Ir para conteúdo

Relato patagônico (dezembro de 2011)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Patagônia

(Dezembro de 2011)

Espero que esse longo relato seja útil para quem desejar fazer a mesma aventura.

Nossa chegada em Buenos Aires foi como o previsto às 17h35min e ao pousarmos no Aeroparque, um serviço de remisse foi contratado para nos levar a Hotel Concorde. O serviço de remisse custou AR$ 95 e a hospedagem custou R$ 285 já com as taxas para os quatro pescadores em quartos duplos. O hotel Concorde não tem custo em conta, seus quartos são muito ruins, mas atende para o grande inconveniente de uma noite desnecessária em Buenos Aires. Um quarto duplo custa aproximadamente R$ 140 já com taxas, comprei através do site decolar.com. Que falta uma conexão no mesmo dia está fazendo, mas tudo é aceitável, ainda mais com os aeroportos de Bariloche e Chapelco fechados. Conexão para o mesmo dia existe para Esquel e a viagem é muito longa e cansativa.

Iniciamos o tradicional passeio pela Rua Florida, uso do locutório, algumas compras básicas e no devido momento fomos jantar. O custo está também um pouco diferente das últimas vezes que lá estive e um grupo como o nosso com quatro pessoas, o jantar custa aproximadamente AR$ 400 o que corresponde atualmente a R$ 50 por pessoa. O real foi cambiado a AR$ 2 e o dólar a R$ 4,20 nesse dia (10/12/2011). As mercadorias não estão com os valores tão convidativos assim para as compras e produtos de marca conceituada como, por exemplo, Columbia e Solomon, estão acima dos valores praticados em anos anteriores.

Acordamos muito cedo na manhã de domingo, pois no vôo estava com partida marcada às 8h05min. Pegamos um carro remisse para quatro pessoas, uma Peugeot Berlingo, e o custo foi de AR 85. Acertem seus relógios para o horário local, pois caso contrário, poderá haver confusão.

A maratona começou ao acordarmos às 6h00 da manhã de domingo, decolamos às 08h05min e pousamos em Esquel às 10h30min dentro do horário previsto. Mais uma vez devo informar que não temos como chegar a Bariloche ou SMAndes (Chapelco), pois esses dois aeroportos estão fechados. Em Esquel um ônibus da Aerolineas Argentinas aguarda os passageiros e nos levou para a rodoviária de Bariloche. Esse traslado é gratuito e tem uma duração de aproximadamente 4 horas de viagem. O ônibus partiu de Esquel às 10h50min e chegamos à rodoviária de Bariloche às 15 horas. Lá o Alejandro nos encontrou e partimos para SMAndes com pequena parada na confluência do Limay com Collon Cura. Novamente uma longa viagem, porém agora amenizada pelos momentos de conversação com nosso amigo Alejandro e assim ele nos contando como estão as pescarias. Chegamos pouco depois das 19 horas em SMAndes.

1º dia: vadeio no rio Malleo

Acordamos antes das 6h30min e o café da manhã foi servido às 7h30min, isso em função de um pedido feito por mim junto ao gerente do hotel e fomos atendidos. O café da manhã é o padrão da Argentina, nada diferente do que já nos foi servido, café com leite, torradas, brioche doce, geleias e manteiga. O Alejandro chegou às 08h30min e para minha surpresa o segundo guia era o Andrés, de fato um dos melhores guias que o Alejandro já trabalhou e um profissional que está sempre solícito a nos ajudar, e sabe onde estão as trutas.

