Ir para conteúdo

Dúvida quanto ao Goose Biots


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Amigos comprei uma série de cartelas de Goose Biots, mas nenhuma delas tem uma fibra tão é longa como mostrada abaixo:

DSCN5776.jpg

DSCN5777.jpg

DSCN5778.jpg

Qual a indicação de compra para atar dessa forma? :mellow:

Tenho fibras Goose Biots da Orvis e são bem pequenas, muito adequadas para atar o tail e as asas da ninfa Prince:

1543.jpg

Comprei também da marca HARELINE, mas são da mesmo forma fibras bem curtas:

SGB.jpg

Aguardo a dica dos amigos! :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas esse pessoal que ata e faz o passo a passo, devia ao menos informar que não é Goose Biot que está sendo usado no atado e sim outro material... :dry:

Veja o que está no site do Charlie:

Hook: TMC 100 #16-24............................

Thread: 10/0 Gudebrod, gray.......................

Tail: Gray Spade hackle fibers.........................

Wing: White or gray McFlylon.............................

Hackle: Blue Dun (gray) rooster neck or saddle feather.....................

Abdomen: Olive Gray Goose Biot.......................

Thorax: Olive Gray Superfine Dubbing.................

Assim complica, o abdômen diz ser feito com Goose Biot!

:D

Estou até mesmo pesquisando nos sites da WAPSI, UMPQUA e HARELINE em busca de informações quando a isso e não vi nada ainda, ou ao menos não achei ainda. Será que não sou eu que está entendendo errado a técnica de aplicação do Goose Biot? :sad:

Encontrei isso:

Turkey Biot Quills

TBQ.jpg

Será que é essa a fibra de Biot que está sendo usada na mosca exemplificada acima? :huh:

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Goose Biots Comprido

É isto mesmo Fausto e Goose Biots maior ate eu estou na procura lá na Argentina eu não conhecia agora já sei vou ver se compro lá quando for. Da uma olhada.

http://www.trouthunt.com/estore/details/2211/0/241

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

tb serve a fibra de pavão mas a encontrada nas pontas das penas da cauda aquelas que parecem um olho vi sendo usada em um video do DAVID MACPHIEL E FICAM COM O MESMO ACABAMENTO DAS GOOSE BIOTS

ABRAÇO

RAFAEL PROBST

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mas esse pessoal que ata e faz o passo a passo, devia ao menos informar que não é Goose Biot que está sendo usado no atado e sim outro material... :dry:

Veja o que está no site do Charlie:

Hook: TMC 100 #16-24............................

Thread: 10/0 Gudebrod, gray.......................

Tail: Gray Spade hackle fibers.........................

Wing: White or gray McFlylon.............................

Hackle: Blue Dun (gray) rooster neck or saddle feather.....................

Abdomen: Olive Gray Goose Biot.......................

Thorax: Olive Gray Superfine Dubbing.................

Assim complica, o abdômen diz ser feito com Goose Biot!

:D

Estou até mesmo pesquisando nos sites da WAPSI, UMPQUA e HARELINE em busca de informações quando a isso e não vi nada ainda, ou ao menos não achei ainda. Será que não sou eu que está entendendo errado a técnica de aplicação do Goose Biot? :sad:

Encontrei isso:

Turkey Biot Quills

TBQ.jpg

Será que é essa a fibra de Biot que está sendo usada na mosca exemplificada acima? :huh:

T+ :ok:

Fausto:

Vou torcer para estar errado, mas acho que o biot nessas penas é somente a parte curta, que é a parte que vem na embalagem desse da hareline. O outro lado da pena, o longo, acho que é de fibras normais. Na foto de atado que vc postou o anzol deve ser bem pequeno, pois a receita indica de # 16 a 24. Talvez por isso o biot pareça tão longo e largo

Qdo chegar fala pra gente como é

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Outro palpite. Digo palpite pois não me lembro mais da fonte e pode não estar correto.

Creio que a posição de amarração do biot (ganso ou peru) altera o aspecto final.

Caso seja atado amarrando peloo lado fino, o aspecto será como o da figura no início do tópico.

