Ir para conteúdo

Relato patagônico (janeiro de 2012)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Após muito tempo de espera o grupo de janeiro estava pronto e ansioso para nossa pescaria na Patagônia. Dois amigos do grupo se anteciparam e foram alguns dias antes, o Jost (agora conhecido como G.I.JOST) e o Neumann (Nóiman) chegaram em SMAndes via Neuquén no meio da semana e pescaram de vadeo na região de Aluminé, nos rios Quillen e no próprio Aluminé. Essa pare do relato será detalhada por eles, mas diga-se de passagem que pescaram muito bem.

Chegamos em SMAndes na noite de domingo dia 15 e nos encontramos com os dois já no Hotel Torres Del Sur, que de fato muito bom e ficamos hospedados em um chalé (cabaña) com três quartos duplos e dois banheiros. Essa ida para SMAndes e cansativa, mas o aeroporto de Bariloche está novamente aberto e o aeroporto de Chapelco está com previsão de abertura para s segunda semana de fevereiro e sendo assim, os amigos que estão de viagem marcada para lá podem desde já entrar em contato com as Aerolineas Argentinas e trocar suas passagens de Bariloche para Chapelco. Segundo o Alejandro Klap (Pireco Turismo) já tem pessoas agendadas para pescar em fevereiro já com a passagem com destino final para Chapelco.

1º dia - Vadeo no rio Malleo (segunda feira dia 16)

Como de costume fomos guiados no primeiro dia para uma pescaria de vadeo para assim os guias conhecerem os novos pescadores, que no caso era a primeira vez do Hajime e do Cristiano, sendo assim uma dupla de novatos formada e guiada pessoalmente pelo Alejandro Klap. O rio escolhido pelo Alejandro foi o Malleo e fomos pescar em um tramo da ponte de ferro amarela (esse trecho fica localizado alguns quilômetros acima da Hosteria San Huberto). Como o grupo estava formado por seis pescadores e três guias, cada dupla foi corretamente guiada por um guia ficando assim:

Guia Alejandro Klap com o Hajime e com o Cristiano.

Guia Mauro com o Jost e com o Neumann.

Guia Emiliano com eu e com o Sérgio Krieger.

Após uma caminhada rio acima de aproximadamente dois quilômetros fiquei em um tramo perfeito para uma boa manhã de vadeo e pequei muitas trutas. Capturei aproximadamente 30 trutas em um tramo curto do rio e "garimpei" cada espaço rio acima na clássica pescaria up stream. Usei moscas secas parachutes atadas em anzol #14 e #16 tendo um resultado muito bom. Após atingir o trecho mais acima, descia em down stream pescando com ninfas e também muito boa a pescaria, mas poderia ter sido melhor se estivesse determinado a pescar com emergers, esse seria o grande lance para essa pescaria em down stream.

Após a clássica parada para o almoço resolvi subir novamente e pescar no mesmo tramo do rio (Fausto's pool), e novamente a pescaria foi muito boa. Não tive ação de grandes trutas durante todo o dia, algumas próximo a 35 cm, uma próximo a 40 cm e todas as demais abaixo de 30 cm, porém grande quantidade, tanto de trutas marrom, quanto de trutas arco íris, somando um total de 56 capturas.

Nos reunimos para a volta e todos estavam bem satisfeitos com seu primeiro dia de pesca na Patagônia. Como de costume após um bem banho fomos visitar as Fly Shops ainda abertas e logo em seguida comer na Posta Criolla. Um grupo como o nosso com seis pescadores e consumindo de forma econômica, sem exageros nos pratos, gasta aproximadamente AR$ 660 para cada jantar desses (R$ 290 para o grupo e R$ 50 para cada pescador) e se consumir pratos individuais e vinho, gasta aproximadamente AR$ 880.

2º dia - Flotada no Collon Cura (terça feira dia 17)

Nesse dia o Alejandro no ofereceu trocar a pescaria de vadeo por essa flotada e em comum acordo, todos concordamos e fomos. Foi cobrada uma pequena diferença para realizar essa flotada e foi muito bom para que o Hajime e o Cristiano pudessem conhecer antes do acampamento como é na prática uma flotada. Como sempre um rio temperamental (passional), pois enquanto algumas pessoas o adoram, outras o odeiam, principalmente se fizeram um dia uma má pescaria nele. Não vou dizer que foi uma pescaria maravilhosa, mas para o Collon Cura creio que foi muito boa, pois todos tiveram boas ações ao longo do dia e com boas capturas. Não capturei muitas trutas, porém grandes, me dando assim muita satisfação. O Sérgio pescou melhor, pois além de usar seu conjunto com linha floating, pode usar uma linha sinking tip e assim oferecer as moscas numa profundidade mais adequada e sendo assim, para que deseja pescar nos rio paratônicos, levar uma linha sinking tip é uma boa ideia, pois mesmo que não a use, poderá usá-la em alguns momento e melhorar suas capturas.

