Ir para conteúdo

Parachutes (orientações para um aprendiz)


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Olá amigos!

Hoje o Marcelo Professor esteve aqui em casa para praticarmos um pouco de atado e ele me ajudou a atar minha primeira mosca parachute, se bem que o Jost também me ajudou pela primeira vez a atar uma mosca muito semelhante a esta chamada Klinkhamer, mas essa foi atada com uma das penas do neck que o amigo Thiago Zanetti me vendeu pela Fly Shop Brasil. Material de atado adequado é tudo de bom! ok:

Talvez algumas proporções não estejam adequadas e, por favor, podem opinar a vontade de modo que eu melhore meu atado. Não pretendo de forma alguma me tornar um atador profissional, mas um bom atador amador já estaria ótimo. Será usada em minha próxima ida a Patagônia Argentina com certeza. :)

parachute1.jpg

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

foi o que mais usamos na patagônia, parachute adams...

pode fazer variações heréticas, com ela toda marron, ou corpo cinza e hackle marron ou ainda corpo marron e hackle grizzly.

Ah, e abuse das cores no post do parachute, usei laranja e a visibilidade fica boa, os brancos se perdem na espuma!

PS: tá muito bem atada!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O pouco que eu sei passei para o amigo Fausto, a primeira mosca que comecei a atar é a Parachute por ter uma variação incrível por ser uma mosca seca e tendo uma gama de modo variáveis para mim ficou muito fácil de atar o Fausto vai chegar e ser um excelente atador como tudo na vida e no gole ele chega lá. O Fausto precisa praticar a colocação do abdome cônico para mosca se tornar natural e a truta e outros peixes entender que é realmente um inseto de verdade, fiquei feliz de passar detalhes da montagem da Parachute para Fausto, ele uma vez que nos estávamos indo de ônibus para Três Maria eu estava falando com ele como colocar o indicador (não sei a palavra correta) na mosca Parachute dando voltas a linha para o indicador ficar em pé para ser colocado a pena Hackle para ser o pescoço ele me disse que é muito difícil hoje com jeito ele colocou é por isto que ele vai se tornar um excedente Fly Tying Parabéns amigo continua treinado, não é à-toa que eu tenho o apelido de professor e o Fausto é um professor. :ok :bs-aplauder:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como sou perfeccionista, cito Charlie Craven, de seu livro "Charlie Craven's Basic Fly Tying" (pg xvi):

"Don't justify poor technique and ugly flies with the comment 'It will catch fish' - so do worms and cheese. [...] Strive for excellent flies and great technique and do not settle for less. When I take a fly out of my vise, I nearly always say, 'I can do better'. And on every fly I tie, I honestly try to do that".

Com isso em mente, acho que sua isca está perfeita para pescar. Vai pegar peixes.... nenhuma dúvida sobre isso.

mas...

Seu hackle ficou meio esquisito, pois há muitas fibras apontando em muitas direções ao invés de estarem todas relativamente paralelas ao corpo do anzol. Eu não sei o que houve de estranho... teria que ver vc atando pra entender o que aconteceu. Além disso as fibras do hackle ficaram um pouco longas demais para o corpo do anzol (muito embora essa seja mais uma consideração estética que técnica; qualquer comprimento entre um e dois 'hook gaps' tá valendo). No mesmo livro, o Craven tem um capítulo completo sobre a utilização de hackle que valhe a pena conferir.

Bem, essas são as opiniões de alguém com transtorno compulsivo-obcessivo na hora de atar rsrs :p

O Mariz diria que é viadagem e que se a mosca pega peixe é o que tá valendo... :D e ele também está correto.