Caso seja atado amarrando pelo lado oposto, o mais grosso, aquele ligado à haste da pena, o aspecto será mais arrepiado.

sds

Neumannh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto:

Vou torcer para estar errado, mas acho que o biot nessas penas é somente a parte curta, que é a parte que vem na embalagem desse da hareline. O outro lado da pena, o longo, acho que é de fibras normais. Na foto de atado que vc postou o anzol deve ser bem pequeno, pois a receita indica de # 16 a 24. Talvez por isso o biot pareça tão longo e largo

Qdo chegar fala pra gente como é

abs

Não, vc não está errado - os biots são o lado mais fino da pena, que rem as cerdas mais duras, formando o bordo de ataque da asa do animal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Outro palpite. Digo palpite pois não me lembro mais da fonte e pode não estar correto.

Creio que a posição de amarração do biot (ganso ou peru) altera o aspecto final.

Caso seja atado amarrando peloo lado fino, o aspecto será como o da figura no início do tópico.

Caso seja atado amarrando pelo lado oposto, o mais grosso, aquele ligado à haste da pena, o aspecto será mais arrepiado.

sds

Neumann

Creio que não Neumann, o aspecto arrepiado está relacionado ao enrolar a pela com sua curvatura para dentro ou para fora e em ambos os casos começamos a atar pela ponta do Biot.

Fausto:

Vou torcer para estar errado, mas acho que o biot nessas penas é somente a parte curta, que é a parte que vem na embalagem desse da hareline. O outro lado da pena, o longo, acho que é de fibras normais. Na foto de atado que vc postou o anzol deve ser bem pequeno, pois a receita indica de # 16 a 24. Talvez por isso o biot pareça tão longo e largo

Qdo chegar fala pra gente como é

abs

Você está certo Celio, apenas uma pequena cerda do bordo de ataque da pena, como bem explicou o Nicácio, será usada para formar o abdômen da mosca e a outra parte da pena com as fibras normais, poderá ser usada para fazer asas para moscas WET, mas deve haver também outras aplicações para essa "sobra" de penas. E sim novamente, os Goose Biots que tenho são curtos mesmo e creio que são bem adequados para o abdômen de moscas bem pequenas, tanto que já estou ensaiando atar uma por esses dias e se der certo volto aqui para mostrar. Assim que os Biots de Peru chegarem vou aprender na prática suas diferenças em relação com os Biots de ganso.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

pra tirar a teima, atei ontem uma nesse estilo em um anzol #16, escolhi um biot comprido e deu ali. diria que o #16 é o maior que dá pra atar com os biots que eu tenho (goose)

vamos ver quando chegarem os de peru se realmente farão a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim Tcheigor vou fotografar as fibras uma do lado da outra para compararmos, bem como atar algumas moscas e fotografar também para ver como ficam. Em um de seus vídeos o Charlie Craven consegue dar seis voltas com um Goose Biot em uma Parachute, a mesma técnica usada no capítulo 20 de seu livro Basic Fly Tying.

Vai demorar um pouco par achegar esse material, pois foi comprado via eBay, isso se chegar é claro... rs... :happy:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto,

Exercite suas habilidade e meça um biot médio aí pra gente ter uma ideia de comprimento. Se for com paquímetro melhor ainda. Tire uma foto macro em cima de uma escala :happy:

Essa história de curto, médio longo é completamente subjetiva e não funciona direito. Se o anzol for com arame grosso já faz toda diferença na quantidade de voltas, independente de ambos serem #16.

Eu tenho várias embalagens de biots e penas coletadas em casa... Assim que der um tempinho (domingo que vem provavelmente) eu meço os meus pra discutirmos. Nunca atei com biot, mas essa discussão me interessa sobremaneira.

Abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos estas imagens da para ter uma idéia do tamanho Goose Biot, provavelmente precisa da ferramenta Hackler Pliers para facilitar na hora de atar ok.

fig2.jpg

fig3.jpg

fig4.jpg

Link original das imagens: http://flyanglersonl...ips/part102.php

Editado por Fausto
Adicionar o link para futuras consultas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tirando minha impressão digital... rs... :happy:

goose_biot.jpg

Como podem ver é uma fibra bem curta e tem que selecionar o anzol para fazer o abdômen de forma que não fique curto. Sim esse assunto muito me interessa também, pois pretendo atar muitas moscas com essa técnica, não que seja o máximo do atado, mas que fica no meu agrado quando vejo as moscas atadas com esse material, pois o Dubbing tem horas que não fica como eu quero e talvez seja por causa da marca que estou usando, tanto que já comprei uma nova coleção de Dubbing para atar especificamente desenvolvidos para moscas secas.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não tenho o talento do Charlie, mas estou praticando e aprendendo, principalmente com as dicas dele! :ok:

Uma pequena sequência do atado de uma Parachute com Goose Biot.

parachute_biot_1.jpg

parachute_biot_2.jpg

parachute_biot_3.jpg

parachute_biot_4.jpg

parachute_biot_5.jpg

Várias dicas estão bem definidas no livro do Charlie e uma delas é quanto a fixação do Hackle, que é iniciado na haste do anzol e levantando até o poste de polipropileno e outra grande dica é que o Goose Biot deve ficar de molho em água morna quando iniciar o atado, assim ele fica mais flexível e facilita o enrolar sobre a haste do anzol. Deixei de molho mais de dez minutos, isso porque estava atando e fotografando, no decorrer desse período o Biot ficou "mole" e a água esfriou. Fiz como ele passou a dica, coloquei água morna em um pires e deixei o Biot de molho. Fixei o Biot com sua curvatura natural (parte côncava da fibra) para baixo e fez esse efeito.

Não consegui dar mais do que quatro voltas com o Biot sobre a haste do anzol e ficou sobrando possivelmente uns três milímetros que poderiam ser usado para mais uma volta. Esse anzol é Tiemco TMC 102Y #15. Infelizmente a linha que tenho não é da cor do Biot, nem tão pouco o Dubbing, que para mim é bem ruim, pois não consigo fixá-lo bem a linha de atado, mas ao menos é possível ver outra dica de finalização do travamento do Hackle ensinada também no livro do Charlie. Não vejo a hora da minha nova coleção de Dubbing chegar.

Vou pegar uma truta com essa mosca! :D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Fausto como você já percebeu a colocação dos Biot , posso passar uma dica já passando a ponta do Biot pode ser antes da curvatura do anzol alinhamento da curva com a fisga e o poste pode ser colocado um pouco na frente, para você não se perde ata a linha fazendo uma marcação de limite de atado atrás do olho do anzol fica sendo um jeito de não ultra passar, e vai enfrente, se você quiser que eu passo umas dicas para você é só avisar que eu vou OK.

Ai esta o detalhe.

Figura1-2.jpg

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Me explica uma dica de cada vez, pois não entendi seu texto, está cada vez mais complicado... :unsure:

Acho que a primeira dica é que devo fixar a ponta do Biot um pouco antes da curvatura do anzol, não é isso? :mellow:

Se for isso, sim vou testar e ver o resultado. :ok:

A segunda dica é que o poste de polipropileno pode ser fixado um pouco mais próximo do olho do anzol, não é isso? :mellow:

Se for isso, vou atar mais para a frente para avaliar como vai ficar. :ok:

Realmente os livros dizem que o poste deve ser fixado a uns 20% do comprimento da haste do anzol e parece mesmo que esse poste está mais para trás.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto,

Compare sua mosca com a do Craven.

O abdômen da sua está 3X mais gordo (ANTES de colocar o biot)... você está aplicando MUUUUITA linha na hora de atar. Demais mesmo. Não é de espantar que seu biot não seja suficiente. Nessas iscas diferentes, menos é mais.

Matemática elementar nos diz que se o diâmetro do seu abdômen é da ordem de 2-3 vezes maior que o do Craven, você vai conseguir dar de 1/2 a 1/3 do número de voltas que o Craven dá com um biot do mesmo comprimento. Acho que isso resolve o mistério.