Para mim o melhor lance desse dia foi uma parada para vadeo que o Emiliano fes conosco e logo em seguida me convidou a tentar capturar trutas em um poço bem protegido por uma parede de pedra e árvores. Esse poço não se comunica com o rio e se forma quando fica baixo seu nível (dentro da caixa), ficando assim presas várias trutas e eram bem grandes. Como é uma pescaria de invasão, somente eu fui e com muita atenção e tranquilidade comecei a arremessar uma formiga negra com parachute (paraformiga). O primeiro arremesso foi para esticar a linha e foi curto, apenas o suficiente para ter controle melhor para os próximos arremessos. O guia se posicionou acima do barranco para uma melhor visualização e me direcionou o segundo arremesso, esse agora mais longo, porém ainda curto para que uma das trutas pudesse ver a mosca. Já no terceiro arremesso tudo foi diferente, pois o guia me indicou melhor como fazer o arremesso e ajoelhado próximo a margem do poço consegui apresentar a mosca ao alcance da uma das grandes trutas, foi cair na água, contar até três e pronto, uma das gigantes acreditou na mosca e partiu em disparada partindo assim meu tippet. O coração vei a boca e fiquei alguns segundos paralisado com o que aconteceu, e segundo o Emiliano, muitos já tentaram, mas não conseguiram sequer fazer com que as trutas fossem ver as moscas jogadas. Isso pode não ser muito gratificante, mas só o fato de conseguir fazer o que outros ainda não conseguiram, já me fez acreditar que um dia pode ser feito.

Encerramos nossa pescaria como sempre um ou dois quilômetros após o paredão e fomos nos preparar para o dia seguinte, pois seria o grande dia do acampamento, mas algo havia acontecido e não percebemos, pois vimos uma tormenta muito distante e ela de fato iria nos atormentar no dia seguinte. Dessa vez o jantar foi mais econômico, fomos a Pizzaria La Nonna e comemos assim algumas pizzas que de fato estavam maravilhosas.

3º dia - Início da flotada com acampamento de três dias do rio Aliminé (quarta feira dia 18)

Depois dos relatos maravilhosos que nos foi dado pelo Jost e pelo Neumann, quando lá estiveram na região a alguns dias pescando de vadeo, ficamos muito esperançosos de assim realizar uma maravilhosa pescaria, mas tudo mudou ao chegarmos em sua margem, pois o rio estava turvo, com a água meio acinzentada (leitosa) e de fato comprometeu e muito a pescaria desse dia. Entramos no rio determinados a pescar e cada um começou com o que achava mais adequado, o Sérgio usou por toda a manhã linha sinking tip e moscas volumosas como os "gatos", por exemplo, mais sem resultado, creio que apenas um ou dois piques. Eu fui armado com linha floating e usei um dropper de foam beetle com ninfa e tive apenas um único ataque na foam beetle que nem sequer consegui ferrar o peixe. O mesmo se sucedeu com as demais duplas e tirando um ou outro ataque que não se confirmou, creio que ao longo do dia somente o Hajime teve a felicidade de pescar uma única truta. Isso deixou o grupo desmotivado e muito frustrado, pois o dia foi cruel para todos, ficando assim a vontade de desistir e abortar a flotada, mas não era possível, pois era necessário acampar para assim no outro dia decidirmos o que ser feito. Imagino como estava nesse momento a mente do Alejandro Klap, pois ele faz de tudo para realizar nossas expectativas, algo que faz diferença e ele também estava apreensivo. Após a clássica parrilla patagônica fomos dormir e assim apenas manter a esperança que no dia seguinte tudo fosse diferente.

4º dia - Continuação da flotada do Aluminé (quinta feira dia 19)

Ao amanhecer a ansiedade era total, pois se não tivéssemos sucesso na parte da manhã, o Alejandro teria que abortar a missão e partir para outra opção de pesca. Para nossa sorte tudo mudou durante a noite, pois o rio limpou e as trutas abriram a boca. Foi uma manhã de muitas ações e tive a oportunidade de capturar belas e fortes trutas arco íris, o mesmo acontecendo com as demais duplas, deixando assim o Hajime e o Cristiano muito felizes, e motivando um pouco o Jost e o Neumann. Paramos para o almoço e como o dia estava radicalmente diferente do primeiro, demos continuidade a pesca e fomos em busca de mais trutas. Novamente as trutas abriram a boca e todos foram premiados com seus troféus. Elas voltaram a comer bem a tarde, o rio estava mais limpo e desse momento em diante as esperanças voltaram para assim darmos continuidade até a noite no acampamento. Tanto no primeiro dia quanto no segundo dia a água estava acima de 20 ºC e foi possível tomarmos um bom banho e após o jantar, ficamos todos mais esperançosos para assim darmos continuidade a flotada de três dias.

