Ir para conteúdo

Bugs de EVA (STONES) - (1º ensaio)


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:) :) :)

Ola Pessoal,

Já que as chuvas não dão trégua e continuando com a intenção de completar minhas caixas de moscas para a temporada que se inicia, decidi incluir alguns bugs de EVA em meus atados.

Abaixo o resultado dos primeiros ensaios...

Abraços

Odimir

Adotei a idéia de ata-los com um poste sinalisador para faciltar a visualização durante a deriva e um colar estilo parachute para auxiliar no "planeio" e apresentação durante os lançamentos. A principio atei alguns besouros usando krystal chenille como material do corpo envolvendo o anzol...

DSC01598.jpg

Me pareceram um pouco "peludos" e não são representativos do que habitualmente

uso como bugs, ou seja , imitações de stones adultas.

Procurando entre meus materiais de atado encontrei estes corpos de EVA pré cortados.

DSC01590.jpg

Selecionei os de cor laranja e preto, completando a pintura da borda com tinta preta

usando um marcador permanente, como mostrado no primeiro corpo à direita.

DSC01589.jpg

Fiquei satisfeito com o perfil, mas ainda me pareceu um pouco "buggy" para um delicado corpo de stone....

DSC01599.jpg

DSC01592.jpg

Não hesitei em mudar o material do corpo para um dubbing preto para as Black Stones...

DSC01595.jpg

DSC01594.jpg

E laranja dourado para as Golden Stones....

DSC01600.jpg

DSC01597.jpg

A pintura lateral do corpo de EVA foi feita com o propósito de mostrar uma cor uniforme na parte

inferior do bug. Desta forma, o que veremos acima da superficie será isto.

DSC01593.jpg

E as trutas verão algo aproximado a isto (Black Stone)

DSC01585.jpg

Golden Stone

DSC01586.jpg

Aí estão os bugs do primeiro ensaio...

DSC01587.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O post está ótimo Odimir, e o bug tbem muito bom...

Por outro lado, uma vez que o parachute é simplesmente para auxiliar o pescador a ver a isca, convém lembrar aos atadores que a função do parachute nas moscas tradicionais é fornecer a flutuabilidade da mosca e não fornecer ajuda visual. O que é utilizado para fornecer ajuda para visualização da mosca nesse caso é o poste do parachute, sendo esse de cores vivas como branco, laranja e amarelo. No caso das moscas de EVA, existe a flutuabilidade intrínseca do EVA, que dispensa o parachute.

No caso específico dos terrestrials, não creio que a inclusão de um parachute completo auxilie em muita coisa... muito pelo contrário, complica bastante o atado da mosca. Ainda sou da opinião de simplesmente adicionar um tufo de pelo ou fibra colorida ou ainda um pequeno pedaço de EVA para auxiliar no acompanhamento da mosca sobre a água.

Ainda nesse assunto, cabe ressaltar que a utilização do deer hair pelo Charlie Craven e outros atadores em moscas grandes, como os gafanhotos do Craven, tem outra função completa, pois o pelo é oco e auxilia na flutuabilidade além de ser volumoso e auxiliar na detecção.

Enfim, uma tese que carece de testes. O que me preocupa um pouco é a difusão de uma ideia que o parachute é fundamental em terrestrials e daqui um pouco está todo mundo perdendo um tempão atando moscas complicadíssimas sem a menor necessidade.

Grande abraço a todos.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Por outro lado, uma vez que o parachute é simplesmente para auxiliar o pescador a ver a isca, convém lembrar aos atadores que a função do parachute nas moscas tradicionais é fornecer a flutuabilidade da mosca e não fornecer ajuda visual. O que é utilizado para fornecer ajuda para visualização da mosca nesse caso é o poste do parachute, sendo esse de cores vivas como branco, laranja e amarelo. No caso das moscas de EVA, existe a flutuabilidade intrínseca do EVA, que dispensa o parachute.

No caso específico dos terrestrials, não creio que a inclusão de um parachute completo auxilie em muita coisa... muito pelo contrário, complica bastante o atado da mosca. Ainda sou da opinião de simplesmente adicionar um tufo de pelo ou fibra colorida ou ainda um pequeno pedaço de EVA para auxiliar no acompanhamento da mosca sobre a água.

