné depois postarei os resultados

abraço a todos

rafael probst

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

normal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_3_image.jpegnormal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_6_image.jpegnormal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_7_image.jpegnormal_75a566d005c66a9caf8ed040ebbb13b2_5_image.jpeg

os puristas que me perdoem ,mas parece ser uma opção para desfrutar de um lugar espetacular que é o Maquine ,com o estilo de pesca que mais gosto(fly) e ainda com chances de capturar joanas pre-historicas que habitam a região

abraço!!!!

Sinceramente, acho mais correto pindurar estas iscas em uma vara com moliete UL e jogar pras Joanas. Eu não usaria, pra min isso descaracteriza a pesca com mosca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Concordo amigo De Bortoli pesca Fly é com Fly pesca com bait é com bait misturou não é mais Fly Fishing. Realmente no seu caso o melhor é um conjunto ultra leve com estes da foto Spinner. Boa sorte na pesca de Spinner. :bs-aplauder:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esses spiners são extremamente leves, menos da metade do peso de um spiner zero da blue fox

O fly tem o prazer do arremesso,de treinar o loop

Nesse caso nem tanto a apresentação,mas o fato de poder passar algumas horas praticando os arremessos em um lugar bonito e piscoso como o maquine, me faz arriscar essa barbaridade!

Equipo #5 medio rapido ou ainda uma switch #6

Será a pedida

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.