Muito se diz sobre o início da temporada de pesca na Patagônia e na realidade, tudo depende das condições climáticas nos meses que antecedem a abertura e para minha surpresa, fomos pescar de vadeio no rio Malleo em seu trecho bem abaixo da reserva Mapuche, o trecho estava seguro para o vadeio e não trouxe dificuldades. Estava apreensivo imaginando que o nível dos rios estava alto, mas como não chove na região a mais de seis semanas, o rio Malleo estava adequado para a pescaria de vadeio. Entramos na reserva Mapuche e descemos até um ponto chamado pedra do condor e lá fiz uma das melhores pescarias de vadeio na Patagônia, não pela “orgia” de trutas, mas sim pela qualidade das mesmas, pois em uma manhã tive a felicidade de pescar quatro grandes trutas acima de 45 cm e mais quatro próximas de 35 cm, isso sem considerar a ação de trutas menores. Eu e o mano Fabio fomos guiados pelo Andrés e os amigos Marcelo "Professor" e Gustavo pelo Alejandro Klap. O mano também pescou grandes trutas, bem como o Gustavo. O Marcelo teve problemas técnicos com sua carretilha e não pode pescar tão bem quanto nós, mas teve assim mesmo oportunidade de capturar suas trutas.

Durante nosso retorno paramos no posto da polícia rodoviária para assim fizemos a limpeza de nossas vestimentas. Esse posto fica localizado próximo a Junin de Los Andes e esse procedimento de limpeza é obrigatório em função de já estar introduzida em alguns rios a praga americana dinymo (didymosphenia geminata). Essa limpeza é realizada nas botas, polainas e wader, usando água salgada com cloro e logo após água pura. O processo de limpeza é a submersão por um minuto na água salgada clorada e em seguida na água limpa.

Após a tradicional parada para o almoço, todos bem felizes com os resultados do primeiro dia de pesca, conversamos sobre o início da temporada e nos motivamos ainda mais para o dia seguinte que estava agendado para iniciarmos a flotada do Aluminé. Pesquei após o almoço próximo do local do almoço e em mesmo pescando sozinho, a pescaria teve bom aproveitamento, não foi o mesmo tipo de pesca feita de manhã, mas pude aprender um pouco mais sozinho. Saímos um pouco mais cedo para assim irmos à busca de uma nova carretilha para o Marcelo, pois ele estava apreensivo em ir para a flotada e não estar completo de material.

De volta à cidade e de próximo das 20 horas já estávamos em busca da carretilha do Marcelo. Compramos na Fly Shop Damonte e a loja está de fato muito bem servida de material. Após a compra resolvemos comer pizza e a economia nessa noite foi boa e gastamos AR$ 200 muito bem servidos. Após o jantar um soverte básico e retornamos para o hotel para assim nos prepararmos para o dia seguinte.

Vamos agora a algumas fotografias:

As cinzas vistas no caminho de saída de Bariloche

PAT11_01.jpg

Próximo a Confluência do rio Limay

PAT11_02.jpg

Agora uma imagem de nossa chegada a SMAndes mostrando que não há cinzas

PAT11_03.jpg

Eu pescando no rio Malleo em upstream

PAT11_05.1.jpg

Não é tão difícil assim e basta ter atenção na caminhada

PAT11_05.2.jpg

"Tio Gordinho" em ação

PAT11_05.3.jpg

Visão do guia Andrés

PAT11_06.jpg

O Fabio passando o puça

PAT11_07.jpg

Truta capturada

PAT11_08.jpg

Para confirmar a fotografia

PAT11_09.jpg

Fabio também no upstream

PAT11_10.1.jpg

E agora em ação

PAT11_10.2.jpg

O Andrés sempre solícito a ajudar

PAT11_11.jpg

Passando o puça

PAT11_12.jpg

Truta capturada

PAT11_13.jpg

Truta fotografada

PAT11_15.jpg

É assim que se apresenta a truta

PAT11_16.jpg

O Fabio gostou e fez o mesmo com outra truta

PAT11_17.jpg

Agora foi a vez do Andrés em minha solicitação

PAT11_18.jpg

Andrés em ação

PAT11_19.jpg

Aproximando a truta para a captura

PAT11_20.jpg

Truta já dominada

PAT11_21.jpg

A captura

PAT11_22.jpg

Removendo o anzol

PAT11_23.jpg

Liberando a truta

PAT11_24.jpg

Andrés

PAT11_25.jpg

Fotografia do Malleo

PAT11_26.jpg

Realizados caminhando para o almoço

PAT11_27.jpg

E contando um pouco das histórias

PAT11_28.jpg

Chegada no local do almoço

PAT11_29.jpg

Grupo reunido

PAT11_30.jpg

A Natureza se apresenta

PAT11_31.jpg

Até mesmo para uma fotografia mais próxima

PAT11_32.jpg

Cavalos se aproximam

PAT11_33.jpg

Um vídeo do mano Fabio pescando de vadeio no Malleo

Depois tem mais! :natal_thumbup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Cadê o resto??!! Foi só pra me deixar com água na boca? rsrs Lindo isso hein? mal posso acreditar que daqui uns dias é minha vez.

Vou levar minha TS3 junto... quem sabe a gente não tira umas fotos maneiras debaixo da água? Das ninfas e dos peixes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

nossa bateu um nervosimo já!

pescamos aí nesse trecho num dia muito ruim...era feriado e o rio tava lotado.

legal ver que mesmo após todo esse 'pavor' gerado pelas cinzas ainda restaram rios imunes. Pena pelo didymo...

to louco pra ver o resto e ir matando a saudade

uma curiosidade: foram parados pela polícia no posto ou foi iniciativa dos guias lavar os equipos? (pergunto pois ano passado se falava muito do didymo mas não havia fiscalização)

um abraço

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O guia Alejandro Klap parava todos os dias no posto policial, independentemente de ser solicitado ou não. O mesmo foi feito quando estávamos em uma Van sem identificação Pireco Turismo, ou seja, é uma ação de comum acordo em combate a essa alga e os guias foram orientados a isso. Os botes infláveis também eram lavados por uma dessas máquinas de pressão e a mistura é sal (cloreto de sódio) e água sanitária (hipoclorito de sódio), tem um percentual a ser usado em cada um desses elementos. Os pescadores devem lavar em um tanque disponível nesse mesmo posto policial seus waders, botas, cintos, polainas e puças por um minuto nessa solução e depois lavar em outro tanque de água pura para remover a solução. Como pescamos de vadeio apenas no Malleo, não vimos outros postos de controle dessa praga.

O Malleo não nos decepcionou dia algum, mas o primeiro dia de vadeio foi uma orgia! :natal_thumbup:

Essa foto mostrada pelo Jotinha foi no primeiro dia no Malleo e de fato estava realizado pela quantidade de ações que tivemos. O Fabio cercou as danadas pouco acima e lavou a égua. :natal_cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ê inveja de vcs viu...o Fábio esse ano tá com sorte, que eu não pude ir pra dar uma pisa nele! Fausto! Estou aqui me contorcendo com as lindas imagens, que para mim vem com cheiro e gosto! Experiência sinestésica! Mas tudo bem...Já botei na conta dos pequeninos ( já avisei que papai vai cobrar caro essa pescaria viu?) mas se nosso bom Deus quiser no ano que vem estarei junto a vcs novamente!

Boa sorte e parabéns pela empreitada! Vcs merecem amigo Fausto! Dá um grande abraço aí no seu irmão por mim ( acredite, ele tb é meu irmão de coração!) e estou torcendo para que vcs tenham dias maravilhosos de pesca!

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ê inveja de vcs viu...o Fábio esse ano tá com sorte, que eu não pude ir pra dar uma pisa nele! Fausto! Estou aqui me contorcendo com as lindas imagens, que para mim vem com cheiro e gosto! Experiência sinestésica! Mas tudo bem...Já botei na conta dos pequeninos ( já avisei que papai vai cobrar caro essa pescaria viu?) mas se nosso bom Deus quiser no ano que vem estarei junto a vcs novamente!