5º dia - Finalização da flotada do Aluminé (sexta feira dia 20)

Ao amanhecer e logo após o café da manhã entramos em nosso botes e demos continuidade a flotada. A água estava mais clara ainda, porém as ações diminuíram, não estava como o dia anterior, havia ações, porém com menos frequência. Nesse dia tive a oportunidade de capturar uma bela truta marrom, devidamente fotografada pelo Sérgio, pois minha câmera apresentou defeito, aliás, todas as minhas trutas foram fotografadas pelo Sérgio, pois já no primeiro dia minha câmera não funcionada, possivelmente em função de ter molhado após um tombo no mês passado. Que isso sirva de lição para assim eu comprar um câmera aprova d'água. Durante a tarde desse dia a pescaria ficou pior, com poucos e isoladas ações e finalizamos o flotada na confluência do rio Aluminé com o rio Malleo. Ficou então a má impressão de uma flotada frustrada, pois todos esperavam que teríamos um pescaria tão semelhante como a realizada por mim em dezembro. Fomos para o hotel, e saímos para assim fazermos mais um belo jantar na Posta Criolla, mas agora em grande estilo com pratos individuais, vinho e sobremesa.

6º dia - Último dia da excursão (sábado dia 21)

Nesse dia o grupo se separou, o Sérgio e o Hajime resolveram fazer uma flotada curta do Chumehuin médio e os demais fomos pescar de vadeo também no Chimehuin, mais precisamente no corredor do Chimehuin. Após atravessarmos a ponte de ferro do Chimehuin, subimos sua margem em uma longa caminhada de aproximadamente 4 quilômetros para assim explorarmos alguns trechos para mim desconhecidos no vadeo. Novamente a pescaria foi muito boa e alguns amigos tiveram a felicidade de capturar boas trutas. Eu não gosto de desafiar o Chimehuin, pois foi nele que tive uma hérnia de disco extrusada e assim o respeito e não forço mais minha coluna em suas águas. Fiz o que gosto de fazer, "garimpei" o Chimehuin e encontrei muitas trutas, formam mais de 40 trutas capturadas ao longo do dia e muitas perdidas, pois como não subo o rio em up stream, perdia muitos piques. Pesco no Chimehuin apenas em down stream e arrebentei a tarde com um dropper montado com uma parachute #14 e uma timberline atada em anzol #16, essa combinação fez com tivesse ações constantes, mais como em down stream a mosca seca "draga" muito rápido, ficava então a emerger para assim fazer as capturas. Com essa técnica capturei poucas trutas na mosca seca, mas na emerger em droopper a história é outra, era a mosca da vez para as trutas e foi assim até às 15 horas. Se tivéssemos de fato pescado até o anoitecer, teria certamente capturado mais de 100 trutas nesse dia.

Me desculpem por esse longo texto e espero que seja útil para os amigos que tenham o interesse em fazer a mesma jornada. Não tenho o costume de escrever assim e estou satisfeito de ter reservado tempo para isso. Se algum dos amigos desejarem me questionar, sinta-se a vontade, pois esse é um dos motivos da existência desse fórum.

Informar para que quer informação e não informar ao Google.

Agora com fotografias! :okok:

Desculpem pelo abuso no Photoshop, mas de fato melhora muito as imagens.

Grupo de janeiro: Cristiano - Neumann - J.I.Jost - Fausto - Hajime - Sérgio

PT-2012-01.jpg

Truta arco íris do rio Malleo

PT-2012-02.jpg

Truta marrom do rio Malleo

PT-2012-03.jpg

Detalhe da bela truta e da lindíssima carretilha personalizada

PT-2012-04.jpg

Hotel Torres Del Sur

PT-2012-05.jpg

Corredor onde ficam os chalés (cabañas)

PT-2012-07.jpg

Manhã de nossa ida para a flotada do rio Collon Cura

PT-2012-06.jpg

Truta arco íris do Collon Cura

PT-2012-08.jpg

Sérgio e uma de suas trutas arco íris do Collon Cura

PT-2012-09.jpg

Mais uma truta arco íris do Collon Cura

PT-2012-10.jpg

Parada para almoçarmos no Collon Cura

PT-2012-12.jpg

Almoço no Collon Cura

PT-2012-11.jpg

Sérgio e mais uma truta do Collon Cura

PT-2012-13.jpg

Só alegria

PT-2012-14.jpg

Alejandro Klap da Pireco Turismo

PT-2012-15.jpg

Início da flotada do rio Aluminé

PT-2012-16.jpg

Acampamento no rio Aluminé

PT-2012-17.jpg

Fogueira e churrasco sobre a parrilla

PT-2012-18.jpg

Truta arco íris do rio Aluminé

PT-2012-19.jpg

O Sérgio Augusto também com uma truta arco íris do Aluminé

PT-2012-20.jpg

Essa arco íris deu mais trabalho entre todas que capturei

PT-2012-21.jpg

Martin pescador (tive que abusar no Photoshop)

PT-2012-22.jpg

Martin pescador

PT-2012-23.jpg

Martin pescador (se o Ulisses Hirata tivesse ido, certamente com suas câmeras e objetivas a história era outra)

PT-2012-24.jpg

Mais uma truta arco íris do Aluminé

PT-2012-25.jpg

Outra

PT-2012-26.jpg

Agora uma truta marrom do rio Aluminé

PT-2012-27.jpg

Truta arco íris do rio Aluminé

PT-2012-28.jpg

Mais uma

PT-2012-29.jpg

Um visitante e parece uma lontra

PT-2012-30.jpg

Parada para o almoço

PT-2012-31.jpg

Hajime e uma truta marrom do rio Chimehuin

PT-2012-32.jpg

Vídeo do Cristiano no rio Malleo

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Especial o relato!