Eu discordo Jost, pois até um ponto você tem razão, ao dizer que o hackle fixado ao poste (parachute completo) não auxiliaria na flutuabilidade da mosca, pois de fato só a espuma de EVA teria essa responsabilidade, mas veja um comentário do Sr. Odimir:

"Adotei a ideia de ata-los com um poste sinalisador para faciltar a visualização durante a deriva e um colar estilo parachute para auxiliar no "planeio" e apresentação durante os lançamentos. "

Pode não parecer para um "chinelo" desses de EVA, mas o hackle deve auxiliar em algo no "pouso" dele, ao menos acho que sim e com testes podemos ver na prática se é ou não fundamental, se bem que as trutas patagônicas estão comendo tudo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O que li até hoje sobre isso é que se você baixar o centro de flutuabilidade e gravidade da mosca (palavras de Charlie Craven, não minhas, antes que alguéns comecem a me zoar), seja com um anzol de arame mais reforçado, seja com um wide gap ou ainda com um atado de perfil mais baixo, a mosca pousa na água muito bem sem a ajuda de flutuação de estabilizadores.

De novo Fausto, está na hora de testar essas coisas todas. E não com testes de copo de água... é botar na linha e testar. Pode muito bem ser que o Odimir esteja coberto de razão e eu esteja falando bobagens completas... aliás esse é o problema da teoria versus a prática.

Enfim, no caso dos meus beetles, não usei parachutes mas utilizei wide gaps, na hipótese que isso que li está com algum fundamento de verdade... vamos ver que história se conta nos rios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

De teoria, todos estamos cheios, vamos para a prática, lá nos rios, nas corredeiras patagônicas, ver como essas belezuras se comportam, tenho certeza que as minhas já tem test drive, de vários anos, meu piloto de prova é o Fabito ciclotest, famoso por só colocar sêlo de qualidade em produto testado por muiiiiitos dias de exautivas provas in lóco. Portanto estou tranquilíssimo. :p:diablo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Ola Pessoal,

Gostaria de responder individualmente a todos, mas o tópico se alongou rapidamente.

Agradeço a todos pelos comentários elogiosos e peço permissão para responder apenas

alguns questionamentos.

-Ao Sergio Krieger agradeço o convite de acompanha-los nesta pescaria, o que muito

gostaria e me faria sentir honrado em tão boa companhia !

Contudo tenho data marcada para ir à Patagonia na última semana de Fevereiro.

Até lá vou participando e acumulando experiência com o que vem sendo postado aqui.

-Jost, a idéia de incluir um colar estilo parachute nestes bugs foi a de se conseguir melhor

visualisação por contraste com os outros elementos do bug, e principalmente tentar obter

as caracteristicas de "planeio" e suavidade no pouso da mosca, que tanto me agrada nas

moscas com colar estilo parachute.

A par disto, levei também em conta algumas amostras que me foram presenteadas pelos

guias e algumas considerações aqui postadas em outros tópicos, que consideram a adição

deste item.

Longe qualquer pretensão de difundir este estilo como consagrado, o que diga-se de passagem

já foi feito por Ed Schroeder, em toda uma série de parachutes que inclui até mesmo ninfas

transformadas em moscas secas por esse procedimento.

Como citei no próprio titulo do tópico, este é um primeiro ensaio, e óbviamente carece de ser

posto em prática para sua comprovação e ajustes e correções necessárias.

Me considero privilegiado pois conto com o beneficio do "feedback" que vocês certamente trarão

da Patagonia.

Como sou precavido, levarei também algumas stones sem os discutidos parachutes.

Desejo a todos uma excelente pescaria e estejam certos de que estarei na torcida para

que tudo transcorra como no grupo anterior e se possivel melhor !

Grande abraço a todos

Odimir

[imScuds015.jpgg]

[imScuds014.jpgg]

[imScuds013.jpgg]

[imScuds012.jpgg]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Maravilha "Tio"!

Muito atraentes e 'apetitosas'. Dá até vontade de fazer uma farofa feito aquelas de tanajura, de novembro,

na beira do "Véi Chico". Saudades...

Ola Arno, obrigado !

Pretendo testa-las também com as matrinxãs.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Daqui a pouco começa nossa aventura no rio Aluminé e vamos botar os "chinelos" de EVA para as trutas provarem. As minhas já estão prontas para começar a pescaria de hoje.

T+ :bye:

:) :) :)

Ola Fausto,

Venho acompanhando as postagens de fotos que o Alejandro vem

fazendo no facebook.

Quero ver as chinelas havaianas mostrando samba no pé....

Fico na torcida !

Façam uma explendida pescaria !

Abraços

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.