Repare também, independente da posição, que seu poste está MUUUUITO grosso. Quando eu faço o poste para o hackle, eu subo uma vez e desço uma vez enrolando com a linha... só. Assim o poste fica firme e tão magro quanto possível. O poste não precisa ficar gordão, cheio de Poly Yarn. Se vc fizer ele com menos fibras, ainda é possível ver de longe, o hackle fica firme no lugar e a isca fica com uma estética bem mais apurada.

Controla a mão do bobbing aí filho... tá deixando a isca empapuçada!

Estando ela mais slim, acho que vc não terá problemas com o biot.

Abraço

Jost

P.S.: Que linha é essa que vc tá usando? 6/0? ela parece ser grossa demais pra esse tamanho de mosca. Vide a foto na qual vc mostra a parte inferior da mosca terminada: uma passada da linha quase que cobriu todo o seu dubbing.

P.S. II: não se preocupe com a conicidade do abdômen. O biot fica mais largo conforme vc vai usando e a própria quantidade de material sobreposta a cada volta vai se encarregar de dar conicidade ao abdômen... se é que isso faz alguma diferença no ataque. Mantenha a base com o mínimo de linha possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que a primeira dica é que devo fixar a ponta do Biot um pouco antes da curvatura do anzol, não é isso?

Se for isso, sim vou testar e ver o resultado.

Sim é isto encima da curvatura atar.

segunda dica é que o poste de polipropileno pode ser fixado um pouco mais próximo do olho do anzol, não é isso?

Se for isso, vou atar mais para a frente para avaliar como vai ficar

Sim é isto deixando um espaço atrais do olho do anzol para facilitar no final do atado.

É isto mesmo vai enfrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim como o Jost falou, procura ficar na mente que na haste do anzol seja cônico o abdômen. Quando coloca o Dubbing na traseira do anzol (muito pouquinho) no meio para frente (mais groso) na linha de atado faz um teste coloca Dubbing pouquinho + um pouco + + pouco e + + + um pouco mantenha a linha esticada depois com dois dedos enrole o Dubbing olhe como ficou. Não sei se vai entender mais é isto.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
P.S.: Que linha é essa que vc tá usando? 6/0? ela parece ser grossa demais pra esse tamanho de mosca. Vide a foto na qual vc mostra a parte inferior da mosca terminada: uma passada da linha quase que cobriu todo o seu dubbing.

Sim tenho dúvidas quanto a numeração das linhas de atado mais indicadas para moscas pequeninas e essa linha na cor "cinza", ao menos diz ser cinza, é DANVILLE'S 210 WAXED FLYMASTER PLUS #31. Indica uma numeração mais adequada, por favor! :ok:

P.S. II: não se preocupe com a conicidade do abdômen. O biot fica mais largo conforme vc vai usando e a própria quantidade de material sobreposta a cada volta vai se encarregar de dar conicidade ao abdômen... se é que isso faz alguma diferença no ataque. Mantenha a base com o mínimo de linha possível.

Sim não estou usando a linha de atado para dar conicidade, acho que sou eu mesmo não está controlando a mão e devo estar usando muita linha para fixar o Tail. Atei outra mosca ontem a noite, mas não gostei da combinação de cores, além do que o Tail ficou maior que as proporções adequadas, além de comprido, usei muitas cerdas.

Veja como ficou:

parachute_biot_2.1.jpg

parachute_biot_2.2.jpg

parachute_biot_2.3.jpg

Quando coloca o Dubbing na traseira do anzol (muito pouquinho) no meio para frente (mais groso)

Marcelo não estou colocando Dubbing na parte de trás do anzol, estou usando somente a linha de atado e o Biot. Observe bem as fotografias e verá que estou usando Dubbing apenas do poste para frente.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto dei um exemplo, quando você coloca o Tail com quatro voltas paralelas não cai e com isto evite colocar varias voltas de linha.

Fausto os números dos anzóis exemplo Anzol 10,12, 14, 16 a 18 ata com SIZE 3/0 a 6/0 os anzóis maiores 8/0 em diante.