Exatamente isso

Na proxima temporada tem mais se Deus quiser

Agradeço aos amigos pelas orientaçoēs e estimulo em cada vez mais procurar melhorar

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Fausto e demais amigos, foi um relato maravilhoso e pude imaginar cada truta subindo nos dry.

Outra boa notícia foi a previsão da abertura do aeroporto de Chapelco, estou indo em Março e comprei as passagens para Chapelco.

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fausto,

Relato muito fidedigno, bem elaborado e informativo.

Aguardando pelas fotos que certamente trarão mais emoção

combinadas com o relato.

Parabéns a todos por esta maravilhosa pescaria !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns a turma de Janeiro, tenho certeza que todos gostarão a região é fantástica junto com as famosas Trutas para alegria de todos, na próxima vez que eu for vai ser diferente os meus erros não vai acontecer e sim muitas trutas de tamanhos variados todos vão ver.

Amigo Fausto uma pergunta a temporada inicia e o final qual os meses?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigo Fausto então são seis meses de pesca o restante é frio(gelo) é isto?

Abraço.

Sim Marcelo algum tempo depois de maio a região neva e vira estação de esqui (Cerro Chapelco), que no caso é outra atividade esportiva oferecida pela Pireco Turismo.

Vou editar algumas fotografias do Sérgio e colocar no primeiro post do tópico! :ok:

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Japa fica comendo pipoca doce no bote e nem limpa os beiços pra pescar hehehe

Ô bichinha planaltina !!!!

Vistes a carretilha do KRIEGUER ????? Parece adereço de escola de samba !!!! Rsrsrsrs

Não vais copiar uma não ??????

E as fotos da dupla Jost/Neumman ????

Quero ver peixe meu amigo !!!!!!!

Abração

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, como ficou a questão dos studs ou dos hard bites nos solados Vibram, nas flotadas, os guias deixam que se utilze botas com studs/hard bites metálicos dentro dos botes?

Alguém no grupo usou, ou todos utilizaram só botas com feltro?

Baita abraço.

Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fausto, como ficou a questão dos studs ou dos hard bites nos solados Vibram, nas flotadas, os guias deixam que se utilze botas com studs/hard bites metálicos dentro dos botes?

Alguém no grupo usou, ou todos utilizaram só botas com feltro?

Baita abraço.

Edu.

Não instalei os HardBites em minhas botas, fiquei preocupado quanto a usar eles durante a flotada, pois pisamos o tempo todo na linha de Fly e certamente teria danificado ela. Sem os HardBites já é possível um dano na linha, com eles seria certo. Mas devo confessar que fizeram muita falta, pois o solado de borracha não atendeu como esperava nas pescarias de vadeio, principalmente no rio Malleo em sua parte alta, pois escorrega e muito, segura bem apenas em locais de pedras baixas e sem limo.

Não questionei o Alejandro sobre deixar ou não usar os HardBites nos botes, pois de fato esqueci que perguntar a ele. Dentro do bote inflável há uma estrutura metálica que suporta um deck de madeira e sobre esse deck pisamos o tempo todo. Há um deck na frente do bote e outro em sua parte traseira.

Creio que no grupo somente eu e o Neumann usamos as botas Simms BlackFoot com solado Vibram, os demais amigos usaram solado de feltro. Não tenho certeza quanto ao Cristiano, pois sua bota é Cabelas e não vi o solado.

Sim faz falta os HardBites durante as pescarias de vadeio, isso é um fato, e estou estudando uma solução para isso, pois tirar e colocar os studs o tempo todo vai dar problema. Como já tenho essa bota e também os HardBites, estou avaliando como proceder, mas se tiver instalar e ter que tirar para as futuras flotadas, vou reinstalar eles com cola de PVC ou outro tipo de cola.

T+ :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

solado de feltro !!!!

mas pelo que observei não deve ser recomendado pisar na parte plastica ou emborrachada do bote com os pinos,provavelmente causarão danos ao bote.

até!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ah!! rapaziada

Já estou com saudade

Espetaculo de lugar para o flyfishing

Se gosta volta alucinado

Se não gosta começa a gostar

É viciante,opa fascinante!!!!

Se tudo correr bem ano que vem tem mais

Valeu!!

Fausto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fabito

Não conseguimos te superar... segue duas fotos. A primeira mostra a arcoiris que peguei com uma seca (parachute). A bateria terminou com esta foto e não pude tirar melhores fotos. Logo depois começaram os meus infortúnios. Wader vazando, quebra da ponteira da Thomas&Thomas 5#, perda da lente do óculos polarizado, bota com feltro rebentando e bota com sola de borracha escorregando um pouquinho, máquina fotográfica caiu na água (voltou a fotografar mas com imagens péssimas).

arcoiris_quillen.jpg

A outra foto mostra uma das muitas, mas muitas mesmo, trutas que o Jost pescou no Quillén depois de acertar o hatch (phaisant tail 16 ou 18 com bead head).