Boa sorte e parabéns pela empreitada! Vcs merecem amigo Fausto! Dá um grande abraço aí no seu irmão por mim ( acredite, ele tb é meu irmão de coração!) e estou torcendo para que vcs tenham dias maravilhosos de pesca!

Abraços a todos!

Menos, Pimpolho !!!!!

Vc ainda tem que aprender muuuuuuuiiiito para me dar um pisa em pescarias.Ainda mais na PATAGÔNIA.

Rsrsrsrsrsr

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É isso ai, patagônia em mangas de camisa!! Alguém tomou banho de rio como o Serginho em 2008?

Belas fotos e belas trutas e o Malleo é o rio com todos os rios (apud Alejandro apud Gustavo)...

E O Fabito, foi de montana flutuando a 5 cm do fundo rio?

sds

NEumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Fausto espero que não se importe de eu acrescentar algumas fotos ao seu relato.

Bom em um tramo mais abaixo do rio Malleo eu pelejava, com minhas primeiras trutas.

A primeira

bgzhmo.jpg

Mais uma

28mgxet.jpg

E outra.

ixy3yb.jpg

Meu caro pimpolho !!! (acho que se escreve pimpollo) em castelhano.

Vc ficou o máximo nestas fotos.Quero ver aquelas com a cuequinha vermelha !!! Rsrsrsrs

Te cuida que estou na ativa !!!!

Abração

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É isso ai, patagônia em mangas de camisa!! Alguém tomou banho de rio como o Serginho em 2008?

Belas fotos e belas trutas e o Malleo é o rio com todos os rios (apud Alejandro apud Gustavo)...

E O Fabito, foi de montana flutuando a 5 cm do fundo rio?

sds

NEumann

Oi Neumann !!!

Por incrível que pareça , este ano tanto em março como agora, não usei montanas.Agora virei pescador !!!!! Rsrsrsrsr.Só pesco rio acima e usando parachutes.Mas mandei botar aquela cabecinha dourada para não perder o hábito !!!! rsrsrsrs

Vá se preparando.O bicho vai pegar.Esta temporada abriu com tudo.Vc vai ver nas fotos seguintes.

Abração

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

Antes que meu irmão continue o relato preciso fazer uma observação para dar os méritos desta excelente pescaria a quem de direito.Refiro-me ao nosso guia ANDRÉS.Sabe tudo sobre pescar trutas e atar moscas.Não o conhecia.Nas cinco temporadas em que pesquei na Patagônia nunca tinha ouvido falar em seu nome.Agradeço ao ALEJANDRO a oportunidade de me fazer conheçe-lo e ter o privilégio de haver podido pescar em sua companhia.Foi realmente a grata surpresa.Com sua paciência e perseverança, tive a oportunidade de capturar excelentes exemplares e por incrível que pareça passar a gostar de pescar "rio acima".Acredito que o Fausto tenha tido a mesma impressão e concorde com o que aqui coloquei.

Abraços a todos

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fábio, seu marginal... larga de ser frouxo e vem pescar comigo e com o Neumann :)

Abração

Jost

Bichinha Planaltina !!!!

Estarei de volta em abril.Soube que o final da temporada é muito produtivo.As grandes trutas estão subindo.Podes sentir o peso da chincha se te convier !!!! Rsrsrsr

Mas não costumo pescar com qualquer um.Vou ver se abro uma excessão !!!!!

Já atou os atractors que mandei seu imprestável ??????

Abraço

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aê garoto!... Curtiu a viagem fio? :)

Nada de frio meu camarada, muito calor sim!

É isso ai, patagônia em mangas de camisa!! Alguém tomou banho de rio como o Serginho em 2008?

Belas fotos e belas trutas e o Malleo é o rio com todos os rios (apud Alejandro apud Gustavo)...

