Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Patrono

como disse o amigo Gui Monteiro, Tarpon nos Keys é a F1 da pesca com mosca. E eu diria que está mais para uma mistura de masoquismo com manicômio :p .... De um modo geral, não é como parece no vídeo. Os caras devem ter passado alguns dias ou mesmo semanas para ter essa coletânea de imagens. Vc passa o dia vendo esses cardumes enormes de peixes de mais de 40 kg e se um olhar para a tua mosca já fica feliz. Se fisgar um sai à noite pra comemorar no melhor restaurante de Islamorada e ainda vira notícia no flyshop do Sandy Moret

E, ainda assim, quando acaba a pescaria, você já não vê a hora de tentar de novo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Realmente o vídeo é muito show, dá arrepio só de ver. O problema é que no mundo real muito dificilmente acontece conforme ali se mostra, que deve ser fruto, como bem disse o amigo Célio, de muitas e muitas ediçoes. Pesca de tarpon ao menos pelo pouco que já pude experimentar, é sempre acima de tudo um mega-sena, daqueles de 100 milhões acumulados. Custa muito a acontecer. Mas sigo tentanto.É um de meus grandes sonhos de consumo, entre tantos. Só espero que não fique como muitos que buscam a vida toda sem nunca acertarem os 6 números. E tem muitos. Pq a gente sempre busca o impossível né. Outro megasena (este ainda mais difícil), é o tar do pampão. Esse então....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É, desde os tempos em que o pessoal da Intrépida que foi pro Maranhão junto com o Menks atrás dos camurupins ouço testemunhos sobre a dificuldade de pôr as mãos num bruto desses.

Ontem no NatGeo passou um programa em que um pescador embarcou um tarpon de respeito no frai. Segundo o relato, 2h e meia pra embarcar um animal de aproximadamente 2 metros... Fato ou não, que o bicho era grande isso era...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

=,X Vocês assistem os videos e quando podem vão pescar, já eu, pifff aiaiai...

Vida de estudante é cansativa, quando não tem aula tem uma pilha de livro, ou trabalho ou filme ou pesquisa ou estudo direcionado ou leitura instrutiva ou analise de processo ou leitura e confeção de peças....

É vou voltar pro livros, venho aqui mesmo só pra esparecer, já que ir ali na esquina gasta muito tempo xD.

Ah, e que belo vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente o vídeo é muito show, dá arrepio só de ver. O problema é que no mundo real muito dificilmente acontece conforme ali se mostra, que deve ser fruto, como bem disse o amigo Célio, de muitas e muitas ediçoes. Pesca de tarpon ao menos pelo pouco que já pude experimentar, é sempre acima de tudo um mega-sena, daqueles de 100 milhões acumulados. Custa muito a acontecer. Mas sigo tentanto.É um de meus grandes sonhos de consumo, entre tantos. Só espero que não fique como muitos que buscam a vida toda sem nunca acertarem os 6 números. E tem muitos. Pq a gente sempre busca o impossível né. Outro megasena (este ainda mais difícil), é o tar do pampão. Esse então....