jost_quillen.jpg

O Jost está em missão no Rio. Depois escrevemos um relato e colocamos mais fotos.

sds

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quillén

Uma das primeiras marrons um pouquinho maiores que peguei:

Patagnia2012-01.jpg

Foto subaquática... recomendo comprar uma máquina que faça isso... é muito legal (vejam fotos abaixo):

Patagnia2012-02.jpg

Essa marrom quebrou a ponteira da minha Sage One... parte peso e força da truta, parte bisonhice do pescador:

Patagnia2012-03.jpg

Quillén upstream:

Patagnia2012-04.jpg

Quillén downstream:

Patagnia2012-05.jpg

Um dos locais de almoço:

Patagnia2012-06.jpg

Essa corredeira rendeu alguns peixes grandes do Quillén:

Patagnia2012-07.jpg

Desembocadura do Quillén no Aluminé:

Patagnia2012-08.jpg

Foto clássica de truta pega nas corredeiras dessa desembocadura:

Patagnia2012-09.jpg

Foz do Quillén.... lá no fundo, cerca de uns 50 metros abaixo do ponto onde foi tirada a foto, já pode ser visto o Aluminé:

Patagnia2012-10.jpg

Final de pescaria no Quillén... local excelente:

Patagnia2012-11.jpg

Sala de estar da Hostería Quillén:

Patagnia2012-12.jpg

Junín:

Mesa de atado de um cidadão em Junín de los Andes:

Patagnia2012-13.jpg

Primeiro vadeo no Malleo:

Um dos motivos de pescar por lá.... a paisagem é desse tipo (Malleo):

Patagnia2012-14.jpg

Fausto no upstream:

Patagnia2012-15.jpg

...e: :ok:

Patagnia2012-16.jpg

Neumann e sua marrom:

Patagnia2012-17.jpg

A truta descansando após a captura:

Patagnia2012-18.jpg

Flotada no Aluminé:

Muita cinza no ar algumas vezes. Parece uma foto normal, mas havia muito material particulado no ar:

Patagnia2012-19.jpg

Jornada para a infame flotada no Aluminé:

Patagnia2012-20.jpg

Patagnia2012-21.jpg

Mayfly (testando o macro da Panasonic TS3):

Patagnia2012-22.jpg

Jantar na primeira noite de acampamento:

Patagnia2012-23.jpg

Sempre digo que as noites na Patagônia são algo fora do normal... essas não foram excessão:

Patagnia2012-24.jpg

Uma perca no início do segundo dia pra tirar o dedo:

Patagnia2012-25.jpg

Almoço descontraído:

Patagnia2012-26.jpg

Quatro arremessos comprovaram nossa total falta de classe para pescar trutas (minha e do Neumann)... Mauro aprontando das suas hehe; pense num guia sem graça quando o peixe saiu da água: eu ri muito haha... bela truta:

Patagnia2012-27.jpg

Truta de surpresa atacando um Wooly Bugger à deriva... a sorte favorece àqueles com a mosca dentro da água:

Patagnia2012-28.jpg

Neumann e seu excelente arroz de carreteiro... raspamos até o que ficou queimado no fundo da panela:

Patagnia2012-29.jpg

Japa torando forte na noite do segundo dia de flotada (mas tava todo mundo na quebradeira também):

Patagnia2012-30.jpg

Pâncora (cerca de uns 8 cm de comprimento):

Patagnia2012-31.jpg

Marron na corredeira.... Abel gritou forte com essa... excelente:

Patagnia2012-32.jpg

Como eu disse, vale uma câmera subaquática:

Patagnia2012-33.jpg

Uma na seca pra variar um pouco:

Patagnia2012-34.jpg

Final de flotada no Aluminé:

Patagnia2012-35.jpg

Segundo vadeo no Malleo:

Como disse o Neumann, o sujeito foi atacado por várias pragas bíblicas durante a pescaria... o resultado conjunto delas todas é a figura decrépita abaixo, mantida em alta resolução para verificação dos detalhes trágicos:

Patagnia2012-36.jpg

Guia Mauro... sempre paciente com meus resmungos :D:ok:

Patagnia2012-37.jpg

Pra resumir a ópera: 10 dias excelentes de pesca.

Neumann foi excelente companhia, ainda que recitando coisas em latim durante as flotadas haha. Valeu companheiro... sempre que quiser estamos aí para aventuras pescativas.

Conhecer o Hajime e o Cristiano em ambiente de pesca foi muito divertido.

Cristiano, valeu pelas conversas sobre aviação! Foram muito úteis na volta haha :D

O Japa possui ótimo senso de humor rsrs, o que não deixa de ser inusitado. Sempre o imaginei como um japonês sério!

Valeu Fausto e Sérgio pela excelente companhia.

Mauro, valeu o incentivo e as brincadeiras... nota 10.

Grande abraço a todos.

Jost

P.S.: Pra falar a verdade, depois de olhar as fotos algumas vezes, deu uma saudade monstra já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns ao grupo pela pescaria !

Ano que vem me escalo na reserva...se alguém não puder ir....

Mas que invocada essa carreta do tio Sérgio, hein !