A linha 6/0 para mim fica melhor nos anzóis 14, 16 e 10 e a linha 3/0 para anzóis 18, 20 e 22 na minha opinião.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto, você pode não ter gostado das cores e do comprimento da cauda, mas repare que o abdômen ficou bem melhor.

Na verdade ficou muito boa a mosca.

Cara, 210 Denier dá quase uma linha 3/0!!

Você deve utilizar uma linha 8/0 (Uni 8/0 ou Danvilles 70 Denier) pra fazer essas moscas. Se usar linha maior que isso fica ruim.

Alguns até sugerem linha 10/0, mas acho desnecessário... o próprio Craven só usa 8/0. Mesmo pq quando vc chega no universo de linhas 8/0-10/0, começa a haver sobreposição de coisas... aí uma linha 10/0 de uma marca equivale a 8/0 de outra e vira uma zona. Fica na UNI 8/0 que não tem erro. O Zanetti parece que tem 8/0 com 50 jardas... dá pra vc experimentar sem ficar pobre.

Vc vai ver que com uma linha 8/0 você consegue fazer o atado direitinho sem volume quase nenhum.

Abração.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim a maioria de minhas linhas de atado são Orvis 6/0 ou Danvilles 70, mas justamente na cor cinza não tenho ainda dessa espessura, algo que vou resolver em breve. Vou comprar também as linhas 8/0 para ter em minha coleção. Sim agora entendo que as linhas Danvilles 210 grossas ou seja, as linhas 3/0 são também grossas nesse caso.

Entendi certo agora essa relação numéria entre as linhas? :huh:

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Questão de preferência e de prática de uso Marcelo. Eu uso linha 8/0 para todas as minhas moscas, de anzol 8 para baixo. Sinceramente prefiro usar uma linha mais "frágil", mas que tenha menos volume. Assim não tenho aquela infinidade de carretéis de linhas de diferentes diâmetros na minha frente. Se eu ver um carretel da UNI na minha mesa de atado, é 8/0. Além disso acho que as moscas ficam bem mais acabadas com a 8/0. Charlie Craven só usa 8/0, mesmo quando vai atar gafanhotos de EVA com deer hair.

Caso vá atar algo que necessite de tensão na linha (streamer, deer hair ou algo assim) aí mudo para uma linha 5/0 alternativa.

P.S.: a 8/0 é bem fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim a maioria de minhas linhas de atado são Orvis 6/0 ou Danvilles 70, mas justamente na cor cinza não tenho ainda dessa espessura, algo que vou resolver em breve. Vou comprar também as linhas 8/0 para ter em minha coleção. Sim agora entendo que as linhas Danvilles 210 grossas ou seja, as linhas 3/0 são também grossas nesse caso.

Entendi certo agora essa relação numéria entre as linhas? :huh:

T+ :ok:

Quanto menor o Número Denier, maior o número X/0 e mais fina a linha:

3/0 = 240 Denier = Linha grossona

8/0 = 70 Denier = Linha fina

Corretíssimo seu entendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Jost eu percebi que é uma questão de pratica eu também uso a 8/0 para as moscas miúdas realmente é mais perfeitas a maioria dos carretes são 6/0 e também ficam perfeitas. É com passar do tempo e a perfeição a linha ajuda. Valeu obrigado ter tirado a minha duvida.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

na maioria das vezes uso 6/0 para moscas grandes para pesca em água salgada. Sei que é possível usar 3/0, mas o acabamento fica pior, dependendo do tipo de mosca, claro

6/0 em mosca de pesca de truta acho muito grossa. Só numa emergência ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quanto menor o Número Denier, maior o número X/0 e mais fina a linha:

3/0 = 240 Denier = Linha grossona

8/0 = 70 Denier = Linha fina

Corretíssimo seu entendimento.

Agora está mais do que entendido! :ok:

Ou seja, por falta de informações comprava sempre algo errado, como no caso dessa linha 240 que tenho comigo, pois não é uma linha adequada para o tipo de atado que estou nesse momento estudando, ou seja, vai ficar perdida por algum tempo. O importante é que agora tenho uma linha de raciocínio melhor e uma escala de comparação entre a relação da numeração da linha de atado e o número Denier . Como estou focando a atenção em atar moscas secas bem pequenas, tenho que ter uma linha bem fina como as indicadas por você. Vou resolver isso também.