Esses caras ficam a estacao inteira pescando, e o barco ou sao deles ou de amigos guias deles. Muito dinheiro envolvido. Pra fazer essas cenas com certeza eles ficaram a estacao inteira, talvez ate mais de uma estacao literalmente gastando horas na agua. Depois a grana vem de volta com promocao de produtos e tal. Os guias abrem as pernas pra essas coisas. Mas, pra nos, pobres mortais latinos, pagar US$600 numa pescaria de 8h sem forra e' complicado. Ainda tem o split agora, que ta ate mais caro, pesca de manha, para, e pesca de noite. Ainda assim quando d'a a oportunidade a gente tenta, mas nao da pra comparar as chances que esses caras tem de pegar Tarpon com a nossa. Quanto tempo o pescador brasileiro gasta nos flats de fato atras do Tarpon?! Nao e' que nem acertar na loto porque na loto o pessoal fica jogando direto e passa a vida inteira sem ganhar, a gente nem sequer ta jogando. Nao temos flats no Brasil, infelizmente. Senao o pessoal ia de kayak, canoa, prancha de isopor, o que fosse atras dos Tarpons e ia tirar peixe, se e que ia sobrar algum. Porque no Brasil nego mata ate pra jogar fora, devolver 'e que nao pode. Temos e' mangue, cheio de rede, e ainda assim achamos uns peixinhos de vez em quando. Pra pegar o peixe a linha tem que estar na agua, e tem que ter peixe na agua. Como a gente ja nao tem mais muita coisa, tem que pagar o que os gringos pedem pelo direito de jogar um pouquinho na loto tbm. Ou pescar lambari...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo esses videos e fico nervoso, porque se tivessemos 1/5 do manejo de pesca deles, provavelmente seriamos o melhor destino de pesca do mundo, mesmo sem flats...

O que são esses "Flats"?

Qual a importância deles para o desenvolvimento do turismo da pesca? Por que, mesmo em um país com uma quantidade enorme de pessoas com grandes recursos financeiros para fazer investimentos nestas áreas, não há quem se interesse pela área?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O que são esses "Flats"?

Qual a importância deles para o desenvolvimento do turismo da pesca? Por que, mesmo em um país com uma quantidade enorme de pessoas com grandes recursos financeiros para fazer investimentos nestas áreas, não há quem se interesse pela área?

Flats são águas estuarinas, ou baías, rasas, com alta biodiversidade e que atraem grandes predadores. São paraísos do Fly Fishing porque suas águas clistarinas permitem se pescar esses predadores no visual, onde precisão no arremesso e cuidado na aproximação são vitais, num estilo similar à caça. No Brasil até temos áreas similares no norte/nordeste, em bocas de mangue e tal, mas não são como os flats do caribe e não há grandes populações de Ubarana Rato (Bone Fish), que é um dos peixes mais visados nesse estilo. Temos Tarpon, cuja pesca esportiva aqui ocorre mais em manguezais, que é muito emocionante, mas não é como as grandes migrações que ocorrem nos flats do Golfo do Mexico e Mar do Caribe. Quase metade do Golfo do Mexico é formado por estrututas clássicas de flat. Não é o nosso maior bem. Mas temos a Bacia Amazônica, a Bacia do São Francisco, do Prata, e imensos manguezais espalhados por todo o país com um potencial enorme pra pesca esportiva. Mas parece que as autoridades, e mais importante ainda, pescadores comerciais e esportivos, não entenderam o potencial dessa indústria. Nosso país de fato tinha outras prioridades, primeiro o povo tem que ter o que comer, depois aprender a ler e escrever, pra depois conseguir compreender uma legislação de manejo de pesca e importância de se preservar nossos recursos naturais. Não conseguimos fiscalizar nem o turismo sexual de menores ainda, quanto mais o peixe que se tira da água, quem se importa?! Eu espero que nossa ascenção a maior economia do mundo se reflita antes de tudo em investimento em educação, porque essa continua sendo a nossa maior falha...

Não há interesse porque não é lucro imediato. Como não tem muita fiscalização mesmo, é mais fácil meter um trator na madeira, escavar logo atrás de ouro, meter taxa bancária no povo e tal. E outra coisa, quando souberem fazer lucro da pesca esportiva talvez seja até pior, porque não teremos mais acesso nenhum. Portanto, ou é uma iniciativa do governo, e cada estado cuida do seu manejo, ou melhor não ser, porque se não vamos tomar tiro quando quisermos pescar nosso Robalinho no mangue do coronel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bela explicação Bruno. Pelo visto nosso amigo Vinicios ta afim de aprender mesmo. Vinicios, essa minha fotinho aí com o bone, e um flat em Los Roques. Quilômetros de água cristalina pela canela. O mais triste disso tudo e que até um pais de M como a Venezuela consegue manter em Los Roques uma política de conservação adequada. Lá tem muito mais bone e trapos que na Flórida. São menores, mas tem mais porque o lugar e mais esolado e distante das cidades grandes. Sobretudo menos batido também.