E o macanudo tapejara (figura decrépita, cuja foto será colocada em lugar de destaque no mural da Unicamp) tomou todas pelo visto...... dizia que água de Campinas fazia mal pro fígado ! rsrsrs

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Truta esperta e voraz

Agua pura , cristalina

Correndo entre as pedras de um jeito natural

A força dessas aguas é descomunal

Agua pura , cristalina

Em um rio de belezas infinitas

Com margens encantadoras

Extensas terras

Serpentiadas por aguas promissoras

Cada trecho do rio

Pinta um quadro

Para sempre,sempre ser lembrado

É tanta beleza

Que os olhos não cansam de ver

Essas maravilhas de lugares

Em que as trutas gostam de viver

Truta esperta e voraz

Faz correr a adrenalina

Gravando na memoria

Lembranças que não serão esquecidas

Agua pura, cristalina

Descendo o rio nos ensina

A apreciar o belo

Cada trecho do rio

Pinta um quadro

Para sempre, sempre ser lembrado

Truta esperta e voraz

Faz correr a adrenalina

Gravando na memoria

Lembranças que não serão esquecidas!

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

muy buen relato,

una semana de pesca muy buena,

saludos a todos los amigos

Olá MAURO !!!!

Como está sua filha ??????

Na semana que aí estive pescando tu estavas as voltas com seu nascimento !!!!

Espero que ela pareça com a mãe !!!!! Rsrsrsrsrsr

Você é muito feio !!!!!

Parabéns e felicidades !!!

Abraço

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quillén

Uma das primeiras marrons um pouquinho maiores que peguei:

Patagnia2012-01.jpg

Foto subaquática... recomendo comprar uma máquina que faça isso... é muito legal (vejam fotos abaixo):

Patagnia2012-02.jpg

Essa marrom quebrou a ponteira da minha Sage One... parte peso e força da truta, parte bisonhice do pescador:

Patagnia2012-03.jpg

Quillén upstream:

Patagnia2012-04.jpg

Quillén downstream:

Patagnia2012-05.jpg

Um dos locais de almoço:

Patagnia2012-06.jpg

Essa corredeira rendeu alguns peixes grandes do Quillén:

Patagnia2012-07.jpg

Desembocadura do Quillén no Aluminé:

Patagnia2012-08.jpg

Foto clássica de truta pega nas corredeiras dessa desembocadura:

Patagnia2012-09.jpg

Foz do Quillén.... lá no fundo, cerca de uns 50 metros abaixo do ponto onde foi tirada a foto, já pode ser visto o Aluminé:

Patagnia2012-10.jpg

Final de pescaria no Quillén... local excelente:

Patagnia2012-11.jpg

Sala de estar da Hostería Quillén:

Patagnia2012-12.jpg

Junín:

Mesa de atado de um cidadão em Junín de los Andes:

Patagnia2012-13.jpg

Primeiro vadeo no Malleo:

Um dos motivos de pescar por lá.... a paisagem é desse tipo (Malleo):

Patagnia2012-14.jpg

Fausto no upstream:

Patagnia2012-15.jpg

...e: :ok:

Patagnia2012-16.jpg

Neumann e sua marrom:

Patagnia2012-17.jpg

A truta descansando após a captura:

Patagnia2012-18.jpg

Flotada no Aluminé:

Muita cinza no ar algumas vezes. Parece uma foto normal, mas havia muito material particulado no ar:

Patagnia2012-19.jpg

Jornada para a infame flotada no Aluminé:

Patagnia2012-20.jpg

Patagnia2012-21.jpg

Mayfly (testando o macro da Panasonic TS3):

Patagnia2012-22.jpg

Jantar na primeira noite de acampamento:

Patagnia2012-23.jpg

Sempre digo que as noites na Patagônia são algo fora do normal... essas não foram excessão:

Patagnia2012-24.jpg

Uma perca no início do segundo dia pra tirar o dedo:

Patagnia2012-25.jpg

Almoço descontraído:

Patagnia2012-26.jpg

Quatro arremessos comprovaram nossa total falta de classe para pescar trutas (minha e do Neumann)... Mauro aprontando das suas hehe; pense num guia sem graça quando o peixe saiu da água: eu ri muito haha... bela truta:

Patagnia2012-27.jpg

Truta de surpresa atacando um Wooly Bugger à deriva... a sorte favorece àqueles com a mosca dentro da água:

Patagnia2012-28.jpg

Neumann e seu excelente arroz de carreteiro... raspamos até o que ficou queimado no fundo da panela:

Patagnia2012-29.jpg

Japa torando forte na noite do segundo dia de flotada (mas tava todo mundo na quebradeira também):

Patagnia2012-30.jpg

Pâncora (cerca de uns 8 cm de comprimento):

Patagnia2012-31.jpg

Marron na corredeira.... Abel gritou forte com essa... excelente:

Patagnia2012-32.jpg

Como eu disse, vale uma câmera subaquática:

Patagnia2012-33.jpg

Uma na seca pra variar um pouco:

Patagnia2012-34.jpg

Final de flotada no Aluminé:

Patagnia2012-35.jpg

Segundo vadeo no Malleo:

Como disse o Neumann, o sujeito foi atacado por várias pragas bíblicas durante a pescaria... o resultado conjunto delas todas é a figura decrépita abaixo, mantida em alta resolução para verificação dos detalhes trágicos:

Patagnia2012-36.jpg

Guia Mauro... sempre paciente com meus resmungos :D:ok:

Patagnia2012-37.jpg

Pra resumir a ópera: 10 dias excelentes de pesca.