E O Fabito, foi de montana flutuando a 5 cm do fundo rio?

sds

NEumann

Sim Neumann tomamos banho, eu, Fabio e o Pompijo, mas o Marcelo "Professor" ficou sem banho! :natal_mad:

Azar do Pimpojo que dormiu na barraca com ele! :natal_laugh:

Amigos,

Antes que meu irmão continue o relato preciso fazer uma observação para dar os méritos desta excelente pescaria a quem de direito.Refiro-me ao nosso guia ANDRÉS.Sabe tudo sobre pescar trutas e atar moscas.Não o conhecia.Nas cinco temporadas em que pesquei na Patagônia nunca tinha ouvido falar em seu nome.Agradeço ao ALEJANDRO a oportunidade de me fazer conheçe-lo e ter o privilégio de haver podido pescar em sua companhia.Foi realmente a grata surpresa.Com sua paciência e perseverança, tive a oportunidade de capturar excelentes exemplares e por incrível que pareça passar a gostar de pescar "rio acima".Acredito que o Fausto tenha tido a mesma impressão e concorde com o que aqui coloquei.

Abraços a todos

Fabio

Sim mano tive a mesma impressão, mas já havia conhecido o Andrés em uma de minhas pescarias. Ele não foi nosso guia naquela época, mas o pouco tempo após o almoço que estivemos juntos, ele me fez capturar uma bela truta em 2007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bichinha Planaltina !!!!

Estarei de volta em abril.Soube que o final da temporada é muito produtivo.As grandes trutas estão subindo.Podes sentir o peso da chincha se te convier !!!! Rsrsrsr

Mas não costumo pescar com qualquer um.Vou ver se abro uma excessão !!!!!

Já atou os atractors que mandei seu imprestável ??????

Abraço

Fabio

Bichinha Planaltina?!.... ahhh vc tava falando do Mariz! hehe

Semana que vem vou atar os gafanhosots e atractors... posto fotos assim que tiver alguns prontos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bichinha planaltina é o Jost mesmo! Quando o Fábio se refere a mim ele fala "grande mestre dos mergulhos profundos"! Ó num fica falando que vai voltar em abril não que se eu arretar acabo indo só de chato!

Mas tem o seguinte, ainda bem que vc aproveitou bastante, porque comigo lá não sobra truta pra vc!

A bichinha planaltina tá toda toda, cheio de macetes e nove horas! Tá atando isca até dormindo!

Dessa vez ele vai levar a irresistível super ultra mega timberline!!!!!!!!!!!! Essa não falha nunca!

E vc Fabito, não virou pescador, virou chineleiro! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Quero ver se tu é macho mesmo é de ir com midges 22 e tippet 8x!!!!!!!

Tô abusado assim é de inveja!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Na próxima tô dentro nem que seja a pé!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bichinha planaltina é o Jost mesmo! Quando o Fábio se refere a mim ele fala "grande mestre dos mergulhos profundos"! Ó num fica falando que vai voltar em abril não que se eu arretar acabo indo só de chato!

Mas tem o seguinte, ainda bem que vc aproveitou bastante, porque comigo lá não sobra truta pra vc!

A bichinha planaltina tá toda toda, cheio de macetes e nove horas! Tá atando isca até dormindo!

Dessa vez ele vai levar a irresistível super ultra mega timberline!!!!!!!!!!!! Essa não falha nunca!

E vc Fabito, não virou pescador, virou chineleiro! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Quero ver se tu é macho mesmo é de ir com midges 22 e tippet 8x!!!!!!!

Tô abusado assim é de inveja!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Na próxima tô dentro nem que seja a pé!

Abraços!

PUTZ !!!!!

Pescar TUCUNAS está afetando seu cérebro.Estás parecendo favelado.Trutas,meu caro,tem que ser pescadas de terno e gravata.Tippet 8 X ???????? Para que serve esta bosta ???????

Me aguarde !!!!!!

Té mais

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.