Com relação aos flats. Como sou piloto de linha aérea já sobrevoei praticamente toda a costa brasileira. Tem um único lugar com característica de flat. Acho que valeria a pena o pessoal do Rio fazer uma expedição lá. O problema e que tem que pedir autorização pra Marinha, mas segundo me falaram não e difícil conseguir. Esse lugar e a restinga da marambaia no sul do Rio. Tem toda a pinta de ter algum bone perdido ali, lá os presidentes brasileiros costumam passar alguns dias de ferias todo ano.

Se o pessoal do Rio se animar em tentar a dita autorização, eu com certeza vou junto !

Abraço,

Doug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Com relação aos flats. Como sou piloto de linha aérea já sobrevoei praticamente toda a costa brasileira. Tem um único lugar com característica de flat. Acho que valeria a pena o pessoal do Rio fazer uma expedição lá. O problema e que tem que pedir autorização pra Marinha, mas segundo me falaram não e difícil conseguir. Esse lugar e a restinga da marambaia no sul do Rio. Tem toda a pinta de ter algum bone perdido ali, lá os presidentes brasileiros costumam passar alguns dias de ferias todo ano.

Se o pessoal do Rio se animar em tentar a dita autorização, eu com certeza vou junto !

Abraço,

Doug.

Douglas, alguns amigos já pescaram ou ainda pescam na restinga da Marambaia, mas não em toda a extensão, somente em alguns pontos. Imagino que a parte à qual você se refere seja a da entrada da restinga, próxima a Guaratiba, onde tem muita área de mangue e baixios lindíssimos.

Na restinga há áreas divididas entre as três forças: Marinha, Exército e Aeronáutica, eu não sei é se dependendo da área ou força armada a permissão é concedida ou não, pelo que já soube dos amigos a Marinha libera para convidados por oficiais da própria Marinha; quanto às demais forças armadas não sei dizer.

É um belo local, sem dúvida, e muito piscoso, mas há umas tantas burocracias a vencer até conseguir pescar lá dentro.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fred,

Grato pelas informações. De fato a área que me refiro e a ponta Sul da restinga. Imagino que pertença a marinha porque na descida para o Rio consigo avistar uma inscrição de pedras no morro "FUZILEIROS NAVAIS". Chique né ! Conheci um cara que fazia parte de um grupo de jipeiros que conseguiram, através de um memorando em nome do clube deles, ter acesso liberado por algumas horas. Talvez fosse o caso de fazer algo parecido. Talvez tenha entre nos algum militar da ativa que possa desenrolar a burocracia. Fica a idéia. Quem sabe alguém a compra e a gente faz uma expedição por lá.

Abraço,

Doug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fred,

Grato pelas informações. De fato a área que me refiro e a ponta Sul da restinga. Imagino que pertença a marinha porque na descida para o Rio consigo avistar uma inscrição de pedras no morro "FUZILEIROS NAVAIS". Chique né ! Conheci um cara que fazia parte de um grupo de jipeiros que conseguiram, através de um memorando em nome do clube deles, ter acesso liberado por algumas horas. Talvez fosse o caso de fazer algo parecido. Talvez tenha entre nos algum militar da ativa que possa desenrolar a burocracia. Fica a idéia. Quem sabe alguém a compra e a gente faz uma expedição por lá.

Abraço,

Doug.