Valeu! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto

Dá uma lida ma matéria sobre linhas de atado no site do amigo Jamanta

http://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?showtopic=6132

Está incrivelmente bem explicado e detalhado. Vc verá tb que há outros aspectos importantes nas linhas além da bitola

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado :okok: (excelente) Fausto!

Voltando aos biots, venho ajuntando a algum tempo na minha "área 51" ( ;) ), umas penas

que dizem ser de asa de urubú. O que notei nessas penas é que têm uns biots muito grossos

e super resistentes. Em uma das penas há uns biots com quase uma polegada e o dobro da

espessura dos 'comerciais'. Quando lembrar e tiver tempo, coloco umas fotos comparativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dando continuidade aos estudos...

E dando atenção as informações passadas pelos amigos, resolvi atar mais uma parachute e escolhi uma combinação de cores que me agradou. Ainda estou me acertando com o Tail, mas ainda não tenho o material mais adequado para usar como Tail nas parachutes e aceito orientações. Li no livro do Charlie que a melhor pena para esse caso são as fibras de Hen Hackle, pois são mais arredondadas em suas pontas e as cerdas mais indicadas. Também estou apanhando com o Dubbing, mas estou usando o que tenho, logo terei Dubbing mais indicado para moscas secas tão pequenas.

Usei a linha de atado 70 Denier! :ok:

Inverti os passos e resolvi focar a fixação do Tail e do Biot, deixei o poste do parachute para depois.

parachute_biot_3.1.jpg

Talvez dessa vez tenha colocado o poste um pouco para a frente, mas parece que está boa a posição.

parachute_biot_3.2.jpg

Apliquei o Dubbing, mas ainda não está do meu agrado e estou fazendo o que posso com o Dubbing que tenho.

parachute_biot_3.3.jpg

Mosca finalizada e gostei da aplicação desse Hackle.

parachute_biot_3.4.jpg

Vista por baixo.

parachute_biot_3.5.jpg

Acho que agora já dá para pegar umas trutas! :D

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu! :okok:

Consegui dar seis voltas com o Biot! :D

Agora me passa uma dica da pena mais indicada para o Tail de nossas moscas secas! :ok:

É isso mesmo, tem que ser um Hen Hackle ou há outra indicação tão boa quanto essa? :mellow:

Estou usando uma pena que nem mesmo sei do que é... rs... :happy:

Veja que algumas fibras que selecionei são "peludas"! :frusty:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tem um outra linha da Tigre chamada Sable Touch, que possui cerdas MUITO boas... praticamente microfibets na cor caramelo. Talvez seja mais comum de achar e mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto esta excelente é com muita pratica chega lá é isto mesmo, o modo de colocar a pena Hackle no poste ajuda bastante. Parabéns APROVADO. :okok:

Muito bom à dica amigo Jost é mais um recurso muito interessante, agora os pintores que se cuidem, esta cor de caramelo é muito forte para as mosca da um efeito muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Hoje resolvi inverter a fibra do Biot para ver na prática o resultado e o acabamento fica diferente porque os pelos da fibra ficam ocultos, sobre a fibra. Resolvi também trocar de Dubbing, usei agora uma Dubbing sintético da Orvis (Spectrablend Antron Dubbing) e assim pude testar essa outra opção. Ainda não sei se gostei, mas ficou mais brilhante o tórax da mosca. A linha de atado (Thread) ainda é a mesma, pois é a única opção de cor mais próxima que tenho no momento.

parachute_biot_4.1.jpg

parachute_biot_4.2.jpg

Minha câmera não é mais a mesma e por isso as imagens não estão boas, pois molhei um pouco em dezembro na Patagônia. Ela voltou a funcionar, mas com manchas e também não é uma câmera adequada para fotografias assim.

Bem... É isso aí! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.