Neumann foi excelente companhia, ainda que recitando coisas em latim durante as flotadas haha. Valeu companheiro... sempre que quiser estamos aí para aventuras pescativas.

Conhecer o Hajime e o Cristiano em ambiente de pesca foi muito divertido.

Cristiano, valeu pelas conversas sobre aviação! Foram muito úteis na volta haha :D

O Japa possui ótimo senso de humor rsrs, o que não deixa de ser inusitado. Sempre o imaginei como um japonês sério!

Valeu Fausto e Sérgio pela excelente companhia.

Mauro, valeu o incentivo e as brincadeiras... nota 10.

Grande abraço a todos.

Jost

P.S.: Pra falar a verdade, depois de olhar as fotos algumas vezes, deu uma saudade monstra já...

Deus do Céu !!!!!!

Como vcs conseguem fazer isso ????? Rsrsrsrsrsr

A foto do Neumman está DEPLORÁVEL !!!!! Rsrsrsrsrsr

Como pude perder isso ?????

Mas, nem tudo foi perdido !!!!!!!

As trutas estão o máximo !!!! Relutantemente tenho que dar os parabéns aos dois !!!!! Mesmo quebrando varas de pesca e perdendo lentes dos óculos !!!! Uma SAGE ????? Putz !!!!! Se ainda fosse uma QUAZAR , como a minha, vá lá !!!!!!

As fotos também ficaram muito boas !!!! Aquele ponto em que o Quillén junta-se ao Aluminé é meio mágico mesmo.Alí, três anos atrás um tal guia chamado AJAX (nome de sabão em pó), logo quando dobra a direita e acabam as pedras redondas e começa a areia, deu uma surra de passaguá em uma que peguei até ela ir embora !!!!

Parabéns mesmo !!!! Fizeram uma bela pescaria !!!!!

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabens ao grupo.So' tinha gente boa...,os peixes estavam muito bonitos.Deu saudades destas aguas...

Gostei muito da foto do Fausto pescando rio acima,o loop esta certinho,e no fim tem um peixe na ponta da linha.Trabalho bem excutado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Como disse o Neumann, o sujeito foi atacado por várias pragas bíblicas durante a pescaria... o resultado conjunto delas todas é a figura decrépita abaixo, mantida em alta resolução para verificação dos detalhes trágicos:

Patagnia2012-36.jpg

Neumann amigo desculpa falar mas se fosse aqui em Minas, na Semana Santa, corria o risco da turma te confundir com um boneco de Judas e descer o lenho. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Desculpa a brincadeira :okok: :okok: :ok: :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Segue meu pequeno relato.

Chegamos a S M de los Andes em carro alugado, voando via Neuquén. Pernoite em SM, compras rápidas e licença de pesca(válida para toda a temporeda) e toca para a Estância Qillén, cerca de 80 km de SM. Após cruzarmos a ponte sobre o Aluminé, fomos parados pela fiscalização para desinfecção de waders, botas, vara e linhas. Só faltaram as iscas. Hospedados e almoçados pela Estância Quillén, saímos para pescar a pé pelos arredores começando pelo Aluminé.

Ali peguei minha primeira truta da temporada, uma trutinha, usando uma hares hear com soft hackle de minha autoria. é uma trutinha mas foi a primeira...

primeira_de_2012.jpg

Seguimos para o Quillén onde capturei outras trutas, uma perca e a maior arciíris da passagem pelo Quillém. usei uma adams padrão (no tópico anterior escrevi parachute mas estava errado) onde, na felicidade de toda a captura acabei ou pisando na ponteira da vara ou a empurrando contra uma pedra. A vara já está a caminh da Thomas&Thomas para reparo. A foto abaixo é a arcoíris desfocada do meu post anterior dentro do net. local era uma beleza. Uma correira forte desaguava em um poção margeado por paredão de pedra na margem direita. Eu arremessava 9 a 15 m (marcação na linha) postado no cascalho da margem esquerda. Via as trutas subindo e comendo (rise) na espuma. Havia uma eclosão de mayflies em andamento. coloquei o coringa de todas as horas, uma Adams em anzol 14. Alguns ataques de trutas vesgas quando a mosca cai no meio da espuma. resolvo arremessar na base do paredão. Tiro dado e bugio deitado. A mosca cai na água, deriva perfeitamente e a truta ataca. Eu a ferro. ela toma linha e vamos negociando a briga até ela chegar ao alance do net onde ela não cabe. Felicidade. Alegria. Deu tudo certo. tão certo que nem fiquei tão triste pela vara quebrada!

arcoiris_quillen_net.jpg

Na sexta-feira, vara 3#, linha DT e com vento foi difícil para mim, 8 trutinhas o dia todo e nenhuma marrom. O Jost, ninfando, acertou a mão e a mosca, 43 trutas. Uma lavada. Ninfar é a praia dele. A mosca da vez era uma phaisant tail com bead head - pensamos que devido ao calor as trutas ficavam mais no fundo do rio. Mas não foi apenas isto. O trabalho da vara, a leitura do rio, as correções da linha para fazer com a isca "flutuasse" mais tempo a 5 cm do fundo do rio (copirraite do Fabito). Tudo certo.