O local é um paraíso, mas acho que não tem Bone não, já é muito ao sul da linha do equador, correntes mais frias e tal. É área famosa de Robalão e deve ser possível pescar Robalos no visual em algumas áreas, similar à pescarias que fiz no México. De fato se fizessem uma área de "pesque e solte somente" mediante um pagamento de uma taxa de conservação para a comunidade local que se beneficia da pesca ali, ou para a própria Marinha (desculpe se estou sendo utópico) seria uma opção bem interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bruno,

Na verdade não tem comunidade ali não. A área e totalmente militar. O único civil que põe o pé lá e o presidente. Entretanto, oque se houve falar e que a entrada pode ser autorizada mediante um pedido formal. Um trabalho burocrático como disse o amigo Fred. Talvez um pedido formal em nome do fórum. Talvez alguém que nos leia conheça algum militar que possa ajudar na empreitada. Enfim, a área e completamente virgem de pesca. Os baixios são enormes, quase um flat. Passo ali em descida a uns vinte mil pés, mesmo a essa altura da pra ver que e bem raso por uma grande extensão. Acho que uma expedição lá, devidamente autorizada, seria um evento imperdível. Vamos fomentar a idéia !

Abraço,

Doug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Douglas, eu mesmo já tive lá algumas vezes. Claro, precisa da apresentação de algum milico pra entrar, mas nada que alguns contatos não resolvam. Era um paraíso pra grandes robalos (digo grande aqueles de 2 dígitos). Mas de uns tempos pra cá, já era. O comando abriu brecha pros internos passarem rede para consumo interno de pescados (claro, pegam e vendem pra fora a sobra...). Aí já viu né. Fora que os milicos que moram lá pescam direto como esporte (de anzol) e vendem os pescados pra fora. Agora, qto a flats por ali, desconheço. Pelo menos ali junto à ponta da restinga (justamente onde vc lê Fuzileiros Navais escrito no morro), não tem nenhum flat não. A água é rasa e em boa extensão, mas não exatamente flat. Não como os flats caribenhos que conhecemos. E a água ali é turva, e o fundo lodoso. Mas a pesca dos robalões era feito como num flat sim, vc entrando na água até onde dá, com água até o pescoço rsrs. Qto aos bones, deve ter sim, pq até em Santa Catarina tem. Um conhecido de amigo meu que mora por lá já pegou um de 5 kilos (no bait). E por aqui pelo RJ, já peguei monte, pescando de linguiça pelas praias e costões de Arraial do Cabo. E tem amigos como o Célio que já pescou eles na praia de Ipanema. Claro que no NE é mais abundante. Mas o que falta mesmo é termos flats estilo caribenho pra poder pescá-los no visual. Único estilo que faz valer mesmo sua pesca.

Vinicius, aqui no Brasil temos monte de Bonefish como Tarpon, principalmente no nordeste. O problema é como foi citado acima. Não temos flats no estilo caribenho, onde dá pra fazer sua pesca totalmente no visual. Pegar por pegar, acaba pegando, mas é uma pesca totalmente diferente de qdo vc vai buscá-los enxergando tudo. Os tarpons pelos nossos mangues até dá pra ver alguma coisa, qdo metem o lombo fora da água pra respirarem (eles respiram ar tb), mas não é o mesmo que ver eles nadando em água cristalina de flat caribenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Poxa que pena tinha esperança que a restinga fosse mais intocada. Lá em Ilhabela também já vi um bone pequeno pego por um pescador com isca viva. Alias lá da de tudo, meu filho de 9 anos pegou um peixe voador na varinha #5. Ele voou pra fora d'água e deve ter avistado o brilho da clouserzinha, caiu em cima dela, pegou e voou denovo. Meu filho quase foi a loucura. e pra tirar o anzol do bicho. Fiquei com medo de pegar, não sabia se tinha algum ferrão, pois o bicho e esquisito. Aí um nativo se aproximou e me ensinou como pega-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Douglas

realmente já peguei algumas vezes bones na praia de Ipanema, pescando com isca morta. O curioso é que em 90% das vezes, pelo menos, foram dublês, o que demonsta que havia cardumes consideráveis. Porém, todos foram bem pequenos, de uns 200g a meio quilo