Abração.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Bem, essas são as opiniões de alguém com transtorno compulsivo-obsessivo na hora de atar rsrs :p

Que nada rapaz você está certo, penso da mesma forma e como ainda não tenho um padrão de atado bem definido, certamente erros assim serão constantes nas primeiras moscas. Gostei de sua observação quando ao hackle, pois também achei o mesmo, gostaria que todas as cerdas das penas estivessem paralelas ao eixo longitudinal do anzol, devo ter torcido durante as voltas ou exagerei nas quantidade de voltas, esse hackle está com cinco voltas e talvez com apenas quatro ficasse melhor. Também achei que as cerdas ficaram um pouco mais alongadas, devia ter escolhido uma seção mais a frente da pena para atar, devia ter usado o calibrador para medir melhor as cerdas, algo que ainda não comprei e faz falta.

O Mariz diria que é viadagem e que se a mosca pega peixe é o que tá valendo... :D e ele também está correto.

Não é bem assim, pois tudo que fazemos deve ser bem feito, mesmo sabendo que funciona na pescaria, basta observar a dedicação do Beto Saldanha ao fazer suas varas de bambu, ele poderia simplesmente juntar tudo e de qualquer forma, mas ele prefere montar suas varas de forma perfeita, esse é o grande diferencial dele. Sou assim também, se é para fazer, devemos tentar fazer bem feito e estar atendo as observações dos amigos. Isso é aprender.

"Strive for excellent flies and great technique and do not settle for less"

Acredito que vai dar para melhorar com o tempo! ok:

Talvez eu esteja exagerando na quantidade de material que estou usando no momento de atar as moscas e talvez seja a hora de minimizar um pouco. Assim que chegar mais material de atado vou atar mais parachutes e mostrar aqui. Por isso que adotei um fórum, pois todos podem participar e se fosse um site, estaria me achando! :D

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Jost tudo bem gostaria que você verificasse as moscas que eu fiz se esta corretas ou perfeitas pode ser. Pode dizer horrível, boa, mais ou menos, passa a gilete o que você acha.

DSC00699.jpg

DSC00697.jpg

DSC00700.jpgDSC00696.jpg

Primeira anzol nº 22, segunda anzol nº 18, terceira anzol nº 16 e quarta anzol nº 14

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Ainda é difícil acertar as proporções da parachute e aplicar algumas técnicas de atado, mas estou atando e praticando. Creio que estou exagerando no comprimento do poste (haste) em polipropileno (yarn), bem como não estou entendendo corretamente como enrolar o hackle de forma adequada, pois as cerdas parecem ainda não bem organizadas. Não sei se estou espaçando demais ao enrolar o hackle ou se estou subindo muito a pena antes de iniciar o enrolar para assim começar a descer.

parachute2.jpg

Usei pena de galo para fazer o tail e ainda estou aprendendo como fixar corretamente, parece que está abrindo as cerdas no momento que ato. Usei linha (thread) verde e dubbing verde e também preciso rever a finalização. Aí está mais uma e vou atar mais para praticar.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boss, passei meu domingão desatando as moscas da semana passada e reatando hoje... O Jost citando o Charles Craven não nos deixa com a desculpa de que vai pegar peixe...

Na primeira parachute, não gostei da cor da cauda... O corpo azul com poste branco e colar preto e branco tornou a mosca em uma parachute gremista. O marron da cauda quebrou a corrente... :p

Bom, uma das coisas que percebi no hackle das parachutes é que o tamanho do haste da pena sem as cerdas deve ser levado em conta. Se a haste ficar muito curta, assim que iniciamos a enrolar, as cerdas apontam para o céu, para a terra... MEu palpite (e é palpite) é que algo semelhante ocorreu na mosca da primeira foto. Eu passei a deixar a haste maior de maneira que existe ainda uma pequena extensão de haste livre, sem as cerdas, na vertical junto ao poste (post). Parece-me que quando iniciarmos a enrolar para formar o colar, 1/4 ou 1/2 de volta serão sem as cerdas e assim a primeira cerda ficará em posição mais horizontal do que vertical ou inclinada.

Tópico para ser verificado no encontro...

Neumann

PS: e sábado fui a ópera no cinema. Siegfried direto do Metropolitan de Nova York. 5 1/2 h que passaram muito rápido para quem gosta de ópera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim tenho reservado tempo para ver no YouTube como fazem em relação ao tamanho da haste do poste de Yarn. Vou atar mais alguns "mostrinhos" hoje e ver como ficam mais curtos.

