Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Muito legal.Gostei de ver a apresentação das moscas no fim do primeiro vídeo.

Mais uma tecnica sendo desvendada pelo nosso amigo Gama.Parabens.

Só da pena ver estes rios com a mergem pelada.Deveria estar cheio de ingazeiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal.Gostei de ver a apresentação das moscas no fim do primeiro vídeo.

Mais uma tecnica sendo desvendada pelo nosso amigo Gama.Parabens.

Só da pena ver estes rios com a mergem pelada.Deveria estar cheio de ingazeiro...

É isso mesmo Dr. mais infelizmente a criação de gado tomou conta de uma grande parte da região do Mocotó. Vou fazer um vadeio pelas corredeiras onde as margens do rio ainda é bem conservada , e tem belas corredeiraqs repleta de lambari.

Um detalhe nesta que fiz foi em pouco tempo, mais deu pra fisgar uns 30 lambas, na mosca seca... é uma diversão muito gostosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que linha é essa seu Gama? :mellow:

Gostei de ver sua atenção nos mostrando como se faz os arremessos.

T+ ok:

Olá Fausto, essa linha foi fabricada por Jorge Pozzobon, é uma linha que ele esta desenvolvendo, ainda esta em teste. Mais já esta bem próximo do ideal, na minha humilde opinião falta um pouco de peso na frente, para pescar com presença de vento e vira moscas maiores.

Estas linhas são trançadas com monofilamento, pelo menos as que ele esta fabricando, no Ebay encontrei de multi tbm.

Neste fim de semana vou ver se consigo testa um equipo que ele me enviou (para piabanha e saicanga)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Gama é a coisa mais fácil de ser feita - você pode fazer como se fosse um leader enrolado ( http://www.pescacommosca.com.br/leader.htm ) ou seguir as instruções em http://www.tenkaraonthefly.net/2011/01/make-your-own-tenkara-line.html - ou pedir ao Kensuke para traduzir http://www.eonet.ne.jp/~tenkara/page011.html

Pode usar monofilamento comum ou fluorcarbono

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que linha é essa seu Gama? :mellow:

Gostei de ver sua atenção nos mostrando como se faz os arremessos.

T+ ok:

Fausto pra vc ter uma idéia desta linha... São duas tipo WF e duas DT

sam9309.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim aprendi a alguns anos com o Beto Saldanha, creio que em 2003 a fazer leaders cônicos para o Fly e parece que a técnica que fez uso é a mesma ou muito parecida. Tenho comigo uma engenhoca que contrui com orientações do Beto Saldanha para facilitar o trabalho de torcer o leader. A engenhoca tem várias seções distintas para colocar linhas em mais e menos quantidade e depois que inicia o processo de trançar, fica muito parecido com o que está apresentando, a diferença é que o leader que faço uso no Fly tem cinco segmentos distintos com quantidade diferentes de linhas e quando trança fica cônico, esse que está apresentando não sei quantas seções tem. Uso em meus leaders cônicos linha 0,12 mm para trançar e quando acho uso linha 0,10 mm também.

Valeu! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Quanto mede uma linha dessas de Tenkara que está usando?

Tem algum tipo de emenda de seções para que fique parecida com WF?

Desculpe as perguntas, é que realmente é um assunto interessante para quem não tem idéia de como são esses grandes leaderes para Tenkara.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Quanto mede uma linha dessas de Tenkara que está usando?

Tem algum tipo de emenda de seções para que fique parecida com WF?

Desculpe as perguntas, é que realmente é um assunto interessante para quem não tem idéia de como são esses grandes leaderes para Tenkara.

T+ ok:

Prezado Fausto, elas podem ser feitas do tamanho que você quizer desde que você monte uma bancada para tal. Aqui construi uma bancada de 6 metros, onde posso fazer desde 2,70m até 6 metros, porque as tenkaraBr utilizam de uma vez a uma vez e meia o comprimento da vara, depende de gosto pessoal e também das estruturas envolvidas no local de pesca. Quanto ao tipo de linha a se fazer, se o gabarito for fixo só consegues fazer um tipo de linha na bancada, agora se o gabarito for móvel, podes criar vários tipos de linha, colocando maior ou menor espessura onde quizeres.

Estou fazendo duas linhas à escolha do cliente, uma que chamei de "PB" (peso no butt), em tudo similar as da tenkaraUSA e criei uma que chamei de "PF" (peso frontal) similar a uma WF de fly, que casteia melhor do que as estilo originais (aliás, nos States está se falando em fazer com este formato, aqui já o fizemos).

À propósito, postarei nos próximos dias um histórico da pesquisa de 3 meses que fizemos em termos de escolha de varas e de linhas para chegar a um padrão similar aos produtos importados e com preço mais adequado às condições brasileiras. Se o fórum me permitir, é claro.

Abraços.

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho uma "bancada" para leader trançado, se é que posso chamar assim a trapizonga que meu amigo Beto Saldanha me ensinou a fazer, e com essa bancada posso fazer leaderes trançados de até 1,80 metros.

Já no caso das linhas para Tenkara, gostaria de saber como que é feita a diferença de espessura para que a linha fique WF. Deve haver seções com mais e menos quantidade de linha bem fina, uso linha 0,12 mm para trançar meus leaders, para assim ao ser trançado o leader, fique com seções distintas de espessuras. Vou estudar mais o assunto, pois é muito interessante.

Muito legal! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tenho uma "bancada" para leader trançado, se é que posso chamar assim a trapizonga que meu amigo Beto Saldanha me ensinou a fazer, e com essa bancada posso fazer leaderes trançados de até 1,80 metros.

Já no caso das linhas para Tenkara, gostaria de saber como que é feita a diferença de espessura para que a linha fique WF. Deve haver seções com mais e menos quantidade de linha bem fina, uso linha 0,12 mm para trançar meus leaders, para assim ao ser trançado o leader, fique com seções distintas de espessuras. Vou estudar mais o assunto, pois é muito interessante.

Muito legal! ok:

É exatamente por aí,colocar maior ou menor quantidade de linha nos lugares desejados. Editei alguma coisa aí em cima e te mandei email.

Abraços

Jorge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito bacana mesmo!!!

Estou gostando das explicações sobre o Tenkara.

Jorge, que marca de linha é esta vermelha?

Abraços.

Marco, bom que estás gostando, você pode usar qualquer marca de linha, as mais macias geralmente funcionam melhor, e a quantidade de fios e a espessura da linha vão depender do que se propõe a montar em termos de linha e do peso de linha que a vara necessita para castear melhor, então dependemos também da ação da vara para projetarmos a linha, pois numa vara mais lenta, ao meu ver, necessitamos menos peso para castear do que uma vara mais rápida.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

É o que disse Pozzobon, como eu gosto de pescar com moscas maiores (no caso para piabanha) montei uma linha com 6 fios de 0.28 mm, inclusive deu uma informação a equivocada pra Jorge.

Alinha que montei para piabanha são com 6 fios de 0.28 mm e não 8 fios de 0.33.

PS. Jorge se quizer envio a linha pra vc ver e fazer as melhoras necessárias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.