Já pesquei muito na região da restinga, mas por dentro, alí no fundo da baía de sepetiba, , e bem próximo dos "Fuzileiros", nos cercados e inclusive na laje do sino, que vc deve conseguir ver de cima na ponta sul.Pescam-se robalos badejinhos, xaréus etc naquela região, mas bones nunca vi

Ali na ponta sul tem uma praia voltada pro sul, quase de frente pro sino, e o final da grande praia da restinga, voltada para o oceano. Acho que os flats a que vc está se referindo são na praia pro lado do oceano, e não pro lado da baía, certo? Se existir flat "vadeável" ali acho mesmo que será uma boa opção pro fly fishing "no estilo", pois alí, diz a lenda, sempre foi ponto de sernambiquaras enormes. A propósito, todos na região sabem que justamente ali sempre foi ponto de pescar grandes cações da praia. Qualquer semelhança com Cuba será (?) mera coincidência ... :natal_tongue:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quando falei "não temos bones" estava me referindo da ausencia de abundância. Eu sabia que vez por outra sai uma Ubarana Rato, eu tbm peguei uma vez nas pedras do Flamengo no camarão morto. Mas pelo visto me equivoquei, pois como o Célio disse acima, já pegou de dublês! Mas ainda assim, com relação à apelo esportivo, nossas populações de Tarpon tem bem mais à oferecer do que a de Bones...

Interessante essa opção da ponta da restingaque o Célio falou, voltada pro oceano, se de fato for um flat e o mar não bater muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Acho que na verdade são somente alguns baixios como o Kensuke falou. Da a impressão de serem longos, mas de cima as vezes engana. Tem umas pontas que saem da restinga em direção a Bahia. Na verdade acho que não são nem baixios e sim bancos de areia muito grandes onde se pode caminhar mar a dentro. Lembram flats mas são pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Mosqueiro

Amigos,

Tarpon no fly e nos Keys não é tão complicado assim..

Kensuke, tenha paciencia que sua hora chegará, não foi nesta temporada, mas pode ser na outra, apesar de sua fama de pé-frio(hahaha) acredito que se não fosse a chuva vcs teriam pescado, o Gui mesmo bichado, se tivesse possibilidade climatica de pescar teria colocado vcs na rota dos cardumes, este ano ano esta sendo atipico, dos 11 dias que pesquei lá só uma tarde tive condições ideais, o resto dos dias alem da chuva(não era tempestade como vcs tiveram) era nublado e dificultava localizar os peixes, fiquei preso a apenas 3 flats que me ajudaram a visualizar os cardumes e foi sorte os outros pescadores/guias não estarem lá para atrapalhar.. O fato é que esta temporada o clima foi otimo em fevereiro e final de abrilentrou as frentes frias a migração incia quando a temperatura da agua fica entre 33 graus celsior e isto só aconteceu quando nos estavamos pescando na Venezuela, para agravar a vida dos flaizeros dos keys, a maior lua do ano aconteceu entre 5 e 6/maio.. As coisas começaram a a acontecer mesmo foi dia 12/maio quando cheguei hahahah (não sou eu o pé-frio) se vc tivesse junto com certeza teria suas oportunidades (fisgamos 8 no total, perdemos 3 perto de embarcar e embarcamos apenas 1) se tirariamos sua foto? hahah Eu acredito que sim, pois vc é um bom pescador....

Acredito que todo pescador esportivo deveria se GRADUAR nos flats do Keys, sei que é mais facil pegar tarpon/bone e permit em outros locais do planeta, mas os flats da parte do oceano atlantico da Florida Keys é uma verdadeira FACULDADE.

Esta certo que gastei uma verdadeira fortuna para adquirir a experiencia e conhecimento que tenho sobre a região, no entanto, terei um enorme prazer em compartilhar este conhecimento com os brasileiros, vcs podem se hospedar num motel de US$ 150,00/noite para 2 e alugar um barquinho por US$ 150,00/dia fora gas e ficar ancorado num flat esperando os cardumes passar, nada de complicado.... Obviamente que o melhor é bancar os 600 doletas para um guia empurrar um flat boat atras dos bichos hahahah Mas cada um pesca da maneira que pode...