Essa aqui atei ontem a noite.

parachute4.jpg

Dessa vez resolvi atar em um anzol diferente, a curvatura dele é mais adequada para ninfas ou algumas secas como, por exemplo, as Stimulators, queria ver o resultado final. Economizei no dubbing e não gostei como ficou. A linha (thread) é cinza e o dubbing é na cor blue dun. Enrolei as cerdas do hackle com a curvatura das cerdas para cima. Em alguns pontos o dubbing não ficou bem colocado.

Atei essa outra parachute, só que dessa vez escolhi o tom verde.

parachute3.jpg

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Fausto quando você atar o Hackle e começa a enrolar em volta do poste não pode ter pressão para não ficar com a pena levantada e de cima para baixo o Maximo de 4 a 5 voltas de acordo com o tamanho do anzol e também a pena é medida igual o tamanho do anzol. Pode colocar o poste um pouco mais para frente, a quantidade do poste precisa ser mais duro para a pena Hackle não sair do poste, aonde fica a linha enrolada no poste a pena Hackle da linha para baixo OK. Os atadores que sabe mais me corrige se eu estiver errado.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim o passo a passo está ótimo e tem uma dica muito legal:

Termine de amarrar a saddle como mostra a foto (na parte de cima da base do hackle), volte o fio para baixo e enrole mais uma pequena porção de dubbing na frente do wing post, não esquecendo de deixar espaço para a finalização da mosca.

9.jpg

Ele ata a pena do hacle no poste da parachute.

Vou atar assim e ver se faço semelhante! ok:

Pode colocar o poste um pouco mais para frente

Valeu pela dica também Marcelo! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sim o passo a passo está ótimo e tem uma dica muito legal:

Termine de amarrar a saddle como mostra a foto (na parte de cima da base do hackle), volte o fio para baixo e enrole mais uma pequena porção de dubbing na frente do wing post, não esquecendo de deixar espaço para a finalização da mosca.

9.jpg

Ele ata a pena do hacle no poste da parachute.

Vou atar assim e ver se faço semelhante! ok:

Valeu pela dica também Marcelo! ok:

é o pulo do gato! O Jorge não esconde o jogo...

abraços

Igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto

Esses closeups potencializam os defeitos, que nesse caso acho que nem existem muito. Mesmo com toda a tua cisma, estou achando as mosquinhas bem legais :p

Acho que só o tail de algumas parece estar com mais volume e tamanho que o ideal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também estou furioso com os tails e sendo assim, resolvi atar essa parachute sem o tail, pois as Klinkhamers não tem tail e funcionam muito bem. Dessa vez segui a dica do Marcelo, fixei o poste de polipropileno um pouco mais para a frente, mais próximo do olho do anzol, creio que eu estava puxando muito para trás. Resolvi também colocar o dubbing que tenho com mais atenção e segui o pulo do gato que o Jorge mostra em seu passo a passo, fixei a pena do hackle da mesma forma. A finalização está ainda um pouco grosseira e poderia fazer melhor, mas ainda não me acertei muito bem com a ferramenta whip finish. Parece que ao fazer a técnica mostrada pelo Jorge o hackle ficou mais acertado, menos descabelado.

parachute5.jpg

Está longe de ser uma mosca seca parachute march brown, mas deve dar resultado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Segue um link gringo de atar parachutes:

http://www.invictaflies.us/Articles/parachute%20dry%20flies.htm

Duas dicas boa para nos outros que estamos procurando melhorar a obra.

a) Ele sugere remover uma quantidade maior de cerdas de um lado da pena do colar - tem uma foto que deixa isto bem claro;

b. ajeitar o colar para deixar as cerdas mais horizontais..

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Neumann deste jeito realmente fica melhor fazendo a volta na pena Hackle na direção ante horário em vez na direção horário evita a pena ficar para cima junto com o poste. Este Invicta Flies acompanho também é bom.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.