Ir para conteúdo

Alternativa ao Goose Biot


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Opa, pessoal

Os amigos sabem sugerir algum material que possa substituir o goose biot na asa da prince?

Ontem estava conversando sobre isso com o JR e o mesmo sugeriu tentar algum tipo de plástico. Hoje, tomando a minha latinha de coca matinal :p , tive a idéia de usar o material plástico do canudo, cortado na forma do biot

O que sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bom, acho que funciona ... alternativamente já usei pardal biot, urubu biot, perú biot, garça biot e carcará biot ehehehe .... todas penas caídas coletadas na natureza, não depenei nenhum animal tá ... quando pegar uma pena de asa, daquelas em que um lado é aparentemente maior que o outro, pois um lado as cerdas estao mais deitadas para o talo da pena, o biot vem dessas cerdas mais deitadas, mais precisamente da pena da ponta da asa.

sintéticos já usei um monte, desde tela interna de short de futebol, organza, ... eu comprei a pouco tempo Web Wing, um tecido bem fininho paea asas, mas tem que ter mão bem pequena para cortar no tamanho do biot, eu corto tipo bandeirola de Festa Junina, ato e corto o excesso. Mas a idéia do canudo foi melhor ...

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Usa pena de pato - não precisa ser de ganso - tem a venda em tudo que é loja de fantasia de carnaval - aqui no rio - rua da |Alfandega e vizinhança - em SP 25 de março

E são muito boas!

No meu caso, é biot de pato retirado de meus patos - das penas externas (as rêmiges, salvo engano)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

As penas primárias de vôo de todas as aves de gande porte (pato pra cima) são as responsáveis pelos biots...

Consegui uma pena excelente no zoológico de Brasília quando fui com os meninos na época de muda dos gansos haha :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Administrador

Observei em vários vídeos na Internet a aplicação dos biots nos atados e há uma pequena fibra que se apresenta ao enrolar a fibra do biot para formar o corpo da mosca. Não sei se o canudo de plástico via dar a mesma apresentação.

Não sei, sou novato e talvez um teste seja uma boa.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Observei em vários vídeos na Internet a aplicação dos biots nos atados e há uma pequena fibra que se apresenta ao enrolar a fibra do biot para formar o corpo da mosca. Não sei se o canudo de plástico via dar a mesma apresentação.

Não sei, sou novato e talvez um teste seja uma boa.

T+ ok:

valeu, Fausto

O fato é que eu acabei conseguindo as gose biots originais e abortei a tentativa do canudo. O ponto que vc levantou é interessante, mas acho que essa dobrinha faz diferença se vc for enrolar o biot no corpo da mosca. Para usar como asa ou cauda acredito que o canudo quebre um galho, sim, mesmo pq, nesses casos, essa dobra fica voltada para baixo, menos aparente. Não digo que seja necessariamente indiferente no resultado, mas achei a flexibilidade da fibra natural aparentemente semelhante à dos canudos mais firmes

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não digo que seja necessariamente indiferente no resultado, mas achei a flexibilidade da fibra natural aparentemente semelhante à dos canudos mais firmes

A diferença surge na hora que molha. A pena hidratada amolece e tem mais de vida que o canudo. Algumas técnicas de atado requerem que você molhe a pena para que ela não quebre ou para que enrole de forma mais homogênea.

Por outro lado, não creio que fará a mínima diferença na hora do peixe atacar a isca, é apenas uma consideração na técnica de atado.

Abraços

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Mosqueiro

Aves mortas na beira da estrada podem conter veradeiros tesouros. Uma vez tirei as penas das asas de um joão-grande atropelado, o cheiro dele não estava bom, mas as BIOTS estavam em perfeito estado. São as penas da parte externa das asas que contém os biots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A diferença surge na hora que molha. A pena hidratada amolece e tem mais de vida que o canudo. Algumas técnicas de atado requerem que você molhe a pena para que ela não quebre ou para que enrole de forma mais homogênea.

Por outro lado, não creio que fará a mínima diferença na hora do peixe atacar a isca, é apenas uma consideração na técnica de atado.

Abraços

Jost

ótima observação, Jost. Não havia visto até hoje :p

Aves mortas na beira da estrada podem conter veradeiros tesouros. Uma vez tirei as penas das asas de um joão-grande atropelado, o cheiro dele não estava bom, mas as BIOTS estavam em perfeito estado. São as penas da parte externa das asas que contém os biots.

Isso aí, Scheidt. Essa coleta de material para atado nas estradas é uma febre nos EUA. Tem maluco que só ata com material obtido desse modo. Eu mesmo confesso que às vezes fico tentado a investigar quando vejo um animal selvagem atropelado, mas ainda não fiz isso. O máximo que fiz foi catar uns rabinhos de carneiro e penas de gansos e outras aves em hotéis-fazenda :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aves mortas na beira da estrada podem conter veradeiros tesouros. Uma vez tirei as penas das asas de um joão-grande atropelado, o cheiro dele não estava bom, mas as BIOTS estavam em perfeito estado. São as penas da parte externa das asas que contém os biots.

Fizemos algo semelhante com uma ave em janeiro desse ano na Patagônia, mas não tivemos coragem, ou não tivemos oportunidade, de fazer o mesmo com uma lebre selvagem. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Outras penas muito úteis, raras e disponíveis são as CDC. Ficam ao redor da glândula de gordura na sambiqueira. Atei várias moscas com CDC "in natura", são muito duráveis e gordurosas. Só a cor é que é difícil mudar, em geral são cinza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Aquela biot da prince é para imitar a cauda da stones. Vejo que o pessoal faz até meio grande. As stones, principalmente as presentes nos nossos rios tem cauda pequena. Então, outros materiais um pouco rigidos, desde que curtos e bipartidos vao fazer um efeito parecido. Experimente Pata goma, ou alguma pena de mais dura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Também acho que o material do canudinho vai deixar o "biot" muito duro.

Uma alternativa interessante é a de perú, que também é utilizada para esses atados, aliás para algumas finalidades ,pernas por exemplo, são até mais indicadas por serem mais longas.

Acredito que seja relativamente fácil de se arrumar em abatedouros.

Grande Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.