Hoje em dia com toda tecnologia e informação da internet é muito facil mostrar nos mapas e fotos de satelites onde pescar ou rotas das grande migrações de tarpon...

Eu tenho orgulho de ser brasileiro e ter o JEITINHO BRASILEIRO de pescar, o dia que quiserem se GRADUAR nos Keys, é só GRITAR!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Gerson,

Estou indo pra Islamorada semana que vem. Dessa vez tá tudo armado, mas na próxima vou falar com vc.

Tá 42 graus nos flats, espero trazer belas fotos...

Tight Loops

Douglas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Douglas,

Estando em Islamorada nesta época, sugiro investir no lado do Golfo (nine mile Bank, Buchanan Bank etc) por que lá a probabilidade do bicho abrir a boca é bem maior que nos flats do ocean side que devem estar lotados de cardumes, pode parecer melhor tentar no meio de tantos peixes, ter mais chances etc, mas as poucas chances que tiver no lado do golfo ainda serão melhores que do lado do oceano, informe seu guia se vc quer PEGAR tarpon ou VER tarpon....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Gerson,

Sabe tudo !!!

Já havia dito pra ele quando fechamos que preferia gulfside. Primeiro porque é mais fácil, segundo porque os peixes embora menores atacam mais. Não estou preocupado com tamanho, dessa vez quero quantidade. Deixa os monstros pro Andy Mill. Todavia devemos gastar umas horas nos flats, mas procurando Permit. Vou pegar o pacuzão dos flats pra esfregar na cara do Thiago. Rsrssrsrs

Não vai ser fácil. A temperatura tem batido nos 110 Fht. Vai ser duro agüentar 3 dias com uma vara 10 na mão com essa temperatura.

Seja o que Deus quiser !

Abraço.

Doug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Gerson,

Sabe tudo !!!

Já havia dito pra ele quando fechamos que preferia gulfside. Primeiro porque é mais fácil, segundo porque os peixes embora menores atacam mais. Não estou preocupado com tamanho, dessa vez quero quantidade. Deixa os monstros pro Andy Mill. Todavia devemos gastar umas horas nos flats, mas procurando Permit. Vou pegar o pacuzão dos flats pra esfregar na cara do Thiago. Rsrssrsrs

Não vai ser fácil. A temperatura tem batido nos 110 Fht. Vai ser duro agüentar 3 dias com uma vara 10 na mão com essa temperatura.

Seja o que Deus quiser !

Abraço.

Doug.

Douglas

Acredito que no 9 mile banks haja mais chance de fisgar permits que nos flats ocean side, pq são mais rasos e os permits estão ali se alimentando. Nos flats do lado de fora a coluna d'agua é muito alta e os permits que vimos ali estavam de passagem, mas não comendo. Quando estivemos no 9 miles banks, eu, Gerson, Gui e Kensuke seguimos por um tempo um cardume de permits de bom tamanho, com uns 20 peixes, e volta e meia víamos o "mudding" que eles faziam

Não acho que dê pra planejar muito. Uma vez lá vc pesca num canto durante um tempo e, se tiver ruim, vai pra outro. Não é tão longe. Vc pode ir pra Duck key, que tem uns flats maravilhosos oceanside, e de lá ir pro 9miles passando por dentro do canal do condomínio.

E tb não dá pra contar com quantidade, onde que r que seja. Fisgar um bom peixe nos keys é um dia mais que bom. Embarcar é motivo pra comemorar à noite num dos ótimos restaurantes de Islamorada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Depois da pescaria tem o Buffet de frutos do mar Whale Harbour (saindo de Islamorada sentido Miami) sensacional !!! Snow crab a vontade haha Saindo Islamorada sentido Key West tem um restaurante cubano chamado Habanos, experimente o MILANESA deles e se aprecia café forte, peça uma COLADA....

Boa pescaria!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.