No sábado pela manhã, escorrego, tropeço, tranço as pernas. Sei lá. Molho a máquina, minha companheira de outras três pescarias na Patagônia. Ela volta a funcionar depois de três dias mas a qualidade de imagem não é mais a mesma. Depois do banho, pescando de seca, vejo uma truta comer logo depois de um sauce, escondida em uma pedra. Faço o arremesso 2 metros antes dela, corrijo a linha e "trutcha"... é grandota, parece ser uma marrom. Toma linha e pela primeira vez vejo uma truta jogar sujo. Ela corre para uma pequena pauleira, se enrosca e consegue escapar... Fico com um toco molhado, regalo da truta. Na parte da tarde, cometo um exagero. Pesco com vara 8 (Sage Lauch molengona) e tippet 5x!!!

No domingo pela manhã, em um poço na foz do Quillén com o Aluminé, vejo uma enorme truta marrom subir e, delicadamente, como descrito nos livros, comer uns midges ou muito pequenas mayflies. Coloco uma caddis e tenho ações mas não ferro nenhuma truta pois estava em um barranco em posição difícil para arremesso e trabalho da linha. Antes havia pegado umas arcoíris miudinhas Aluminé abaixo. A tarde, voltamos para SM de los Andes.

Na segunda, vadeio no Malleo. o Jost, esperto, despistou o guia. Fico com o guia, o que é bom mas também é ruim. é bom pois sempre temos algo para aprender mas pescamos sob pressão. Guias querem buscar as grandes. funcionou. Peguei boas arcoíris e a marrom mostrada no post do Jost. É ruim pois não podemos fazer a pescaria no nosso ritmo, experimentando, errando, usando as iscas que atamos. NAs próximas pescarias, guia somente para luagres novos ou flotadas, é claro.

Na terça, a primeira decepção. Flotada no Collon Cura ao invés de outro vadeio Três ou quatro capturas, uma delas na klinkhamer e outras quatro ou cinco ações. Calor, vento, vento e calor. Para mim, o de sempre no CC.

Na quarta-feira, saida para flotada com 2 acampamentos. A maior decepção da viagem. Um rio sujo na Patagônia!!! Pode? Duzentos e trinta e nove arremessos e uma ação. mais trezentos e setenta e quatro arremessos e chegamos ao acampamento. Na chegada, um susto. Pensei ver o Yeti, o abominável homem das neves, andando ás margens do Aluminé... uma miragem, decerto.

Na quinta-feira, o rio está bem mais limpo. Não cristalino (gim clear) mas limpo o suficiente para pescar bem. Pesquei com seca: gusano (uma arcoíris), com um besouro preto, com rib azul e patas laranjas atado pelo Mauro, com o pom-pom. Paramos em uma corredeira onde as capturas abaixo acontecem. Vejam a cor das fotos, efeito da água na minha Canon...

arcoiris_alumin%C3%A9_I.jpg

arcoiris_alumin%C3%A9_II.jpg

A noite, cozinho um arroz de carreteiro com arroz quebrado e sem cheiro verde e com pouca carne. Os companheiros são educados e dizem que ficou bom e até raspam a panela para confirmar o dito...

Na sexta-feira, segue a flotada com o Aluminpe já cristalino. Segue as ações com secas. Até o Jost perde o cabaço na seca...

arcoiris_alumin%C3%A9_III.jpg

arcoiris_alumin%C3%A9_IV.jpg

No sábado, cansados, estropiados, esfolados e, no meu caso, molhado na perna direita, vamos vadear o Chimeuin. Sempre na seca, pego o maior troféu da temporada no pom-pom. Esta bela marrom. Um macho que já começa a apresentar a boca deformada.

marron_Chimehuin_-_2012.jpg

Desgraças a parte, o que fica são os camaradas. Como em uma guerra, no final é por eles que pescamos. Para mim, de longe, mesmo com pouca capturas, os melhores dias foram no Quillén. Pescamos no nosso ritmo, sabendo que tudo o que acertamos e erramos depende de nós.

O resto, o Jost já disse...

Aemos ad montere fodere truta!

sds

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu nuca vi na Patagônia um Pirata sem a perna de pau logo o amigo gaúcho Neumam há já sei esta se preparando para o carnaval muito bom.

A turma de Janeiro as fotos estão espetacular parabéns a todos vocês.

Abraços.

Patagnia2012-37.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Amigos,

Agora com todas as fotos e videos postados, pode-se ter melhor idéia de conjunto.

Em que pesem os eventuais contratempos, inevitáveis em qualquer pescaria, esta

certamente foi excelente e bastante dinâmica !

Parabéns a todos !

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.